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Hyundai exibiu o HDC-6 Neptune durante o 'H2 Mobility Energy Show 2020'

O caminhão pesado futurista movido a hidrogênio, deverá ser lançado dentro de três a quatro anos

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Enquanto em certas partes do mundo a indústria automotiva vive uma espécie de apatia causada pela pandemia do coronavírus, com adiamento de eventos e até de metas ambientais, há países que não pararam de pensar no futuro. No início de julho, aconteceu em Goyang, na Coreia do Sul, o H2 Mobility Energy Show 2020, um “motorshow” especializado em veículos movidos a hidrogênio. Para “fazer bonito” em sua própria casa, a marca sul-coreana Hyundai aproveitou para exibir mais o conceito HDC-6 Neptune, em uma versão mais aprimorada. Apresentado no final de 2019, trata-se de um caminhão para serviços pesados movido a hidrogênio por meio do qual a marca pretende reforçar a sua estratégia futura de mobilidade de zero emissões. Com o novo produto, que deverá ser lançado até 2024, a Hyundai planeia expandir a mobilidade a hidrogênio para o mercado dos veículos comerciais e liderar a transição global para modelos comerciais ecologicamente mais amigáveis.

A Hyundai já deixou claro que pretende acelerar a sua entrada no mercado europeu de caminhões movidos a hidrogénio com o lançamento do Xcient, no início de julho. A marca sul-coreana exportou para a Suíça as dez unidades iniciais do primeiro caminhão pesado movido por célula de combustível produzido em massa do mundo. A proposta é enviar um total de cinquenta unidades do XCient para a Suíça este ano, com as primeiras entregas a clientes previstas para setembro. A Hyundai projeta produzir um total de 1.600 caminhões XCient Fuel Cell até 2025, para atender à crescente demanda de empresas interessadas em reduzir as emissões de carbono por meio de soluções de emissão zero. O XCient é alimentado por um sistema de célula de combustível de hidrogênio de 190 kW. Sete grandes tanques de hidrogênio oferecem uma capacidade combinada de armazenamento de cerca de 32 quilos. Segundo a Hyundai, o alcance por carga completa do XCient é de cerca de 400 quilômetros com um reboque de 34 toneladas, e o reabastecimento completo para cada caminhão leva no máximo vinte minutos. 

A Hyundai não revela as características técnicas do HDC-6 Neptune, porém, adianta que está desenvolvendo um modelo para longas distâncias, capaz de percorrer mil quilômetros com uma única carga, equipado com um sistema de célula de combustível aprimorado, com alta durabilidade e potência. “A proposta da Hyundai é começar a explorar novas oportunidades no mercado de veículos comerciais dos Estados Unidos. A célula de combustível é a tecnologia perfeita para caminhões pesados ​​e serviços de longa distância, devido a sua ampla autonomia, maior carga útil, menor tempo de reabastecimento e, finalmente, com custos operacionais mais baixos. Estamos dispostos a trabalhar com parceiros para estabelecer um ecossistema em torno do hidrogênio para esses veículos”, avisa Edward Lee, diretor da Divisão de Veículos Comerciais da empresa. 

A modernidade o HDC-6 Neptune fica bastante explícita já a partir do próprio design. O protótipo da Hyundai ostenta um desenho dianteiro suave e arredondado, de forma a criar uma estrutura única com o implemento no qual são transportadas as cargas. De acordo com os designers, o estilo saiu dos comboios dos trens aerodinâmicos que operaram de 1936 a 1959 na linha ferroviária central de Nova York, inspirados no movimento Art Deco. Já na cabine, a proposta é oferecer em espaço minimalista, com poucos botões físicos. O painel de instrumentação digitalizado se estende por todo o tablier, que mais parece uma tela sensível ao toque gigantesca. Nas laterais, telas projetam as imagens captadas por câmeras para os retrovisores virtuais.

Novo SUV

Nissan apresenta o Kait no Brasil

Visual moderno, produção nacional e preços a partir de R$ 117 mil

03/12/2025 14h13

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos Divulgação

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A Nissan revelou oficialmente o Kait, seu novo SUV compacto que será produzido no Complexo Industrial de Resende (RJ) como parte do investimento de R$ 2,8 bilhões da marca no país. O modelo chega para ocupar a faixa de entrada do segmento e substituir o antigo Kicks Play, mantendo a mesma plataforma e motor 1.6 aspirado com câmbio CVT, porém com um visual totalmente renovado. Faróis bipartidos, lanternas finas interligadas e linhas mais modernas aproximam o Kait da identidade global recente da marca.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Com cerca de 4,30 m de comprimento, entre-eixos de 2,62 m e porta-malas de 432 litros, o novo SUV preserva o espaço interno que sempre foi ponto forte do seu antecessor. A Nissan deve oferecer três versões — Sense, Advance e Exclusive — com equipamentos atualizados e uma cabine redesenhada. O preço de lançamento para versão de entrada, Active é de R$117.990, Sense Plus, R$139.590, Advance Plus a partir de R$149.800 e a topo, chamada de Exclusive tem o preço sugerido de R$152.990. Posicionando o Kait abaixo da nova geração do Kicks e de frente para concorrentes como Renault Kardian, Fiat Pulse e Volkswagen Tera.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

A estratégia da marca inclui também exportar o modelo para mais de 20 países da América Latina, fazendo do Brasil o centro de produção do novo SUV. Com visual mais atual, espaço competitivo e foco em custo-benefício, o Nissan Kait chega para reforçar a presença da marca no segmento de SUVs compactos e atrair consumidores que buscam um zero-quilômetro com design moderno e manutenção já conhecida.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Tecnologia nacional

Ford Ranger Híbrida Plug-in terá motor flex desenvolvido no Brasil

Picape eletrificada será lançada em 2027 na América do Sul

13/11/2025 16h34

Ranger Híbrida Plug-in com motor flex feito no Brasil.

Ranger Híbrida Plug-in com motor flex feito no Brasil. Foto: Divulgação

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A Ford anunciou que a nova Ranger Híbrida Plug-in contará com um motor flex desenvolvido no Brasil, voltado especialmente para as condições e combustíveis do mercado local. O projeto é liderado pela engenharia da Ford América do Sul, no centro de Tatuí (SP), que se consolida como um polo global de inovação da marca.

A picape, prevista para chegar à América do Sul em 2027, combina propulsão elétrica com a versatilidade do motor flex, oferecendo desempenho robusto e menor impacto ambiental. O sistema híbrido plug-in permitirá rodar em modo 100% elétrico em trajetos curtos, mantendo a força e a autonomia que caracterizam a linha Ranger.

O desenvolvimento do novo trem de força reforça o compromisso da Ford em investir em soluções sustentáveis sem abrir mão da potência e da durabilidade exigidas pelos consumidores da categoria. O modelo também simboliza a integração entre engenharia regional e estratégia global da marca.

O complexo de Tatuí abriga, além do campo de provas, um Centro de Diagnóstico Avançado e a Ford Academy, espaços que apoiam a formação técnica e o desenvolvimento de novas tecnologias. Hoje, o time brasileiro é responsável por cerca de um terço das funcionalidades aplicadas nos veículos Ford em todo o mundo.

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