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Lá vem ela: picape Alaskan

A Renault confirma o início da produção em Córdoba, na Argentina, no segundo semestre

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por Luis Piedra Cueva, do “Airbag” 

No dia 15 de maio, a filial argentina da Renault emitiu um comunicado de que, no segundo semestre, começará a produção industrial da picape Alaskan na fábrica de Santa Isabel, que pertence à aliança Renault-Nissan, localizada em Córdoba. Assim, o acordo da marca francesa com a Nissan e a Mercedes-Benz para desenvolvimento de modelos utilitários avança em sua etapa regional. A nova picape sairá da mesma linha de montagem onde já é produzida, desde 2018, a Nissan Frontier, que abastece toda a América do Sul, inclusive o Brasil.  

“A nossa fábrica em Córdoba será convertida em referência da produção regional de veículos comerciais leves”, explica Pablo Sibilla, presidente da Renault Argentina. Da mesma fábrica e utilizando a mesma plataforma de Frontier e Alaskan também sairia a Mercedes-Benz Classe X. Todavia, no ano passado, a marca alemã desistiu de produzir a picape na América do Sul. Este ano, em meio à pandemia da Covid-19, a produção da Classe X foi encerrada na Espanha e o modelo foi precocemente aposentado, pouco mais de dois anos após o lançamento.

A vinda da Alaskan para o mercado brasileiro já se tornou uma história longa. A picape chegou a ser exibida ao público no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo em duas edições, em 2016 e 2018. Contudo, a grave crise econômica na Argentina atrapalhou os planos da Renault. A picape terá a tarefa de complementar a oferta na categoria de veículos utilitários na Renault na América do Sul, onde a marca tem bons resultados em alguns subsegmentos com modelos como os furgões Master e Kangoo – e sua versão elétrica Kangoo ZE – e a picape Duster Oroch.

A nova picape terá a mesma plataforma e carroceria da Frontier, com alterações somente na grade frontal, nos logos e na central multimídia. Chegará aos mercados latino-americanos com as mesmas opções de motorização para a picape da Nissan – o biturbo diesel dCi 2.3 de 190 cavalos, disponível com um câmbio manual de 6 marchas ou CVT, e sua derivação com turbo simples, que fornece 160 cavalos de potência. Serão disponibilizadas opções de tração simples e 4x4 para a Alaskan. Porém, a agenda da chegada do novo utilitário aos mercados regionais depende da evolução da pandemia da Covid-19 (sem este ‘na região’, já tá falando nela). No Brasil, a picape média da Renault enfrentará modelos como a Toyota Hilux, a Chevrolet S10, a Ford Ranger, a Volkswagen Amarok, a Mitsubishi L200 Triton Sport e a própria Frontier – Hilux, Amarok, Ranger e Frontier também são produzidas na Argentina. (colaborou Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix)

Novo SUV

Nissan apresenta o Kait no Brasil

Visual moderno, produção nacional e preços a partir de R$ 117 mil

03/12/2025 14h13

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos Divulgação

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A Nissan revelou oficialmente o Kait, seu novo SUV compacto que será produzido no Complexo Industrial de Resende (RJ) como parte do investimento de R$ 2,8 bilhões da marca no país. O modelo chega para ocupar a faixa de entrada do segmento e substituir o antigo Kicks Play, mantendo a mesma plataforma e motor 1.6 aspirado com câmbio CVT, porém com um visual totalmente renovado. Faróis bipartidos, lanternas finas interligadas e linhas mais modernas aproximam o Kait da identidade global recente da marca.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Com cerca de 4,30 m de comprimento, entre-eixos de 2,62 m e porta-malas de 432 litros, o novo SUV preserva o espaço interno que sempre foi ponto forte do seu antecessor. A Nissan deve oferecer três versões — Sense, Advance e Exclusive — com equipamentos atualizados e uma cabine redesenhada. O preço de lançamento para versão de entrada, Active é de R$117.990, Sense Plus, R$139.590, Advance Plus a partir de R$149.800 e a topo, chamada de Exclusive tem o preço sugerido de R$152.990. Posicionando o Kait abaixo da nova geração do Kicks e de frente para concorrentes como Renault Kardian, Fiat Pulse e Volkswagen Tera.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

A estratégia da marca inclui também exportar o modelo para mais de 20 países da América Latina, fazendo do Brasil o centro de produção do novo SUV. Com visual mais atual, espaço competitivo e foco em custo-benefício, o Nissan Kait chega para reforçar a presença da marca no segmento de SUVs compactos e atrair consumidores que buscam um zero-quilômetro com design moderno e manutenção já conhecida.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Tecnologia nacional

Ford Ranger Híbrida Plug-in terá motor flex desenvolvido no Brasil

Picape eletrificada será lançada em 2027 na América do Sul

13/11/2025 16h34

Ranger Híbrida Plug-in com motor flex feito no Brasil.

Ranger Híbrida Plug-in com motor flex feito no Brasil. Foto: Divulgação

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A Ford anunciou que a nova Ranger Híbrida Plug-in contará com um motor flex desenvolvido no Brasil, voltado especialmente para as condições e combustíveis do mercado local. O projeto é liderado pela engenharia da Ford América do Sul, no centro de Tatuí (SP), que se consolida como um polo global de inovação da marca.

A picape, prevista para chegar à América do Sul em 2027, combina propulsão elétrica com a versatilidade do motor flex, oferecendo desempenho robusto e menor impacto ambiental. O sistema híbrido plug-in permitirá rodar em modo 100% elétrico em trajetos curtos, mantendo a força e a autonomia que caracterizam a linha Ranger.

O desenvolvimento do novo trem de força reforça o compromisso da Ford em investir em soluções sustentáveis sem abrir mão da potência e da durabilidade exigidas pelos consumidores da categoria. O modelo também simboliza a integração entre engenharia regional e estratégia global da marca.

O complexo de Tatuí abriga, além do campo de provas, um Centro de Diagnóstico Avançado e a Ford Academy, espaços que apoiam a formação técnica e o desenvolvimento de novas tecnologias. Hoje, o time brasileiro é responsável por cerca de um terço das funcionalidades aplicadas nos veículos Ford em todo o mundo.

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