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Para pistas ou trilhas: Nova Triumph Tiger 900

Lançada no Brasil nas versões GT Pro e Rally Pro

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Depois de estrear globalmente no final de 2019, a linha Tiger 900 passou a ser montada este ano na fábrica da Triumph na Zona Franca de Manaus, no Amazonas. Agora, a nova trail da marca inglesa chega às concessionárias brasileiras em duas versões: Tiger 900 GT Pro, por R$ 57.990, e Tiger 900 Rally Pro, por R$ 59.990. Mas esses preços são promocionais e valem apenas para o primeiro lote produzido no Brasil, de cerca de setenta unidades. A partir de 1º de julho, uma nova tabela deve chegar às lojas nacionais da Triumph. Além de lançar as 900, a Triumph também confirmou seus próximos lançamentos no Brasil: a Rocket III e a Street Triple.

A GT Pro e a Rally Pro são as configurações topo de linha on e off-road da Tiger 900. A estratégia de lançar inicialmente os modelos mais caros repete a adotada no lançamento da Scrambler 1200 no mercado brasileiro, que chegou primeiro na versão “top” XE e só posteriormente apresentou a XC, mais barata. A GT e a Rally se diferem nas rodas (aro 19 polegadas na primeira e 21 polegadas raiada na segunda), nos pneus, nas suspensões e nos modos de condução. A 900 GT usa suspensões da Marzocchi com curso de 177 milímetros na dianteira e 186 milímetros na traseira, com monoamortecedor com compressão e retorno ajustáveis, enquanto a Rally adota um conjunto da Showa, também com bengalas invertidas, porém, com 238 milímetros de curso na dianteira e 228 milímetros na traseira. Na GT Pro, a suspensão traseira pode ser ajustada eletronicamente entre nove níveis de amortecimento pelo painel TFT, de “Comfort” até “Sport”, além de quatro configurações de pré-carga. Já na Rally Pro, os ajustes também existem, mas são manuais.

O motor da nova Tiger 900 é um tricilídrico com 888 cilindradas, que entrega 10% a mais de torque em relação ao antigo da 800, com 8,87 kgfm a 7.250 rpm. A potência manteve os 95 cavalos a 8.750 rpm, no entanto, com uma entrega 9% superior na faixa intermediária de rotações em relação à 800. A Triumph afirma que a mudança na ordem de ativação dos cilindros deixou o ronco mais grave e esportivo. E o câmbio de 6 velocidades ganhou sistema quick-shifter, que permite subir ou descer as marchas sem o uso da embreagem.

Segundo a Triumph, o novo chassi de aço em treliça tubular deixou a Tiger 900 mais estreita e leve que a 800 em até cinco quilos. O novo radiador duplo melhora o resfriamento e reduz o calor sentido pelo piloto, além de ter permitido ao motor ser posicionado mais à frente (quatro centímetros) e mais baixo (dois centímetros), reduzindo assim o centro de gravidade. O banco está mais estreito e pode ser ajustado em dois níveis de altura. O guidão foi colocado um centímetro para trás. O tanque da Tiger 900 tem 20 litros de capacidade, ante 19 litros da Tiger 800. Outra novidade é um novo nicho sob o assento para guardar e carregar o celular, por meio de uma tomada de 5V.  

As novas Tiger 900 trazem freios ABS com função curva, que analisam a inclinação na moto, modos de pilotagem e o sistema de conectividade My Triumph, que conecta o celular do piloto ao painel TFT de 7 polegadas e permite atender chamadas telefônicas, selecionar músicas no smartphone, navegar pelo Google ou controlar a câmera GoPro. Os interruptores são iluminados e as Tiger 900 contam com controle de velocidade de cruzeiro, monitoramento da pressão dos pneus e manoplas e assentos aquecidos, com direito a ajuste individual para o garupa.  

 

Novo SUV

Nissan apresenta o Kait no Brasil

Visual moderno, produção nacional e preços a partir de R$ 117 mil

03/12/2025 14h13

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos Divulgação

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A Nissan revelou oficialmente o Kait, seu novo SUV compacto que será produzido no Complexo Industrial de Resende (RJ) como parte do investimento de R$ 2,8 bilhões da marca no país. O modelo chega para ocupar a faixa de entrada do segmento e substituir o antigo Kicks Play, mantendo a mesma plataforma e motor 1.6 aspirado com câmbio CVT, porém com um visual totalmente renovado. Faróis bipartidos, lanternas finas interligadas e linhas mais modernas aproximam o Kait da identidade global recente da marca.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Com cerca de 4,30 m de comprimento, entre-eixos de 2,62 m e porta-malas de 432 litros, o novo SUV preserva o espaço interno que sempre foi ponto forte do seu antecessor. A Nissan deve oferecer três versões — Sense, Advance e Exclusive — com equipamentos atualizados e uma cabine redesenhada. O preço de lançamento para versão de entrada, Active é de R$117.990, Sense Plus, R$139.590, Advance Plus a partir de R$149.800 e a topo, chamada de Exclusive tem o preço sugerido de R$152.990. Posicionando o Kait abaixo da nova geração do Kicks e de frente para concorrentes como Renault Kardian, Fiat Pulse e Volkswagen Tera.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

A estratégia da marca inclui também exportar o modelo para mais de 20 países da América Latina, fazendo do Brasil o centro de produção do novo SUV. Com visual mais atual, espaço competitivo e foco em custo-benefício, o Nissan Kait chega para reforçar a presença da marca no segmento de SUVs compactos e atrair consumidores que buscam um zero-quilômetro com design moderno e manutenção já conhecida.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Tecnologia nacional

Ford Ranger Híbrida Plug-in terá motor flex desenvolvido no Brasil

Picape eletrificada será lançada em 2027 na América do Sul

13/11/2025 16h34

Ranger Híbrida Plug-in com motor flex feito no Brasil.

Ranger Híbrida Plug-in com motor flex feito no Brasil. Foto: Divulgação

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A Ford anunciou que a nova Ranger Híbrida Plug-in contará com um motor flex desenvolvido no Brasil, voltado especialmente para as condições e combustíveis do mercado local. O projeto é liderado pela engenharia da Ford América do Sul, no centro de Tatuí (SP), que se consolida como um polo global de inovação da marca.

A picape, prevista para chegar à América do Sul em 2027, combina propulsão elétrica com a versatilidade do motor flex, oferecendo desempenho robusto e menor impacto ambiental. O sistema híbrido plug-in permitirá rodar em modo 100% elétrico em trajetos curtos, mantendo a força e a autonomia que caracterizam a linha Ranger.

O desenvolvimento do novo trem de força reforça o compromisso da Ford em investir em soluções sustentáveis sem abrir mão da potência e da durabilidade exigidas pelos consumidores da categoria. O modelo também simboliza a integração entre engenharia regional e estratégia global da marca.

O complexo de Tatuí abriga, além do campo de provas, um Centro de Diagnóstico Avançado e a Ford Academy, espaços que apoiam a formação técnica e o desenvolvimento de novas tecnologias. Hoje, o time brasileiro é responsável por cerca de um terço das funcionalidades aplicadas nos veículos Ford em todo o mundo.

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