Veículos

CORREIO VEÍCULOS

Convergência criativa: Vision-S

A Sony surpreendeu o público da CES 2020 ao apresentar o veículo elétrico conceitual dotado de tecnologias inéditas

Continue lendo...

Enquanto todos na Consumer Electronics Show (CES) 2020, maior feira tecnológica do planeta, realizada em Las Vegas, esperavam pela nova geração do PlayStation, a Sony surpreendeu o mundo ao apresentar um protótipo de um carro elétrico chamado de Vision-S. A partir da Inteligência Artificial, um software integrado utilizará um sistema de telecomunicações localizado na nuvem da empresa japonesa para permitir a atualização constante das funções do veículo, que não tem previsão para se tornar um carro de produção. O próprio presidente e CEO da Sony Corporation, Kenichiro Yoshida, foi o responsável pela apresentação do Vision-S na cidade norte-americana, para uma incrédula multidão.

Sony Vision-S (Foto: Divulgação)

O conceito da Sony tem trinta e três sensores interligados espalhados dentro e fora do veículo para detectar a presença de pessoas e objetos por perto, e conta com um sistema de som 360 Reality Audio com auto-falantes embutidos em cada um dos assentos para envolver os passageiros completamente, conectividade sempre ativa, com algumas peças vindas de players do setor como BlackBerry e Bosch, e é alimentado por uma plataforma de veículo elétrico recém-projetada – desenvolvida pela fornecedora automotiva Magna – que a Sony diz ser capaz de alimentar outros tipos de veículos.

Sony Vision-S (Foto: Divulgação)

“Este protótipo representa nossa contribuição para o futuro da mobilidade”, afirmou Yoshida. E a curiosidade se manteve no ar no palco da CES 2020. A Sony passou apenas alguns minutos mostrando o carro antes de encerrar a apresentação, que tinha também a revelação do PlayStation 5, deixando algumas dúvidas no ar, como: a empresa pretende colocar o Vision-S em produção ou será apenas um carro de referência? Ela permitirá que outras companhias façam seus protótipos na sua plataforma?

Sony Vision-S (Foto: Divulgação)

De concreto, a Sony ultrapassou os limites de apenas mostrar as tecnologias do Vision-S em um veículo estático e partiu para a construção efetiva de um carro elétrico que realmente funcionasse. “Por meio do processo de construção do protótipo, começamos a aprender muito sobre a arquitetura do veículo e a pensar em como nossas outras tecnologias poderiam ser implementadas”, explicou Yuhei Yabe, gerente-geral de IA da Sony Corporation, um grupo de negócios de robótica.

A empresa oriental trabalhou com a fabricante Magna para ajudar no trabalho de engenharia de veículos, e o resultado é um carro com especificações louváveis para uma primeira tentativa. Conforme a Sony, o Vision-S – por fora, semelhante aos esportivos da Porsche –, pode acelerar de zero a 100 km/h em 4,5 segundos, graças a dois motores de 200 kW (um em cada eixo) – em um total de 560 cavalos de potência. A empresa não citou a autonomia do conceito, mas um gráfico estava mostrando na apresentação que o carro andaria mais quatrocentos e quarenta quilômetros com 82% restante da bateria.

Sony Vision-S (Foto: Divulgação)