Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

CARMAIS

Confira dicas e novidades sobre automóveis

Pré-venda do Audi R8 no Brasil e, a versão Action 1.6 do Hyundai Creta
24/05/2020 17:16 - Daniel Dias/AutoMotrix


A farra dos bacanas

Apenas uma semana depois do início da pré-venda com personalização do Audi R8 no Brasil, todas as unidades disponíveis foram vendidas. Por questões estratégicas, a Audi não divulga quantas unidades foram comercializadas na pré-venda do modelo. Um dos automóveis mais desejados do mundo, o superesportivo R8 chega ao mercado brasileiro no segundo semestre deste ano para todos os proprietários que já escolheram seu modelo. A produção será iniciada nas próximas semanas e a previsão é de que os veículos sejam entregues em setembro, sempre de acordo com as orientações do Ministério da Saúde. “O sucesso na pré-venda do R8 é uma demonstração clara da paixão dos consumidores brasileiros pelo mais icônico superesportivo da Audi. Além disso, as múltiplas possibilidades de personalização do produto, antes mesmo de o veículo ser fabricado, proporcionaram aos nossos clientes uma experiência única e absolutamente exclusiva, tornando o processo de reserva ainda mais especial”, comemora Johannes Roscheck, CEO e presidente da Audi do Brasil. O modelo permanece disponível para encomendas com prazo de entrega no início de 2021. Solicitações podem ser feitas pelo site oficial (audi.com.br) ou diretamente com a concessionária, de forma online. Os novos interessados terão acesso ao catálogo da linha 2021 do Audi R8 para escolher a personalização do modelo. Nele constam todos os itens e os detalhes para uma escolha precisa de acordo com o desejo do cliente. Ao todo, são quase 1,6 milhão de combinações possíveis para o Audi R8, o que possibilita um nível de personalização único em dez itens do veículo: cores da carroceria, “side blade”, acabamento externo, capa do retrovisor, cor do logotipo da Audi, design de rodas de 20 polegadas, pinças de freio, acabamento interno, forro do teto e padrão do revestimento dos assentos. Para o Brasil, o R8 personalizado custa R$ 1.234.990.

 
 

O “verde” da série Número 1

A BMW lança em seu canal de vendas no Instagram (@bmwdobrasil) o novo 330e M Sport, por R$ 297.950. Os interessados devem fazer o cadastro na plataforma, que encaminhará as informações para a Rede BMW concluir as negociações. Produzido em Munique, Alemanha, o modelo híbrido plug-in do automóvel (Série 3) mais vendido da história da fabricante alemã chega para ampliar a gama disponível no Brasil, que já conta com as versões 320i Sport, 320i Sport GP, 320i M Sport e 330i M Sport. É a primeira vez que a BMW lança um produto por meio de redes sociais no país. O sistema plug-in do 330e M Sport desenvolve potência combinada de 292 cavalos (34 cavalos a mais do que a versão 330i M Sport) e torque combinado de 43 kgfm (21 kgfm a mais), garantindo um desempenho invejável, segundo a marca alemã, com aceleração de zero a 100 km/h em 5,9 segundos e velocidade máxima de 230 km/h. Isso ocorre graças à combinação do propulsor BMW TwinPower Turbo 2.0 de quatro cilindros a combustão, com 184 cavalos de potência (de 5 mil a 6.500 rpm) e 31 kgfm de torque (de 1.500 a 4 mil rpm), com o elétrico e uma bateria de íons de lítio de alta voltagem de 12 kWh, que entregam a potência equivalente a 113 cavalos (a 3.170 rpm) e 26 kgfm de torque instantâneo. “Aumentamos o poder de escolha do cliente com mais alternativas para este modelo que é um clássico da BMW. Tecnologia, custo total de propriedade e esportividade estão ainda melhores no sedã premium mais vendido no Brasil. Optamos por oferecer esse modelo em nosso canal do Instagram levando ainda mais comodidade aos clientes que podem concluir o processo com a rede de concessionárias sem sair de casa”, afirma Roberto Carvalho, diretor Comercial da BMW do Brasil.

 
 

Tempo de recomeçar

A General Motors retomou a produção de veículos no Brasil nesta segunda-feira, dia 18 de maio, após parada causada pela pandemia da Covid-19. O reinício é gradual e exclusivamente para o turno da manhã no primeiro momento. A companhia desenvolveu um rígido protocolo de segurança que tem como objetivo manter o novo coronavírus fora de suas instalações, prevenir a propagação dentro da empresa e gerenciar de forma efetiva casos suspeitos ou confirmados. “Antes mesmo de pararmos a produção, uma equipe multifuncional começou a trabalhar no novo protocolo de segurança. Ele é baseado nas orientações globais da GM e aprendizados que tivemos das nossas operações na China e na Coreia do Sul. Também por isso, estamos disponibilizando o nosso guia de orientação para empregados com o intuito de difundir boas práticas que podem ser úteis para outras entidades e para a comunidade em geral na luta contra a Covid-19”, explica Luiz Peres, vice-presidente de manufatura da GM América do Sul. A GM manterá as outras duas novas atividades do Complexo Industrial de São Caetano do Sul (SP), iniciadas durante a paralisação: a reparação de respiradores e a linha de produção de máscaras de proteção. O foco na retomada na unidade paulista será na fabricação do novo Tracker. O SUV, lançado no início do período de quarentena no país, está tendo uma boa aceitação pelos brasileiros. “Estamos atendendo em todo o Brasil por meio das vendas online pelos sites chevrolet.com.br e ofertaschevrolet.com.br e em nossas lojas abertas nas regiões em que há permissão para atuação do comércio”, avisa Hermann Mahnke, diretor executivo de Marketing da GM América do Sul.

 
 

Reposição na gama

Para reforçar a relação custo-benefício do SUV Creta, a Hyundai Motor Brasil lançou a versão Action 1.6 com câmbio automático, reposicionando a Attitude 1.6 com transmissão manual como opção de entrada. A nova versão chega ao mercado com preço de R$ 79.990 com todos os equipamentos da Attitude Plus automática, retirada de produção, somando barras de teto, rádio BlueÁudio, alto-falantes traseiros, controle de estabilidade, assistente de partida em rampa, sinalização de frenagem de emergência, piloto automático, sensor de estacionamento traseiro, vidros elétricos com função um toque e antiesmagamento e fechamento e abertura automática dos vidros por meio da chave. “O Creta sempre se destacou por reunir o pacote mais competitivo da categoria, com grande espaço interno, tanto para passageiros quanto para bagagem, condução agradável e motorização de alto desempenho. Atualizamos a gama de versões com a chegada da Action abaixo de R$ 80 mil e tornamos a opção com câmbio mecânico mais acessível para aqueles que querem ter seu primeiro SUV”, conta Angel Martinez, vice-presidente comercial da Hyundai Motor Brasil. Para todas as versões, estão disponíveis seis cores: Preto Onix, Branco Atlas, Prata Sand, Prata Brisk, Cinza Silk e a novidade Azul Sapphire. Também inédita, a cor Verde Amazon começa a ser oferecida sob encomenda.

 
 

Primeiro na Ásia

O Kicks foi lançado mundialmente no Brasil em 2016, por ocasião da Olimpíada do Rio, e logo se tornou o modelo mais vendido da Nissan no país. A primeira reestilização no SUV compacto, no entanto, será promovida na Tailândia. O crossover ficará ainda mais bonito, com a nova identidade visual da marca japonesa, além de se tornar o terceiro modelo da fabricante a utilizar o sistema híbrido e-Power. O novo estilo será incorporado ao carro produzido no Complexo de Resende (RJ) no próximo ano. A versão eletrificada está prevista para chegar ao Brasil em 2022, se realmente vier. No Kicks renovado, como a grade frontal cresceu bastante, a Nissan teve de repaginar também toda a frente do veículo, ficando mais agressiva. O novo Kicks deveria ter sido apresentado aos brasileiros no Salão do Automóvel de São Paulo de 2020, cancelado devido à pandemia do coronavírus.

 
 

Prazo camarada

Em abril, a Jeep chamou a atenção com uma campanha comercial inovadora, desenvolvida para dialogar com as necessidades do cliente no momento sensível de união contra a Covid-19. A iniciativa da marca do Grupo FCA lançou uma ação inédita no mercado, pagando todas as parcelas deste ano do Renegade e do Compass. Ou seja, o cliente, depois de uma entrada, só começa a pagar as mensalidades a partir de 2021. Com o sucesso do plano comercial, a Jeep decidiu prorrogar a campanha até 4 de junho. O prazo anterior se encerrava no dia 5 de maio. “Nestes tempos de incertezas, a Jeep desenvolveu a campanha e uma plataforma integrada pensada para manter saudável toda a nossa rede. Com essa iniciativa conjunta, seguimos na liderança em SUVs em abril e conseguimos bater recordes de acessos ao nosso site e de leads no mês, fazendo até com que algumas concessionárias recontratassem vendedores para dar vazão ao atendimento dos possíveis novos clientes”, comemora Everton Kurdejak, diretor de Vendas da Jeep. Até 4 de junho, a Jeep pagará até oito das primeiras parcelas de quem comprar um Renegade ou um Compass. Por exemplo, se o cliente der 75% do valor do carro como entrada e parcelar em trinta e seis vezes o restante, a fabricante arca com o pagamento dos oito primeiros meses, incluindo janeiro de 2021.

 
 

Para rodar limpo

Manter o carro limpo especialmente por dentro é mais do que um bom procedimento contra o coronavírus. O volante é provavelmente o primeiro item quando o assunto é limpeza, por ser a parte do carro em que o motorista mais tem contato. Mas as maçanetas e puxadores das portas, as alavancas de câmbio e os botões, como os do som e do acionamento dos vidros elétricos, também são itens importantes. Para higienizar o automóvel, o melhor é utilizar uma solução de detergente e água, passando cuidadosamente nas partes mais sensíveis. Uma opção é o uso de álcool 70°. Outra boa dica é aspirar as partes internas do veículo, como bancos e carpetes, e prestar atenção na sujeira que pode ficar acumulada nas costuras. Também é válido higienizar os assentos com água e sabão, lembrando de remover esses produtos com um segundo pano seco, para as bactérias não permanecerem na superfície. Para o transporte de passageiros, é ideal que todos estejam com as mãos limpas, com o carro se movimentando com as janelas abertas para a maior circulação de ar. Se o veículo for dirigido por um manobrista em estacionamento, as partes mais tocadas devem passar por nova higienização.

Felpuda


Na troca de alfinetadas entre partidos que não se entenderam até agora sobre eventual aliança, uma outra peça está surgindo: trata-se do levantamento completo sobre investimentos feitos, recursos liberados, parcerias em todas as áreas, além do prazo de quando tudo isso começou. Caso os palanques venham a ficar distanciados, a divulgação será feita à exaustão durante a campanha eleitoral, para mostrar quem é quem na história. Os bombeiros continuam atuando.