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Ducati ostenta e apresenta no Brasil a nova e vistosa Multistrada 950S

A moto foi apresentada através de "live" e com preço público sugerido de R$ 94.990

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A Ducati Multistrada 950S foi redesenhada e acaba de desembarcar no Brasil com um pacote eletrônico que pretende aprimorar a segurança. Apresentada via “live” e com preço público sugerido de R$ 94.990, a moto italiana traz como principais novidades o piloto automático, “quick shift” bidirecional – trocas de marcha sem o uso da embreagem –, e suspensão eletrônica semiativa. O novo modelo estará disponível em duas cores: a clássica Ducati Red e na nova Glossy Grey, um tom de cinza. Ambas vêm com quadro Ducati Red e rodas raiadas pretas com detalhes em vermelho. As quinze primeiras unidades comercializadas da nova Multistrada 950S receberão um “top case” Ducati – um baú central para motos em alumínio.

O modelo chega equipado com a nova Unidade de Medição Inercial Bosch de seis eixos (6D IMU), Vehicle Hold Control (VHC) para arranques mais fáceis em subidas (especialmente com piloto, garupa e bagagem) e embreagem hidráulica. A interface piloto-moto (HMI) está mais evoluída e intuitiva. O sistema Ducati Skyhook Suspension (DSS) ajusta continuamente as suspensões para que respondam instantaneamente às alterações no piso. O Ducati Quick Shift up & down (DQS) permite a troca de marchas sem o uso da embreagem, tanto para cima quanto para baixo. O modelo conta ainda com sistema óptico full-led com Ducati Cornering Lights, que dão mais visibilidade de obstáculos durante curvas, além de painel TFT de 5 polegadas colorido, sistema Hands Free, Cruise Control e controles retroiluminados no guidão.

Em termos de estilo, as superfícies limpas, as linhas vincadas e os contrastantes volumes dianteiro e traseiro permanecem como imagem marcante da Multistrada. O design frontal está ainda mais limpo e aerodinâmico e combina características do estilo da Multistrada 1260 e da 1260 Enduro, inspirando-se nos elementos mais leves de ambas. O design também inclui novas e mais leves rodas em liga de alumínio. O para-brisa permite o ajuste vertical com uma mão em uma amplitude de 6 centímetros e a gama de acessórios inclui ainda uma opção de para-brisa mais baixo. Existem duas tomadas de 12V, uma sob o assento do passageiro e outra na área do painel. Existe uma entrada USB sob o assento, que pode ser utilizada para carregar smartphones.

A Multistrada 950S tem tanque de 20 litros e peso seco de 206 quilos. O motor bicilíndrico Testastretta 11 graus de 937 cm3 oferece 113 cavalos de potência a 9 mil rpm e torque de 9,6 kgfm a 7.500 rpm. O quadro de tubo de aço em treliça está ligado a um novo e mais leve duplo braço oscilante em alumínio. Segundo a marca, a roda dianteira de 19 polegadas e a suspensão com um generoso curso de 170 milímetros ajudam a manter elevados os padrões de conforto e reforçam a agilidade. Os pneus são Pirelli Scorpion Trail II. Toda a família Multistrada conta com sistema de frenagem Brembo com ABS a Bosch, parte integrante do Ducati Safety Pack. O sistema de Cornering ABS faz uso da plataforma Bosch IMU (Unidade de Medição Inercial) para otimizar a frenagem dianteira e traseira mesmo nas condições mais críticas e com a moto em consideráveis ângulos de inclinação.

São quatro pacotes de acessórios para customização. O pacote Touring traz malas laterais, manoplas aquecidas e cavalete central. O Esportivo incorpora sistema de escapamento homologado Ducati Performance by Termignoni, tampa da bomba de água em alumínio e setas em leds. O Urbano inclui o “top case”, bolsa de tanque e entrada USB para carregar aparelhos eletrônicos. E o pacote Enduro agrega faróis suplementares em leds, barras de proteção do motor, proteção do radiador e de cárter em alumínio e pedaleiras em aço.

Novo SUV

Nissan apresenta o Kait no Brasil

Visual moderno, produção nacional e preços a partir de R$ 117 mil

03/12/2025 14h13

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos Divulgação

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A Nissan revelou oficialmente o Kait, seu novo SUV compacto que será produzido no Complexo Industrial de Resende (RJ) como parte do investimento de R$ 2,8 bilhões da marca no país. O modelo chega para ocupar a faixa de entrada do segmento e substituir o antigo Kicks Play, mantendo a mesma plataforma e motor 1.6 aspirado com câmbio CVT, porém com um visual totalmente renovado. Faróis bipartidos, lanternas finas interligadas e linhas mais modernas aproximam o Kait da identidade global recente da marca.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Com cerca de 4,30 m de comprimento, entre-eixos de 2,62 m e porta-malas de 432 litros, o novo SUV preserva o espaço interno que sempre foi ponto forte do seu antecessor. A Nissan deve oferecer três versões — Sense, Advance e Exclusive — com equipamentos atualizados e uma cabine redesenhada. O preço de lançamento para versão de entrada, Active é de R$117.990, Sense Plus, R$139.590, Advance Plus a partir de R$149.800 e a topo, chamada de Exclusive tem o preço sugerido de R$152.990. Posicionando o Kait abaixo da nova geração do Kicks e de frente para concorrentes como Renault Kardian, Fiat Pulse e Volkswagen Tera.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

A estratégia da marca inclui também exportar o modelo para mais de 20 países da América Latina, fazendo do Brasil o centro de produção do novo SUV. Com visual mais atual, espaço competitivo e foco em custo-benefício, o Nissan Kait chega para reforçar a presença da marca no segmento de SUVs compactos e atrair consumidores que buscam um zero-quilômetro com design moderno e manutenção já conhecida.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Tecnologia nacional

Ford Ranger Híbrida Plug-in terá motor flex desenvolvido no Brasil

Picape eletrificada será lançada em 2027 na América do Sul

13/11/2025 16h34

Ranger Híbrida Plug-in com motor flex feito no Brasil.

Ranger Híbrida Plug-in com motor flex feito no Brasil. Foto: Divulgação

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A Ford anunciou que a nova Ranger Híbrida Plug-in contará com um motor flex desenvolvido no Brasil, voltado especialmente para as condições e combustíveis do mercado local. O projeto é liderado pela engenharia da Ford América do Sul, no centro de Tatuí (SP), que se consolida como um polo global de inovação da marca.

A picape, prevista para chegar à América do Sul em 2027, combina propulsão elétrica com a versatilidade do motor flex, oferecendo desempenho robusto e menor impacto ambiental. O sistema híbrido plug-in permitirá rodar em modo 100% elétrico em trajetos curtos, mantendo a força e a autonomia que caracterizam a linha Ranger.

O desenvolvimento do novo trem de força reforça o compromisso da Ford em investir em soluções sustentáveis sem abrir mão da potência e da durabilidade exigidas pelos consumidores da categoria. O modelo também simboliza a integração entre engenharia regional e estratégia global da marca.

O complexo de Tatuí abriga, além do campo de provas, um Centro de Diagnóstico Avançado e a Ford Academy, espaços que apoiam a formação técnica e o desenvolvimento de novas tecnologias. Hoje, o time brasileiro é responsável por cerca de um terço das funcionalidades aplicadas nos veículos Ford em todo o mundo.

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