Informação é poder
Quem tem uma Harley-Davidson que está parada em casa nesses tempos de isolamento social causado pela pandemia da Covid-19 pode aproveitar para entender mais sobre sua moto. Com seis cursos online, a 77MotoKustom em parceria com a Cursos HD Brasil ensinam proprietários e aspirantes a mecânicos os mais variados cuidados com suas Harley, deixando-as preparadas para a estrada. Por meio de uma plataforma online, a empresa oferece um treinamento técnico com certificado para que os proprietários possam fazer revisões e entender a mecânica da própria motocicleta. As aulas são ministradas por Alexandre Corrêa, professor e instrutor de mecânica de motocicletas, com título Phd pela Harley-Davidson University, em Milwaukee, nos Estados Unidos. Cada curso aborda uma família de motocicletas específica da marca norte-americana: a família Sportster, a Dyna, Softail, Touring e a V-Rod, que juntas incluem mais de vinte modelos. O conteúdo aborda questões envolvidas na revisão de uma motocicleta. “Nos nossos treinamentos, os alunos aprendem a fazer a limpeza adequada ou a troca do filtro de ar, analisam bateria, velas de ignição, tensão de correia, troca de óleo, regulagem da embreagem e outros procedimentos necessários, ou seja, manter o equipamento sempre em ordem para que, quando for fazer uma viagem, ele saiba o que está acontecendo com sua moto”, explica Corrêa. Os cursos custam R$ 399 cada e mais informações podem ser obtidas no site https://77motokustom.com.br/cursos/. Também é possível assistir a uma aula experimental gratuita em https://77motokustom.com.br/77-motokustom/
Parada prorrogada
Devido ao crescimento do impacto da pandemia da Covid-19 no Estado do Amazonas, a Moto Honda estendeu período de suspensão das atividades produtivas na Zona Franca de Manaus. Agora, a data prevista para a retomada da produção é 4 de maio. Os empregados retornam das férias coletivas no dia 20 de abril. As horas não trabalhadas entre essa data e o dia 3 de maio serão acumuladas em um banco de horas e compensadas posteriormente. Parte do grupo que desempenha atividades administrativas está em regime de Home Office e um contingente mínimo na unidade faz atividades imprescindíveis, que não podem ser feitas à distância. Nesse caso, são adotadas as medidas de prevenção recomendadas pelas autoridades de saúde. A Moto Honda pretende seguir acompanhando o cenário, bem como as orientações governamentais, para ver se será necessário um novo adiamento da volta às atividades.
Volta às raízes
Em novembro de 2018, a marca de motocicletas Jawa, que é originária da República Tcheca e havia encerrado suas atividades em 1996, passou a integrar o conglomerado automotivo indiano Mahindra, especializado em automóveis utilitários. Na Índia, um mercado fortíssimo para as motocicletas em geral, logo surgiram centenas de concessionárias Jawa. Agora, a Mahindra pensa em voos mais altos para a Jawa, a começar pela Europa. Provavelmente ainda em 2020, o primeiro país a comercializar as novas Jawa será a República Tcheca. Foi na capital, Praga, que a Jawa foi fundada, no ano de 1929. Depois disso, o plano é levar a marca a todos os outros países europeus. Com a procura de motos de menor cilindrada em alta na Europa, o relançamento da Jawa poderá ser um “case” de sucesso. No mercado indiano, a Jawa comercializa os modelos Perak, Forty Two, 90th Anniversary Edition e Jawa 300. E a retrô Jawa 300 é a mais cotada para ser o primeiro produto da marca na Europa. Seu motor é um monocilíndrico de 293 cc com cerca de 30 cavalos de potência e 2,85 kgfm de torque, desenhado para se assemelhar com os icônicos motores a dois tempos.
Retorno gradual
Com atividades suspensas em sua fábrica em Borgo Panigale desde 13 de março por causa da pandemia do coronavírus, a Ducati retomou no dia 27 de abril os trabalhos nas linhas de montagem. A situação na Itália apresenta melhoras e o governo local dará aval para que a indústria do país volte a funcionar gradualmente. De acordo com comunicado da marca, essa é a primeira fase do retorno das atividades e envolverá apenas um percentual dos trabalhadores que atuam na produção das motocicletas. Os primeiros a retomar suas atividades na fábrica são os funcionários da oficina, depois as equipes da montagem do motor e, mais tarde, os operários da montagem das motocicletas. Todos deverão seguir um rigoroso protocolo de segurança elaborado em conjunto com sindicatos locais.