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SUPERESPORTIVO

O novo Porsche 911 GT3 chegará ao Brasil no segundo semestre deste ano

O preço inicial sugerido é de 167.518 euros – o equivalente a R$ 1,1 milhão

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A Porsche lançou no dia 16 de fevereiro, em “live” global, o novo 911 GT3, a sétima geração do esportivo de alto desempenho, desenvolvida em parceria com a Porsche Motorsport. É um carro de competição “travestido” de automóvel de rua, tanto que as fotos da apresentação foram feitas no circuito urbano de Marina Bay, utilizado no Mundial de Fórmula-1, sob as luzes artificiais da cidade-estado de Cingapura. 

A tecnologia de corrida é transferida para um modelo de produção de forma mais consistente do que nunca. O layout do eixo dianteiro de braços transversais duplos e a aerodinâmica sofisticada, com asa traseira de “pescoço de cisne” e difusor marcante, vêm do “bólido” GT 911 RSR, enquanto o motor 4.0 boxer de seis cilindros, de 510 cavalos de potência e 47,9 kgfm de torque, é baseado na transmissão do 911 GT3 R, experimentada e testada em provas de resistência. 

Com uma velocidade máxima de 320 km/h, o novo 911 GT3 é ainda mais rápido do que o anterior 911 GT3 RS, com aceleração de zero a 100 km/h feita em apenas 3,4 segundos. São todos números de competição, de fato!

A Porsche está oferecendo o novo 911 GT3 com um preço inicial de 167.518 euros – o equivalente a R$ 1,1 milhão –, incluindo o imposto de circulação e itens específicos de cada país. A entrega das primeiras unidades está definida para maio deste ano. No Brasil, o modelo deve desembarcar no segundo semestre apenas na versão com cambio PDK. O preço e o início das vendas serão informados por ocasião da chegada do modelo ao país.

Para “amaciar” a fera, a Porsche levou o novo 911 GT3 para Nürburgring, mais precisamente, ao lendário traçado de Nordschleife, tradicional referência para todos os carros esportivos da marca alemã. Durante o trabalho final de desenvolvimento, o 911 GT3 se tornou o primeiro modelo de produção a quebrar a marca dos sete minutos do circuito. 

O piloto de desenvolvimento Lars Kern levou somente 6min59s927 para uma volta completa nos longos 20,8 quilômetros. A pista “mais curta”, de 20,6 quilômetros, foi concluída em 6min55s248. Rodando com pneus Michelin Pilot Sport Cup 2 R, disponíveis como item opcional, o novo modelo entregou desempenho consistente ao longo de várias voltas nas mãos do experiente piloto profissional Jörg Bergmeister. 

É de longe o melhor carro de produção que já dirigi no ‘Inferno Verde’”, comemorou Bergmeister, alemão de 45 anos, se referido ao “apelido carinhoso” dado ao circuito de Nordschleife, situado em meio a uma área florestal.

Apesar de ter uma carroceria mais larga, rodas maiores e características técnicas adicionais, o peso do novo 911 GT3 está no mesmo nível de seu antecessor. Com transmissão manual, tem 1.418 quilos, com câmbio PDK, 1.435 quilos. O capô, feito de plástico reforçado com fibra de carbono, vidros leves, discos de freio de competição com pinças vermelhas e rodas de liga leve forjadas garantem o controle do peso, assim como a tampa do compartimento do banco traseiro. O sistema de escapamento esportivo leve reduz o peso em pelo menos dez quilos. Com válvulas de escape ajustadas eletronicamente, harmoniza uma experiência de som altamente imponente com o padrão de emissões Euro 6.

Os genes de competição estão em praticamente todos os detalhes do novo 911 GT3. O cockpit está alinhado com a geração atual de modelos da Porsche. Um novo recurso é o display de trajeto. Com o toque de um botão, os displays digitais à esquerda e à direita do conta-giros central, que chega a 10 mil rotações por minuto, são reduzidos a informações como indicador de pressão dos pneus e do óleo (além de sua temperatura), nível do tanque de combustível e temperatura da água, essenciais para se dirigir em um circuito. Inclui ainda um assistente de mudança de marcha visual com barras coloridas nos dois lados do conta-giros e uma luz de mudança derivada da Porsche Motorsport.

Tão exclusivo quanto o próprio 911 GT3 é o cronógrafo que a Porsche Design oferece exclusivamente aos clientes de carros esportivos de alto desempenho. Ele tem um design dinâmico, desempenho consistente e acabamento de alta qualidade. Assim como as bielas do motor, é feito de titânio leve e robusto. O relógio é movido por um rotor de enrolamento individual que lembra as rodas do “bólido”. O anel colorido do mostrador pode ser personalizado nas cores da pintura do 911 GT3.

O primeiro 911 GT3 foi lançado em 1999. Com base na série 996, gerou 360 cavalos de potência a partir de 3,6 litros de cilindrada. Com o piloto alemão Walter Röhrl, de 73 anos, atualmente, foi o primeiro carro esportivo a dar uma volta no Nordschleife em menos de oito minutos. A segunda geração veio em 2006, inspirada no 911 997, com 415 cavalos. Em 2013, o sucessor foi lançado inicialmente com 3,8 litros e 475 cavalos. Dois anos depois, a cilindrada aumentou para 4,0 litros, com 500 cavalos.

Novo SUV

Nissan apresenta o Kait no Brasil

Visual moderno, produção nacional e preços a partir de R$ 117 mil

03/12/2025 14h13

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos Divulgação

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A Nissan revelou oficialmente o Kait, seu novo SUV compacto que será produzido no Complexo Industrial de Resende (RJ) como parte do investimento de R$ 2,8 bilhões da marca no país. O modelo chega para ocupar a faixa de entrada do segmento e substituir o antigo Kicks Play, mantendo a mesma plataforma e motor 1.6 aspirado com câmbio CVT, porém com um visual totalmente renovado. Faróis bipartidos, lanternas finas interligadas e linhas mais modernas aproximam o Kait da identidade global recente da marca.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Com cerca de 4,30 m de comprimento, entre-eixos de 2,62 m e porta-malas de 432 litros, o novo SUV preserva o espaço interno que sempre foi ponto forte do seu antecessor. A Nissan deve oferecer três versões — Sense, Advance e Exclusive — com equipamentos atualizados e uma cabine redesenhada. O preço de lançamento para versão de entrada, Active é de R$117.990, Sense Plus, R$139.590, Advance Plus a partir de R$149.800 e a topo, chamada de Exclusive tem o preço sugerido de R$152.990. Posicionando o Kait abaixo da nova geração do Kicks e de frente para concorrentes como Renault Kardian, Fiat Pulse e Volkswagen Tera.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

A estratégia da marca inclui também exportar o modelo para mais de 20 países da América Latina, fazendo do Brasil o centro de produção do novo SUV. Com visual mais atual, espaço competitivo e foco em custo-benefício, o Nissan Kait chega para reforçar a presença da marca no segmento de SUVs compactos e atrair consumidores que buscam um zero-quilômetro com design moderno e manutenção já conhecida.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Tecnologia nacional

Ford Ranger Híbrida Plug-in terá motor flex desenvolvido no Brasil

Picape eletrificada será lançada em 2027 na América do Sul

13/11/2025 16h34

Ranger Híbrida Plug-in com motor flex feito no Brasil.

Ranger Híbrida Plug-in com motor flex feito no Brasil. Foto: Divulgação

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A Ford anunciou que a nova Ranger Híbrida Plug-in contará com um motor flex desenvolvido no Brasil, voltado especialmente para as condições e combustíveis do mercado local. O projeto é liderado pela engenharia da Ford América do Sul, no centro de Tatuí (SP), que se consolida como um polo global de inovação da marca.

A picape, prevista para chegar à América do Sul em 2027, combina propulsão elétrica com a versatilidade do motor flex, oferecendo desempenho robusto e menor impacto ambiental. O sistema híbrido plug-in permitirá rodar em modo 100% elétrico em trajetos curtos, mantendo a força e a autonomia que caracterizam a linha Ranger.

O desenvolvimento do novo trem de força reforça o compromisso da Ford em investir em soluções sustentáveis sem abrir mão da potência e da durabilidade exigidas pelos consumidores da categoria. O modelo também simboliza a integração entre engenharia regional e estratégia global da marca.

O complexo de Tatuí abriga, além do campo de provas, um Centro de Diagnóstico Avançado e a Ford Academy, espaços que apoiam a formação técnica e o desenvolvimento de novas tecnologias. Hoje, o time brasileiro é responsável por cerca de um terço das funcionalidades aplicadas nos veículos Ford em todo o mundo.

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