Veículos

Comemoração

Meio século de glamour do Range Rover

A Land Rover comemora os cinquenta anos do SUV com a Fifty Edition e promove atualizações no Sport

Continue lendo...

Para marcar os cinquenta anos do Range Rover, a Land Rover promove o lançamento da Fifty Edition, ao mesmo tempo em que faz atualizações no seu “irmão caçula”, o Sport, com a nova série HSE Dynamic Stealth, juntando-se às HSE Silver e SVR Carbon Edition. A “prima donna” da vez é a Fifty Edition, que comemora os cinquenta anos do topo de linha da gama Land Rover, considerado um dos automóveis mais prestigiados do planeta, com 1.970 (o ano de estreia do modelo) unidades, tendo como base o exclusivo nível de acabamentos “top” Autobiography, nas versões de chassi longo e convencional, com motores a gasolina, a diesel e tecnologia híbrida plug-in P400. São quatro cores de carroceria, que se unem a mais três propostas da Special Vehicle Operations (SVO), a divisão de veículos especiais da marca inglesa.

Somam-se a isso o acabamento exterior, duas opções de rodas de 22 polegadas desenvolvidas especialmente para a série e o logótipo com a palavra “Fifty” (cinquenta) aplicado tanto na parte de fora do carro quanto em vários pontos da cabine, caso da placa existente no console central junto ao seletor do câmbio com a inscrição “1 of 1.970” (um, e assim por diante, de 1.970 unidades personalizadas). A marca com sede na cidade inglesa de Coventry é de propriedade da Jaguar Land Rover, pertencente desde 2008 à indiana Tata Motors, e se divide em três segmentos: o primeiro são os Range Rover – Sport, Velar e Evoque –, o segundo tem o Discovery e o terceiro conta com o veículo símbolo da Land Rover, o Defender, que teve sua quinta geração lançada recentemente no Brasil.

Em 17 de junho de 1970, a Land Rover criou o Range Rover, o primeiro SUV de luxo do mundo. A Range Rover Fifty Edition terá em termos de motorizações um 5.0 V8 sobrealimentado de 565 cavalos e 71 kgfm de torque acoplado à transmissão automática de 8 velocidades, com opções do 3.0 de seis cilindros da família Ingenium dotado de tecnologia “mild hybrid” com sistema de 48 Volts nas configurações a diesel D250 de 249 cavalos e 61 kgfm, disponível apenas no Sport, a D300 de 300 cavalos e 66 kgfm e a D350 de 350 cavalos e 71 kgfm. A oferta a gasolina integra – além do propulsor V8 exclusivo da Fifty Edition – a P400 3.0 de seis cilindros em linha Ingenium com tecnologia “mild hybrid” de 400 cavalos e 56 kgfm de torque e a P525 5.0 V8 sobrealimentado de 525 cavalos e 63 kgfm. Existe ainda a opção híbrida plug-in, que combina um motor a gasolina de 300 cavalos a um elétrico de 143 cavalos, em um rendimento combinado de 404 cavalos e 65 kgfm de torque, com a bateria de íons de lítio com 13,1 kWh de capacidade, assegurando uma autonomia 100% “verde” de 40 quilômetros no Range Rover P400e e de 41 quilômetros no Sport P400e. 

Internamente, são destaques nos modelos Range Rover Fifty Edition e Sport as novas funções de conectividade, com espelhamento Apple CarPlay e Android Auto de série em todas as versões, assim como o “hotspot” Wi-Fi 4G capaz de suportar até oito ligações, com iluminação ambiente de três zonas por led configurável em dez cores. No quesito segurança, as configurações contam com controles de tração e de estabilidade, assistente de manutenção na faixa de rodagem, frenagem autônoma de emergência e “cruise control” com limitador de velocidade de cruzeiro. Outra novidade para o interior da cabine é o sistema Nanoe de ionização do ar, com o PM2.5, que filtra as partículas nocivas do interior do veículo e melhora a qualidade do ar, bem indicado para estes tempos de coronavírus.

Novo SUV

Nissan apresenta o Kait no Brasil

Visual moderno, produção nacional e preços a partir de R$ 117 mil

03/12/2025 14h13

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos Divulgação

Continue Lendo...

A Nissan revelou oficialmente o Kait, seu novo SUV compacto que será produzido no Complexo Industrial de Resende (RJ) como parte do investimento de R$ 2,8 bilhões da marca no país. O modelo chega para ocupar a faixa de entrada do segmento e substituir o antigo Kicks Play, mantendo a mesma plataforma e motor 1.6 aspirado com câmbio CVT, porém com um visual totalmente renovado. Faróis bipartidos, lanternas finas interligadas e linhas mais modernas aproximam o Kait da identidade global recente da marca.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Com cerca de 4,30 m de comprimento, entre-eixos de 2,62 m e porta-malas de 432 litros, o novo SUV preserva o espaço interno que sempre foi ponto forte do seu antecessor. A Nissan deve oferecer três versões — Sense, Advance e Exclusive — com equipamentos atualizados e uma cabine redesenhada. O preço de lançamento para versão de entrada, Active é de R$117.990, Sense Plus, R$139.590, Advance Plus a partir de R$149.800 e a topo, chamada de Exclusive tem o preço sugerido de R$152.990. Posicionando o Kait abaixo da nova geração do Kicks e de frente para concorrentes como Renault Kardian, Fiat Pulse e Volkswagen Tera.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

A estratégia da marca inclui também exportar o modelo para mais de 20 países da América Latina, fazendo do Brasil o centro de produção do novo SUV. Com visual mais atual, espaço competitivo e foco em custo-benefício, o Nissan Kait chega para reforçar a presença da marca no segmento de SUVs compactos e atrair consumidores que buscam um zero-quilômetro com design moderno e manutenção já conhecida.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Tecnologia nacional

Ford Ranger Híbrida Plug-in terá motor flex desenvolvido no Brasil

Picape eletrificada será lançada em 2027 na América do Sul

13/11/2025 16h34

Ranger Híbrida Plug-in com motor flex feito no Brasil.

Ranger Híbrida Plug-in com motor flex feito no Brasil. Foto: Divulgação

Continue Lendo...

A Ford anunciou que a nova Ranger Híbrida Plug-in contará com um motor flex desenvolvido no Brasil, voltado especialmente para as condições e combustíveis do mercado local. O projeto é liderado pela engenharia da Ford América do Sul, no centro de Tatuí (SP), que se consolida como um polo global de inovação da marca.

A picape, prevista para chegar à América do Sul em 2027, combina propulsão elétrica com a versatilidade do motor flex, oferecendo desempenho robusto e menor impacto ambiental. O sistema híbrido plug-in permitirá rodar em modo 100% elétrico em trajetos curtos, mantendo a força e a autonomia que caracterizam a linha Ranger.

O desenvolvimento do novo trem de força reforça o compromisso da Ford em investir em soluções sustentáveis sem abrir mão da potência e da durabilidade exigidas pelos consumidores da categoria. O modelo também simboliza a integração entre engenharia regional e estratégia global da marca.

O complexo de Tatuí abriga, além do campo de provas, um Centro de Diagnóstico Avançado e a Ford Academy, espaços que apoiam a formação técnica e o desenvolvimento de novas tecnologias. Hoje, o time brasileiro é responsável por cerca de um terço das funcionalidades aplicadas nos veículos Ford em todo o mundo.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).