Veículos

TEST DRIVE

Harley-Davidson Sport Glide se destaca pela sua versatilidade, conforto e simplicidade

A softail tem preço a partir de R$ 98.900 para a versão em preto brilhante

Continue lendo...

A Harley-Davidson Sport Glide é um mix entre versatilidade, conforto e simplicidade. Pode ser usada no dia a dia como também se transformar em uma cruiser para viagens. 

Essa Harley traz diferenciais: a minicarenagem e as malas laterais, que podem ser retiradas para dar mais agilidade no trânsito urbano. 

Preços a partir de R$ 98.900 para a versão em preto brilhante.

Com 2,32 metros de comprimento e 317 quilos, a Harley-Davidson Sport Glide conta com o desempenho proporcionado pelo motor Milwaukee-Eight 107, 1.746 cm3, que oferece quase 15 kgfm de torque – a marca não declara a potência máxima de suas motos.

Em termos de eletrônica embarcada, a Sport Glide conta apenas com piloto automático e sistema de freios ABS – com disco simples em ambas as rodas. 

A moto tem uma bela identidade visual, com destaque para as rodas de alumínio fundido, chamadas de Mantis, e farol com iluminação de leds. 

A moto também conta com acabamentos em preto: tampa dos cabeçotes e ponteira do escape, além do chassi. 

É uma Harley que atrai um público mais jovem, entre homens e mulheres, juntamente por sua assinatura visual e versatilidade.

Leia as últimas notícias

Impressões ao pilotar

Santos/SP - O dia começa ensolarado, com vento gelado e probabilidade de chuva no período da tarde. Então é hora de pegar a estrada – sentido Baixada Santista – com a Harley-Davidson Sport Glide. 

Na estrada, a minicarenagem protege o motociclista do vento frontal, peça que é presa na suspensão por abraçadeiras de engate rápido. 

Já no caso dos alforjes, as malas rígidas contam com uma trava interna e dois pontos de ancoragem. 

A capacidade combinada é de 25,5 litros, com chave. Dá para levar uma mochila, capa de chuva e outros objetos para um bate e fica de final semana. As três peças são “destacáveis”.

Além dessa versatilidade, o que mais agrada na Softail é a ergonomia, traduzida pelo conforto sobre a moto. 

O piloto fica com os braços semiflexionados, cujas mãos se conectam com manoplas de boa empunhadura, aliado a um guidão largo, com 830 milímetros de uma extremidade a outra. 

O painel de instrumentos fica sobre o tanque de combustível e apresenta bom posicionamento e fácil visualização das informações, mesmo em dias ensolarados.

Para contribuir com a posição mais relaxada de pilotagem, pedaleiras avançadas e um assento que deixa o piloto bem encaixado e, consequentemente, jogando centro de gravidade lá para baixo. 

Porém, o banco do garupa é estreito, conta com pouca espuma e joga a pessoa para fora da moto em uma aceleração mais brusca. 

Um sissybar (apoio lombar) ajuda em muito a solucionar parte do incômodo e está disponível na vasta linha de acessórios da Harley.

Assine o Correio do Estado

A Harley-Davidson Sport Glide oferece um comportamento muito dócil. As repostas são bastante progressivas, sem sustos. Contudo, se for preciso de força para uma ultrapassagem, o tradicional V2 não nega sua origem e nada deve para a motos equipadas com o “irmão maior” de 114 polegadas cúbicas. 

Em uma subida mais íngreme, o ideal é baixar uma marcha e girar o acelerador. Não há freios combinados ou ABS em curvas, controle de tração ou partida em rampas, como adotado nas novas Touring. 

Dessa forma, a pilotagem fica mais “raiz”, mas ainda mantendo uma boa segurança. Acrescentam-se farol redondo, guidão largo, motor V2, câmbio de 6 marchas e muita força.

No trajeto de volta, uma chuva torrencial quase inundou a subida da serra pela Rodovia Anchieta. 

Apesar do aguaceiro, a moto se mostrou sempre na mão, no trilho, apesar do “grooving” do asfalto (ranhuras na vertical), que muitas vezes tira motos de menor capacidade da trajetória. 

Esse equilíbrio se dá em função dos pneus Michelin (130/70 – D e 180/70 – T) e do conjunto de suspensões: na dianteira, garfo telescópico invertido, com tubos de 43 milímetros e curso de 130 milímetros. 

Já na traseira, é monoamortecida, com múltiplas regulagens de pré-carga da mola e 86 milímetros de curso. Acerto com carga e garupa é fundamental para não bater seco e dar final de curso da suspensão traseira.

Novo SUV

Nissan apresenta o Kait no Brasil

Visual moderno, produção nacional e preços a partir de R$ 117 mil

03/12/2025 14h13

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos Divulgação

Continue Lendo...

A Nissan revelou oficialmente o Kait, seu novo SUV compacto que será produzido no Complexo Industrial de Resende (RJ) como parte do investimento de R$ 2,8 bilhões da marca no país. O modelo chega para ocupar a faixa de entrada do segmento e substituir o antigo Kicks Play, mantendo a mesma plataforma e motor 1.6 aspirado com câmbio CVT, porém com um visual totalmente renovado. Faróis bipartidos, lanternas finas interligadas e linhas mais modernas aproximam o Kait da identidade global recente da marca.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Com cerca de 4,30 m de comprimento, entre-eixos de 2,62 m e porta-malas de 432 litros, o novo SUV preserva o espaço interno que sempre foi ponto forte do seu antecessor. A Nissan deve oferecer três versões — Sense, Advance e Exclusive — com equipamentos atualizados e uma cabine redesenhada. O preço de lançamento para versão de entrada, Active é de R$117.990, Sense Plus, R$139.590, Advance Plus a partir de R$149.800 e a topo, chamada de Exclusive tem o preço sugerido de R$152.990. Posicionando o Kait abaixo da nova geração do Kicks e de frente para concorrentes como Renault Kardian, Fiat Pulse e Volkswagen Tera.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

A estratégia da marca inclui também exportar o modelo para mais de 20 países da América Latina, fazendo do Brasil o centro de produção do novo SUV. Com visual mais atual, espaço competitivo e foco em custo-benefício, o Nissan Kait chega para reforçar a presença da marca no segmento de SUVs compactos e atrair consumidores que buscam um zero-quilômetro com design moderno e manutenção já conhecida.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Tecnologia nacional

Ford Ranger Híbrida Plug-in terá motor flex desenvolvido no Brasil

Picape eletrificada será lançada em 2027 na América do Sul

13/11/2025 16h34

Ranger Híbrida Plug-in com motor flex feito no Brasil.

Ranger Híbrida Plug-in com motor flex feito no Brasil. Foto: Divulgação

Continue Lendo...

A Ford anunciou que a nova Ranger Híbrida Plug-in contará com um motor flex desenvolvido no Brasil, voltado especialmente para as condições e combustíveis do mercado local. O projeto é liderado pela engenharia da Ford América do Sul, no centro de Tatuí (SP), que se consolida como um polo global de inovação da marca.

A picape, prevista para chegar à América do Sul em 2027, combina propulsão elétrica com a versatilidade do motor flex, oferecendo desempenho robusto e menor impacto ambiental. O sistema híbrido plug-in permitirá rodar em modo 100% elétrico em trajetos curtos, mantendo a força e a autonomia que caracterizam a linha Ranger.

O desenvolvimento do novo trem de força reforça o compromisso da Ford em investir em soluções sustentáveis sem abrir mão da potência e da durabilidade exigidas pelos consumidores da categoria. O modelo também simboliza a integração entre engenharia regional e estratégia global da marca.

O complexo de Tatuí abriga, além do campo de provas, um Centro de Diagnóstico Avançado e a Ford Academy, espaços que apoiam a formação técnica e o desenvolvimento de novas tecnologias. Hoje, o time brasileiro é responsável por cerca de um terço das funcionalidades aplicadas nos veículos Ford em todo o mundo.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).