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BMW Motorrad apresenta a R 18 Dragster, sua nova moto baseada na cruiser BMW R 18

O aclamado designer californiano Roland Sands revela sua nova criação

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O californiano Roland Sands, que acaba de completar 46 anos, é um ex-piloto da Motovelocidade que tornou-se um conceituado designer de motocicletas personalizadas de alto desempenho. Como piloto, ganhou o campeonato de corrida de estrada AMA 250GP National Champion 1998. Em 2005, fundou a Roland Sands Design em Los Alamitos, na periferia de Los Angeles, que já arrebatou diversas premiações. Sua mais recente criação foi despojar uma recém-lançada cruiser BMW R 18, que acaba de chegar às concessionárias europeias por 22.990 euros (cerca de R$ 148 mil), para criar um dragster de linhas retas, ostentando o icônico motor boxer. E a R 18 Dragster já é considerada por muitos como mais uma obra-prima construída em torno do impressionante “Big Boxer” de dois cilindros, que deu asas à criatividade no processo. A história pessoal de Roland Sands serviu de fonte de inspiração para seu trabalho. “Com um motor que é tão visivelmente à peça central, pensei imediatamente em ‘muscle cars’. Minha família sempre gostou de andar rápido e meu pai era um corredor, então, achei que faria sentido reduzir a moto ao essencial e moldá-la para andar rápido em uma pista reta”, explica o designer.

A R 18 Dragster segue inteiramente a tradição das motocicletas BMW históricas - tanto tecnicamente quanto em relação ao seu design. O estilo é baseado em modelos ilustres como a BMW R 5, mudando o foco para trazer de volta para o essencial: tecnologia purista e sem “frescuras” e o motor boxer como o centro do prazer de dirigir. O “Big Boxer” continua a tradicional linha de motores boxer refrigerados a ar, que oferecem uma pilotagem inspiradora desde o início da produção pela BMW Motorrad, em 1923. Tem 1.802 cc e é o mais potente motor boxer de dois cilindros já usado na produção de motocicletas. A potência máxima é de 67 kW (92,2 cavalos) a 4 750 rpm. De 2 mil a 4 mil rpm, mais de 15,3 kgfm do torque estão disponíveis o tempo todo. 

A nova versão da R 18 oferece um design altamente personalizável. Ele apresenta um quadro traseiro facilmente removível e um conjunto de peças pintadas, simples de se desmontar. Isso dá ao cliente um alto grau de liberdade para converter a traseira da R 18 Dragster de acordo com suas preferências pessoais. Além disso, é possível alterar o acabamento da pintura de acordo com seu gosto pessoal. “A eletrônica foi definitivamente a tarefa mais difícil com a qual tivemos que lidar, pois colocamos óxido nitroso, removemos o escapamento de estoque e mudamos drasticamente a entrada. Foi um pouco como um experimento. O produto final é impressionante e caracterizado por um alto nível de habilidade, como se pode esperar da BMW Motorrad”, lembra Sands.

Para a R 18 Dragster, a equipe em torno de Roland Sands manteve a geometria padrão da R 18, removeu a traseira da moto e a transformou em um modelo de corrida. Optaram ainda por modificar o para-lama dianteiro e o traseiro para caber no quadro alterado. Todo o processo de customização demorou cerca de três meses e meio. “Cada novo conceito de motocicleta é um processo de aprendizagem, mesmo depois de ter construído mais de duzentas. Sempre queremos entender o gênero da motocicleta que estamos construindo, é a chave para mantê-la autêntica e funcional”, ensina Sands. Para a Dragster R 18, o designer usou a coleção de peças fresadas “2-Tone-Black” para personalizar alavancas, rodas, tampas de válvula, placa peitoral, farol e medidores. O quadro foi modificado, removendo completamente a suspensão traseira para corridas de Arrancada. A frente foi tirada da BMW R nineT, mas o assento e o escapamento personalizados foram criados do zero. O acabamento da pintura é um azul metálico de dois tons, com as clássicas listras brancas da BMW.

Novo SUV

Nissan apresenta o Kait no Brasil

Visual moderno, produção nacional e preços a partir de R$ 117 mil

03/12/2025 14h13

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos Divulgação

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A Nissan revelou oficialmente o Kait, seu novo SUV compacto que será produzido no Complexo Industrial de Resende (RJ) como parte do investimento de R$ 2,8 bilhões da marca no país. O modelo chega para ocupar a faixa de entrada do segmento e substituir o antigo Kicks Play, mantendo a mesma plataforma e motor 1.6 aspirado com câmbio CVT, porém com um visual totalmente renovado. Faróis bipartidos, lanternas finas interligadas e linhas mais modernas aproximam o Kait da identidade global recente da marca.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Com cerca de 4,30 m de comprimento, entre-eixos de 2,62 m e porta-malas de 432 litros, o novo SUV preserva o espaço interno que sempre foi ponto forte do seu antecessor. A Nissan deve oferecer três versões — Sense, Advance e Exclusive — com equipamentos atualizados e uma cabine redesenhada. O preço de lançamento para versão de entrada, Active é de R$117.990, Sense Plus, R$139.590, Advance Plus a partir de R$149.800 e a topo, chamada de Exclusive tem o preço sugerido de R$152.990. Posicionando o Kait abaixo da nova geração do Kicks e de frente para concorrentes como Renault Kardian, Fiat Pulse e Volkswagen Tera.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

A estratégia da marca inclui também exportar o modelo para mais de 20 países da América Latina, fazendo do Brasil o centro de produção do novo SUV. Com visual mais atual, espaço competitivo e foco em custo-benefício, o Nissan Kait chega para reforçar a presença da marca no segmento de SUVs compactos e atrair consumidores que buscam um zero-quilômetro com design moderno e manutenção já conhecida.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Tecnologia nacional

Ford Ranger Híbrida Plug-in terá motor flex desenvolvido no Brasil

Picape eletrificada será lançada em 2027 na América do Sul

13/11/2025 16h34

Ranger Híbrida Plug-in com motor flex feito no Brasil.

Ranger Híbrida Plug-in com motor flex feito no Brasil. Foto: Divulgação

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A Ford anunciou que a nova Ranger Híbrida Plug-in contará com um motor flex desenvolvido no Brasil, voltado especialmente para as condições e combustíveis do mercado local. O projeto é liderado pela engenharia da Ford América do Sul, no centro de Tatuí (SP), que se consolida como um polo global de inovação da marca.

A picape, prevista para chegar à América do Sul em 2027, combina propulsão elétrica com a versatilidade do motor flex, oferecendo desempenho robusto e menor impacto ambiental. O sistema híbrido plug-in permitirá rodar em modo 100% elétrico em trajetos curtos, mantendo a força e a autonomia que caracterizam a linha Ranger.

O desenvolvimento do novo trem de força reforça o compromisso da Ford em investir em soluções sustentáveis sem abrir mão da potência e da durabilidade exigidas pelos consumidores da categoria. O modelo também simboliza a integração entre engenharia regional e estratégia global da marca.

O complexo de Tatuí abriga, além do campo de provas, um Centro de Diagnóstico Avançado e a Ford Academy, espaços que apoiam a formação técnica e o desenvolvimento de novas tecnologias. Hoje, o time brasileiro é responsável por cerca de um terço das funcionalidades aplicadas nos veículos Ford em todo o mundo.

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