Veículos

CARMAIS

A+ A-

Confira dicas e novidades sobre automóveis

Veja a homemagem da Maserati ao inglês Stirling Moss e, o cancelamento do Salão de Nova York

Continue lendo...

Do tamanho de Moss

Coube à italiana Maserati fazer uma das maiores homenagens ao inglês Stirling Moss, morto no mês passado aos noventa anos de idade. Moss é apontado como o maior piloto da Fórmula-1 entre os que não conquistaram o Mundial. O lendário corredor inglês foi quatro vezes vice-campeão, duas a bordo de um carro da Maserati, em 1956 e 1957. Um protótipo do MC20, o novo superesportivo da Maserati, presta homenagem a Sir Stirling Moss. O design usado para o único exemplar do carro foi retirado do Maserati Eldorado, automóvel icônico conduzido por Moss no circuito de Monza, na Itália, em 1958. O MC20 de produção deve ser lançado em setembro deste ano. O veículo terá “licença” para andar nas ruas e estradas e nas pistas de competição. O nome também tem lá suas curiosidades. Ele é inspirado no Tipo 26, o primeiro modelo de corrida da marca italiana, de 1926. O 20 do superesportivo atual também se refere ao ano de sua estreia, enquanto o “MC” vem de Maserati Corse. O “bólido” terá motorização híbrida, com um propulsor a combustão 2.9 V6 biturbo e um elétrico, com uma extraordinária potência combinada de 700 cavalos, bem equalizada com o tamanho do “campeão sem título” Stirling Moss.

Retomada gradual

A Volkswagen do Brasil retoma a produção de sua fábrica de São Carlos (SP) nesta terça-feira, dia 26 de maio, paralisada desde o início do confinamento imposto pelo coronavírus. As unidades de São Bernardo do Campo e Taubaté, ambas no Estado de São Paulo, retornam às atividades de forma parcial, com algumas áreas produtivas também nesta terça e o restante de forma completa em 1º de junho. A fábrica de São José dos Pinhais (PR) foi a primeira da Volkswagen do país a retomar à produção, no dia 18 de maio. A volta ao trabalho em São Carlos, responsável pelos motores da família EA211 nas versões 1.0l MPI, 1.0l TSI, 1.4l TSI e 1.6l MSI e do EA111 1.6l, será com todas as áreas produtivas atuantes, mas gradualmente, a princípio com dois turnos. “Estamos priorizando neste primeiro momento o abastecimento para os mercados externos, como a exportação dos motores 1.4 TSI para o México, bem como a produção de propulsores para nossa unidade em São José dos Pinhais”, explica Pablo Di Si, presidente e CEO da Volkswagen para a América Latina. Assim como no Paraná, medidas de higiene e segurança foram intensificadas e adotadas com base nas experiências das fábricas do Grupo Volkswagen na China e na Alemanha, em conformidade também com os protocolos internacionais e alinhadas às determinações do Governo Federal. A equipe administrativa continuará fazendo suas atividades de forma remota.

Sem carros na Big Apple

Os organizadores do Salão de Nova York cancelaram a feira por conta do coronavírus. O evento, que originalmente aconteceria de 10 a 19 de abril, havia sido adiado para o período de 28 de agosto a 6 de setembro. No entanto, a evolução da pandemia e a transformação do centro de exposições Jacob K. Kavits em hospital de campanha fizeram com que a edição deste ano fosse definitivamente cancelada. “Entendemos a complexidade do planejamento necessário para as montadoras e os respectivos parceiros para construir um evento desta magnitude. Devido às incertezas causadas pelo vírus, acreditamos que não seria prudente manter a edição. Mas já estamos preparando um evento ainda maior para 2021”, prometeu Mark Schienberg, presidente da Associação das Concessionárias de Automóveis da Grande Nova York, entidade responsável pelos direitos do Salão. Assim, dois dos maiores eventos de automóveis dos Estados Unidos não ocorrerão em 2020, pois o Salão de Detroit, previsto para a metade do ano, também foi cancelado.

À prova de crise

No atual cenário desafiador de vendas devido à pandemia do coronavírus, a Ranger tem se destacado como a picape que mais ganhou participação de mercado, com um avanço no primeiro quadrimestre deste ano. Essa tendência é confirmada pelos resultados parciais de maio, que apontam a Ranger como o oitavo veículo mais vendido do mercado brasileiro e vice-líder do segmento. Em abril, o modelo da Ford somou 1.070 unidades e ficou praticamente empatado na vice-liderança das picapes médias com 19,9% de participação – um crescimento de 1,3 ponto percentual comparado a março e 4,6% a mais que em abril de 2019. Essa alta é bem distribuída entre as principais versões da linha. Na faixa intermediária, a Ranger reforçou a sua liderança com as versões XLS, chegando a 41,4% de participação. Nas picapes topo de linha, em que é representada pelos modelos Limited e XLT, avançou mais de 4 pontos percentuais e se consolidou na segunda posição, com 24,8% de “market share”. A boa aceitação da Ranger Storm, configuração off-road que acaba de chegar ao mercado, também contribuiu para esse resultado com cerca de duzentas e cinquenta unidades vendidas, apesar da limitação de emplacamentos devido ao fechamento dos Detrans. “Cada vez mais os consumidores estão reconhecendo os atributos da Ranger. Além de tecnologia com propósito, capacidade off-road e os melhores atributos de segurança da categoria, ela oferece o menor custo de posse e bom valor de revenda. Por isso, dizemos que a Ranger está três anos à frente das concorrentes”, empolga-se Fabrizzia Borsari, gerente de Picapes da Ford.

Marketing eficiente

Neste momento delicado de união contra a Covid-19, a Jeep reforça os incentivos para que todos os seus clientes realizem os seus sonhos. Assim, após ampliar o atendimento em seus canais digitais, realinhar os incentivos à rede de concessionárias e aumentar o prazo da campanha que paga as parcelas até janeiro de 2021, a Jeep lança condições especiais de descontos para pessoas com deficiência (PcD), além de todos os benefícios já previstos. A ação é voltada para os modelos Renegade e Compass, que não se enquadram nas determinações do benefício integral para o público PcD. A totalidade dos descontos para pessoas com deficiência, que inclui isenção de IPI, ICMS, IOF e IPVA (esse último variando conforme o município), é válida apenas para veículos com preço até R$ 70 mil. No entanto, é possível ter isenção do IPI para carros com preço acima desse valor. Assim, o público PcD poderá ter descontos, aliados aos de direito, de até 28,3%. Com a nova tabela de preços, o Compass Longitude 2.0 Diesel, por exemplo, que custa R$ 170.990, pode ter uma redução de 22,3% a 28,3%, podendo chegar ao preço de R$ 98.080. Se um comprador do PcD optar pelo Compass Longitude 2.0 Flex, com preço sugerido de R$ 134.990, os descontos podem variar de 19,5% a 25,5%, chegando a R$ 90.602. A oferta de descontos da Jeep é válida até o dia 4 junho ou enquanto durarem os estoques da linha 2019/2020. Para mais informações, o cliente pode acessar o site oficial: https://www.jeep.com.br/pcd.html

Brincadeira de gente grande

A Mazda acaba de desvendar o RX-Vision GT3 Concept, o seu mais recente modelo de competição, proposta que ficará, entretanto, disponível para “download” na plataforma de games “Gran Turismo Sport”. Desenvolvido em conjunto com a Polyphony Digital Inc., o RX-Vision GT3 Concept é o mais novo carro de competição virtual da Mazda a integrar esse título da Sony Interactive Entertainment, simulador de condução disponível para a Playstation4. O GT3 Concept foi modificado de acordo com os regulamentos FIA GT3, também cumprindo as regras da categoria Gr.3, da série “Gran Turismo Sport”. Os mais experientes jogadores do “Gran Turismo Sport”, de idade superior a dezoito anos, que conduzam modelos como o RX-Vision GT3 Concept, poderão participar do Campeonato de Gran Turismo, temporada de 2020 certificado pela FIA, em diferentes circuitos de todo o mundo. Desse modo, a Mazda pretende fortalecer a sua base de fãs e seguidores pela introdução do prazer de condução em competições pelo denominado Digital Motor Sport.

Com o pé esquerdo

Em um veículo, existem diversos sistemas mecânicos que funcionam simultaneamente e são responsáveis pelo bom funcionamento do motor. Considerada uma das principais peças dos carros manuais, a embreagem tem como função a sincronização e a troca das marchas e a absorção das vibrações do motor para não danificar a caixa de câmbio. Para saber a hora certa de trocar a embreagem, é preciso seguir as orientações do manual do veículo, porém, existem alguns fatores que podem ajudar o motorista a identificar se a vida útil da peça está chegando ao fim, como pela quilometragem avançada, pelo pedal duro, pelos ruídos, pelas trepidações e pela perda na transmissão da força do motor para as rodas. A fim de preservar a embreagem nos veículos com transmissão manual, é aconselhável se seguir algumas orientações:

  • Não segurar o carro com o pedal da embreagem em subidas - se o motorista sentir um cheiro de queimado nessa situação, é porque ele está usando o pedal da esquerda como freio do carro enquanto aguarda o sinal do semáforo abrir. A embreagem é acionada por meio de fricção. Se o pedal for acionado por muito tempo com a marcha engatada, prejudicará seu funcionamento.
  • Tirar o pé do pedal da embreagem - muito motoristas têm o mau hábito de dirigir com o pé apoiado sobre o pedal da esquerda. A longo prazo, isso compromete a vida útil da peça.
  • Fazer movimentos suaves sobre o pedal da embreagem - a pisada brusca prejudica as engrenagens da caixa de câmbio.
  • Evitar arrancadas fortes.
  • Investir em manutenção preventiva - a melhor forma de evitar acidentes e paradas no meio do caminho por conta de problemas mecânicos é fazendo a manutenção preventiva. Com a revisão periódica, o motorista garante que todas as peças do carro sejam checadas e se previne de ter dores de cabeça e gastos evitáveis.  

LANÇAMENTO

Nova S10 chega mais potente e inicia sua pré-venda com preço a partir de R$281.900

Com três versões inicialmente, a picape tem motor mais potente que o anterior e novo câmbio automático de 8 velocidades

05/04/2024 17h50

Nova S10 High Country tem preço a partir de R$302.900 Foto: Divulgação

Continue Lendo...

Já era esperada desde o início do ano, e depois de diversos flagras, a Chevrolet mostrou a picape sem disfarces. 
A montadora já divulgou que terá versão cabine simples e no chassis, porém, a pré-venda é somente para Z71, LTZ e High Country inicialmente, em breve as outras versões estarão disponíveis para venda, inclusive com desconto para frotista e produtor rural. 
 

A traseira da S10 ficou robusta, lembrando a Silverado

As mudanças começam pelo design e se estendem ao conjunto mecânico, bem como ao pacote tecnológico e de conectividade. O interior foi revisado, com a inclusão do novo sistema multimídia Chevrolet MyLink, combinado com o painel de instrumentos digital.

“O segmento de picapes é o que mais cresce no Brasil; um a cada cinco veículos vendidos no país tem caçamba. A Nova S10 estreia como o modelo mais inovador desta categoria e ainda tem a chancela da Chevrolet, líder global no desenvolvimento de caminhonetes”, destaca Paula Saiani, diretora de Marketing de produto da GM América do Sul.

Toda a linha 2025 vem equipada com o novo motor Duramax 2.8 turbodiesel de 207 cavalos e pacote off-road. Outra novidade é a oferta da transmissão automática de oito marchas. 

A estreia da Nova S10 completa a renovação do portfólio de picapes da Chevrolet, composto pela Nova Montana (médio-compacta) e a Nova Silverado (full-size premium).

Z71 a partir de R$281.900

A versão Z71, a grade, retrovisores e maçanetas são pretos, as lanternas escurecidas, estribo e santantônio tubulares e pneus de uso misto.
Versão Z71 tem um estilo mais fora de estrada

LTZ a partir de R$292.800

Na LTZ, o acabamento é mais sóbrio, com elementos na mesma cor da carroceria e rodas com acabamento exclusivo.

LTZ tem um estilo monocromático

High Country a partir de R$302.900

Já a High Country diferencia-se pelo santantônio esportivo e cromados bem ao estilo norte-americano.

A versão tipo, High Country já destaca os cromados

Para o motorista, as novidades começam pelo volante, da mesma família da Silverado. Além da tradicional regulagem de altura, agora a coluna de direção tem ajuste de profundidade.

A nova S10 herda também o conceito de cockpit virtual, presente em lançamentos globais da General Motors. Entretanto, o conjunto traz recursos exclusivos para a caminhonete.


 

A nova geração do motor Duramax 2.8 turbodiesel de quatro cilindros traz avanços de hardware e software, leva a picape aos 100 km/h em 9,4 s. 

 De acordo com o Inmetro, a Nova S10 automática a diesel percorre 11,4 km/l na estrada e 9,5 km/l na cidade, médias até 13% melhores.

O motor, que agora entrega 207 cavalos e 52 kgfm de torque, trabalha em conjunto com uma transmissão automática sequencial de oito marchas. O novo câmbio AT8 de última geração é o mesmo que equipa a Colorado norte-americana, porém, com calibração customizada para o uso que o brasileiro faz deste tipo de picape.

Pode se dizer que agora a S10 está páreo para a briga. 

 

 

Delivery com atitude

Peugeot mostra as novidades em sua linha 2024 de veículos utilitários

A marca aproveitou a Smart City Expo Curitiba para reforçar sua atuação na criação de uma mobilidade cada vez mais sustentável

02/04/2024 09h37

Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários Divulgação

Continue Lendo...

O Smart City Expo Curitiba foi realizado nos dias 20 e 22 de março na capital paranaense e reuniu especialistas de várias áreas para compartilhar ideias sobre como criar um futuro melhor e mais sustentável para as cidades e as pessoas.

A Peugeot aproveitou o evento para reforçar sua atuação na criação de uma mobilidade cada vez mais sustentável e para divulgar as estratégias relacionadas a sua linha de veículos utilitários leves, que inclui a multivan compacta Partner Rapid (flex), o furgão médio Expert (a combustão ou elétrico) ou as três variações do furgão grande Boxer (em versões cargo, furgão e agora minibus).

A Peugeot é atualmente a quarta marca que mais vende vans comerciais no mercado brasileiro, com veículos térmicos e elétricos – com quase 20% de participação desde 2022 no segmento de vans elétricas.

Além de sua gama de produtos, a Peugeot oferece aos clientes a possibilidade de mais de 17 tipos de personalização de seus utilitários por meio de versões transformadas com parceiros homologados pela montadora – disponibiliza de ambulâncias a veículos refrigerados.

Peugeot 2024Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários - Divulgação 

Uma das novidades da marca francesa é o lançamento de sua nova plataforma de conectividade para frotas, batizada de MyPeugeot PRO (powered by UConnect Stellantis).

E a novidade chegará ao mercado por meio do Peugeot Boxer, modelo 2024/2024 – o primeiro veículo da marca francesa com módulo de telemetria embarcado –, o que lhe garante conectividade de série e original de fábrica.

Com uma ofensiva consistente no segmento de veículos utilitários leves (VULs), a Peugeot pretende agora oferecer praticidade ao cliente profissional.

O MyPeugeot PRO é uma ferramenta digital de gestão de frotas que traz vários benefícios e funcionalidades.

A plataforma entrega um grande número de dados em tempo real, o que possibilita melhor tomada de decisões, maior controle de fluxo, otimização de atividades, aumento de produtividade e, por consequência, mais rentabilidade para o negócio – independentemente do porte.

As funcionalidades se concentram em quatro pontos centrais: gestão de frotas, rastreabilidade, recuperação veicular e comportamento do motorista, fornecendo relatórios completos para cada um deles.

O MyPeugeot PRO está disponível para os proprietários do Boxer a partir do modelo 2024/2024 sem qualquer custo adicional nos primeiros 12 meses, e a ativação da ferramenta é rápida e sem complicações.

Com isso, a marca espera contribuir com a otimização de gastos operacionais e o Custo Total de Propriedade, além de fortalecer a relação de confiança com seus clientes profissionais.

Peugeot 2024Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários - Divulgação 

Outra novidade da marca francesa no Smart City Expo Curitiba foi a Partner Retrofit, uma unidade da multivan Partner resultado do projeto em parceria com o programa Senai A3 do Rota 2030, que visa a conversão de veículos comerciais leves a combustão para propulsão 100% elétrica, assegurando a qualidade da transformação por meio do uso de equipamento com parceiros homologados pela fábrica.

A proposta representa uma solução de mobilidade sustentável, com emissão zero e acessível.

O processo de conversão passa por algumas etapas, incluindo o estudo do produto, a remoção do “powertrain” a combustão, a instalação do kit de transformação e do conjunto de baterias no compartimento de carga (para evitar adaptação da estrutura).

Depois, faz testes para identificar os principais fatores técnicos e econômicos envolvendo os componentes dos veículos. Além do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), a iniciativa conta com parceria das empresas WEG e FuelTech.

Peugeot 2024Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários - Divulgação

Desde dezembro de 2021, o e-Expert, primeiro utilitário 100% elétrico da Peugeot no país, tornou-se um importante passo da ofensiva elétrica da marca do leão no Brasil.

Com 330 quilômetros de autonomia (pelo ciclo WLTP) e 289 quilômetros (pelo Inmetro) e muita versatilidade, o modelo constitui uma oferta diferenciada no segmento de furgões médios.

O visual da versão 100% elétrica é basicamente o mesmo dos demais integrantes da linha.

Externamente, a mudança está na introdução do ponto de recarga, enquanto na lateral esquerda da carroceria, um monograma indica se tratar de um veículo elétrico.

O modelo é atualmente um sucesso comercial entre os clientes que buscam zerar as emissões de sua frota.

Tem como base a plataforma modular de multienergia EMP2, o que permitiu preservar o volume útil da versão a combustão, pois a bateria foi colocada abaixo do assoalho do veículo.

O utilitário é oferecido em versão única, com conjunto de baterias de íons de lítio de 75 kWh e conversor de 11 kW trifásico.

A energia entregue pelas baterias também é responsável pelo desempenho dos equipamentos disponíveis no modelo.

Em carregadores DC de 100 kW, o modelo consegue fazer sua carga em 45 minutos (de zero a 80% da bateria).

O motor elétrico do e-Expert gera 136 cavalos de potência (100 kW) e 26,5 kgfm de torque imediato.

O modelo dispõe de três modos de condução: “Eco”, voltado para o consumo de energia, “Normal”, para um melhor compromisso entre autonomia e performance, e “Power”, que prioriza o desempenho utilizando o máximo de potência e torque.

Na linha Boxer, a novidade exposta no evento Smart City foi a versão minibus.

Com capacidade para 16 (na Executive) a 18 (na Comfort) pessoas, traz uma lista de equipamentos de série, com destaque para o ar-condicionado dianteiro e traseiro, o assistente de partida em rampa, o sistema start&stop e o controle de estabilidade.

A configuração Executive permitiu a elevação do assoalho na cabine dos passageiros para aumentar a área de bagagem, com capacidade para até mil litros.

O motor 2.2 Turbo Diesel BlueHDi, de 140 cavalos e 34,7 kgfm de torque, atende às normas do Proconve L7.

Peugeot 2024Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários - Divulgação

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).