Veículos

Avant-première carioca

Apresentação mundial no Rio de Janeiro do Renault Kardian

O lançamento posiciona a marca francesa no disputado segmento de utilitários esportivos compactos

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O Kardian marca mais uma etapa no plano estratégico Renaulution, com o início da fase “Renovation”. O SUV inaugura uma nova plataforma modular versátil do Renault Group e é o primeiro de uma futura gama completa de veículos. Segundo a fabricante francesa, a arquitetura foi desenvolvida a partir do zero, sem nenhuma ligação com a subsidiária romena Dacia, de onde foram originados os atuais Sandero, Logan e Duster. A flexibilidade da nova plataforma permitirá oferecer carrocerias e silhuetas bastante diferentes, com comprimentos de veículos entre quatro e cinco metros, quatro opções de entre-eixos (de 2,60 metros a três metros) e três tipos de comprimento para o módulo traseiro. O Kardian estará inicialmente disponível na América Latina, sendo posteriormente comercializado em outros países fora da Europa. A Renault iníciará à produção do novo SUV na fábrica de São José dos Pinhais (PR). Em um segundo momento, o modelo será feito também em Casablanca, no Marrocos.

Renault KardianRenault Kardian

Com comprimento de 4,12 metros, 1,75 metro de largura, 1,54 metro de altura e 2,60 metros de entre-eixos, o Kardian tem um porte parecido com o dos principais concorrentes – o Fiat Pulse e o Volkswagen Nivus. É um típico SUV urbano do segmento B (o de modelos compactos). As dimensões do Kardian são similares às do hatch Sandero: o novo SUV tem cinco centímetros a mais de comprimento, um centímetro a menos na largura, dois centímetros a mais na altura e um centímetro a mais no entre-eixos em relação ao hatch da Renault. O desenho da carroceria mistura volumes angulosos e formas mais arredondadas. A frente exibe a nova identidade da Renault com o recentemente renovado logo “Nouvel’R” e a nova assinatura luminosa. A grade tem desenhos em formato de “diamante”, graças aos vários pequenos losangos com efeito 3D, cujos reflexos são acentuados pela cor preta com acabamento Black Piano na parte de trás. A assinatura luminosa do Kardian apresenta dois módulos de cada lado, na frente. O superior tem uma faixa estreita com os faróis de rodagem diurna (DRL) e os piscas – todos de leds –, criando um efeito esculpido. O inferior tem faróis full-led, em uma cor totalmente branca. Os faróis auxiliares de neblina ficam isolados na parte baixa do para-choque.

Renault KardianRenault Kardian

Ao longo da carroceria, os traços característicos dos SUVs são explicitados nas barras de teto, no capô horizontal esculpido ou ainda no para-choque reforçado pelos protetores de cárter pintados. Montadas no sentido longitudinal, as barras de teto paralelas podem ser transformadas em transversais, com o auxílio de uma ferramenta específica. Essas barras podem suportar até 80 quilos de carga e são apresentadas em um tom de cinza prateado, a mesma cor dos protetores dianteiro e traseiro do cárter. Outro destaque estético do perfil são as rodas de 17 polegadas presentes na Premiere Edition, série limitada de lançamento – que era a dos modelos expostos no evento. Bicolores, elas misturam o alumínio preto e brilhante com várias pequenas facetas diamantadas. Na traseira, o teto recurvado e o vidro inclinado conferem dinamismo à silhueta. A parte de trás conta com assinatura luminosa que caracteriza os modelos da Renault, com as lanternas em formato de “C”. A antena é do tipo barbatana de tubarão. O porta-malas leva até 410 litros.

Renault KardianInterior do Renault Kardian

Em suas versões mais equipadas, o Kardian terá um motor flex (gasolina/etanol) 1.0 turbo de três cilindros com injeção direta, que entrega até 125 cavalos de potência e 22,4 kgfm de torque, associado a um câmbio automático de 6 marchas com dupla embreagem EDC (Efficient Dual Clutch) – um conjunto mecânico inédito na América Latina. O sistema agiliza a troca das marchas sem interrupção no torque, graças ao trabalho simultâneo das duas embreagens, favorecendo o conforto e a reatividade ao dirigir. As marchas também podem ser trocadas manualmente em paletas do câmbio tipo borboleta, localizadas atrás do volante. Com esse “powertrain”, o Kardian tem três modos de condução: “Eco”, “Sport” e “MySense”. A economia de combustível é reforçada pelo Stop&Start – desliga o motor enquanto o freio estiver pressionado e volta a acioná-lo quando o pedal é liberado. Não há confirmação se haverá outra motorização para as configurações mais básicas.

O SUV é equipado com 13 sistemas avançados de assistência ao motorista (ADAS). O alerta de ponto cego usa sensores de ultrassom e a câmera multivisão mostra na tela da central multimídia de 8 polegadas os obstáculos localizados na frente, atrás e nas laterais do veículo. O controle de cruzeiro adaptativo (ACC) possibilita ajustar automaticamente a velocidade de forma que o carro mantenha a distância determinada previamente em relação ao veículo à frente, sem a necessidade de exercer pressão no acelerador. O alerta de distância segura adverte sobre o intervalo de tempo que o separa do veículo (à frente, em prol da segurança. O alerta de colisão frontal adverte em caso de risco de uma batida detectada pela câmera e pelos radares do veículo. Se o condutor não reagir em tempo, a frenagem ativa de emergência entra em ação automaticamente. O assistente de partida em rampa é ativado quando o veículo para em uma pista com aclive superior a 3%. O limitador de velocidade e o controle de cruzeiro buscam proporcionar mais tranquilidade, além de reduzir o consumo de combustível e o cansaço nos trajetos mais longos. O controle eletrônico de estabilidade (ESP) entra em ação quando se o veículo não estiver seguindo a trajetória detectada pelas manobras na direção. São seis airbags: dois frontais (condutor e passageiro), laterais e do tipo cortina.

Renault KardianMotor do Renault Kardian

O Kardian será comercializado em cinco tons de carroceria: Branco Glacier, Cinza Etoile, Cinza Cassiopée, Preto Nacré e a inédita cor Laranja Energie, com teto preto em dois tons. As barras de teto e os protetores de cárter em tom de cinza prateado dão ainda mais destaque ao laranja da carroceria e a cor preta da capota. Os preços do Kardian ainda não foram anunciados, e nem as versões. Contudo, no evento de apresentação, um mural que mostrava os padrões de tecidos escolhidos para o acabamento interno citava as versões Evolution, Techno e Iconic, além da Premiere Edition exposta no evento. “O Kardian é o primeiro dos oito modelos que lançaremos até 2027. Ele representa com fidelidade o plano da Renault no segmento B, preparando o terreno para uma ofensiva mais ampla nos segmentos C & D”, avisa Fabrice Cambolive, CEO da Renault.

Ficha técnica

Motor: 999 cm3, três cilindros, turbo com injeção direta, flexfuel (gasolina/etanol)

Potência: 125 cavalos

Torque: 22,4 kgfm

Câmbio: automático de 6 marchas com dupla embreagem EDC (Efficient Dual Clutch)

Carroceria: SUV compacto de quatro portas e cinco lugares

Dimensões:  4,12 metros de comprimento, 1,75 metro de largura, 1,54 metro de altura e 2,60 metros de entre-eixos

Ângulo de ataque: 20 graus

Ângulo de saída: 36 graus

Rodas: 17 polegadas

Lançamento: março de 2024

Preço: não informado

Renault KardianCâmbio do Renault Kardian

"TOP" DE LINHA

Teste da picape Fiat Titano na versão Ranch

Ela ainda enfrenta entraves inesperados para crescer no segmento de picapes médias

21/09/2024 08h00

A Titano Ranch é equipada com o motor 2.2 turbodiesel de 180 cavalos de potência a 3.750 rotações por minuto e 40,8 kgfm de torque a 2 mil giros, acoplado à transmissão automática de 6 marchas

A Titano Ranch é equipada com o motor 2.2 turbodiesel de 180 cavalos de potência a 3.750 rotações por minuto e 40,8 kgfm de torque a 2 mil giros, acoplado à transmissão automática de 6 marchas Divulgação

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Para ajudar sua novata Titano a encarar as picapes médias mais prestigiadas no mercado brasileiro, a Fiat adaptou a estratégia recente das marcas chinesas. Montada na fábrica da Nordex, no Uruguai, a Titano chegou ao mercado brasileiro em três versões: a Endurance, com preço de R$ 219.990, a Volcano, a R$ 239.990, e a topo de linha Ranch, a R$ 259.990.

Na picape média da Fiat, chama a atenção o tamanho da caçamba, que leva o maior volume da categoria, com 1.314 litros – na “top” Ranch, cai para 1.220 litros, por conta do protetor de caçamba. Contudo, apesar dos preços e da caçamba avantajada, a Titano ainda não vende tão bem quanto a Fiat esperava. 

A Titano tem como base a plataforma KP1, desenvolvida pela chinesa Changan em conjunto com a PSA Peugeot Citroën. A KP1 deu origem à picape Changan Kaicene F70, lançada em 2019, e à “clone” Peugeot Landtrek, fabricada na China desde 2020. A picape média da marca francesa também é montada no Uruguai e foi lançada em outros países latino-americanos. Entretanto, no mercado brasileiro, o grupo Stellantis – que reúne as marcas Fiat, Jeep, Ram, Peugeot e Citroën, entre outras – optou por colocar na nova picape média o emblema da Fiat. A extensa rede de concessionárias e de serviços da marca italiana no país e sua liderança nos segmentos de picapes menores, com a compacta Strada – o veículo mais vendido no mercado nacional há mais de três anos – e a intermediária Toro – primeira colocada de sua categoria – contaram a favor da decisão. Para adaptação às exigências do mercado brasileiro, a Titano recebeu novos coxins de cabine, suspensões, rodas, bancos e calibrações na suspensão. 

A picape média da Fiat é equipada nas três versões com o motor 2.2 turbodiesel de 180 cavalos de potência a 3.750 rotações por minuto e 40,8 kgfm de torque a 2 mil giros, acoplado à transmissão automática de 6 marchas na Ranch. De origem PSA e fabricado na França, é o mesmo motor usado em utilitários como o Fiat Escudo e o Peugeot Boxer. A Titano conta com caixa de transferência e bloqueio manual do diferencial traseiro e oferece três modos de tração: o “2H”, o “4H” e o “4L”. 

Com 5,33 metros de comprimento, 2,22 metros de largura (com espelhos), 1,89 metro de altura (com barras longitudinais) e 3,18 metros de entre-eixos, a Titano Ranch vem com rodas de liga leve de 18 polegadas. Na frente de aspecto imponente, a grade adota temas geométricos e robustos, emoldurada pelas luzes de circulação diurna (DRL) em leds e pelo “skid plate” (protetor do motor). A grande capacidade da caçamba é garantida pela área de carga com 1,63 metro de comprimento, 1,92 metro de largura e 50 centímetros de altura, com santantônio, protetor e capota marítima. A Titano está disponível nas cores metálicas Vermelho Tramonto (a do modelo testado), Preto Carbon e Prata Billet e a sólida Branco Ambiente. A Ranch se diferencia por ter mais detalhes cromados, como nos frisos e nas maçanetas. A versão vem com seis airbags e recursos como alerta de saída de faixa, assistente para descidas acentuadas, detector de pressão dos pneus, Electronic Stability Program (ESP), assistente de partida em rampa, controle de tração e o Trailer Swing Control, para ajudar a estabilizar o reboque. A picape média é o primeiro modelo da Fiat a oferecer garantia de cinco anos, com as revisões a cada um ano ou 10 mil quilômetros.

 

Experiência a bordo

Na versão Ranch da Titano, os bancos são em um polímero que simula couro, com costuras aparentes para realçar o requinte. Os dianteiros têm ajuste elétrico e os traseiros podem ser rebatidos, o que permite capacidade de transporte de até cem quilos atrás da segunda fileira de bancos. O volante multifuncional também é em couro sintético, mas faz falta um ajuste de profundidade. O habitáculo oferece bom espaço para cabeça, pernas e ombros. Na segunda fileira de assentos, o bom ângulo de reclinação amplia o conforto. Na frente, há um console central com porta-copos, nichos para objetos e um amplo apoio de braços central, que abriga um compartimento de boas dimensões. 

Apesar de a escolha dos revestimentos internos até refletir a proposta de tornar a “top” Ranch mais sofisticada, a montagem da Titano no Uruguai não atinge o padrão de qualidade das picapes “made in Brazil” da Fiat – a compacta Strada, feita em Minas Gerais, e a média Toro, produzida em Pernambuco. Algumas peças da Titano – como a proteção plástica da alavanca interna que aciona a abertura do acesso ao tanque de combustível e as luzes internas do teto –, parecem inadequadamente fixadas ou têm aspecto frágil. 

O painel de instrumentos tem tela digital colorida de 4,2 polegadas e a central multimídia tem tela de 10 polegadas. É possível conectar e carregar dispositivos eletrônicos por meio das entradas USB no console central. O multimídia tem navegação TomTom e espelhamento para Apple CarPlay e Android Auto. O ar-condicionado digital é dual zone, e a picape oferece o sistema “keyless entry’n go” (chave presencial com partida por botão). A câmera de 360 graus ajuda na hora de estacionar e é ativada automaticamente quando obstáculos são detectados durante a manobra. 

 

Impressões ao dirigir

Para lançar sua primeira picape média, a Fiat tinha dois caminhos. Um seria desenvolver uma nova plataforma própria sobre longarinas, algo que levaria tempo e teria custos elevados. O outro, adaptar uma plataforma sobre longarinas da Stellantis, o que poderia ser feito rapidamente e com baixos custos. Não foi uma decisão tão difícil. A escolha recaiu sobre a plataforma chinesa da Changan Kaicene F70, lançada em 2019, e que em 2020 foi adotada na Peugeot Landtrek. É verdade que a indústria automotiva chinesa evoluiu rapidamente nos últimos anos, especialmente nos veículos elétricos. Porém, a plataforma chinesa de 2019 enfrenta no mercado brasileiro modelos com arquiteturas mais modernas e mais ajustados às atuais demandas do segmento de picapes médias. O resultado é que a Titano vibra mais e é mais rumorosa que as concorrentes – ou seja, não tem aquele comportamento de “SUV com caçamba”, que virou tendência nas picapes médias contemporâneas. Além disso, o motor 2.2 turbodiesel entrega força suficiente para mover os 2.150 quilos de picape com destreza, especialmente em baixos giros, mas não é tão elástico – e nem tão econômico. Na aferição do Inmetro, a Titano Ranch teve médias de 8,5 km/l na cidade e 9,2 km/l na estrada, com notas “D” na categoria e “E” no geral 

A vibração, especialmente com a caçamba vazia, torna-se mais perceptível em terrenos irregulares. Mas os bons ângulos de entrada (29 graus) e de saída (27 graus) facilitam a transposição de obstáculos no off-road. Para encará-los, a picape aproveita bem seus 23,5 centímetros de distância em relação solo, além de contar com caixa de transferência e do bloqueio manual do diferencial traseiro. Há ainda três modos de tração, o “2H” (dois High Speed), com a força ficando 100% nas rodas traseiras, o “4H” (quatro High Speed), para terrenos mais difíceis, e o “4L” (quatro Low Speed) com reduzida, para condições extremas de off-road. Já no asfalto e nos caminhos mais planos, a Titano é menos confortável do que se espera de uma picape recém-lançada. A suspensão de longo curso absorve razoavelmente bem o impacto de grandes buracos, mas não filtra tão eficientemente as pequenas irregularidades. Todavia, a picape média da Fiat não mostra flutuação em velocidades altas ou rolamento excessivo nas curvas. 

 

MOTOMAIS

Confira as dicas e novidades sobre motos e veículos especiais

20/09/2024 08h00

Quadriciclo CFMoto CForce 1000

Quadriciclo CFMoto CForce 1000 Divulgação

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Um quadriciclo entre os iates 

A edição 2024 do São Paulo Boat Show, o maior salão náutico da América Latina, realizado de 19 a 24 de setembro, é uma vitrine para as inovações.

A CFMoto, marca de veículos off-road chinesa com fábrica em Manaus, no Amazonas, apresenta na ocasião o seu quadriciclo mais potente: o novo CForce 1000, disponível em duas versões: CForce 1000 e CForce 1000 LX.

Com um motor de 963 cc, refrigeração líquida, comando SOHC de oito válvulas e injeção eletrônica Bosch, o CForce 1000 oferece estabilidade e desempenho consistentes, independentemente das condições. Já a variante CForce 1000 LX traz diferenciais exclusivos que elevam a experiência off-road.

Uma das principais novidades é a pintura exclusiva Zircon Black, que confere um visual sofisticado e imponente.

O modelo vem equipado com um novo painel MMI de 8 polegadas, “touchscreen”, proporcionando maior controle e interatividade.

Para aprimorar a conectividade, o CForce 1000 LX também oferece integração com Apple CarPlay, permitindo acesso às funções do smartphone enquanto explora novos terrenos.

Vice com ajustes

Superada apenas pela CG 160, a Honda Biz 125 é a segunda motocicleta mais vendida do Brasil. Para a linha 2025, ganhou novo motor, mudanças no design e no sistema de freios.

O motor atualizado, com 123,9 cc, é ligeiramente menor do que o da versão anterior, de 124,9 cc.

A potência aumentou para 9,53 cavalos a 7.500 rpm, enquanto o torque teve uma leve redução, agora entregando 1,03 kgfm.

O pedal de freio foi substituído por um manete no lado esquerdo do guidão para a frenagem traseira, uma alteração que aproxima o modelo do funcionamento das scooters.

O sistema de freios CBS (combinado) permanece, distribuindo a frenagem entre os dois eixos. A Biz 125 ES mantém os freios a tambor, com 130 milímetros nas duas rodas.

Já a Biz 125 EX mantém o disco de 220 milímetros na dianteira e um a tambor traseiro de 131 milímetros.

A Biz 125 ES 2025 está disponível nas cores branco, preto e vermelho, enquanto a Biz 125 EX traz opções em vermelho, branco e azul, todas com acabamento perolizado. A partida elétrica é de série. A Biz 125 ES (Essential) é oferecida por R$ 12 mil e a Biz 125 EX (Exclusive) sai por R$ 14.970.

Da Rússia, com vigor

A cruiser Izh Kortezh é fruto de uma parceria entre duas das principais indústrias da Rússia: a Izhevsk Mechanical Works e a fábrica de armamentos Kalashnikov, conhecida pela criação do AK-47, um fuzil de assalto de calibre 7,62 criado em 1947 por Mikhail Kalashnikov e produzido na União Soviética.

Em 2013, as duas empresas formaram a Corporação Kalashnikov, expandindo a sua produção para novos horizontes, como veículos blindados, automóveis e motos.

Projetada para formar a escolta presidencial russa, a moto apresenta um motor boxer de quatro cilindros e 2 mil cc, capaz de gerar 150 cavalos de potência. Atinge velocidade máxima de aproximadamente 250 km/h e acelera do zero aos 100 km/h próximo de 3,5 segundos.

Com 2,90 metros de comprimento, 94 centímetros de largura e 1,25 metro de altura, a Izh Kortezh vem com uma blindagem que a transforma em uma verdadeira fortaleza móvel. A Izh Kortezh está disponível ao público do mercado russo. 

Ofertas para setembro

A Suzuki Motos do Brasil lança sua campanha promocional para setembro com bônus a partir de R$ 5 mil para alguns modelos de seu line-up. A naked GSX-S1000 tem a oferta para os modelos 2024/2025.

A moto pode ser encomendada nas pinturas Metallic Triton Blue (azul metálico com detalhes em branco), Metallic Mat Sword Silver (cinza fosco com vermelho) e Glass Sparkle Black (preta).

Já a V-Strom 1050XT é disponível com bônus de R$ 5.300. A big trail vem nas cores amarela com detalhes em cinza, azul com branco e preto.

E a GSX-S1000GT, a grand tourer da Suzuki, pode ser adquirida com bônus de R$ 5.600, nas cores azul ou preto.

 

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