Veículos

Teste de estrada

Mercedes-Benz Actros 2653 mostra seus atributos em testes nas ruas e estradas

Totalmente adaptado às novas normas de emissões que passaram a vigorar este ano no Brasil, o novo Actros tem a tecnologia Euro 6

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A Mercedes-Benz está começando a distribuir no mercado brasileiro o novo Actros 2653. A versão Euro 6 do Actros, apresentado no ano passado na Fenatran, traz algumas mudanças em relação ao modelo anterior, especialmente nos sistemas de escape e pós-tratamento e no motor HDEP OM 471, que recebeu várias alterações para atender às novas normas de emissões vigentes no Brasil a partir deste ano. O motor é o mais potente fabricado pela Mercedes-Benz no Brasil e faz parte da família HDPE, de trabalho pesado, tem a mesma configuração que roda pela Europa e recebe especificações para a realidade brasileira. O desempenho do propulsor Euro 6 é potencializado com a nova transmissão automatizada PowerShift Advanced. Ela tem o comando de embreagem aumentado para proporcionar uma redução de até 40% do tempo de acoplamento da embreagem.

Novo Mercedes-Benz Actros Novo Mercedes-Benz Actros – Foto: Leonardo Helou Doca de Andrade e divulgação

O propulsor OM 471 entrega 530 cavalos de potência a 1.600 rotações por minuto e oferece um torque de 260,5 kgfm a 1.100 giros. Trabalha com a tecnologia BlueTec e atende à norma Euro 6 utilizando o processo de oxirredução por meio do uso do Arla 32. Tem injeção de alta pressão de combustível – cerca de 250 bar – em sua arquitetura de seis cilindros e 13,0 litros. Segundo a Mercedes-Benz, o novo propulsor entrega uma economia de até 8% em relação à geração anterior. O “powertrain” equipa também o caminhão fora-de-estrada Arocs. Para chegar à solução tecnológica BlueTec 6, foram cerca de 7 milhões de quilômetros rodados em testes no campo de provas e nas ruas e estradas, sendo quase 2 milhões em operações reais de clientes de setores como mineração, pedreiras, grãos, madeira e cana-de-açúcar.

Primeiras impressões

São Bernardo do Campo/SP - O exemplar do teste foi o Mercedes-Benz Actros 2653 cabine Top Space e acabamento Style Line – produzido em São Bernardo do Campo, no ABC paulista –, implementado com um bitrem de sete eixos e com peso total de 56 toneladas. Fabricado neste ano, o modelo testado tem cor Vermelho Bellatrix, bastante chamativa e bonita, e apresenta, visualmente, diferenças no conjunto óptico, com faróis de leds com novo desenho, sistema de retrovisores eletrônicos Mirror Cam – com haste dez centímetros menor e visualização e resolução maiores –, e painel eletrônico no cluster e na central multimídia de nova geração, com maior superfície digital e mais funcionalidades. A versão testada foi a topo de linha, com todos os itens de eletrônica embarcada, conforto e segurança ativa.

Novo Mercedes-Benz Actros Novo Mercedes-Benz Actros – Foto: Leonardo Helou Doca de Andrade e divulgação 

De cara, salta aos olhos a força do novo motor de 13,0 litros OM 471, realmente, o mais potente já fabricado pela Mercedes-Benz no Brasil. O teste foi feito pelas rodovias do entorno da Região Metropolitana de São Paulo, em um trajeto de 140 quilômetros pela Anchieta e pelo Rodoanel Mário Covas. Com 56 toneladas “nas costas”, o Actros 2653 teve uma performance bastante agressiva e segura e entregou uma média final de 2,6 km/l de diesel consumido. Nada mal para um extrapesado topo de linha. De acordo com a Mercedes-Benz, para ajudar no desempenho e na economia decombustível, o caminhão é equipado com a nova transmissão automatizada de fabricação própria Powershift de 12 marchas, com trocas mais “espertas” devido a um novo software.

Na prática, a caixa faz escalonamentos de marchas bem rápidos e opera com o sistema Predictive Powetrain Control, ou PPC. O sistema tem em sua memória as informações da topografia de todos os principais trechos rodoviários do Brasil. Com essas informações, ajuda o caminhão a prever trechos de aclives e descidas, acentuados ou leves, oferecendo a marcha certa e a aceleração adequada para cada situação e evitando giros muito altos e desperdício de combustível nas retomadas. A transmissão Powershift oferece também o sistema Retarder de cinco estágios, que ajuda na frenagem do veículo sem a utilização do freio “normal”. Durante o teste, o freio de serviço foi usado pouquíssimas vezes graças ao trabalho conjugado entre o freio-motor e o Retarder, poupando as pastilhas. O acionamento do Retarder é feito por uma alavanca no painel, que, a cada estágio, soma 20% de poder de frenagem, de acordo com a necessidade do motorista.

Novo Mercedes-Benz ActrosNovo Mercedes-Benz Actros – Foto: Leonardo Helou Doca de Andrade e divulgação

A versão testada trazia o pacote completo de segurança ativa, conforto e tecnologia. O caminhão tem o ABA 5, que consegue detectar objetos e obstáculos à frente e, se precisar, freia sozinho, evitando colisão. Contava ainda com todos os controles de estabilidade, tração e frenagem eletrônicos e a nova geração do MirrorCam, sistema eletrônico de visualização da Mercedes-Benz que troca os espelhos tradicionais por câmeras e duas telas de alta resolução. Trabalhando em conjunto com sensores de proximidade, o sistema avisa o motorista sobre o que está a sua volta. Conforme Anderson Jachstet de Lima, o motorista oficial de testes da montadora, que acompanhou o teste, o sistema aprimorado traz muita segurança ao condutor. “É um sistema à prova de falhas. Quando o motorista se acostuma e sabe tirar o máximo dele, vira um item de primeira necessidade. Ele avisa sobre o comportamento do reboque, mostra o alinhamento da carreta em relação ao cavalo-mecânico e traz alertas importantes sobre mudanças de faixas e veículos próximos”, explica o caminhoneiro profissional.

Dentro, o Actros tem acabamento Style Line, “top” da Mercedes, com revestimento nobre e detalhes luxuosos. A cabine Top Space oferece grande espaço, com cama ampla e confortável. Os bancos são da nova geração da marca alemã, com cinto de segurança acoplado ao assento, 11 ajustes, massageador para a lombar, apoio de rim e várias regulagens de distância, altura e inclinação. A suspensão do caminhão é pneumática, e soma climatizador, geladeira, tanques de combustível com um total de 720 litros, chave presencial e sistema de acionamento por botão start/stop. Na chave, é possível se fazer, remotamente, testes das luzes do caminhão. Para completar o pacote tecnológico, o novo Actros tem basculamento elétrico da cabine, sistema de nivelamento pneumático da suspensão, rodas de alumínio e defletor Grand Carrier especial para carreta graneleira. A central multimídia e o painel têm telas de alta resolução digitais, com várias funcionalidades, com controle de som e entretenimento. O ar-condicionado digital é controlado pela tela central, assim como os esquemas de iluminação interna da cabine e algumas funções do caminhão. Muitos comandos estão ao alcance da mão pelo volante multifuncional e todos os controles estão disponíveis sem o motorista precisar esticar o braço.

MOTOMAIS

Confira as dicas e novidades sobre motos e veículos especiais

20/09/2024 08h00

Quadriciclo CFMoto CForce 1000

Quadriciclo CFMoto CForce 1000 Divulgação

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Um quadriciclo entre os iates 

A edição 2024 do São Paulo Boat Show, o maior salão náutico da América Latina, realizado de 19 a 24 de setembro, é uma vitrine para as inovações.

A CFMoto, marca de veículos off-road chinesa com fábrica em Manaus, no Amazonas, apresenta na ocasião o seu quadriciclo mais potente: o novo CForce 1000, disponível em duas versões: CForce 1000 e CForce 1000 LX.

Com um motor de 963 cc, refrigeração líquida, comando SOHC de oito válvulas e injeção eletrônica Bosch, o CForce 1000 oferece estabilidade e desempenho consistentes, independentemente das condições. Já a variante CForce 1000 LX traz diferenciais exclusivos que elevam a experiência off-road.

Uma das principais novidades é a pintura exclusiva Zircon Black, que confere um visual sofisticado e imponente.

O modelo vem equipado com um novo painel MMI de 8 polegadas, “touchscreen”, proporcionando maior controle e interatividade.

Para aprimorar a conectividade, o CForce 1000 LX também oferece integração com Apple CarPlay, permitindo acesso às funções do smartphone enquanto explora novos terrenos.

Vice com ajustes

Superada apenas pela CG 160, a Honda Biz 125 é a segunda motocicleta mais vendida do Brasil. Para a linha 2025, ganhou novo motor, mudanças no design e no sistema de freios.

O motor atualizado, com 123,9 cc, é ligeiramente menor do que o da versão anterior, de 124,9 cc.

A potência aumentou para 9,53 cavalos a 7.500 rpm, enquanto o torque teve uma leve redução, agora entregando 1,03 kgfm.

O pedal de freio foi substituído por um manete no lado esquerdo do guidão para a frenagem traseira, uma alteração que aproxima o modelo do funcionamento das scooters.

O sistema de freios CBS (combinado) permanece, distribuindo a frenagem entre os dois eixos. A Biz 125 ES mantém os freios a tambor, com 130 milímetros nas duas rodas.

Já a Biz 125 EX mantém o disco de 220 milímetros na dianteira e um a tambor traseiro de 131 milímetros.

A Biz 125 ES 2025 está disponível nas cores branco, preto e vermelho, enquanto a Biz 125 EX traz opções em vermelho, branco e azul, todas com acabamento perolizado. A partida elétrica é de série. A Biz 125 ES (Essential) é oferecida por R$ 12 mil e a Biz 125 EX (Exclusive) sai por R$ 14.970.

Da Rússia, com vigor

A cruiser Izh Kortezh é fruto de uma parceria entre duas das principais indústrias da Rússia: a Izhevsk Mechanical Works e a fábrica de armamentos Kalashnikov, conhecida pela criação do AK-47, um fuzil de assalto de calibre 7,62 criado em 1947 por Mikhail Kalashnikov e produzido na União Soviética.

Em 2013, as duas empresas formaram a Corporação Kalashnikov, expandindo a sua produção para novos horizontes, como veículos blindados, automóveis e motos.

Projetada para formar a escolta presidencial russa, a moto apresenta um motor boxer de quatro cilindros e 2 mil cc, capaz de gerar 150 cavalos de potência. Atinge velocidade máxima de aproximadamente 250 km/h e acelera do zero aos 100 km/h próximo de 3,5 segundos.

Com 2,90 metros de comprimento, 94 centímetros de largura e 1,25 metro de altura, a Izh Kortezh vem com uma blindagem que a transforma em uma verdadeira fortaleza móvel. A Izh Kortezh está disponível ao público do mercado russo. 

Ofertas para setembro

A Suzuki Motos do Brasil lança sua campanha promocional para setembro com bônus a partir de R$ 5 mil para alguns modelos de seu line-up. A naked GSX-S1000 tem a oferta para os modelos 2024/2025.

A moto pode ser encomendada nas pinturas Metallic Triton Blue (azul metálico com detalhes em branco), Metallic Mat Sword Silver (cinza fosco com vermelho) e Glass Sparkle Black (preta).

Já a V-Strom 1050XT é disponível com bônus de R$ 5.300. A big trail vem nas cores amarela com detalhes em cinza, azul com branco e preto.

E a GSX-S1000GT, a grand tourer da Suzuki, pode ser adquirida com bônus de R$ 5.600, nas cores azul ou preto.

 

CARMAIS

Confira as dicas e novidades sobre veículos

19/09/2024 16h00

Volkswagen novo SUV-conceito apresentado e com um tratamento fotográfico que mostra um pouco mais que a foto original

Volkswagen novo SUV-conceito apresentado e com um tratamento fotográfico que mostra um pouco mais que a foto original Divulgação

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Revelação gradual

A Volkswagen do Brasil escolheu o “Rock in Rio” deste ano para mostrar um protótipo de seu menor SUV a ser vendido no mercado nacional.

A marca promete que o novo carro será inédito, inaugurando um novo segmento e está confirmado para chegar no próximo ano, se juntando à gama de utilitário esportivos formada pelos modelos T-Cross, Nivus, Taos e Tiguan.

O projeto do “teaser” tecnológico exposto no “Rock in Rio” tem a intenção de exibir os primeiros detalhes do novo SUV, com uma camuflagem especial e envolvido por uma redoma de “leds glass” – combinando transparência e luminosidade com efeitos holográficos.

Um tratamento fotográfico permite mostrar um pouco mais que a foto original divulgada.

O público pode conhecer a assinatura dos faróis e das lanternas (bem horizontalizadas) e a silhueta do carro (do porte do Polo, só que mais elevado). A marca alemã pretende revelar o novo SUV gradualmente, até seu lançamento. “O ‘Rock in Rio’ é o local certo para celebrarmos ícones. E o novo SUV – 100% desenvolvido e produzido no Brasil – pretende ser um novo ícone no coração dos brasileiros”, explica Ciro Possobom, CEO da Volkswagen do Brasil. 


Um olho nos brasileiros, outro nos chineses

Para a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), o ritmo elevado de produção verificado em julho continuou em agosto, configurando o maior volume deste ano, com 259.613 unidades fabricadas entre carros de passeio, comerciais leves, caminhões e ônibus, com crescimento de 5,2% em relação a julho e de 14,4% na comparação com agosto de 2023.

“As fábricas estão acelerando em função não só da reação consistente do mercado interno mas também pela quantidade de lançamentos importantes”, analisou Márcio de Lima Leite, presidente da Anfavea.

O acumulado deste ano, de 1,62 milhão de veículos produzidos, é o maior desde 2019. De acordo com a entidade, o comportamento dos modelos importados apresentou estabilidade em relação ao mês anterior, com leve queda de 1,7%. A Anfavea estima, no entanto, de que há no Brasil um estoque recorde de modelos chineses, de cerca de 81 mil unidades. 

 

Já com preço 

Confirmado recentemente para chegar ao Brasil via El Palomar, na Argentina, o novo Peugeot 208 teve seus preços finalmente revelados pela Stellantis.

Assim, a versão de entrada Active 1.0 MT, que traz de série ar-condicionado digital, sistema Hill Assist, vidros elétricos e quatro airbags, tem preço de R$ 76.990.

A Style 1.0 MT acrescenta faróis full-led, multimídia de 10,3 polegadas, câmera de ré e teto panorâmico e sai por R$ 88.990. Já as variantes equipadas com o motor turbo T200, de 130 cavalos e 20,4 kgfm de torque, combinado com a transmissão automática tipo CVT de 7 marchas simuladas, custa R$ 98.990 na Allure.

A topo de linha GT soma seis airbags, alerta de colisão iminente, frenagem automática de emergência, assistência de manutenção de faixa e câmera de visão traseira VisionPark 180 graus e tem preço de R$ 114.990.

O novo 208 estará disponível nas cores Branco Banquise, Branco Nacré, Preto Pérola Nera e Cinza Artense, com o Cinza Selenium sendo a nova opção na paleta de cores da marca do leão.  


Sempre haverá Paris

Como de costume, o principal anfitrião do Salão do Automóvel de Paris, o Grupo Renault confirma o retorno da mostra francesa – ausente desde o início da pandemia da Covid-19, que será realizado de 14 a 30 de outubro deste ano –, apresentando suas quatro marcas: Renault, Dacia, Alpine e Mobilize.

O Salão de Paris volta ao Centro de Exposições Porte de Versailles – utilizado para alguns eventos das Olimpíadas de 2024.

A principal marca de automóveis francesa revelará o Renault 4, em estreia mundial, um elétrico do segmento B desenvolvido em parceria com a Ampere, especializada em elétricos inteligentes.

O novo modelo estará na mostra ao lado do Renault 5 elétrico, um dos veículos mais aguardados do salão. Na sequência do evento parisiense, será lançado o novo Twingo.

A Dacia apresentará os novos Duster, Spring e Sandero, enquanto a Alpine mostrará o A290 – lançado este ano na Europa – e revelará em estreia mundial o Alpenglow Hy6, equipado com um novo motor a combustão de seis cilindros ou pela opção movida a célula de hidrogênio.

Já a Mobilize revelará, também em estreia mundial, o Duo, elétrico disponível para utilização sem carteira de habilitação, e o Bento, um micro-utilitário elétrico para uso em lugares urbanos restritos.


Campo de prova real

A Ford Performance, divisão de carros de alto desempenho e de competição da marca norte-americana, está dando prosseguimento aos testes da picape Raptor T1+ para o Rali Dakar 2025. A segunda fase de testes foi há duas semanas, em Zaragoza, na Espanha, e em Fontjoncouse, na França.

Uma das missões da equipe é, basicamente, tentar “quebrar” o veículo que acabou de construir, enfrentando pistas desérticas, rápidas e esburacadas, mais parecidas com as utilizadas no Dakar. Para isso, conta com uma experiência de peso, o piloto espanhol Carlos Sainz, “El Matador” – tetracampeão do Dakar e pai do piloto Carlos Sainz Jr., da Ferrari -, que assumiu o volante da picape pela primeira vez.

Pelo regulamento do rali mais famoso e perigoso do mundo, não se pode mexer muito nas características originais do veículo, com o trabalho se concentrando nos coletores de admissão e escape para extrair o máximo de potência do 5.0 V8 Coyote usado no carro do Dakar.

Após um dia extenuante de 800 quilômetros de testes, a equipe finalmente conseguiu rachar em dois lugares a parte traseira do chassi da Raptor T1+ com a ajuda de uma “G-Out”, uma depressão ou um mergulho acentuado no terreno para comprimir totalmente a suspensão, criando um impacto significativo de Força G. 


Novo SUV-cupê no horizonte

O próximo lançamento da Citroën para a América do Sul está chegando. O inédito Basalt vem com a intenção de oferecer um pacote inteligente de versões projetado para atender às demandas dos clientes da região, incluindo a acessibilidade, o estilo e a inovação da carroceria SUV-cupê.

Fará parte dessa estratégia a disponibilização do propulsor turbo T200 produzido em Betim (MG).

Na Citroën, pertencente à Stellantis, o motor T200 está presente na versão You do C3, no Aircross, no C4 Cactus e no novo utilitário Jumpy.

O motor turbo reúne conceitos como o comando de válvulas MultiAir III, turbocompressor refrigerado com “wastegate” elétrica e injeção direta de combustível. Conforme a Citroën, o Basalt será produzido no Polo Industrial de Porto Real (RJ), com mais detalhes sendo revelados nas próximas semanas.  


Flexibilidade “made in Brazil”

A Horse Brasil, uma das líderes em inovação e tecnologias de baixo impacto ambiental no setor automotivo, anunciou investimento de R$ 200 milhões em uma nova linha de produção de última geração para fundir cabeçotes de motores de alumínio em sua fábrica em São José dos Pinhais, no Paraná.

A nova instalação usará um processo de fundição por gravidade para produzir cabeçotes para os propulsores bicombustível de 1,0 litro (HR10) e 1,3 litro (HR13) da empresa.

Com previsão de produzir 210 mil cabeçotes por ano, a Horse criará 60 empregos permanentes.

A nova linha está prevista para entrar em operação plena em 2026.

A empresa paranaense faz o modelo HR10 desde janeiro deste ano, enquanto a fabricação do HR13 deve se iniciar em novembro, sendo compatível com o Proconve L7, equivalente ao Euro 6, que já está em processo de certificação para os futuros padrões L8.

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