Clique aqui e veja as últimas notícias!

CORREIO VEÍCULOS

Questão de empatia: Hyundai HB20S

O renovado sedã incorpora até tecnologias autônomas na versão “top” Diamond Plus, mas demora a embalar nas vendas
26/02/2020 10:24 - Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix


 

Houve um tempo – nem tão distante assim – em que os sedãs compactos eram vistos como o “degrau seguinte” de quem começava a vida adulta dirigindo um hatch e, com o crescimento da família, precisava de mais espaço para bagagens. Com o alastramento da “epidemia de utilitários esportivos” nas ruas nacionais, os compactos de três volumes perderam tal primazia. Mas ainda formam um segmento importante e que apresenta surpresas – como o Chevrolet Onix Plus, que foi lançado em outubro do ano passado e logo se posicionou como o segundo automóvel mais vendido do Brasil, atrás apenas do Onix hatch. Outra novidade no segmento foi apresentada na mesma época do sedã da Chevrolet, porém, com uma performance de vendas bem mais discreta. É o HB20S, atualizado junto com a linha de compactos da Hyundai, de acordo com a recente corrente de design da marca sul-coreana, denominada como “Esportividade Sensual”. O novo estilo trouxe como principal inovação visual uma grade trapezoidal que mistura linhas retas e curvas – e que tornou-se a parte mais questionada na linha HB20. Ao lado da grade, os amplos faróis têm light guide em leds. A traseira do sedã evoca o conceito de fastback – o teto se prolonga continuamente até o porta-malas, sem angulações. As lanternas horizontalizadas remetem aos sedãs maiores da Hyundai, como o Elantra e o Sonata. Se a nova grade não reedita a ampla aceitação do modelo anterior, a principal aposta do novo HB20S está no bom nível de equipamentos – principalmente na versão topo de linha do sedã, a 1.0 TGDI 12V Flex Diamond Plus, oferecida por R$ 81.290.

As versões mais completas do HB20S, Diamond e Diamond Plus, trazem ar-condicionado digital, chave presencial Smart Key, piloto automático e limitador de velocidade, partida do motor por botão, troca de marchas por alavancas no volante (Smart Shift) e sistema Stop & Go de parada e partida automática do motor. Exclusivos da versão de topo Diamond Plus, os sistemas de alerta e frenagem autônoma (funciona em velocidades até 50 km/h) e de alerta de mudança de faixa são tecnologias inéditas no segmento. Completam a lista os controles de tração e estabilidade (ESP e TCS), assistente de partida em rampa (HAC), monitoramento de pressão de pneus (TPMS) e câmera de ré com monitoramento da traseira (DRVM). Além disso, toda a linha HB20 conta com cinto de três pontos para todos os ocupantes, encosto de cabeça no banco traseiro, fixação Isofix, dois airbags frontais e dois laterais. O sistema BlueMedia tem visual flutuante e tela de 8 polegadas. Um pacote de equipamentos surpreendente em compactos nacionais.