Veículos

Compacto "top"

Hyundai HB20 Platinum Plus: o hatch de referência

Versão 1.0 T-GDI Platinum Plus é a topo de linha, que retomou em março o posto de automóvel de passeio mais vendido do Brasil

Continue lendo...

O HB20 é o primeiro Hyundai “made in Brazil” e está entre os carros mais vendidos do país desde o lançamento, em 2012. Apresentada em setembro de 2019, a segunda geração ficou marcada pela grade trapezoidal cromada que misturava linhas retas e curvas – causou tanta estranheza que até gerou um certo “bullying”, expresso em apelidos pouco lisonjeiros como “beiçola” e “boca de bagre”. Nada que impedisse o HB20 de atingir pela primeira vez em 2021 a liderança isolada entre os carros de passeio no ranking da Fenabrave, posição mantida em 2022. No geral de automóveis, que inclui os comerciais leves, o hatch da Hyundai foi superado nos dois últimos anos apenas pela picape Fiat Strada. Quando a linha 2023 chegou às concessionárias, em agosto do ano passado, o compacto da marca sul-coreana investiu em um profundo “facelift”, que aparentemente resolveu as “pendências estéticas”. Este ano, o compacto da Hyundai perdeu o ritmo de vendas em janeiro e fevereiro e foi ultrapassado pelos Chevrolet Onix e Onix Plus – mas, em março, já retomou a posição de líder nacional entre os carros de passeio, com 8.363 emplacamentos.

Hyundai HB20 Platinum PlusHyundai HB20 Platinum Plus

Além da evolução visual, a linha 2023 do HB20 incorporou tecnologias de segurança, especialmente na versão topo de linha Platinum Plus. A configuração mais completa do HB20 parte de R$ 117.090 na cor Preto Onix. A opção pelo Branco Astral encarece R$ 700 e as outras tonalidades disponíveis – Cinza Silk, Azul Sapphire, Prata Sand e Prata Brisk (a do modelo testado) – acrescentam R$ 1.600 à fatura. A Platinum Plus é movida pelo motor Kappa 1.0 TGDI, na configuração de três cilindros com 12 válvulas, o mesmo utilizado desde 2019. É uma evolução da versão aspirada Kappa 1.0 das variantes mais baratas do HB20 – além do turbocompressor, incorpora injeção de combustível e intercooler. Entrega até 120 cavalos com gasolina ou etanol a 6 mil rpm e um torque de 17,5 kgfm com gasolina ou etanol a 1.500 rpm.

Na linha 2023 do HB20, a ampla grade hexagonal é dividida por uma faixa de carroceria e traz uma trama tridimensional que alterna formas trapezoidais e losangulares. É ladeada pelos novos faróis que se prolongam até a lateral – apenas as luzes diurnas são em leds. O para-choque ficou mais volumoso e abriga as luzes de seta e os faróis de neblina. O capô tem frisos que integram visualmente o logo da grade ao para-brisa. A traseira traz lanternas em leds interligadas. A parte inferior do para-choque com revestimento em preto fosco ressalta as luzes de seta e de ré – como não são integradas ao conjunto óptico, como é usual nos hatches compactos, ficam em uma posição mais baixa do que o normal. As rodas de 16 polegadas da versão mais cara têm acabamento preto e diamantado. A tampa do porta-malas de maiores dimensões aumenta a percepção de tamanho. Com as alterações nos para-choques, o comprimento do hatch aumentou em 7,5 centímetros.

Hyundai HB20 Platinum PlusHyundai HB20 Platinum Plus

Todas as versões do HB20 contam com seis airbags, freios ABS com EBD, controles de estabilidade eletrônico e tração (ESP e TCS), sinalização de frenagem de emergência, assistente de partida em rampa, controle de cruzeiro e limitador de velocidade. Completam o pacote os cintos de três pontos para todos os ocupantes, apoios de cabeça nos assentos dianteiros e traseiros com regulagem de altura, Isofix, limpador e desembaçador do vidro traseiro, travamento automático das portas e da tampa do compartimento de carga a 20 km/h, trava de segurança para crianças nas portas traseiras e destravamento automático das portas, em caso de acidente. Para as versões Limited, Platinum e Platinum Plus, estão disponíveis os recursos de monitoramento da traseira via câmera e sensor de estacionamento traseiro e acendimento automático dos faróis. E a versão Platinum Plus, com o Hyundai SmartSense, agrega um pacote de recursos de segurança que inclui prevenção de colisões dianteira e traseira, assistência de permanência e centralização em faixa, aviso de saída segura, monitoramento de ponto cego, partida remota do motor e inovações em conectividade por meio do Hyundai Bluelink. 

Experiência a bordo

Com o sistema Hyundai Bluelink do HB20 Platinum Plus, o hatch oferece reconhecimento de voz e possibilidade de conectar Google Android Auto e Apple CarPlay sem fio. A possibilidade de partida remota do motor confere a conveniência de climatizar o carro à distância usando a chave presencial. Para acionar o motor, o motorista deve pressionar o botão para travar as portas do carro e, em seguida, manter pressionado o botão de partida remota por três segundos. A chave presencial também permite o travamento e abertura das portas por proximidade, com o toque de um botão na maçaneta, e a partida do motor por botão no painel.

Por dentro, as mudanças do HB20 2023 foram pontuais. Os bancos contam com uma mistura de couro sintético e tecido pretos com outros elementos revestidos em couro – volante, manopla, apoio de braço no console central e acabamento das portas. O Supervision Cluster é um painel de instrumentos com 4,2 polegadas totalmente digital, colorido e interativo, que disponibiliza três opções de cor de fundo para escolha do motorista e a configuração personalizada de itens de segurança e conforto. O ar-condicionado digital é automático, com três níveis de intensidade. A central multimídia BlueMedia traz tela de 8 polegadas em estilo flutuante. São três entradas USB, uma disponível para os passageiros traseiros. Há opção de carregamento por indução (sem fio) da bateria do celular no console central. Mas o ar-condicionado digital automático não tem saídas para trás.

Hyundai HB20 Platinum PlusInterior do Hyundai HB20 Platinum Plus

Impressões ao dirigir

O pacote de segurança avançada SmartSense do Hyundai HB20 Platinum Plus, quando ativado, literalmente “mostra serviço” o tempo todo. Na maioria das vezes, “rouba a cena” e deixa o motorista encantado. Em outras, contudo, é tão preventivo que pode causar alguma contrariedade em motoristas conservadores, com estilo mais dominador. O Assistente de Centralização em Faixa, que monitora a posição do carro em relação à sinalização horizontal de trânsito e ao veículo à frente, atua de forma autônoma no volante para manter o carro centralizado na faixa de rodagem. O Sistema de Alerta e Frenagem Autônomo, que freia o carro sozinho para evitar impactos e já era disponibilizado na versão topo de linha do HB20, passou a detectar também ciclistas na linha 2023 – levar um “fino” de um motociclista menos prudente, situação infelizmente corriqueira nos engarrafamentos das grandes metrópoles, pode motivar uma freada não planejada pelo motorista, além de alertas visuais e sonoros. O Assistente de Ponto Cego usa sensores para indicar ao motorista a existência de veículos fora do alcance visual do motorista, feitas diretamente nos espelhos externos, e também pode automaticamente controlar o veículo para reduzir o risco de uma colisão ao mudar de faixa. O Assistente de Tráfego Cruzado Traseiro ajuda a evitar colisões ao sair de uma vaga em ré, usando radares que detectam e emitem um aviso sonoro quando um veículo se aproxima e até mesmo freiam o carro, se necessário. E o Alerta de Saída Segura apenas emite avisos se um veículo for detectado no momento em que um ocupante abre a porta para sair. Há ainda alerta de objetos no banco traseiro, detector de fadiga, farol-alto adaptativo e monitoramento de pressão dos pneus, que se juntam aos controles de tração e estabilidade. Com o tempo ao volante, o motorista logo se acostuma à “mãozinha tecnológica” – e provavelmente sentirá falta dela.

Tecnologias de segurança à parte, a configuração “top” do hatch da Hyundai é produto bastante bem acertado em termos dinâmicos. Mantém o desempenho convincente proporcionado pela já conhecida (desde 2019) parceria do motor 1.0 Turbo GDI e o câmbio automático de 6 velocidades. Como o bom torque máximo de 17,5 kgfm está disponível praticamente em qualquer giro, o hatch acelera com vontade e proporciona agilidade no trânsito, entregando ultrapassagens seguras e um reconfortante vigor em subidas íngremes. As trocas de marchas do câmbio automático são precisas e o compacto ganha velocidade rápida e progressivamente, com a possibilidade de mudanças manuais no volante – um “fetiche” do qual os motoristas de estilo mais controlador não gostam de abrir mão. A suspensão entrega um equilíbrio entre conforto e controle, sem quicar demais nos pavimentos irregulares nem inclinar muito o veículo em curvas velozes. O sistema Stop&Go de parada e partida automática do motor (uma novidade da linha 2023) auxilia na economia de combustível. Segundo o Inmetro, o HB20 Platinum Plus faz 12,2 km/l com gasolina e 8,6 km/l com etanol na cidade e 14,4 km/l e 10,2 km/l em percursos rodoviários, respectivamente.

Hyundai HB20 Platinum PlusMotor do Hyundai HB20 Platinum Plus