Veículos

LANÇAMENTO

A quinta geração do Sentra

A Nissan lança no México o sedã, que tem sua vinda ao Brasil ainda indefinida

Continue lendo...

O Sentra teve como origem um sedã surgido no Japão no distante ano de 1982, embora no país oriental a nomenclara jamais tenha sido utilizada. Quem gerou o Sentra com essa denominação foi o México, onde acaba de ser apresentada a quinta geração do sedã médio da Nissan. Está no Brasil desde 2008, quando foi apresentado como um sedã que não tinha “cara de tiozão”, como alardeava a provocadora campanha publicitária do lançamento nacional. Concorrente do Ford Focus sedã, do Volkswagen Jetta, do Toyota Corolla e do Honda Civic, aquela geração do sedã mexicano foi substituída em 2013 pela atual que, apesar de mais moderna, perdeu um pouco da irreverência da proposta anterior. Já a geração que chega agora às concessionárias tem a meta de resgatar os bons tempos do modelo. Desde sua estreia nos Estados Unidos, o novo Sentra foi premiado no “Os Melhores Carros de 2020” por seu design, pela sensação de direção esportiva e pelas tecnologias de segurança preventiva. Se e quando a Nissan trará a quinta geração mexicana do Sentra para o Brasil é uma completa incógnita – a atual “obsessão” do mercado nacional em relação aos utilitários esportivos e a queda generalizada nas vendas locais pode desestimular investimentos na importação do novo sedã. Mas tal definição deverá ocorrer em breve, quando acabarem os estoques do Sentra atualmente comercializado.

Um dos legados do Sentra continua sendo a proposta de trazer “o melhor de dois mundos”, pela combinação da “Japanese Engineering” com a “Mexican Manufacturing” – engenharia japonesa com manufatura mexicana –, uma aliança que garante ao sedã da marca japonesa competitividade no Nafta, um importante mercado comercial, incluindo México, Estados Unidos e Canadá. O Sentra mexicano foi produzido pela primeira vez em 1995 na fábrica de Aguascalientes. Desde lá, foram vendidas mais de 4 milhões de unidades, exportando ainda pra vinte e oito países, com destaque para os Estados Unidos, o Canadá, as Américas Central e do Sul e o Oriente Médio.

Para o início da produção da quinta geração do Sentra, foi feito um investimento de US$ 244 milhões (quase R$ 1,5 bilhão) na segunda fase da fábrica de Aguascalientes, dos quais 74% foram destinados ao desenvolvimento da nova geração do motor e o restante para a linha de produção. “A chegada do Nissan Sentra 2020 no México representa um momento fundamental para a empresa, pois se estabelece como uma importante contribuição no aumento de valorização do portfólio de sedãs, por meio de suas vantagens competitivas, tecnologias de ponta, segurança, design e experiência de direção”, explica José Román, presidente e CEO da Nissan México.

Equipado com um novo motor 2.0L de 145 cavalos de potência, 12% a mais em comparação ao anterior, a 6 mil rotações por minuto, e torque de 20 kgfm a partir de 4 mil giros, o novo Sentra tem transmissão CVT de oitava geração com D-Step, uma tecnologia desenvolvida pela Nissan que oferece mudanças de marchas mais suaves e uma condução mais emocionante, conforme a engenharia da marca oriental, nas versões Sense, Advance, SR e Exclusive, com um câmbio opcional de 6 velocidades manual para a todas as configurações com exceção da topo de linha Exclusive.

Por fora, o novo Sentra segue a identidade atual adotada pela Nissan, com a integração da grade cromada, chamada de “V-Motion”, com as novas saídas de ar, emolduradas pelos faróis de leds em forma de bumerangue. A capota tem nova linha dando uma aparência de “teto flutuante” e uma silhueta mais esportiva e aerodinâmica, também presente na parte traseira do veículo. As rodas de alumínio têm acabamento usinado. Para aprimorar o design e as linhas longilíneas, o Sentra 2020 tem uma gama de nove cores externas, estreando a Solar Orange e a Merlot Red, além da Vermelho Escarlate, Azul Safira, Branco Pérola, Prata Oxford e as variações de biton, com a carroceria e teto com tonalidades contrastantes.

Dentro do novo Sentra, o motorista e os passageiros encontram uma cabine completamente redesenhada e minimalista, com novos materiais e acabamentos de alta qualidade, como costuras duplas nos contornos dos bancos. Detalhes como o volante (D-Shape) na forma de “D” e o botão de partida e desligamento do motor no console central inferior aumentam a amplitude entre o motorista e os comandos do carro. O ar-condicionado e suas saídas são inspirados nos do lendário esportivo GT-R. Em termos de entretenimento e conectividade, o novo Sentra oferece controles de áudio e viva-voz via Bluetooth em todas as versões. A central multimídia tem tela de 8 polegadas “touchscreen” imitando um tablet e espelhamento para Apple CarPlay e Android Auto. A qualidade da acústica é reforçada pelo sistema de áudio premium Bose. 

Novo SUV

Nissan apresenta o Kait no Brasil

Visual moderno, produção nacional e preços a partir de R$ 117 mil

03/12/2025 14h13

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos Divulgação

Continue Lendo...

A Nissan revelou oficialmente o Kait, seu novo SUV compacto que será produzido no Complexo Industrial de Resende (RJ) como parte do investimento de R$ 2,8 bilhões da marca no país. O modelo chega para ocupar a faixa de entrada do segmento e substituir o antigo Kicks Play, mantendo a mesma plataforma e motor 1.6 aspirado com câmbio CVT, porém com um visual totalmente renovado. Faróis bipartidos, lanternas finas interligadas e linhas mais modernas aproximam o Kait da identidade global recente da marca.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Com cerca de 4,30 m de comprimento, entre-eixos de 2,62 m e porta-malas de 432 litros, o novo SUV preserva o espaço interno que sempre foi ponto forte do seu antecessor. A Nissan deve oferecer três versões — Sense, Advance e Exclusive — com equipamentos atualizados e uma cabine redesenhada. O preço de lançamento para versão de entrada, Active é de R$117.990, Sense Plus, R$139.590, Advance Plus a partir de R$149.800 e a topo, chamada de Exclusive tem o preço sugerido de R$152.990. Posicionando o Kait abaixo da nova geração do Kicks e de frente para concorrentes como Renault Kardian, Fiat Pulse e Volkswagen Tera.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

A estratégia da marca inclui também exportar o modelo para mais de 20 países da América Latina, fazendo do Brasil o centro de produção do novo SUV. Com visual mais atual, espaço competitivo e foco em custo-benefício, o Nissan Kait chega para reforçar a presença da marca no segmento de SUVs compactos e atrair consumidores que buscam um zero-quilômetro com design moderno e manutenção já conhecida.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Tecnologia nacional

Ford Ranger Híbrida Plug-in terá motor flex desenvolvido no Brasil

Picape eletrificada será lançada em 2027 na América do Sul

13/11/2025 16h34

Ranger Híbrida Plug-in com motor flex feito no Brasil.

Ranger Híbrida Plug-in com motor flex feito no Brasil. Foto: Divulgação

Continue Lendo...

A Ford anunciou que a nova Ranger Híbrida Plug-in contará com um motor flex desenvolvido no Brasil, voltado especialmente para as condições e combustíveis do mercado local. O projeto é liderado pela engenharia da Ford América do Sul, no centro de Tatuí (SP), que se consolida como um polo global de inovação da marca.

A picape, prevista para chegar à América do Sul em 2027, combina propulsão elétrica com a versatilidade do motor flex, oferecendo desempenho robusto e menor impacto ambiental. O sistema híbrido plug-in permitirá rodar em modo 100% elétrico em trajetos curtos, mantendo a força e a autonomia que caracterizam a linha Ranger.

O desenvolvimento do novo trem de força reforça o compromisso da Ford em investir em soluções sustentáveis sem abrir mão da potência e da durabilidade exigidas pelos consumidores da categoria. O modelo também simboliza a integração entre engenharia regional e estratégia global da marca.

O complexo de Tatuí abriga, além do campo de provas, um Centro de Diagnóstico Avançado e a Ford Academy, espaços que apoiam a formação técnica e o desenvolvimento de novas tecnologias. Hoje, o time brasileiro é responsável por cerca de um terço das funcionalidades aplicadas nos veículos Ford em todo o mundo.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).