Veículos

NOVIDADE AUTOMOTIVA

Lançamento nacional do Nivus

Depois da apresentação mundial, no final de maio, a Volkswagen o apresenta virtualmente para o mercado brasileiro e o revela em todos os seus detalhes

Continue lendo...

Depois de apresentar mundialmente o Nivus por meio de uma “live”, no final de maio, a Volkswagen do Brasil volta a recorrer ao ambiente virtual da internet para o lançamento nacional do seu misto de SUV com cupê. Com chegada às concessionárias brasileiras prevista para agosto, o novo modelo da marca alemã foi oferecido em pré-venda e, a julgar pela receptividade, parece que agradou. O primeiro lote, de 1.200 unidades, se esgotou em apenas sete minutos após a abertura dos pedidos. “Essa é uma conquista ainda mais incrível por se tratar de um lançamento que ocorre nesse cenário de incertezas, feito totalmente por meios digitais, e sem que ninguém, nem clientes ou jornalistas, dirigissem o carro. É uma prova de que acertamos no produto, na estratégia e no público. É motivo de orgulho e comemoração de toda a equipe da Volkswagen”, celebrou Pablo Di Si, presidente e CEO da Volkswagen para a América Latina.

Chamado pela fabricante alemã de primeiro “smart car” do país, o Nivus tem uma oferta enxuta e de baixa complexidade, tanto de versões quanto de opcionais. O modelo tem as configurações Comfortline 200 TSI, por R$ 85.890, e Highline 200 TSI, por R$ 98.290, ambas equipadas com itens de série voltados para o conforto, a comodidade e a segurança, sem abrir mão das características visuais marcantes do modelo. “O Nivus é o coração da Nova Volkswagen. Daqui do Brasil, projetamos um carro global, para fazer sucesso nos mercados mais competitivos do mundo. Totalmente desenvolvido na América Latina, o Nivus começou a ser produzido no dia 8 de junho, seguindo a programação inicial de lançamento no mercado. Todas as nossas fábricas no Brasil e na Argentina já retomaram a produção de forma gradativa, respeitando todas as normas de segurança de combate à pandemia do coronavírus”, destaca Di Si.  

O motor 200 TSI Total Flex (família EA211) – já adotado no hatch Polo, no sedã Virtus e no utilitário esportivo T-Cross – equipa as duas versões do Nivus. Com turbocompressor e injeção direta de combustível, o propulsor gera até 128 cavalos de potência (94 kW) e torque de 20,4 kgfm a partir de 2 mil rotações por minuto. De acordo com a marca, o resultado é um desempenho ágil e esperto a todo momento. O motor 200 TSI está acoplado à transmissão automática de 6 marchas (AQ250). Sempre conforme a Volkswagen, o Nivus acelera de zero a 100 km/h em 10 segundos e pode atingir a velocidade máxima de 189 km/h, com etanol. Com relação ao consumo de combustível, o novo Volkswagen obteve pelo Inmetro as marcas de 10,7 km/l (gasolina) e de 7,7 km/l (etanol) no ciclo urbano, enquanto no rodoviário os dados foram de 13,2 km/l (gasolina) e de 9,4 km/l (etanol).

A suspensão foi desenvolvida para atender às necessidades dinâmicas do Nivus. Por ter uma altura de crossover, ele acaba permitindo ao motorista assumir uma posição mais confortável ao volante. O novo modelo é 2,75 centímetros mais alto que o Polo, sendo um centímetro vindo da suspensão e mais 1,75 centímetro do conjunto roda e pneu. Dessa forma, o vão livre do solo do Nivus é maior que o do Polo, para superar lombadas e desníveis com maior facilidade. O carro tem ainda regulagens de altura do banco e de altura e profundidade da coluna de direção, proporcionando boa posição de dirigir. O espaço interno é outra virtude do Nivus. Com 4,26 metros de comprimento, 1,75 metro de largura, 1,49 metro de altura e 2,56 metros de distância de entre-eixos, o crossover cupê transporta até cinco ocupantes com conforto para pernas, joelhos, ombros e cabeças.

Além do motor 200 TSI e da transmissão automática de 6 marchas, o Nivus traz de série direção com assistência elétrica, seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois de cortina), auxílio de partida em rampa (Hill Hold Control), controle eletrônico de estabilidade (ESC) e de tração (ASR), faróis de led com função “Coming & Leaving home” (iluminação de orientação, clareando o ambiente em caso de emergência) e DRL (luzes de circulação diurna) em led integrado, lanternas também em leds, câmera de ré, volante multifuncional, Isofix e top tether para fixação de cadeirinha infantil, sensor de estacionamento traseiro (Park Pilot), freios a disco nas quatro rodas, retrovisores externos eletricamente ajustáveis com função tiltdown no lado direito (para facilitar as manobras de estacionamento junto ao meio-fio), saídas traseiras do ar-condicionado e USB para passageiros do banco de trás.

Para a versão topo de linha Highline, que chega completa, oferecendo apenas a cor como opcional, acrescenta o controle de cruzeiro adaptativo ACC (Adaptive Cruise Control), um item exclusivo nessa classe de veículo no Brasil, sistemas de frenagem autônoma de emergência AEB (City Emergency Brake), Front Assist, Post Collision Brake, ar-condicionado com controle eletrônico de temperatura Climatronic, faróis de neblina em led com função Cornering Light, revestimento dos bancos com material sintético Native, rodas de liga leve de 17 polegadas, sensores de chuva e crepuscular, sensores de estacionamento traseiros e dianteiros, detector de fadiga, sistema Kessy (acesso ao veículo sem o uso da chave e botão para partida do motor), entrada USB no console central dianteiro e novo volante multifuncional revestido em couro e com “paddles shifts” para troca de marchas manuais, o mesmo utilizado pelo novo Golf na Alemanha.

“O Nivus é uma combinação de sucesso do design cupê arrojado com apelo esportivo, versatilidade e posição de dirigir um pouco mais alta. Tudo isso faz com que esse carro complete ainda mais o nosso portfólio, criando um segmento completamente novo no mercado. Com o Nivus, nosso foco é o cliente com idade média de trinta a trinta e cinco anos, ligado a esportes, tecnologia, games, música, carros, gastronomia, viagens e pets”, explica Gustavo Schmidt, vice-presidente de Vendas e Marketing da Volkswagen América Latina. O Nivus é o primeiro modelo desenvolvido pela Volkswagen do Brasil e que também será produzido e comercializado no mercado europeu a partir de 2021. O carro para a América Latina é feito na fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista.

Desde o início do desenvolvimento do projeto, a “joia da coroa” do Nivus é a combinação do painel de instrumentos configurável Active Info Display de 10,25 polegadas e da nova central de infoentretenimento VW Play, criada no Brasil com foco no consumidor local. É item de série da versão Highline. O VW Play tem uma tela temperada antirrisco de alta resolução, de 10,1 polegadas sensível ao toque, com funcionamento semelhante ao de um tablet ou smartphone, estabelecendo um novo patamar de conectividade, streaming e serviços no mercado. Destaques para a conexão de internet via celular, o manual cognitivo, o app “Meu VW” pré-instalado (possibilitando o agendamento de revisões periódicas) e a inédita VW Play Apps, uma loja virtual exclusiva de aplicativos que podem ser baixados na memória interna de 10GB, como iFood, Deezer, Estapar, Porto Seguro, Waze e Ubook. O VW Play está disponível como opcional para a versão Comfortline, que vem de série com o sistema de infoentretenimento Composition Touch, com tela de 6,5 polegadas. O VW Play faz parte de um único opcional do Nivus, o pacote “VW Play & Tech”, que agrega o controle de cruzeiro adaptativo (ACC) o sistema de frenagem autônoma de emergência (AEB), o monitoramento frontal e o volante multifuncional revestido em couro com “paddles shifts”, por R$ 3.520.

Mimos na estreia

Para celebrar a estreia mundial do Nivus, a Volkswagen preparou uma série especial, a Launching Edition, com base na versão topo de linha Highline 200 TSI, nas cores Vermelho Sunset ou Cinza Moonstone, com teto e espelhos em Preto Ninja, logotipos externos em preto brilhante e rodas de liga leve de 17 polegadas Cassino Dark com acabamento diamantado. A diferença fica por conta dos apliques laterais e no para-choque traseiro e do rack de teto, que na opção Vermelho Sunset são em chrome effect e prata, respectivamente, e na versão Cinza Moonstone assume as cores Preto Ninja e preto. O catálogo do Nivus contará com seis opções de cores: Branco Cristal, Preto Ninja, Prata Sirius, Cinza Platinum, Vermelho Sunset e Cinza Moonstone, as duas últimas exclusivas da série especial.

Outra novidade no lançamento do Nivus é o cliente poder vislumbrar o carro na tela de seu celular ou tablet e ver todos os seus detalhes. A marca lança junto com o anúncio da pré-venda do Nivus o aplicativo Volkswagen Experience, que utiliza a realidade aumentada para projetar o modelo, seja em miniatura ou em tamanho normal, permitindo inclusive a interação com o veículo, abrindo e fechando as portas e até simulando estar ao volante do carro. “É mais um dispositivo de conveniência para o cliente, que passa a ter uma forma diferenciada de ver um modelo. É possível, por exemplo, observar como o Nivus fica na vaga de garagem da casa do cliente. O consumidor pode visualizar o carro em qualquer superfície plana, seja em uma mesa de jantar ou na varanda. O Volkswagen Experience vem para complementar as várias ferramentas digitais que a fabricante oferece, como o DDX e o Meu VW, tornando a digitalização na marca ainda mais robusta”, afirma Fábio Rabelo, gerente-executivo de Digitalização e Novos modelos de Negócio da Volkswagen América Latina. O Volkswagen Experience está disponível gratuitamente para as plataformas iOS e Android. Após ser instalado, ele não precisa de internet para funcionar.

Novo SUV

Nissan apresenta o Kait no Brasil

Visual moderno, produção nacional e preços a partir de R$ 117 mil

03/12/2025 14h13

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos Divulgação

Continue Lendo...

A Nissan revelou oficialmente o Kait, seu novo SUV compacto que será produzido no Complexo Industrial de Resende (RJ) como parte do investimento de R$ 2,8 bilhões da marca no país. O modelo chega para ocupar a faixa de entrada do segmento e substituir o antigo Kicks Play, mantendo a mesma plataforma e motor 1.6 aspirado com câmbio CVT, porém com um visual totalmente renovado. Faróis bipartidos, lanternas finas interligadas e linhas mais modernas aproximam o Kait da identidade global recente da marca.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Com cerca de 4,30 m de comprimento, entre-eixos de 2,62 m e porta-malas de 432 litros, o novo SUV preserva o espaço interno que sempre foi ponto forte do seu antecessor. A Nissan deve oferecer três versões — Sense, Advance e Exclusive — com equipamentos atualizados e uma cabine redesenhada. O preço de lançamento para versão de entrada, Active é de R$117.990, Sense Plus, R$139.590, Advance Plus a partir de R$149.800 e a topo, chamada de Exclusive tem o preço sugerido de R$152.990. Posicionando o Kait abaixo da nova geração do Kicks e de frente para concorrentes como Renault Kardian, Fiat Pulse e Volkswagen Tera.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

A estratégia da marca inclui também exportar o modelo para mais de 20 países da América Latina, fazendo do Brasil o centro de produção do novo SUV. Com visual mais atual, espaço competitivo e foco em custo-benefício, o Nissan Kait chega para reforçar a presença da marca no segmento de SUVs compactos e atrair consumidores que buscam um zero-quilômetro com design moderno e manutenção já conhecida.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Tecnologia nacional

Ford Ranger Híbrida Plug-in terá motor flex desenvolvido no Brasil

Picape eletrificada será lançada em 2027 na América do Sul

13/11/2025 16h34

Ranger Híbrida Plug-in com motor flex feito no Brasil.

Ranger Híbrida Plug-in com motor flex feito no Brasil. Foto: Divulgação

Continue Lendo...

A Ford anunciou que a nova Ranger Híbrida Plug-in contará com um motor flex desenvolvido no Brasil, voltado especialmente para as condições e combustíveis do mercado local. O projeto é liderado pela engenharia da Ford América do Sul, no centro de Tatuí (SP), que se consolida como um polo global de inovação da marca.

A picape, prevista para chegar à América do Sul em 2027, combina propulsão elétrica com a versatilidade do motor flex, oferecendo desempenho robusto e menor impacto ambiental. O sistema híbrido plug-in permitirá rodar em modo 100% elétrico em trajetos curtos, mantendo a força e a autonomia que caracterizam a linha Ranger.

O desenvolvimento do novo trem de força reforça o compromisso da Ford em investir em soluções sustentáveis sem abrir mão da potência e da durabilidade exigidas pelos consumidores da categoria. O modelo também simboliza a integração entre engenharia regional e estratégia global da marca.

O complexo de Tatuí abriga, além do campo de provas, um Centro de Diagnóstico Avançado e a Ford Academy, espaços que apoiam a formação técnica e o desenvolvimento de novas tecnologias. Hoje, o time brasileiro é responsável por cerca de um terço das funcionalidades aplicadas nos veículos Ford em todo o mundo.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).