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Confira as dicas e novidades sobre automóveis

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Rebelde e comportado
O Evora GT410 é a mais recente versão do superesportivo da Lotus. Equipado com motor 3.5 V6 com 410 cavalos de potência e acoplado a um câmbio manual ou automático, ambos com 6 velocidades, o “bólido” britânico tem o mesmo peso da versão Sport – 1.361 quilos – mas conta com bancos esportivos Sparco, ar-condicionado, câmera de ré e sistema premium de entretenimento e lazer, com navegação, espelhamento Apple CarPlay e rádio digital DAB. O GT410 vem com configuração de suspensão revisada para condução um pouco mais suave e uma nova porta traseira com uma maior área envidraçada. O GT410 não é uma nova geração do Evora – segundo os engenheiros da lendária marca surgida da Fórmula-1, o carro é “uma senhora evolução”. Ao mesmo tempo em que utiliza uma suspensão mais macia, lança mão dos pneus Michelin Pilot Sport 4S para todas as estações e mais adequados a um uso diário durante todo o ano.

Quarto de século
O BMW Group completará vinte e cinco anos de atuação no Brasil em 2020, uma trajetória marcada pela conquista de novos clientes, implantação de duas fábricas – de motos em Manaus (AM) e de automóveis em Araquari (SC) –, ampliação da gama de veículos e a consolidação da marca no mercado brasileiro. Para celebrar esse momento histórico em solo nacional, o Grupo lançará mais de vinte e cinco produtos distintos no país, entre modelos inéditos, séries especiais e versões eletrificadas e híbridas, um dos focos do BMW Group a longo prazo. O novíssimo Série 2 Gran Coupé está confirmado para o Brasil ainda neste ano. Produzido na Alemanha, o modelo tem um estilo único, com silhueta alongada e amplo entre-eixos, que resultam em grande espaço na cabine e no porta-malas. Além dos itens de tecnologia e assistentes de condução semiautônoma, o modelo terá o BMW Inteligent Personal Assistant em português do Brasil – sistema que interage com os ocupantes do veículo por voz. A Mini trará ao país o inédito John Cooper Works GP, o mais rápido compacto já produzido pela fabricante britânica, revelado mundialmente no Salão de Los Angeles no fim do ano passado. O modelo tem produção global limitada a 3 mil unidades, todas numeradas, e oferece visual exclusivo e itens como spoilers dianteiros, entrada de ar no capô, detalhes escurecidos nas lanternas, adesivos alusivos à série especial e um amplo aerofólio traseiro com a sigla “GP” em vermelho, também presente na grade frontal.

Pelo menos viajar
Com o slogan “Melhor que Só Ver, é Viver”, a Jeep lançou a campanha que convidará trinta ganhadores com acompanhante a explorarem o “Espírito Jeep” em trinta destinos pelo Brasil. Cada vencedor ganhará também um “smart watch” da Apple como presente da Jeep Nation, clube de relacionamento e benefícios da marca norte-americana do Grupo FCA. Para participar da promoção, basta encontrar os códigos espalhados por diversos pontos de contato da fabricante, fazer um test-drive, se cadastrar no hotsite (destinos.jeep.com.br), escolher um local para viajar e torcer para ser um dos sorteados. A promoção se estende até o dia 25 de abril. “Com uma estratégia integrada que envolve diversas plataformas on e offline, incentivamos as pessoas a curtirem o estilo de vida Jeep e transformar as suas viagens dos sonhos em realidade. A promoção tem trinta destinos para que cada um construa a sua própria história de um jeito único”, afirma Frederico Battaglia, diretor de Brand Marketing Communication da FCA para a América Latina. Serão sorteados três locais por vez e o ganhador – com o seu acompanhante – tem até cento e oitenta dias para fazer a viagem, que inclui pacote de voo, hospedagem e programação no local escolhido. Cada destino terá uma data sugerida e o ganhador deverá informar à organização até um mês antes da viagem, que não poderá ser feita em feriados.

Dois milhões
A Honda Automóveis do Brasil celebrou no dia 3 de fevereiro o marco de 2 milhões de carros produzidos em solo nacional, em cerimônia realizada na fábrica de Itirapina (SP), com a presença de empregados, executivos da empresa e convidados. Uma história que teve início em 1997 com a produção de vinte unidades diárias do modelo Civic, então em sua sexta geração, chega ao significativo volume com um HR-V Touring cor Azul Cósmico saindo da linha de produção como o modelo de número 2.000.000. Pilares da filosofia da empresa, o foco constante no cliente e na qualidade superior de entrega de seus produtos e serviços são os fatores-chave para a trajetória de sucesso. “Produzir 2 milhões de automóveis é algo grandioso, significa atender às expectativas de milhões de clientes, não só no Brasil, mas também nos mercados para os quais exportamos”, comenta Issao Mizoguchi, presidente da Honda South America. Ao longo da trajetória de vinte e três anos de produção de automóveis no Brasil, contínuos investimentos foram feitos com o objetivo de aumentar a capacidade produtiva e melhorar a eficiência dos processos. Como resultado, atualmente, mais de quinhentos automóveis são produzidos diariamente entre os modelos Civic, Fit, City, HR-V e WR-V. A linha de produtos comercializadas no país conta ainda com os importados Accord, CR-V e Civic Si.

Navegar não é preciso
O verão não traz apenas dias ensolarados e de descanso no período de férias, traz também a época de chuvas em boa parte do país. Motoristas em diversas regiões sofrem com a possibilidade de transitar por trechos com risco de alagamento. A enchente é um grande inimigo para o bolso do dono do carro, principalmente pelos problemas mecânicos. Dependendo do nível da água, ela pode atingir o motor criando o calço hidráulico, contaminar o óleo e causar panes na transmissão. A parte elétrica também pode ser prejudicada ao ter a caixa de fusíveis, os módulos, os relês, os conectores, os faróis, os conjuntos ópticos e as lanternas atingidos pela água suja. Para passar por trechos alagados, as rodas não podem estar com mais da metade de seu diâmetro cobertas pela água. O motorista deve utilizar a primeira marcha, sem elevar demais a aceleração, que deve ser contínua, para evitar a entrada de água no interior do motor. Pensando em evitar ou amenizar os prejuízos causados ao veículo e ao condutor, o Cesvi Brasil elencou algumas dicas práticas que os motoristas podem seguir.

Três dicas para evitar prejuízos:

  • Verificar o estado atual de pneus e palhetas do para-brisa.
  • Conferir todas as luzes do veículo, como setas, faróis e de freio.
  • Se o carro “morrer” em enchentes, o motorista não pode dar partida novamente. A ação força o motor e pode piorar ainda mais o quadro mecânico e de pane elétrica.

O que observar após a enchente:

  •  É necessário checar primeiro o óleo do motor.
  • Verificar se a água atingiu as áreas de admissão de ar, como o filtro, dutos e coletor de admissão.
  • É importante identificar se o veículo teve algum dano em bielas e nos pistões no caso da admissão de água no interior do motor durante o funcionamento ou após a partida.
  • Na caixa de transmissão, verificar se não houve contaminação do óleo. O alerta é ainda mais importante no caso de veículos com transmissão automática.

Mais conectado
A Caoa Chery anuncia mudanças no Tiggo7 no modelo 2021. O SUV, que chega às concessionárias no início de fevereiro, ganha nova central multimídia de 9 polegadas – com espelhamento com Android Auto e Apple CarPlay, Bluetooth, controle do ar-condicionado e das configurações do veículo – e atualizações no visual do carro, como molduras pretas nas caixas de roda e novos detalhes em preto nos para-choques. O utilitário esportivo premium da Caoa Chery passa a contar também com um novo tom de cinza metálico na carroceria, mais escuro, e tem preço de R$ 117.990. Produzido em Anápolis (GO), o topo de linha do Tiggo 7 tem motor 1.5 Turbo Flex, com potência máxima de 150 cavalos a 5.500 rpm e torque de 21,4 kgfm, acoplado à transmissão automática de dupla embreagem e 6 velocidades. A garantia é de três anos para o veículo completo e de cinco anos para motor e câmbio. 

Herói da resistência
As boas vendas de dezembro de 2019 causaram uma indisfarçável sensação de euforia no mercado brasileiro de automóveis e comerciais leves, os dois principais segmentos de vendas sobre quatro rodas. Mas janeiro de 2020 foi um verdadeiro balde de água fria. De acordo com dados divulgados pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), seja pela “ressaca” de fim de ano ou pelas férias de verão, todos os modelos viram suas vendas despencarem no primeiro mês de 2020. A solitária exceção entre os vinte mais vendidos foi o Fiat Mobi, que teve um pequeno aumento nos emplacamentos ante dezembro. Segundo a entidade que representa as concessionárias, janeiro teve uma queda de 26,88% em comparação a dezembro de 2019, com 184.125 unidades comercializadas nos dois segmentos, e uma retração de 3,42% em relação a janeiro do ano passado. Entre os modelos, o Chevrolet Onix abriu o sexto ano de liderança com 17.463 unidades emplacadas em janeiro, 4 mil a menos que em dezembro de 2019. O hatch teve novamente a dobradinha do Onix Plus (sedã), com 8.722 exemplares vendidos no primeiro mês de 2020 ante 9.989 de dezembro. No ranking dos vinte primeiros colocados, a dupla foi seguida em janeiro pelo Ford Ka (7.334), pelo Renault Kwid (6.739), pelo Hyundai HB20 (6.555), pelo veterano Volkswagen Gol (6.030), pelo Volkswagen Polo (5.593), pelos Fiat Strada (5.419), Toro (5.300) e Argo (4.794), pelo Jeep Renegade (4.325), pelo Mobi, o único com desempenho de vendas superior em relação a dezembro, com 4.316 unidades, pelo Jeep Compass (4.312), pelo Toyota Corolla (3.932), pelo Nissan Kicks (3.815), pelo Hyundai Creta (3.734), pelo Volkswagen T-Cross – o que teve a maior redução nas vendas, com 3.339 emplacamentos, menos da metade do que emplacou em dezembro –, pelo Honda HR-V (3.321), pela Toyota Hilux (3.311) e pela Volkswagen Saveiro (3.255).

LANÇAMENTO

Nova S10 chega mais potente e inicia sua pré-venda com preço a partir de R$281.900

Com três versões inicialmente, a picape tem motor mais potente que o anterior e novo câmbio automático de 8 velocidades

05/04/2024 17h50

Nova S10 High Country tem preço a partir de R$302.900 Foto: Divulgação

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Já era esperada desde o início do ano, e depois de diversos flagras, a Chevrolet mostrou a picape sem disfarces. 
A montadora já divulgou que terá versão cabine simples e no chassis, porém, a pré-venda é somente para Z71, LTZ e High Country inicialmente, em breve as outras versões estarão disponíveis para venda, inclusive com desconto para frotista e produtor rural. 
 

A traseira da S10 ficou robusta, lembrando a Silverado

As mudanças começam pelo design e se estendem ao conjunto mecânico, bem como ao pacote tecnológico e de conectividade. O interior foi revisado, com a inclusão do novo sistema multimídia Chevrolet MyLink, combinado com o painel de instrumentos digital.

“O segmento de picapes é o que mais cresce no Brasil; um a cada cinco veículos vendidos no país tem caçamba. A Nova S10 estreia como o modelo mais inovador desta categoria e ainda tem a chancela da Chevrolet, líder global no desenvolvimento de caminhonetes”, destaca Paula Saiani, diretora de Marketing de produto da GM América do Sul.

Toda a linha 2025 vem equipada com o novo motor Duramax 2.8 turbodiesel de 207 cavalos e pacote off-road. Outra novidade é a oferta da transmissão automática de oito marchas. 

A estreia da Nova S10 completa a renovação do portfólio de picapes da Chevrolet, composto pela Nova Montana (médio-compacta) e a Nova Silverado (full-size premium).

Z71 a partir de R$281.900

A versão Z71, a grade, retrovisores e maçanetas são pretos, as lanternas escurecidas, estribo e santantônio tubulares e pneus de uso misto.
Versão Z71 tem um estilo mais fora de estrada

LTZ a partir de R$292.800

Na LTZ, o acabamento é mais sóbrio, com elementos na mesma cor da carroceria e rodas com acabamento exclusivo.

LTZ tem um estilo monocromático

High Country a partir de R$302.900

Já a High Country diferencia-se pelo santantônio esportivo e cromados bem ao estilo norte-americano.

A versão tipo, High Country já destaca os cromados

Para o motorista, as novidades começam pelo volante, da mesma família da Silverado. Além da tradicional regulagem de altura, agora a coluna de direção tem ajuste de profundidade.

A nova S10 herda também o conceito de cockpit virtual, presente em lançamentos globais da General Motors. Entretanto, o conjunto traz recursos exclusivos para a caminhonete.


 

A nova geração do motor Duramax 2.8 turbodiesel de quatro cilindros traz avanços de hardware e software, leva a picape aos 100 km/h em 9,4 s. 

 De acordo com o Inmetro, a Nova S10 automática a diesel percorre 11,4 km/l na estrada e 9,5 km/l na cidade, médias até 13% melhores.

O motor, que agora entrega 207 cavalos e 52 kgfm de torque, trabalha em conjunto com uma transmissão automática sequencial de oito marchas. O novo câmbio AT8 de última geração é o mesmo que equipa a Colorado norte-americana, porém, com calibração customizada para o uso que o brasileiro faz deste tipo de picape.

Pode se dizer que agora a S10 está páreo para a briga. 

 

 

Delivery com atitude

Peugeot mostra as novidades em sua linha 2024 de veículos utilitários

A marca aproveitou a Smart City Expo Curitiba para reforçar sua atuação na criação de uma mobilidade cada vez mais sustentável

02/04/2024 09h37

Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários Divulgação

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O Smart City Expo Curitiba foi realizado nos dias 20 e 22 de março na capital paranaense e reuniu especialistas de várias áreas para compartilhar ideias sobre como criar um futuro melhor e mais sustentável para as cidades e as pessoas.

A Peugeot aproveitou o evento para reforçar sua atuação na criação de uma mobilidade cada vez mais sustentável e para divulgar as estratégias relacionadas a sua linha de veículos utilitários leves, que inclui a multivan compacta Partner Rapid (flex), o furgão médio Expert (a combustão ou elétrico) ou as três variações do furgão grande Boxer (em versões cargo, furgão e agora minibus).

A Peugeot é atualmente a quarta marca que mais vende vans comerciais no mercado brasileiro, com veículos térmicos e elétricos – com quase 20% de participação desde 2022 no segmento de vans elétricas.

Além de sua gama de produtos, a Peugeot oferece aos clientes a possibilidade de mais de 17 tipos de personalização de seus utilitários por meio de versões transformadas com parceiros homologados pela montadora – disponibiliza de ambulâncias a veículos refrigerados.

Peugeot 2024Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários - Divulgação 

Uma das novidades da marca francesa é o lançamento de sua nova plataforma de conectividade para frotas, batizada de MyPeugeot PRO (powered by UConnect Stellantis).

E a novidade chegará ao mercado por meio do Peugeot Boxer, modelo 2024/2024 – o primeiro veículo da marca francesa com módulo de telemetria embarcado –, o que lhe garante conectividade de série e original de fábrica.

Com uma ofensiva consistente no segmento de veículos utilitários leves (VULs), a Peugeot pretende agora oferecer praticidade ao cliente profissional.

O MyPeugeot PRO é uma ferramenta digital de gestão de frotas que traz vários benefícios e funcionalidades.

A plataforma entrega um grande número de dados em tempo real, o que possibilita melhor tomada de decisões, maior controle de fluxo, otimização de atividades, aumento de produtividade e, por consequência, mais rentabilidade para o negócio – independentemente do porte.

As funcionalidades se concentram em quatro pontos centrais: gestão de frotas, rastreabilidade, recuperação veicular e comportamento do motorista, fornecendo relatórios completos para cada um deles.

O MyPeugeot PRO está disponível para os proprietários do Boxer a partir do modelo 2024/2024 sem qualquer custo adicional nos primeiros 12 meses, e a ativação da ferramenta é rápida e sem complicações.

Com isso, a marca espera contribuir com a otimização de gastos operacionais e o Custo Total de Propriedade, além de fortalecer a relação de confiança com seus clientes profissionais.

Peugeot 2024Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários - Divulgação 

Outra novidade da marca francesa no Smart City Expo Curitiba foi a Partner Retrofit, uma unidade da multivan Partner resultado do projeto em parceria com o programa Senai A3 do Rota 2030, que visa a conversão de veículos comerciais leves a combustão para propulsão 100% elétrica, assegurando a qualidade da transformação por meio do uso de equipamento com parceiros homologados pela fábrica.

A proposta representa uma solução de mobilidade sustentável, com emissão zero e acessível.

O processo de conversão passa por algumas etapas, incluindo o estudo do produto, a remoção do “powertrain” a combustão, a instalação do kit de transformação e do conjunto de baterias no compartimento de carga (para evitar adaptação da estrutura).

Depois, faz testes para identificar os principais fatores técnicos e econômicos envolvendo os componentes dos veículos. Além do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), a iniciativa conta com parceria das empresas WEG e FuelTech.

Peugeot 2024Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários - Divulgação

Desde dezembro de 2021, o e-Expert, primeiro utilitário 100% elétrico da Peugeot no país, tornou-se um importante passo da ofensiva elétrica da marca do leão no Brasil.

Com 330 quilômetros de autonomia (pelo ciclo WLTP) e 289 quilômetros (pelo Inmetro) e muita versatilidade, o modelo constitui uma oferta diferenciada no segmento de furgões médios.

O visual da versão 100% elétrica é basicamente o mesmo dos demais integrantes da linha.

Externamente, a mudança está na introdução do ponto de recarga, enquanto na lateral esquerda da carroceria, um monograma indica se tratar de um veículo elétrico.

O modelo é atualmente um sucesso comercial entre os clientes que buscam zerar as emissões de sua frota.

Tem como base a plataforma modular de multienergia EMP2, o que permitiu preservar o volume útil da versão a combustão, pois a bateria foi colocada abaixo do assoalho do veículo.

O utilitário é oferecido em versão única, com conjunto de baterias de íons de lítio de 75 kWh e conversor de 11 kW trifásico.

A energia entregue pelas baterias também é responsável pelo desempenho dos equipamentos disponíveis no modelo.

Em carregadores DC de 100 kW, o modelo consegue fazer sua carga em 45 minutos (de zero a 80% da bateria).

O motor elétrico do e-Expert gera 136 cavalos de potência (100 kW) e 26,5 kgfm de torque imediato.

O modelo dispõe de três modos de condução: “Eco”, voltado para o consumo de energia, “Normal”, para um melhor compromisso entre autonomia e performance, e “Power”, que prioriza o desempenho utilizando o máximo de potência e torque.

Na linha Boxer, a novidade exposta no evento Smart City foi a versão minibus.

Com capacidade para 16 (na Executive) a 18 (na Comfort) pessoas, traz uma lista de equipamentos de série, com destaque para o ar-condicionado dianteiro e traseiro, o assistente de partida em rampa, o sistema start&stop e o controle de estabilidade.

A configuração Executive permitiu a elevação do assoalho na cabine dos passageiros para aumentar a área de bagagem, com capacidade para até mil litros.

O motor 2.2 Turbo Diesel BlueHDi, de 140 cavalos e 34,7 kgfm de torque, atende às normas do Proconve L7.

Peugeot 2024Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários - Divulgação

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