A Ram, marca norte-americana de picapes grandes do grupo Stellantis, apresentou um dos destaques automotivos da Consumer Electronics Show (CES 2023), feira anual de tecnologia realizada de 5 a 8 de janeiro na cidade de Las Vegas, nos Estados Unidos.
Trata-se do conceito de picape elétrica a bateria (BEV) 1500 Revolution, agregando recursos inéditos que serão vistos nos modelos da Ram daqui para frente, além de dar pistas dos caminhos da marca rumo à eletrificação.
A ideia é que toda a linha Ram ofereça soluções eletrificadas nos próximos anos, e a 1500 Revolution BEV Concept indica como a fabricante pretende superar as futuras ofertas de picapes elétricas das concorrentes.
Com previsão de lançamento nos Estados Unidos em 2024, a 1500 Revolution BEV Concept faz parte da contribuição da Ram para o plano estratégico Dare Forward 2030 da Stellantis – que inclui marcas como Fiat, Jeep, Chrysler, Peugeot e Citroën – para tentar liderar a forma como o mundo se move, oferecendo soluções de mobilidade inovadoras, limpas, seguras e acessíveis.
Ram 1500 RevolutionAtualmente, a Ram afirma oferecer as opções 4x4 mais eficientes do segmento em termos de combustível e a picape de produção em série mais rápida, veloz e potente do planeta – a 1500 TRX.
Construída sobre a nova arquitetura STLA Frame de carroceria sobre chassi para veículos elétricos grandes, a picape conceitual da Ram incorpora as baterias de forma eficiente com painéis aerodinâmicos sob a carroceria e o difusor ativo.
As caixas de roda liberam espaço para os pneus de 35 polegadas com um novo design exclusivo.
O modelo apresenta capacidade de autonivelamento da suspensão e conta com rodas de aro 24 polegadas com miolos iluminados e que ficam parados.
O design externo apresenta o futuro das picapes Ram.
A dianteira totalmente nova inclui o design animado e modernizado do emblema “R-A-M” nos faróis full-led em forma de diapasão.
As portas foram reimaginadas em uma abertura de estilo “saloon”, mostrando um espaço imenso para ocupantes, sem as colunas “B”.
Escreva a legenda aquiO bocal de abastecimento acende e pisca durante o carregamento. Um sinal sonoro indicará se ele está conectado e se o processo já está em andamento.
O carregamento pode ser em corrente alternada (AC) de níveis 1 e 2 na metade superior e carregamento rápido em corrente contínua (DC) na metade inferior do bocal.
Iluminação brilhante de leds foi integrada nos repetidores de direção do para-choque dianteiro, enquanto os avanços na iluminação são destacados por leds animados nas lanternas e no emblema.
O layout interno e da caçamba oferece flexibilidade com espaço para configurar a área de trabalho com um console central removível com superfície plana dobrável.
Um inusitado porta-malas dianteiro com abertura elétrica adiciona capacidade e armazenamento.
A Ram 1500 Revolution BEV Concept utiliza um espaço contínuo da frente para trás que permite várias configurações interiores.
Ram 1500 RevolutionO sistema de fixação por trilhos “Ram Track” fornece flexibilidade para diferentes posicionamentos dos assentos e do console, bem como amarrações úteis ou outro potencial de armazenamento.
O conceito “Ram Track” também é incorporado ao porta-malas frontal e à caçamba, permitindo muita flexibilidade da frente para trás.
A divisória central elétrica possibilita a criação de um vão (da caçamba ao porta-malas dianteiro) que pode acomodar objetos de até 5,49 metros de comprimento com a tampa traseira fechada.
Um display sensível ao toque composto por dois monitores oferece até 28 polegadas de área de tela, sendo a peça central de um interior repleto de tecnologia avançada.
A tela inferior tem três posições diferentes, dependendo da tarefa em questão – vista mínima, vista alargada e visualização em tela inteira – e pode ser removida e utilizada em diferentes áreas da picape.
A tela superior também pode deslizar no sistema de fixação por trilhos da Ram.
O volante retrátil de base reta oferece empunhaduras com controles capacitivos, telas digitais e o emblema “RAM” iluminado. A tecnologia de deslizamento tátil permite que os ocupantes configurem os para-sois ou todo o teto eletrocromático com a capacidade de ajustar a opacidade. Todo de vidro, o teto com painéis eletrocromáticos e racks integrados tem iluminação ambiente operada por meio do console superior.
Ram 1500 RevolutionCom dois módulos elétricos de transmissão (EDMs), a tração é nas quatro rodas. A suspensão pneumática ajustável tem três modos: entrada/saída, aerodinâmica e off-road. A Ram 1500 Revolution BEV Concept pode adicionar até 160 quilômetros de autonomia em cerca de dez minutos com carregamento rápido de corrente contínua de 800 V a até 350 kW.
A picape conceitual tem esterçamento nas quatro rodas com até 15 graus de articulação, para aprimorar a manobrabilidade do veículo.
A proposta da Ram 1500 BEV é ser líder em uma combinação de áreas com as quais os clientes da marca mais se preocupam: autonomia, reboque, carga útil e tempo de carga. Na CES 2023, a Ram apresentou um novo carregador robô indutivo – ou Ram Charger –, que tornará o carregamento doméstico o mais fácil possível, conforme a marca.
Ele detecta a presença do veículo e suas necessidades de carregamento e se move automaticamente para a posição, se alinhando sob o veículo.
A capacidade de carregamento inteligente permitirá o “abastecimento” fora do horário de pico.
Ram 1500 Revolution


