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Teste de apresentação

O Haval H6 GT ajuda a Great Wall Motors a "aquecer" sua operação no Brasil

Importado da China, o utilitário esportivo híbrido plug-in utiliza a tecnologia e-Traction

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Em 2021, a Great Wall Motors (GWM) comprou a desativada fábrica de automóveis da Mercedes-Benz em Iracemápolis (SP). 

No ano passado, anunciou o investimento de US$ 2 bilhões (cerca de R$ 10 bilhões) para a produção de utilitários esportivos e picapes com motorização híbrida.

Como a produção local só se iniciará em 2024, a marca chinesa aproveita para se estruturar no país – a previsão é que ainda no primeiro semestre sejam inaugurados 50 pontos de vendas em todo o Brasil.

Os primeiros produtos nas vitrines serão os utilitários esportivos híbridos da família Haval (pronuncia-se “rával”) importados da China. São três versões e duas carrocerias.

A de entrada é a Premium HEV, com carroceria SUV tradicional e motorização híbrida convencional.

A intermediária é a Premium PHEV, com a mesma carroceria, porém, com “powertrain” híbrido plug-in. E a versão de topo é a GT, com visual de SUV-cupê e a mesma tecnologia híbrida plug-in.

GWM Haval H6 GT PHEV AWD 2024GWM Haval H6 GT PHEV AWD 2024 

Por fora, tudo no Haval H6 GT inspira esportividade.

O para-choque avantajado abriga a grade, com os auxiliares de neblina nas extremidades.

Os faróis full-led são alongados e, nas laterais, destaque para o acabamento negro nas capas dos retrovisores e nas rodas de 19 polegadas com pneus Michelin 235/55 R19, que deixam à mostra as pinças vermelhas dos freios a disco nas quatro rodas.

A caída do teto dá o estilo cupê à traseira, na qual as lanternas horizontais estreitas são ligadas por uma barra preta. Spoiler, aerofólio e refletores reforçam o apelo dinâmico.

GWM Haval H6 GT PHEV AWD 2024Traseira do GWM Haval H6 GT PHEV AWD 2024

A tecnologia e-Traction que move o Haval H6 GT é composta por três motores: um 1.5 turbo movido a gasolina conjugado a dois elétricos, um em cada eixo, alimentados por uma bateria de 34 kWh.

O “powertrain” é capaz de gerar 393 cavalos de potência e 77,7 kgfm de torque combinados, que conferem ao modelo um poder de aceleração de zero a 100 km/h em apenas 4,8 segundos.

Os dois motores elétricos são as unidades principais de tração, deixando o 1.5 turbo como apoio, para atuar em condições específicas.

Por isso, o propulsor a combustão funciona na maior parte do tempo como um gerador para fornecer energia para a bateria.

Em situações específicas, ele pode também gerar tração para o eixo dianteiro, geralmente em condições de uso rodoviário ou em caso de demanda total de torque, mas sempre em conjunto com os motores elétricos.

Desse modo, o H6 GT oferece a maior autonomia elétrica de um híbrido no Brasil, com 170 quilômetros no ciclo NBR (norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas), permitindo uma experiência de carro elétrico, pois cobre 80% do uso diário médio dos motoristas brasileiros.

O consumo de combustível urbano (NBR) do Haval H6 GT fica em 27,4 km/l e o rodoviário, em 25,2 km/l, o que dá ao modelo uma autonomia combinada de mais de mil quilômetros.

A bateria do H6 GT pode ser recarregada tanto em corrente alternada (AC) quanto em corrente contínua (DC).

O tempo de recarga AC de zero até 100% leva cerca de cinco horas, com de 10% a 80% em meia hora.

O Haval H6 conta sempre com tração permanente All Wheel Drive (AWD), a qual é distribuída eletronicamente para cada eixo em função da exigência de torque e do nível de aderência das rodas.

Assim, ela varia de 100% do torque no eixo dianteiro a 100% no traseiro, passando por qualquer proporção que o sistema e-Traction determinar para garantir a melhor aderência.

GWM Haval H6 GT PHEV AWD 2024Interior do GWM Haval H6 GT PHEV AWD 2024 

O pacote do SUV-cupê da GWM trabalha em conjunto com cinco câmeras e 14 radares distribuídos ao redor do veículo, oferecendo avançados recursos de direção ativa e condução semiautônoma.

Entre eles, se destacam o piloto automático adaptativo (ACC) com função Stop&Go, frenagem automática de emergência (inclusive para pedestres, bicicletas e motos), frenagem automática de tráfego cruzado traseiro, monitoramento de pontos cegos, centralização de permanência de faixa, alerta de perigo de abertura de portas, reconhecimento de placas de trânsito, Auto Reversing Assistance, Parking Assist para vagas paralelas e em 90 graus (com controle automático de direção, freio e acelerador) e câmera de 360 graus.

O Smart Dodge faz um leve desvio quando o veículo passa ao lado de caminhões e o Smart Cornering – uma função do ACC – identifica o raio da curva à frente, faz a redução automática da velocidade e, ao sair da curva, volta a acelerar para a velocidade de cruzeiro.

GWM Haval H6 GT PHEV AWD 2024Motor do GWM Haval H6 GT PHEV AWD 2024 

Os preços da linha Haval serão revelados apenas no mês de março, quando será aberta oficialmente a pré-venda, no entanto, a GWM já iniciou a pré-reserva do H6 Premium e do H6 GT em sua loja virtual dentro do Mercado Livre.

Quem fizer o depósito de R$ 9 mil poderá selecionar uma das unidades (inclusive a cor da carroceria) que foram produzidas no início do ano e já foram embarcadas na China, com data de chegada ao Brasil programada para abril, quando serão entregues aos clientes.

O consumidor poderá desistir da compra do Haval H6 a qualquer momento até a hora da entrega do veículo – o reembolso, segundo a GWM, será no domicílio bancário ou na conta digital do consumidor do Mercado Pago.

A pré-reserva pode ser feira no link www.mercadolivre.com.br/a/store/gwm 

Ficha Técnica

GWM Haval H6 GT 2024

Motores: a combustão, dianteiro, transversal, quatro cilindros, 16 válvulas, turbo, injeção direta de gasolina, 1.499 cm3. Dois elétricos, um dianteiro e um traseiro, tipo síncrono de ímã permanente.

Potência máxima combinada: 393 cavalos

Torque máximo combinado: 77,7 kgfm

Transmissão: sistema DHT com duas marchas com embreagem no motor a combustão e uma marcha com redução nos motores elétricos

Tração: integral e eletronicamente variável

Bateria: tipo íons de lítio de 34 kW

Dimensões: 4,73 metros de comprimento,1,94 metro de largura, 1,73 metro de altura e 2,74 metros de distância de entre-eixos

Peso em ordem de marcha: 2.050 quilos

Suspensão: dianteira MacPherson com barra estabilizadora e traseira independente multilink com barra estabilizadora

Direção: assistência elétrica variável (três modos de ajustes)

Freios: discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira

Pneus e rodas: 235/55 R1 com roda de liga leve de 19 polegadas

Tanque de combustível: 55 litros

Porta-malas: 515 litros

Preços: serão revelados em março, no início da pré-venda

"TOP" DE LINHA

Teste da picape Fiat Titano na versão Ranch

Ela ainda enfrenta entraves inesperados para crescer no segmento de picapes médias

21/09/2024 08h00

A Titano Ranch é equipada com o motor 2.2 turbodiesel de 180 cavalos de potência a 3.750 rotações por minuto e 40,8 kgfm de torque a 2 mil giros, acoplado à transmissão automática de 6 marchas

A Titano Ranch é equipada com o motor 2.2 turbodiesel de 180 cavalos de potência a 3.750 rotações por minuto e 40,8 kgfm de torque a 2 mil giros, acoplado à transmissão automática de 6 marchas Divulgação

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Para ajudar sua novata Titano a encarar as picapes médias mais prestigiadas no mercado brasileiro, a Fiat adaptou a estratégia recente das marcas chinesas. Montada na fábrica da Nordex, no Uruguai, a Titano chegou ao mercado brasileiro em três versões: a Endurance, com preço de R$ 219.990, a Volcano, a R$ 239.990, e a topo de linha Ranch, a R$ 259.990.

Na picape média da Fiat, chama a atenção o tamanho da caçamba, que leva o maior volume da categoria, com 1.314 litros – na “top” Ranch, cai para 1.220 litros, por conta do protetor de caçamba. Contudo, apesar dos preços e da caçamba avantajada, a Titano ainda não vende tão bem quanto a Fiat esperava. 

A Titano tem como base a plataforma KP1, desenvolvida pela chinesa Changan em conjunto com a PSA Peugeot Citroën. A KP1 deu origem à picape Changan Kaicene F70, lançada em 2019, e à “clone” Peugeot Landtrek, fabricada na China desde 2020. A picape média da marca francesa também é montada no Uruguai e foi lançada em outros países latino-americanos. Entretanto, no mercado brasileiro, o grupo Stellantis – que reúne as marcas Fiat, Jeep, Ram, Peugeot e Citroën, entre outras – optou por colocar na nova picape média o emblema da Fiat. A extensa rede de concessionárias e de serviços da marca italiana no país e sua liderança nos segmentos de picapes menores, com a compacta Strada – o veículo mais vendido no mercado nacional há mais de três anos – e a intermediária Toro – primeira colocada de sua categoria – contaram a favor da decisão. Para adaptação às exigências do mercado brasileiro, a Titano recebeu novos coxins de cabine, suspensões, rodas, bancos e calibrações na suspensão. 

A picape média da Fiat é equipada nas três versões com o motor 2.2 turbodiesel de 180 cavalos de potência a 3.750 rotações por minuto e 40,8 kgfm de torque a 2 mil giros, acoplado à transmissão automática de 6 marchas na Ranch. De origem PSA e fabricado na França, é o mesmo motor usado em utilitários como o Fiat Escudo e o Peugeot Boxer. A Titano conta com caixa de transferência e bloqueio manual do diferencial traseiro e oferece três modos de tração: o “2H”, o “4H” e o “4L”. 

Com 5,33 metros de comprimento, 2,22 metros de largura (com espelhos), 1,89 metro de altura (com barras longitudinais) e 3,18 metros de entre-eixos, a Titano Ranch vem com rodas de liga leve de 18 polegadas. Na frente de aspecto imponente, a grade adota temas geométricos e robustos, emoldurada pelas luzes de circulação diurna (DRL) em leds e pelo “skid plate” (protetor do motor). A grande capacidade da caçamba é garantida pela área de carga com 1,63 metro de comprimento, 1,92 metro de largura e 50 centímetros de altura, com santantônio, protetor e capota marítima. A Titano está disponível nas cores metálicas Vermelho Tramonto (a do modelo testado), Preto Carbon e Prata Billet e a sólida Branco Ambiente. A Ranch se diferencia por ter mais detalhes cromados, como nos frisos e nas maçanetas. A versão vem com seis airbags e recursos como alerta de saída de faixa, assistente para descidas acentuadas, detector de pressão dos pneus, Electronic Stability Program (ESP), assistente de partida em rampa, controle de tração e o Trailer Swing Control, para ajudar a estabilizar o reboque. A picape média é o primeiro modelo da Fiat a oferecer garantia de cinco anos, com as revisões a cada um ano ou 10 mil quilômetros.

 

Experiência a bordo

Na versão Ranch da Titano, os bancos são em um polímero que simula couro, com costuras aparentes para realçar o requinte. Os dianteiros têm ajuste elétrico e os traseiros podem ser rebatidos, o que permite capacidade de transporte de até cem quilos atrás da segunda fileira de bancos. O volante multifuncional também é em couro sintético, mas faz falta um ajuste de profundidade. O habitáculo oferece bom espaço para cabeça, pernas e ombros. Na segunda fileira de assentos, o bom ângulo de reclinação amplia o conforto. Na frente, há um console central com porta-copos, nichos para objetos e um amplo apoio de braços central, que abriga um compartimento de boas dimensões. 

Apesar de a escolha dos revestimentos internos até refletir a proposta de tornar a “top” Ranch mais sofisticada, a montagem da Titano no Uruguai não atinge o padrão de qualidade das picapes “made in Brazil” da Fiat – a compacta Strada, feita em Minas Gerais, e a média Toro, produzida em Pernambuco. Algumas peças da Titano – como a proteção plástica da alavanca interna que aciona a abertura do acesso ao tanque de combustível e as luzes internas do teto –, parecem inadequadamente fixadas ou têm aspecto frágil. 

O painel de instrumentos tem tela digital colorida de 4,2 polegadas e a central multimídia tem tela de 10 polegadas. É possível conectar e carregar dispositivos eletrônicos por meio das entradas USB no console central. O multimídia tem navegação TomTom e espelhamento para Apple CarPlay e Android Auto. O ar-condicionado digital é dual zone, e a picape oferece o sistema “keyless entry’n go” (chave presencial com partida por botão). A câmera de 360 graus ajuda na hora de estacionar e é ativada automaticamente quando obstáculos são detectados durante a manobra. 

 

Impressões ao dirigir

Para lançar sua primeira picape média, a Fiat tinha dois caminhos. Um seria desenvolver uma nova plataforma própria sobre longarinas, algo que levaria tempo e teria custos elevados. O outro, adaptar uma plataforma sobre longarinas da Stellantis, o que poderia ser feito rapidamente e com baixos custos. Não foi uma decisão tão difícil. A escolha recaiu sobre a plataforma chinesa da Changan Kaicene F70, lançada em 2019, e que em 2020 foi adotada na Peugeot Landtrek. É verdade que a indústria automotiva chinesa evoluiu rapidamente nos últimos anos, especialmente nos veículos elétricos. Porém, a plataforma chinesa de 2019 enfrenta no mercado brasileiro modelos com arquiteturas mais modernas e mais ajustados às atuais demandas do segmento de picapes médias. O resultado é que a Titano vibra mais e é mais rumorosa que as concorrentes – ou seja, não tem aquele comportamento de “SUV com caçamba”, que virou tendência nas picapes médias contemporâneas. Além disso, o motor 2.2 turbodiesel entrega força suficiente para mover os 2.150 quilos de picape com destreza, especialmente em baixos giros, mas não é tão elástico – e nem tão econômico. Na aferição do Inmetro, a Titano Ranch teve médias de 8,5 km/l na cidade e 9,2 km/l na estrada, com notas “D” na categoria e “E” no geral 

A vibração, especialmente com a caçamba vazia, torna-se mais perceptível em terrenos irregulares. Mas os bons ângulos de entrada (29 graus) e de saída (27 graus) facilitam a transposição de obstáculos no off-road. Para encará-los, a picape aproveita bem seus 23,5 centímetros de distância em relação solo, além de contar com caixa de transferência e do bloqueio manual do diferencial traseiro. Há ainda três modos de tração, o “2H” (dois High Speed), com a força ficando 100% nas rodas traseiras, o “4H” (quatro High Speed), para terrenos mais difíceis, e o “4L” (quatro Low Speed) com reduzida, para condições extremas de off-road. Já no asfalto e nos caminhos mais planos, a Titano é menos confortável do que se espera de uma picape recém-lançada. A suspensão de longo curso absorve razoavelmente bem o impacto de grandes buracos, mas não filtra tão eficientemente as pequenas irregularidades. Todavia, a picape média da Fiat não mostra flutuação em velocidades altas ou rolamento excessivo nas curvas. 

 

MOTOMAIS

Confira as dicas e novidades sobre motos e veículos especiais

20/09/2024 08h00

Quadriciclo CFMoto CForce 1000

Quadriciclo CFMoto CForce 1000 Divulgação

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Um quadriciclo entre os iates 

A edição 2024 do São Paulo Boat Show, o maior salão náutico da América Latina, realizado de 19 a 24 de setembro, é uma vitrine para as inovações.

A CFMoto, marca de veículos off-road chinesa com fábrica em Manaus, no Amazonas, apresenta na ocasião o seu quadriciclo mais potente: o novo CForce 1000, disponível em duas versões: CForce 1000 e CForce 1000 LX.

Com um motor de 963 cc, refrigeração líquida, comando SOHC de oito válvulas e injeção eletrônica Bosch, o CForce 1000 oferece estabilidade e desempenho consistentes, independentemente das condições. Já a variante CForce 1000 LX traz diferenciais exclusivos que elevam a experiência off-road.

Uma das principais novidades é a pintura exclusiva Zircon Black, que confere um visual sofisticado e imponente.

O modelo vem equipado com um novo painel MMI de 8 polegadas, “touchscreen”, proporcionando maior controle e interatividade.

Para aprimorar a conectividade, o CForce 1000 LX também oferece integração com Apple CarPlay, permitindo acesso às funções do smartphone enquanto explora novos terrenos.

Vice com ajustes

Superada apenas pela CG 160, a Honda Biz 125 é a segunda motocicleta mais vendida do Brasil. Para a linha 2025, ganhou novo motor, mudanças no design e no sistema de freios.

O motor atualizado, com 123,9 cc, é ligeiramente menor do que o da versão anterior, de 124,9 cc.

A potência aumentou para 9,53 cavalos a 7.500 rpm, enquanto o torque teve uma leve redução, agora entregando 1,03 kgfm.

O pedal de freio foi substituído por um manete no lado esquerdo do guidão para a frenagem traseira, uma alteração que aproxima o modelo do funcionamento das scooters.

O sistema de freios CBS (combinado) permanece, distribuindo a frenagem entre os dois eixos. A Biz 125 ES mantém os freios a tambor, com 130 milímetros nas duas rodas.

Já a Biz 125 EX mantém o disco de 220 milímetros na dianteira e um a tambor traseiro de 131 milímetros.

A Biz 125 ES 2025 está disponível nas cores branco, preto e vermelho, enquanto a Biz 125 EX traz opções em vermelho, branco e azul, todas com acabamento perolizado. A partida elétrica é de série. A Biz 125 ES (Essential) é oferecida por R$ 12 mil e a Biz 125 EX (Exclusive) sai por R$ 14.970.

Da Rússia, com vigor

A cruiser Izh Kortezh é fruto de uma parceria entre duas das principais indústrias da Rússia: a Izhevsk Mechanical Works e a fábrica de armamentos Kalashnikov, conhecida pela criação do AK-47, um fuzil de assalto de calibre 7,62 criado em 1947 por Mikhail Kalashnikov e produzido na União Soviética.

Em 2013, as duas empresas formaram a Corporação Kalashnikov, expandindo a sua produção para novos horizontes, como veículos blindados, automóveis e motos.

Projetada para formar a escolta presidencial russa, a moto apresenta um motor boxer de quatro cilindros e 2 mil cc, capaz de gerar 150 cavalos de potência. Atinge velocidade máxima de aproximadamente 250 km/h e acelera do zero aos 100 km/h próximo de 3,5 segundos.

Com 2,90 metros de comprimento, 94 centímetros de largura e 1,25 metro de altura, a Izh Kortezh vem com uma blindagem que a transforma em uma verdadeira fortaleza móvel. A Izh Kortezh está disponível ao público do mercado russo. 

Ofertas para setembro

A Suzuki Motos do Brasil lança sua campanha promocional para setembro com bônus a partir de R$ 5 mil para alguns modelos de seu line-up. A naked GSX-S1000 tem a oferta para os modelos 2024/2025.

A moto pode ser encomendada nas pinturas Metallic Triton Blue (azul metálico com detalhes em branco), Metallic Mat Sword Silver (cinza fosco com vermelho) e Glass Sparkle Black (preta).

Já a V-Strom 1050XT é disponível com bônus de R$ 5.300. A big trail vem nas cores amarela com detalhes em cinza, azul com branco e preto.

E a GSX-S1000GT, a grand tourer da Suzuki, pode ser adquirida com bônus de R$ 5.600, nas cores azul ou preto.

 

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