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Linha 2021 dos Jeep Renegade e Compass, tem novidades e mexidas pontuais

Os dois jipes tem chegada prevista nas concessionárias do país para este mês

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Fabricados no Brasil desde 2015 e 2016 no Polo Automotivo de Goiana (PE), a mais moderna fábrica da FCA no mundo, os Jeep Renegade e Compass chegam à linha 2021 com novidades tecnológicas e de conteúdo. Com os dois carros, a marca norte-americana conseguiu um feito – de cada cinco SUVs vendidos no Brasil, um é da Jeep, embora a fabricante sublinhe sempre em seu marketing: “o Renegade e o Compass não são utilitários esportivos, são jipes”. O Compass está prestes a completar 200 mil unidades comercializadas. Líder de mercado por dois anos seguidos (2017 e 2018), o modelo ficou atrás apenas de seu “irmão” Renegade entre os SUVs mais vendidos no ano passado e, no primeiro semestre de 2020, alcançou 17.639 exemplares emplacados no país. Número 1 entre os utilitários esportivos em 2019 e nos seis primeiros meses deste ano, com 20.711 vendas, o Renegade atingiu 265.122 unidades emplacadas desde sua estreia no Brasil.

Enquanto não chegam os novos motores flex turbo que serão fabricados em Betim, o destaque da linha 2021 do Renegade é a nova versão Moab com motor 2.0 turbodiesel com 170 cavalos de potência e 35,7 kgfm de torque, previsto para chegar às concessionárias em setembro. A versão é a nova a diesel de entrada da gama e chega por R$ 10 mil a menos que a Longitude Diesel. O nome faz referência ao deserto de Moab, no Estado norte-americano de Utah, onde acontece anualmente na época da Páscoa um evento criado por entusiastas de veículos off-road e que se tornou para a Jeep um autêntico laboratório ao ar livre para o desempenho fora-de-estrada. Desde 2001, a marca apresenta e testa diversos protótipos no tradicional “Easter Jeep Safari” e possibilita ainda uma grande proximidade dos fãs. A nova versão conta com câmbio automático de 9 marchas, tração 4x4, seletor de terrenos com quatro modos e HDC (Hill Descent Control - controle de descida), central multimídia Uconnect 7 polegadas, ar-condicionado dual zone, sensor de estacionamento traseiro, faróis de neblina, pneus de uso misto, ganchos em preto na dianteira e atrás (semelhantes aos da versão Trailhawk) e visual escurecido nas rodas de liga leve de 17 polegadas e na grade frontal. A Moab estará disponível em cinco cores: Verde Recon, Branco Ambiente, Prata Billet, Cinza Antique e Preto Carbon.

Outra novidade da linha 2021 do Renegade é na versão Limited 1.8, que passa a contar com teto solar panorâmico Command View de série. Na Sport, há redução de preços dos packs de opcionais Uconnect (tela de 7 polegadas com ar-condicionado dual zone e sensor traseiro), caindo de R$ 4 mil para R$ 1 mil, e do pack Night Eagle (mesmo conteúdo do anterior acrescido do visual “all black”), descendo de R$ 5.450 para R$ 1.500. O Vermelho Colorado deixa de ser oferecido para as versões 1.8 AT (voltada ao público PCD), STD 1.8 AT e Sport. A configuração 1.8 AT ganha a oferta do Cinza Antique e as STD 1.8 AT e Sport passam a ter a opção do Verde Recon, icônica cor da marca. A Night Eagle, com seu visual “all black”, vem também com o Verde Recon. Com exceção da Moab, toda a família estará nas revendas a partir da segunda semana de agosto.

O Compass também incorpora algumas novidades na linha 2021, que chegará em meados de agosto. A versão Longitude ganha rodas novas com 18 polegadas. A configuração Limited soma à Ski Gray a opção de cor Marrom Arizona para todo o acabamento interno do carro, enquanto a Série S recebeu um novo banco com ajustes elétricos para o passageiro da frente. Além de ter o mesmo motor turbodiesel do Renegade, o Compass conta com tração 4x4 com seletor de terrenos e HDC. É equipado com câmbio automático de 6 ou 9 marchas com aletas para trocas no volante, oferecendo mudanças mais rápidas e mais performance mesmo em marchas mais baixas. O SUV de luxo tem ainda quadro de instrumentos de 7 polegadas e sistema multimídia Uconnect de 7 ou 8,4 polegadas de última geração, espelhamento com Apple CarPlay e Android Auto, ar-condicionado dual zone, bancos em couro, sistema de som premium Beats, teto solar panorâmico e elétrico Command View.

A FCA divulgou também os novos preços de toda a gama dos dois modelos. Na linha Renegade, a versão de entrada 1.8 Flex AT6 parte de R$ 69.999, a STD 1.8 Flex AT6 custa R$ 79.990, a Sport 1.8 Flex AT6, R$ 94.890, a Longitude 1.8 Flex AT6, R$ 109.990, a Limited 1.8 Flex AT6, R$ 119.990, a Moab 2.0 Diesel AT9, R$ 136.990, a Longitude 2.0 Diesel AT9 4x4, R$ 146.990 e a “top” Trailhawk 2.0 Diesel AT9 4x4 chega a R$ 158.290. Já na linha Compass, a versão de entrada Sport 2.0 Flex AT6 começa em R$ 126.290, a Longitude 2.0 Flex AT6 custa R$ 139.690, a Limited 2.0 Flex AT6, R$ 159.390, a Longitude 2.0 Diesel AT9 4x4, R$ 176.990, a Limited 2.0 Diesel AT9 4x4, R$ 196.690, a Trailhawk 2.0 Diesel AT9 4x4, R$ 196.690 e a Série S 2.0 Diesel AT9 4x4 atinge R$ 213.190. 

Novo SUV

Nissan apresenta o Kait no Brasil

Visual moderno, produção nacional e preços a partir de R$ 117 mil

03/12/2025 14h13

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos Divulgação

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A Nissan revelou oficialmente o Kait, seu novo SUV compacto que será produzido no Complexo Industrial de Resende (RJ) como parte do investimento de R$ 2,8 bilhões da marca no país. O modelo chega para ocupar a faixa de entrada do segmento e substituir o antigo Kicks Play, mantendo a mesma plataforma e motor 1.6 aspirado com câmbio CVT, porém com um visual totalmente renovado. Faróis bipartidos, lanternas finas interligadas e linhas mais modernas aproximam o Kait da identidade global recente da marca.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Com cerca de 4,30 m de comprimento, entre-eixos de 2,62 m e porta-malas de 432 litros, o novo SUV preserva o espaço interno que sempre foi ponto forte do seu antecessor. A Nissan deve oferecer três versões — Sense, Advance e Exclusive — com equipamentos atualizados e uma cabine redesenhada. O preço de lançamento para versão de entrada, Active é de R$117.990, Sense Plus, R$139.590, Advance Plus a partir de R$149.800 e a topo, chamada de Exclusive tem o preço sugerido de R$152.990. Posicionando o Kait abaixo da nova geração do Kicks e de frente para concorrentes como Renault Kardian, Fiat Pulse e Volkswagen Tera.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

A estratégia da marca inclui também exportar o modelo para mais de 20 países da América Latina, fazendo do Brasil o centro de produção do novo SUV. Com visual mais atual, espaço competitivo e foco em custo-benefício, o Nissan Kait chega para reforçar a presença da marca no segmento de SUVs compactos e atrair consumidores que buscam um zero-quilômetro com design moderno e manutenção já conhecida.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Tecnologia nacional

Ford Ranger Híbrida Plug-in terá motor flex desenvolvido no Brasil

Picape eletrificada será lançada em 2027 na América do Sul

13/11/2025 16h34

Ranger Híbrida Plug-in com motor flex feito no Brasil.

Ranger Híbrida Plug-in com motor flex feito no Brasil. Foto: Divulgação

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A Ford anunciou que a nova Ranger Híbrida Plug-in contará com um motor flex desenvolvido no Brasil, voltado especialmente para as condições e combustíveis do mercado local. O projeto é liderado pela engenharia da Ford América do Sul, no centro de Tatuí (SP), que se consolida como um polo global de inovação da marca.

A picape, prevista para chegar à América do Sul em 2027, combina propulsão elétrica com a versatilidade do motor flex, oferecendo desempenho robusto e menor impacto ambiental. O sistema híbrido plug-in permitirá rodar em modo 100% elétrico em trajetos curtos, mantendo a força e a autonomia que caracterizam a linha Ranger.

O desenvolvimento do novo trem de força reforça o compromisso da Ford em investir em soluções sustentáveis sem abrir mão da potência e da durabilidade exigidas pelos consumidores da categoria. O modelo também simboliza a integração entre engenharia regional e estratégia global da marca.

O complexo de Tatuí abriga, além do campo de provas, um Centro de Diagnóstico Avançado e a Ford Academy, espaços que apoiam a formação técnica e o desenvolvimento de novas tecnologias. Hoje, o time brasileiro é responsável por cerca de um terço das funcionalidades aplicadas nos veículos Ford em todo o mundo.

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