Veículos

CAMINHÃO

Scania comemora 63 anos de Brasil

A montadora homenageia caminhoneiros brasileiros com lançamento de edição especial "Heróis da Estrada" dos modelos R 450 6x2 e R 410 4x2

Continue lendo...

Quando o marketing precisa movimentar os negócios, uma comemoração é sempre uma boa oportunidade. Contudo, nos tempos atuais, em meio à pandemia do coronavírus, poucas empresas têm algo a festejar. Assim, a Scania aproveitou a data dos seus sessenta e três anos de presença oficial no Brasil para anunciar o lançamento de uma edição especial dos modelos R 450 6x2 e R 410 4x2, intitulada “Heróis da Estrada” – uma oportuna homenagem à atuação dos caminhoneiros brasileiros, que ajudam a manter o país abastecido durante o período de isolamento social. “Estamos orgulhosos pelos sessenta e três anos de Brasil, reconhecidos por pioneirismos e por soluções personalizadas de produtos e serviços. Foi pensando em apoiar o negócio do cliente que montamos uma edição especial com o mais completo pacote de soluções já personalizado. Além de disso, é uma homenagem àqueles que movem o Brasil sobre rodas, os motoristas, autônomos e transportadores de todos os tamanhos de frotas”, explica Roberto Barral, vice-presidente das Operações Comerciais da Scania no Brasil.

A edição especial “Heróis da Estrada” é numerada e limitada a trezentas e cinquenta unidades, dos modelos R 450 6x2 e R 410 4x2, ambos na versão teto alto Highline. A cor exclusiva é a vermelho Hero (herói em inglês) e o grifo, animal mitológico símbolo da Scania, aparece de uma forma inédita ao longo da cabine. “O cliente deste tipo de caminhão não abre mão da exclusividade da cor. E o grifo na cabine gera uma maior identificação e representa a força nas estradas”, salienta Silvio Munhoz, diretor de Soluções de Vendas da Scania no Brasil. Além de todas as tecnologias apresentadas no ano passado com a chegada ao mercado dos caminhões da nova geração Scania, a edição especial “Heróis da Estrada” marca a introdução da tecnologia Actcruise, a evolução do controle de cruzeiro Ecocruise. O Scania Actcruise atua por meio de posicionamento via GPS e um mapa topográfico integrado ao módulo de conectividade para gravar rotas e aproveitar aclives e declives de maneira mais eficiente. Dessa forma, o caminhão poderá economizar mais de 3% de combustível. “Neste momento, o transportador precisa aumentar sua rentabilidade, ou seja, retirar o máximo de dinheiro do veículo”, complementa Munhoz.

A nova edição especial chega com três pacotes à escolha do cliente. O Pacote Estilo traz defletores, saia lateral e pintura customizada nos para-lamas, na grade frontal e na saia lateral. Já o Pacote Segurança é composto de airbag lateral de cortina (exclusividade no Brasil para proteção do motorista em tombamentos), freio de emergência (AEB), sistema de estabilidade (ESP), assistente de mudança de faixa (LDW) e sensor de chuva. E o Pacote Conforto sai equipado com climatizador, geladeira, volante de couro, painel de instrumentos colorido com 7 polegadas e sistema multimídia com tela de 5 polegadas e Bluetooth.  “O mercado está começando a ver sinais de retomada e o Brasil precisará de muitos caminhões para a recuperação da economia A edição especial ‘Heróis da Estrada’ chega com preço muito competitivo para os clientes se prepararem nesta gradativa recuperação do mercado, com uma frota nova. Além de ser uma boa oportunidade para quem deseja comprar o primeiro zero-quilômetro, pois só começará a pagar seis meses depois”, ressalta o diretor de Soluções de Vendas da Scania. Já o seguro terá 12% de desconto e parcelamento em até dez vezes sem juros. 

Em termos de soluções de serviços, há três condições especiais inclusas nos modelos “Heróis da Estrada”. O Programa de Manutenção Premium Flexível tem 15% de desconto. O mais completo plano oferecido reduz em até 25% os custos de manutenção e contempla as preventivas e as corretivas de forma individualizada e personalizada. A cobrança é por quilometragem (se não rodou, não paga) e de acordo com faixas de consumo de combustível (se consumiu menos, paga menos). O comprador leva de graça o Pacote Desempenho (o sistema de gestão mais completo via conectividade), que permite acompanhamento em tempo real tanto do veículo quanto da forma de condução, individualmente, e garante a diminuição imediata de custos com combustível, desgaste de pneus e manutenção. Outra novidade é que pela primeira vez uma edição especial inclui treinamentos, pelo Driver Services. Estão adicionados quatro módulos online exclusivos e três sessões de Driver Coaching ministrados pelos instrutores “Master Drivers” da rede Scania.

Com a “Heróis da Estrada”, a Scania chega a doze séries ou edições especiais. Em 1991, foi lançada a primeira delas, a “Jubileum”, que marcou a comemoração do centenário mundial da fundação da marca. Com a chegada do novo milênio, em 2000, foi criada a “Millenium”, com mil unidades. Em 2001, a edição “Horizontes” resgatou a típica cor laranja, que celebrizou os “jacarés” dos anos 60 e 70, e 80-81. No mesmo ano, chegou uma das mais lembradas até hoje, a “Rei da Estrada”, com o retorno do motor V8 e da injeção eletrônica. Em 2007, coube à edição “Silver Line” comemorar os cinquenta anos de Brasil. Em 2010, outro momento para celebrar o V8 com a “King of the Road”. Em 2012, o R 440 foi a base da edição cinquenta e cinco anos de Brasil. Em 2015, chegou a “Griffin Edition”, nas versões R 440 e R 480, na cabine Streamline. Em 2017, a edição “60 Anos” trouxe o R 440 com a cor azul celeste e as faixas icônicas do T 113 para celebrar seis décadas no país. Na Fenatran de 2019, as primeiras edições especiais da nova geração de caminhões Scania: a “V8 – 50 anos” e o R 450 série “Vintage”. 

Novo SUV

Nissan apresenta o Kait no Brasil

Visual moderno, produção nacional e preços a partir de R$ 117 mil

03/12/2025 14h13

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos Divulgação

Continue Lendo...

A Nissan revelou oficialmente o Kait, seu novo SUV compacto que será produzido no Complexo Industrial de Resende (RJ) como parte do investimento de R$ 2,8 bilhões da marca no país. O modelo chega para ocupar a faixa de entrada do segmento e substituir o antigo Kicks Play, mantendo a mesma plataforma e motor 1.6 aspirado com câmbio CVT, porém com um visual totalmente renovado. Faróis bipartidos, lanternas finas interligadas e linhas mais modernas aproximam o Kait da identidade global recente da marca.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Com cerca de 4,30 m de comprimento, entre-eixos de 2,62 m e porta-malas de 432 litros, o novo SUV preserva o espaço interno que sempre foi ponto forte do seu antecessor. A Nissan deve oferecer três versões — Sense, Advance e Exclusive — com equipamentos atualizados e uma cabine redesenhada. O preço de lançamento para versão de entrada, Active é de R$117.990, Sense Plus, R$139.590, Advance Plus a partir de R$149.800 e a topo, chamada de Exclusive tem o preço sugerido de R$152.990. Posicionando o Kait abaixo da nova geração do Kicks e de frente para concorrentes como Renault Kardian, Fiat Pulse e Volkswagen Tera.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

A estratégia da marca inclui também exportar o modelo para mais de 20 países da América Latina, fazendo do Brasil o centro de produção do novo SUV. Com visual mais atual, espaço competitivo e foco em custo-benefício, o Nissan Kait chega para reforçar a presença da marca no segmento de SUVs compactos e atrair consumidores que buscam um zero-quilômetro com design moderno e manutenção já conhecida.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Tecnologia nacional

Ford Ranger Híbrida Plug-in terá motor flex desenvolvido no Brasil

Picape eletrificada será lançada em 2027 na América do Sul

13/11/2025 16h34

Ranger Híbrida Plug-in com motor flex feito no Brasil.

Ranger Híbrida Plug-in com motor flex feito no Brasil. Foto: Divulgação

Continue Lendo...

A Ford anunciou que a nova Ranger Híbrida Plug-in contará com um motor flex desenvolvido no Brasil, voltado especialmente para as condições e combustíveis do mercado local. O projeto é liderado pela engenharia da Ford América do Sul, no centro de Tatuí (SP), que se consolida como um polo global de inovação da marca.

A picape, prevista para chegar à América do Sul em 2027, combina propulsão elétrica com a versatilidade do motor flex, oferecendo desempenho robusto e menor impacto ambiental. O sistema híbrido plug-in permitirá rodar em modo 100% elétrico em trajetos curtos, mantendo a força e a autonomia que caracterizam a linha Ranger.

O desenvolvimento do novo trem de força reforça o compromisso da Ford em investir em soluções sustentáveis sem abrir mão da potência e da durabilidade exigidas pelos consumidores da categoria. O modelo também simboliza a integração entre engenharia regional e estratégia global da marca.

O complexo de Tatuí abriga, além do campo de provas, um Centro de Diagnóstico Avançado e a Ford Academy, espaços que apoiam a formação técnica e o desenvolvimento de novas tecnologias. Hoje, o time brasileiro é responsável por cerca de um terço das funcionalidades aplicadas nos veículos Ford em todo o mundo.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).