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Confira as dicas e novidades semanais sobre motos no Brasil e no mundo

A BMW volta a comercializar nacionalmente a R 1250 RTO, com preço inicial de R$ 165.750

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Como um raio

A Harley-Davidson LiveWire estabeleceu novos recordes de tempo de arrancada e velocidade máxima em uma motocicleta elétrica de produção em série durante um evento de corrida de Arrancada. Angelle Sampey, pilota três vezes campeã do Pro Stock Motorcycle, saiu de sua moto de competição Harley-Davidson FXDR Pro Stock para conduzir a LiveWire ao recorde mundial, correndo o Oitavo de Milha (201,2 metros) em 7,01 segundos e o curso completo de Quarto de Milha (402,3 metros) em apenas 11,15 segundos, a 177,59 km/h.  A velocidade máxima da motocicleta LiveWire 2020 de série é limitada a 177 km/). Os recordes aconteceram durante as competições de Denso Spark Plugs NHRA U.S. Nationals, que ocorreram na Lucas Oil Raceway, em Indianápolis, nos Estados Unidos. “Deixem-me contar o que é mais incrível. Essa foi a primeira vez que andei com uma LiveWire e não via a hora para colocá-la na pista. A LiveWire é muito fácil de se conduzir. Basta girar o acelerador e pronto, você realmente vai!”, comemorou Angelle.

Direto da Baviera

A BMW R 1250 RT volta a ser oferecida no Brasil. O preço parte de R$ 165.750 na versão com a cor Branco Alpine e vai a R$ 178.750 na Azul Planet – que acrescenta alguns itens. Disponível nas lojas brasileiras a partir de 19 de outubro, a R 1250 RT vem com o mesmo o motor boxer que equipa a big trail R 1250 GS, com 136 cavalos a 7.750 rpm e (sem este ‘gera’) 14,5 kgfm em 6.250 giros. O “powertrain” traz comando de válvulas variável ShiftCam e transmissão de 6 velocidades, com embreagem hidráulica multidisco lubrificada a óleo. A BMW R 1250 RT pesa 279 quilos sem carga e vem com rodas aro 17 polegadas com tala 3,5 polegadas na frente e 5,5 polegadas atrás. Os freios contam com sistema ABS integral e a suspensão dianteira é Telelever. Na traseira, usa o sistema de monobraço oscilante em alumínio fundido. O modelo traz também o sistema de suspensão semiativa eletrônica Dynamic-ESA, que faz um ajuste automático de amortecimento de acordo com as condições do terreno.

Moto do leão

A Peugeot é uma das mais renomadas fabricantes de automóveis do mundo e acaba de completar duzentos e dez anos. Na Europa, a marca francesa tem uma divisão de scooters. Na Itália, comercializa scooters que vão dos 50 cm³ até 200 cm³, depois de ter deixado de lado o mercado das motocicletas há mais de seis décadas. Contudo, pode voltar ao nicho das motos com uma equipada com um motor de 300 cm³. O modelo que marca o início da proposta terá o design esportivo inspirado no conceito P2X, exibido no Salão de Paris de 2018. A iniciativa englobando o nome Peugeot vem da indiana Mahindra, que já controla a marca britânica Royal Enfield e, em 2019, comprou toda a divisão de motocicletas dos franceses. E a proposta dos indianos é reposicionar a divisão de motos da Peugeot globalmente. 

Inflável e inflacionado

A grife italiana Alpinestars lançou no Brasil seu primeiro sistema de airbag totalmente independente. Chamado de Tech-Air 5, ele pode ser usado por baixo de qualquer tipo de jaqueta, seja sintética ou de couro. Segundo a fabricante, é leve e oferece uma proteção equivalente a dezoito protetores de coluna utilizados por um motociclista. O novo airbag tem um sistema eletrônico com seis sensores integrados e um algoritmo de quedas e colisões que, aliado à IA (inteligência artificial), monitora com precisão quando o airbag deve ser acionado. O tempo de enchimento da bolsa de ar é de 20 a 40 milésimos de segundo, com base no volume do tamanho do airbag. Segurança é fundamental, mas o preço do Tech-Air 5 no Brasil é um tanto “inflado”: R$ 6.315.

Novo SUV

Nissan apresenta o Kait no Brasil

Visual moderno, produção nacional e preços a partir de R$ 117 mil

03/12/2025 14h13

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos Divulgação

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A Nissan revelou oficialmente o Kait, seu novo SUV compacto que será produzido no Complexo Industrial de Resende (RJ) como parte do investimento de R$ 2,8 bilhões da marca no país. O modelo chega para ocupar a faixa de entrada do segmento e substituir o antigo Kicks Play, mantendo a mesma plataforma e motor 1.6 aspirado com câmbio CVT, porém com um visual totalmente renovado. Faróis bipartidos, lanternas finas interligadas e linhas mais modernas aproximam o Kait da identidade global recente da marca.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Com cerca de 4,30 m de comprimento, entre-eixos de 2,62 m e porta-malas de 432 litros, o novo SUV preserva o espaço interno que sempre foi ponto forte do seu antecessor. A Nissan deve oferecer três versões — Sense, Advance e Exclusive — com equipamentos atualizados e uma cabine redesenhada. O preço de lançamento para versão de entrada, Active é de R$117.990, Sense Plus, R$139.590, Advance Plus a partir de R$149.800 e a topo, chamada de Exclusive tem o preço sugerido de R$152.990. Posicionando o Kait abaixo da nova geração do Kicks e de frente para concorrentes como Renault Kardian, Fiat Pulse e Volkswagen Tera.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

A estratégia da marca inclui também exportar o modelo para mais de 20 países da América Latina, fazendo do Brasil o centro de produção do novo SUV. Com visual mais atual, espaço competitivo e foco em custo-benefício, o Nissan Kait chega para reforçar a presença da marca no segmento de SUVs compactos e atrair consumidores que buscam um zero-quilômetro com design moderno e manutenção já conhecida.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Tecnologia nacional

Ford Ranger Híbrida Plug-in terá motor flex desenvolvido no Brasil

Picape eletrificada será lançada em 2027 na América do Sul

13/11/2025 16h34

Ranger Híbrida Plug-in com motor flex feito no Brasil.

Ranger Híbrida Plug-in com motor flex feito no Brasil. Foto: Divulgação

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A Ford anunciou que a nova Ranger Híbrida Plug-in contará com um motor flex desenvolvido no Brasil, voltado especialmente para as condições e combustíveis do mercado local. O projeto é liderado pela engenharia da Ford América do Sul, no centro de Tatuí (SP), que se consolida como um polo global de inovação da marca.

A picape, prevista para chegar à América do Sul em 2027, combina propulsão elétrica com a versatilidade do motor flex, oferecendo desempenho robusto e menor impacto ambiental. O sistema híbrido plug-in permitirá rodar em modo 100% elétrico em trajetos curtos, mantendo a força e a autonomia que caracterizam a linha Ranger.

O desenvolvimento do novo trem de força reforça o compromisso da Ford em investir em soluções sustentáveis sem abrir mão da potência e da durabilidade exigidas pelos consumidores da categoria. O modelo também simboliza a integração entre engenharia regional e estratégia global da marca.

O complexo de Tatuí abriga, além do campo de provas, um Centro de Diagnóstico Avançado e a Ford Academy, espaços que apoiam a formação técnica e o desenvolvimento de novas tecnologias. Hoje, o time brasileiro é responsável por cerca de um terço das funcionalidades aplicadas nos veículos Ford em todo o mundo.

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