Veículos

DUAS RODAS

Criatura das cidades: Dafra HD 300

A scooter chega ostentando um desenho europeu

Continue lendo...

Antes da pasmaceira causada pela pandemia do coronavírus, o mercado de scooter de média capacidade cúbica andava agitado. Vários modelos – Honda SH 300i, Kymco Downtown 300i e Yamaha XMax 250 ABS – andam de olho no consumidor que busca agilidade e estilo. Antenada nesse movimento e querendo ampliar sua participação, a Dafra apresentou uma nova versão do Citycom. A HD 300 mantém a base mecânica e a ciclística do “case” de sucesso da marca, mas oferece um design mais moderno e de linhas angulosas, dois anos de garantia e, segundo a Dafra, uma cesta de peças de reposição mais barata que a concorrência. Entre os novos itens de conforto e praticidade, a HD 300 conta com carregador USB, farol e lanterna em leds e abertura do bocal do tanque de combustível e do assento no miolo da chave de ignição. Com preço sugerido de R$ 21.490 – com frete já incluso –, a Citycom HD 300 2021 deverá vender, no primeiro ano, em torno de setecentas unidades, conforme previsão da montadora.

Fabricada pela empresa taiwanesa SYM e montada em Manaus, no Amazonas, pela Dafra, a Citycom HD 300 é voltada para o uso urbano, já que a nova versão não optou pelo para-brisa da S 300i, além de ser mais estreita que sua “irmã”, o que facilita trafegar entre os carros. Apesar de usar o mesmo motor da Citycom S 300i, com 278,3 cc, a HD 300 é 13 quilos mais leve, por isso, sua relação de peso e potência é melhor em 6,8%. A potência máxima é de 27,6 cavalos a 8 mil rpm e o torque é de 2,6 kgfm a 6 mil rpm.  

Com cara de scooter europeia, o novo modelo da Dafra conta ainda com freios ABS de série. Outro diferencial é que, em função do deslocamento da bateria, o espaço sob o assento foi ampliado em 27% – agora são 38 litros sob o banco. Ou seja, dá até para guardar capacete, jaqueta, luvas e outros pequenos objetos. Para aumentar ainda mais a capacidade de carga, a scooter traz de série suporte para baú.

Primeiras impressões

Dentro da proposta

Cotia/SP - Apesar do local escolhido pela Dafra não ser o mais recomendado – o Kartódromo da Granja Viana –, de cara, a nova HD 300 se mostrou muito ágil, principalmente nas mudanças de direção, em baixas e médias velocidades. Deu até para raspar o cavalete central no asfalto. O bom nível de inclinação se deve ao ajuste das suspensões e da qualidade dos pneus (Metzeler Feelfree) que calçam as rodas aro 16 polegadas. O sistema de freios, com ABS de série em ambas as rodas, é bem dimensionado para as características urbanas do veículo.

Agora, se comparada com à S 300i, a HD 300 oferece uma melhor postura na condução e no desempenho. Mais leve e mais “slim” que o da tradicional versão da Citycom, o comportamento do motor da nova scooter da Dafra agrada. O propulsor, aliado à transmissão CVT, trabalha em harmonia, entregando torque e potência na dose certa. Com certeza, o piloto larga na frente dos carros quando o semáforo fica verde, já que a scooter esbanja força nas acelerações e retomadas. Já na estrada, a HD 300 mantém, sem forçar, uma velocidade de cruzeiro de 120 km/h.  

Novo SUV

Nissan apresenta o Kait no Brasil

Visual moderno, produção nacional e preços a partir de R$ 117 mil

03/12/2025 14h13

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos Divulgação

Continue Lendo...

A Nissan revelou oficialmente o Kait, seu novo SUV compacto que será produzido no Complexo Industrial de Resende (RJ) como parte do investimento de R$ 2,8 bilhões da marca no país. O modelo chega para ocupar a faixa de entrada do segmento e substituir o antigo Kicks Play, mantendo a mesma plataforma e motor 1.6 aspirado com câmbio CVT, porém com um visual totalmente renovado. Faróis bipartidos, lanternas finas interligadas e linhas mais modernas aproximam o Kait da identidade global recente da marca.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Com cerca de 4,30 m de comprimento, entre-eixos de 2,62 m e porta-malas de 432 litros, o novo SUV preserva o espaço interno que sempre foi ponto forte do seu antecessor. A Nissan deve oferecer três versões — Sense, Advance e Exclusive — com equipamentos atualizados e uma cabine redesenhada. O preço de lançamento para versão de entrada, Active é de R$117.990, Sense Plus, R$139.590, Advance Plus a partir de R$149.800 e a topo, chamada de Exclusive tem o preço sugerido de R$152.990. Posicionando o Kait abaixo da nova geração do Kicks e de frente para concorrentes como Renault Kardian, Fiat Pulse e Volkswagen Tera.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

A estratégia da marca inclui também exportar o modelo para mais de 20 países da América Latina, fazendo do Brasil o centro de produção do novo SUV. Com visual mais atual, espaço competitivo e foco em custo-benefício, o Nissan Kait chega para reforçar a presença da marca no segmento de SUVs compactos e atrair consumidores que buscam um zero-quilômetro com design moderno e manutenção já conhecida.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Tecnologia nacional

Ford Ranger Híbrida Plug-in terá motor flex desenvolvido no Brasil

Picape eletrificada será lançada em 2027 na América do Sul

13/11/2025 16h34

Ranger Híbrida Plug-in com motor flex feito no Brasil.

Ranger Híbrida Plug-in com motor flex feito no Brasil. Foto: Divulgação

Continue Lendo...

A Ford anunciou que a nova Ranger Híbrida Plug-in contará com um motor flex desenvolvido no Brasil, voltado especialmente para as condições e combustíveis do mercado local. O projeto é liderado pela engenharia da Ford América do Sul, no centro de Tatuí (SP), que se consolida como um polo global de inovação da marca.

A picape, prevista para chegar à América do Sul em 2027, combina propulsão elétrica com a versatilidade do motor flex, oferecendo desempenho robusto e menor impacto ambiental. O sistema híbrido plug-in permitirá rodar em modo 100% elétrico em trajetos curtos, mantendo a força e a autonomia que caracterizam a linha Ranger.

O desenvolvimento do novo trem de força reforça o compromisso da Ford em investir em soluções sustentáveis sem abrir mão da potência e da durabilidade exigidas pelos consumidores da categoria. O modelo também simboliza a integração entre engenharia regional e estratégia global da marca.

O complexo de Tatuí abriga, além do campo de provas, um Centro de Diagnóstico Avançado e a Ford Academy, espaços que apoiam a formação técnica e o desenvolvimento de novas tecnologias. Hoje, o time brasileiro é responsável por cerca de um terço das funcionalidades aplicadas nos veículos Ford em todo o mundo.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).