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Lançamento

A startup sueca Volta Trucks dá a volta por cima e estreia com o caminhão Zero

Enquanto o diesel perde espaço no transporte rodoviário de cargas em todo o mundo, a Volta lança um caminhão elétrico de 16 toneladas

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A startup sueca Volta Trucks acaba de apresentar o seu primeiro veículo, o Volta Zero, um caminhão elétrico de 16 toneladas projetado especificamente para a distribuição de cargas nos centros de cidades.  

A Volta Trucks mantém sua sede em Estocolmo, porém, suas operações comerciais são feitas no Reino Unido. Os primeiros protótipos do Volta Zero devem iniciar a avaliação com os clientes no primeiro trimestre de 2021. A produção em escala industrial deverá acontecer no Reino Unido, em linhas de montagem terceirizadas. Até o final de 2022, a Volta pretende fabricar cerca de quinhentos veículos. Em 2025, a proposta é atingir a produção de 5 mil unidades por ano. “Três pilares definem a Volta Trucks como negócio e também o Zero – segurança, sustentabilidade e eletrificação. Estamos contribuindo diretamente para a migração da sociedade em direção a um futuro eletrificado”, comemora Rob Fowler, CEO da Volta Trucks.  

A ausência de um volumoso motor de combustão interna tradicional permitiu que os projetistas e engenheiros do Zero repensassem completamente o modo como um caminhão normalmente é projetado. No Zero, o motorista se senta em uma posição de direção central com um banco giratório e tem uma ampla visão direta de 220 graus ao redor do veículo. Essa vista panorâmica dos arredores acontece por meio de uma cabine projetada para fornecer uma visibilidade ideal e redução de pontos cegos. A proteção é aprimorada pelo uso de câmeras retrovisoras que substituem os espelhos tradicionais, uma câmera panorâmica de 360 graus mostrando ao motorista todo o entorno e os sistemas de alerta de ponto cego para detectar objetos nas laterais do veículo. O motorista de um Volta Zero posiciona-se muito mais abaixo do que em um caminhão convencional, com sua linha de visão em torno de 1,8 metro, o que facilita a comunicação visual entre o motorista e outras pessoas ao redor. O design da cabine é contemporâneo, com interfaces de usuário intuitivas. Telas sensíveis ao toque em cada lado da cabine são usadas para luzes, controle de temperatura, navegação e planejamento de viagem, comunicação e mídia.

O Volta Zero oferece uma carga útil de 8.600 quilos, com um volume total de 37,7 metros cúbicos. O veículo tem 9,46 metros de comprimento, 3,47 metros de altura e 2,55 metros de largura, com uma distância de entre-eixos de 4,80 metros. O peso bruto do veículo é de 16 toneladas e é limitado a uma velocidade máxima de 90 km/h. Devido ao seu inovador trem de força elétrico, do qual a potência e o torque não foram revelados, o Zero tem 90% menos peças mecânicas do que um veículo com motor de combustão interna de porte equivalente. Como resultado, a Volta Trucks busca atingir o mesmo Custo Total de Propriedade dos veículos movidos a diesel com capacidade de carga similar. Para reforçar a segurança operacional nas regiões centrais das grandes metrópoles, o caminhão da Volta oferecerá sistemas avançados de assistência ao motorista para auxiliar na direção, manobras e estacionamento, como direção ativa, assistência de sinalização e assistente de ré com câmera. Nas estradas, o sistema de alerta de saída de faixa amplia a segurança. O operador da frota também se beneficia de um sistema de monitoramento de status técnico, baseado em inteligência artificial, que evita quebras e aumenta o tempo de atividade do veículo.  

Segundo a startup sueca, o Zero oferecerá uma autonomia de até 200 quilômetros, sem emissões e sem ruídos vindos do motor. Para mover as rodas traseiras, em vez do motor elétrico convencional e do eixo de transmissão mecânico normalmente adotado por outros caminhões elétricos, o Zero reúne seu único motor elétrico e a transmissão elétrica em uma unidade leve e compacta, que é mais eficiente e libera espaço entre os trilhos do chassi – onde a Volta Trucks aproveita para encaixar a bateria do veículo. O Zero usará baterias de 160 a 200 kWh de lítio-ferro-fosfato. A bateria será modular, permitindo que a Volta adapte o veículo às especificações do operador. Ao contrário das baterias convencionais de níquel-cobalto-manganês, a de lítio-ferro-fosfato não contém metais preciosos, eliminando os problemas de resíduos associados a esses materiais. No final da vida útil, ela poderá ser reciclada e reutilizada como um dispositivo de armazenamento de energia.     

Mas a preocupação da Volta com a sustentabilidade não se limita à reciclagem das baterias. O Zero será o primeiro veículo rodoviário a usar na construção dos painéis externos da carroceria o composto Flax, um material que combina linho natural de origem sustentável e uma resina biodegradável derivada do óleo de semente de colza, uma planta também utilizada na produção de biodiesel. Ao final de sua vida útil, as peças podem ser queimadas e usadas para recuperação de energia térmica, ao contrário de materiais compostos convencionais, que geralmente são enviados para aterros. Esse composto natural não é apenas mais sustentável, é também mais seguro para veículos que operam em ambientes urbanos. Caso ocorra um acidente, o composto Flax se dobra, remodela e se encaixa, oferecendo um comportamento de fratura flexível, sem arestas vivas. Isso reduz o risco de fragmentos pontiagudos que podem ferir pessoas, em caso de acidentes. 

Junto com o Zero, a Volta Trucks pretende apresentar ao mercado um sistema que chama de “Truck as a Service” – algo como “Caminhão como Serviço”, que promete revolucionar o financiamento e a manutenção de frotas de veículos comerciais. O sistema quer oferecer aos gerentes de grandes empresas uma maneira descomplicada de eletrificar sua frota e ainda auxiliar os operadores menores que gostariam de migrar para veículos comerciais elétricos, mas podem ficar intimidados. O “Truck as a Service” se propõe a disponibilizar – por uma taxa mensal única e, segundo a Volta, acessível – um Zero e todos os seus requisitos de serviço, manutenção, seguro e treinamento. E ainda promete fornecer um caminhão de substituição sempre que for necessário, aumentando o tempo de atividade e a eficiência operacional do veículo.

Novo SUV

Nissan apresenta o Kait no Brasil

Visual moderno, produção nacional e preços a partir de R$ 117 mil

03/12/2025 14h13

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos Divulgação

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A Nissan revelou oficialmente o Kait, seu novo SUV compacto que será produzido no Complexo Industrial de Resende (RJ) como parte do investimento de R$ 2,8 bilhões da marca no país. O modelo chega para ocupar a faixa de entrada do segmento e substituir o antigo Kicks Play, mantendo a mesma plataforma e motor 1.6 aspirado com câmbio CVT, porém com um visual totalmente renovado. Faróis bipartidos, lanternas finas interligadas e linhas mais modernas aproximam o Kait da identidade global recente da marca.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Com cerca de 4,30 m de comprimento, entre-eixos de 2,62 m e porta-malas de 432 litros, o novo SUV preserva o espaço interno que sempre foi ponto forte do seu antecessor. A Nissan deve oferecer três versões — Sense, Advance e Exclusive — com equipamentos atualizados e uma cabine redesenhada. O preço de lançamento para versão de entrada, Active é de R$117.990, Sense Plus, R$139.590, Advance Plus a partir de R$149.800 e a topo, chamada de Exclusive tem o preço sugerido de R$152.990. Posicionando o Kait abaixo da nova geração do Kicks e de frente para concorrentes como Renault Kardian, Fiat Pulse e Volkswagen Tera.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

A estratégia da marca inclui também exportar o modelo para mais de 20 países da América Latina, fazendo do Brasil o centro de produção do novo SUV. Com visual mais atual, espaço competitivo e foco em custo-benefício, o Nissan Kait chega para reforçar a presença da marca no segmento de SUVs compactos e atrair consumidores que buscam um zero-quilômetro com design moderno e manutenção já conhecida.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Tecnologia nacional

Ford Ranger Híbrida Plug-in terá motor flex desenvolvido no Brasil

Picape eletrificada será lançada em 2027 na América do Sul

13/11/2025 16h34

Ranger Híbrida Plug-in com motor flex feito no Brasil.

Ranger Híbrida Plug-in com motor flex feito no Brasil. Foto: Divulgação

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A Ford anunciou que a nova Ranger Híbrida Plug-in contará com um motor flex desenvolvido no Brasil, voltado especialmente para as condições e combustíveis do mercado local. O projeto é liderado pela engenharia da Ford América do Sul, no centro de Tatuí (SP), que se consolida como um polo global de inovação da marca.

A picape, prevista para chegar à América do Sul em 2027, combina propulsão elétrica com a versatilidade do motor flex, oferecendo desempenho robusto e menor impacto ambiental. O sistema híbrido plug-in permitirá rodar em modo 100% elétrico em trajetos curtos, mantendo a força e a autonomia que caracterizam a linha Ranger.

O desenvolvimento do novo trem de força reforça o compromisso da Ford em investir em soluções sustentáveis sem abrir mão da potência e da durabilidade exigidas pelos consumidores da categoria. O modelo também simboliza a integração entre engenharia regional e estratégia global da marca.

O complexo de Tatuí abriga, além do campo de provas, um Centro de Diagnóstico Avançado e a Ford Academy, espaços que apoiam a formação técnica e o desenvolvimento de novas tecnologias. Hoje, o time brasileiro é responsável por cerca de um terço das funcionalidades aplicadas nos veículos Ford em todo o mundo.

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