Veículos

CARRO ESPORTIVO

Porsche Taycan 100% elétrico desembarca no Brasil em três versões no modelo 2021

Com baixíssimo nível de ruídos, o esportivo chega com preços de R$ 589 mil a R$ 979 mil

Continue lendo...

Primeiro modelo com propulsão totalmente elétrica da Porsche, o Taycan carimbou seu passaporte para entrar no Brasil. A marca alemã abriu no dia 1º de agosto a pré-venda do esportivo 100% “verde”, que pode ser encomendado nas concessionárias em todas as versões com um carregador de 11 kW incluso no preço para recarga da bateria de alta tensão dos motores elétricos, mais a respectiva instalação. A entrega das primeiras unidades a seus compradores está prevista para acontecer ainda neste ano. O Taycan chegará ao Brasil em três versões, já como modelo 2021: Taycan 4S, a R$ 589 mil, Taycan Turbo, a R$ 809 mil, e Taycan Turbo S, a R$ 979 mil − preços iniciais sugeridos, sem considerar o frete interno. Os valores incluem o custo de verificação e instalação do carregador no endereço indicado pelo cliente em qualquer localidade do território nacional.

Todos os veículos configurados receberão provisoriamente o carregador opcional Charger Connect sem custo adicional, pois o Mobile Charger (carregador de série que acompanha o Taycan) ainda não está disponível na linha de produção. Mais do que receber o carregador e a instalação, o cliente terá à disposição uma equipe técnica homologada pela Porsche para determinar a melhor configuração do equipamento e prestar toda a orientação necessária. De acordo com a necessidade do novo dono do carro, essa mesma empresa fará a adequação da infraestrutura elétrica e dará suporte no fornecimento de documentação para o projeto de instalação, que também será feita se o cliente adquirir itens como ChargingDock ou Totem Porsche. Tanto o veículo quanto o carregador e a instalação terão garantia por período determinado.

O Taycan é um esportivo de quatro portas com dois motores elétricos (um em cada eixo) que trabalham permanentemente sincronizados. Segundo a Porsche, sua proposta é oferecer alto desempenho e esportividade com todo o conforto, comodidade e conectividade. Partindo com bateria 100% carregada, a versão 4S permite rodar até 407 quilômetros com a “bateria performance” entregando 530 cavalos de potência e até 463 quilômetros equipado com a “bateria performance plus” com 571 cavalos. Na versão Turbo, com potência de 680 cavalos, a autonomia pode chegar a 450 quilômetros. O Taycan Turbo S, modelo topo de linha, conta com 761 cavalos e pode rodar até 412 quilômetros com uma carga. Graças à tecnologia elétrica, o Taycan alcança autonomia similar à de um esportivo com motor a combustão. Como é comum nos carros elétricos, o nível de ruídos é extremamente baixo. “O Taycan vincula nossa herança ao futuro. Ele leva adiante a história de sucesso de nossa marca, que fascinou e emocionou pessoas em todo o mundo por mais de setenta anos. O Taycan marca o início de uma nova era”, comemora Oliver Blume, presidente do Conselho Executivo da Porsche AG.

O Taycan é o primeiro veículo de produção com um sistema de 800 volts, em vez dos habituais 400 volts para carros elétricos. Essa é uma vantagem particular na estrada. Em pouco mais de cinco minutos, a bateria pode ser recarregada usando corrente contínua (CC) da rede de alta potência por um alcance de até 100 quilômetros (de acordo com o ciclo WLTP).

Com um design limpo e purista, o Taycan sinaliza o início de um novo tempo. O carro mantém as características de estilo da Porsche. De frente, parece particularmente largo e plano. A silhueta é moldada pela linha do teto esportiva inclinada para baixo na parte traseira. As seções laterais esculpidas são também marcas exclusivas do 100% elétrico. A coluna “C” (a de trás) cai de repente e os ombros pronunciados terminam em uma traseira típica da marca. Existem ainda elementos inovadores, como o logotipo Porsche com efeito de vidro, integrado à barra de luzes na parte traseira.

O interior do Taycan tem estrutura clara e uma arquitetura completamente nova. O painel de instrumentos é curvado e independente, colocando um ponto de fixação da visão do motorista como prioridade. Uma tela de infoentretenimento central de 10,9 polegadas e uma opcional do passageiro são combinadas para formar uma faixa de vidro integrada com uma aparência de painel preto. Todas as interfaces do usuário foram completamente projetadas para o Taycan. O número de controles clássicos de hardware, como interruptores e botões, foi bastante reduzido. O controle é inteligente e intuitivo − usando a operação de toque ou a função de controle de voz, que responde ao comando “Hey Porsche”.

Novo SUV

Nissan apresenta o Kait no Brasil

Visual moderno, produção nacional e preços a partir de R$ 117 mil

03/12/2025 14h13

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos Divulgação

Continue Lendo...

A Nissan revelou oficialmente o Kait, seu novo SUV compacto que será produzido no Complexo Industrial de Resende (RJ) como parte do investimento de R$ 2,8 bilhões da marca no país. O modelo chega para ocupar a faixa de entrada do segmento e substituir o antigo Kicks Play, mantendo a mesma plataforma e motor 1.6 aspirado com câmbio CVT, porém com um visual totalmente renovado. Faróis bipartidos, lanternas finas interligadas e linhas mais modernas aproximam o Kait da identidade global recente da marca.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Com cerca de 4,30 m de comprimento, entre-eixos de 2,62 m e porta-malas de 432 litros, o novo SUV preserva o espaço interno que sempre foi ponto forte do seu antecessor. A Nissan deve oferecer três versões — Sense, Advance e Exclusive — com equipamentos atualizados e uma cabine redesenhada. O preço de lançamento para versão de entrada, Active é de R$117.990, Sense Plus, R$139.590, Advance Plus a partir de R$149.800 e a topo, chamada de Exclusive tem o preço sugerido de R$152.990. Posicionando o Kait abaixo da nova geração do Kicks e de frente para concorrentes como Renault Kardian, Fiat Pulse e Volkswagen Tera.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

A estratégia da marca inclui também exportar o modelo para mais de 20 países da América Latina, fazendo do Brasil o centro de produção do novo SUV. Com visual mais atual, espaço competitivo e foco em custo-benefício, o Nissan Kait chega para reforçar a presença da marca no segmento de SUVs compactos e atrair consumidores que buscam um zero-quilômetro com design moderno e manutenção já conhecida.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Tecnologia nacional

Ford Ranger Híbrida Plug-in terá motor flex desenvolvido no Brasil

Picape eletrificada será lançada em 2027 na América do Sul

13/11/2025 16h34

Ranger Híbrida Plug-in com motor flex feito no Brasil.

Ranger Híbrida Plug-in com motor flex feito no Brasil. Foto: Divulgação

Continue Lendo...

A Ford anunciou que a nova Ranger Híbrida Plug-in contará com um motor flex desenvolvido no Brasil, voltado especialmente para as condições e combustíveis do mercado local. O projeto é liderado pela engenharia da Ford América do Sul, no centro de Tatuí (SP), que se consolida como um polo global de inovação da marca.

A picape, prevista para chegar à América do Sul em 2027, combina propulsão elétrica com a versatilidade do motor flex, oferecendo desempenho robusto e menor impacto ambiental. O sistema híbrido plug-in permitirá rodar em modo 100% elétrico em trajetos curtos, mantendo a força e a autonomia que caracterizam a linha Ranger.

O desenvolvimento do novo trem de força reforça o compromisso da Ford em investir em soluções sustentáveis sem abrir mão da potência e da durabilidade exigidas pelos consumidores da categoria. O modelo também simboliza a integração entre engenharia regional e estratégia global da marca.

O complexo de Tatuí abriga, além do campo de provas, um Centro de Diagnóstico Avançado e a Ford Academy, espaços que apoiam a formação técnica e o desenvolvimento de novas tecnologias. Hoje, o time brasileiro é responsável por cerca de um terço das funcionalidades aplicadas nos veículos Ford em todo o mundo.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).