Veículos

PICAPE

Lançamento da picape Peugeot Landtrek foi adiado por conta da pandemia

Montada no Uruguai, a previsão é de que ela desembarque no Brasil em 2021

Continue lendo...

A Landtrek foi apresentada mundialmente em fevereiro e marcará o retorno da Peugeot às picapes. É um segmento no qual a marca francesa já produziu modelos de sucesso, como a média 504, fabricada de 1979 a 1999, e outros que passaram quase despercebidos, como a compacta Hoggar, derivada do hatch 207 e feita no Brasil de 2010 a 2013. A estreia mundial da nova picape da Peugeot foi adiada por conta da pandemia do novo coronavírus, mas acontecerá nas próximas semanas, inicialmente no México, onde chega importada da China. Para a América do Sul, a nova picape da Peugeot será montada na fábrica da Nordex no Uruguai, que está em fase de ampliação e de onde já saem os furgões Peugeot Expert e Citroën Jumpy. Os planos para o Brasil também foram adiados por conta da pandemia, no entanto, a previsão é de que a Landtrek desembarque em 2021 para enfrentar modelos como a Toyota Hilux, a Chevrolet S10, a Ford Ranger, a Volkswagen Amarok, a Nissan Frontier e a Mitsubishi L200 – e ainda a aguardada Renault Alaskan, que também deve ser lançada em 2021. 

Desenvolvido pela Peugeot em parceria com a fabricante chinesa Changan, o projeto da Landtrek originou também variantes chinesas denominadas F70 e Hunter, que já são comercializadas e exportadas para vários países. Os modelos da Changan e o da Peugeot têm chassis comuns com eixo traseiro contínuo, estrutura da cabine e alguns painéis da carroceria, entretanto, o design do Landtrek reflete bem o estilo contemporâneo da marca francesa. A linha não prevê apenas uma picape com cabine dupla, como também uma versão de cabine simples e até mesmo um chassi-cabine para instalação de implementos. A Landtrek cabine dupla tem um comprimento de 5,33 metros e uma plataforma de carga de 1,63 metro. A versão de cabine simples tem 5,39 metros e uma plataforma de carga de 2,43 metros. As básicas vêm com conjuntos ópticos convencionais e para-choques pretos, enquanto para carros mais caros os para-choques são na cor da carroceria e os faróis, em leds. A caçamba conta com iluminação e uma tomada de 12 volts. A capacidade de carga varia de uma tonelada a 1,2 tonelada, dependendo da versão.

O interior da nova picape remete ao estilo i-Cockpit dos automóveis da Peugeot. Há um volante de dois raios, instrumentos e interruptores de alternância característicos no console central. As versões básicas são modestamente equipadas, mas a Landtrek “top” deve vir com uma tela de mídia de 10 polegadas, ar-condicionado com controle de temperatura de zona dupla e sistemas de câmeras em 360 graus para auxiliar as manobras. As versões com cabine dupla podem ter até seis airbags. 

Para o México, os motores da Landtrek serão de origem chinesa – há um turbo 2.4 a gasolina com 210 cavalos e 33 kgfm, e um turbodiesel de 1,9 litro com 150 cavalos e 36 kgfm. Ambos podem ser agregados com uma caixa manual ou automática de 6 velocidades. Para a América do Sul, há a possibilidade de que seja adotado o motor Peugeot 2.0 turbodiesel de 2.0 BlueHDi de 130 cavalos do furgão Boxer. As versões mais básicas terão apenas tração 4X2, contudo, nas mais equipadas, a tração nas quatro rodas será complementada por uma engrenagem de redução e um bloqueio do diferencial traseiro. A distância em relação ao solo varia de 21,4 centímetros a 23,5 centímetros, dependendo da versão. O ângulo de entrada é de 29 graus e de saída, de 27 graus. Quanto à capacidade de transpor áreas inundadas, segundo a Peugeot, a Landtrek pode atravessar trechos alagados com até 60 centímetros de profundidade.

Novo SUV

Nissan apresenta o Kait no Brasil

Visual moderno, produção nacional e preços a partir de R$ 117 mil

03/12/2025 14h13

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos Divulgação

Continue Lendo...

A Nissan revelou oficialmente o Kait, seu novo SUV compacto que será produzido no Complexo Industrial de Resende (RJ) como parte do investimento de R$ 2,8 bilhões da marca no país. O modelo chega para ocupar a faixa de entrada do segmento e substituir o antigo Kicks Play, mantendo a mesma plataforma e motor 1.6 aspirado com câmbio CVT, porém com um visual totalmente renovado. Faróis bipartidos, lanternas finas interligadas e linhas mais modernas aproximam o Kait da identidade global recente da marca.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Com cerca de 4,30 m de comprimento, entre-eixos de 2,62 m e porta-malas de 432 litros, o novo SUV preserva o espaço interno que sempre foi ponto forte do seu antecessor. A Nissan deve oferecer três versões — Sense, Advance e Exclusive — com equipamentos atualizados e uma cabine redesenhada. O preço de lançamento para versão de entrada, Active é de R$117.990, Sense Plus, R$139.590, Advance Plus a partir de R$149.800 e a topo, chamada de Exclusive tem o preço sugerido de R$152.990. Posicionando o Kait abaixo da nova geração do Kicks e de frente para concorrentes como Renault Kardian, Fiat Pulse e Volkswagen Tera.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

A estratégia da marca inclui também exportar o modelo para mais de 20 países da América Latina, fazendo do Brasil o centro de produção do novo SUV. Com visual mais atual, espaço competitivo e foco em custo-benefício, o Nissan Kait chega para reforçar a presença da marca no segmento de SUVs compactos e atrair consumidores que buscam um zero-quilômetro com design moderno e manutenção já conhecida.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Tecnologia nacional

Ford Ranger Híbrida Plug-in terá motor flex desenvolvido no Brasil

Picape eletrificada será lançada em 2027 na América do Sul

13/11/2025 16h34

Ranger Híbrida Plug-in com motor flex feito no Brasil.

Ranger Híbrida Plug-in com motor flex feito no Brasil. Foto: Divulgação

Continue Lendo...

A Ford anunciou que a nova Ranger Híbrida Plug-in contará com um motor flex desenvolvido no Brasil, voltado especialmente para as condições e combustíveis do mercado local. O projeto é liderado pela engenharia da Ford América do Sul, no centro de Tatuí (SP), que se consolida como um polo global de inovação da marca.

A picape, prevista para chegar à América do Sul em 2027, combina propulsão elétrica com a versatilidade do motor flex, oferecendo desempenho robusto e menor impacto ambiental. O sistema híbrido plug-in permitirá rodar em modo 100% elétrico em trajetos curtos, mantendo a força e a autonomia que caracterizam a linha Ranger.

O desenvolvimento do novo trem de força reforça o compromisso da Ford em investir em soluções sustentáveis sem abrir mão da potência e da durabilidade exigidas pelos consumidores da categoria. O modelo também simboliza a integração entre engenharia regional e estratégia global da marca.

O complexo de Tatuí abriga, além do campo de provas, um Centro de Diagnóstico Avançado e a Ford Academy, espaços que apoiam a formação técnica e o desenvolvimento de novas tecnologias. Hoje, o time brasileiro é responsável por cerca de um terço das funcionalidades aplicadas nos veículos Ford em todo o mundo.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).