Veículos

TESTE DA SEMANA

Sem grandes mudanças, Renegade se mantém entre os 3 primeiros da sua categoria

Avaliamos a versão topo de linha, a Limited, com o motor 1.8 aspirado

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Sabemos que ele é o queridinho e que essa motorização está com os dias contados, porque a promessa é de que a próxima geração seja turbo. Compacto, aconchegante e estiloso, o Renegade sempre está entre os primeiros em vendas na categoria.

Não é mais novidade, pois se sabe que a Fiat Chrysler Automobiles (FCA) já está exportando os motores turbo para a Argentina e demais países, mas ainda falta chegar ao Brasil. A promessa é de que as próximas gerações do Renegade e Compass já venham com esse motor, mas, enquanto não chega, avaliamos a versão topo, chamada de Limited, com o já conhecido 1.8 aspirado.

Sem grandes novidades, o Renegade passou por leve alteração estética e ganhou diversos itens de comodidade, desde a sua versão de entrada, STD, que já vem com freio a disco nas 4 rodas, piloto automático, computador de bordo de 3,4”, entre outros itens, com preço sugerido de R$ 81.590. Já na versão que avaliamos, Limited, vem tudo o que se tem direito. Exemplos: teto solar panorâmico, rodas 19”, 7 airbags, multimídia de 8,4”, faróis full Led e diversos itens que deixam o passeio mais confortável e divertido. Essa versão tem preço sugerido de R$ 122.390.

Um dos “queridinhos” da marca, o SUV de entrada da Jeep, tem muito a oferecer, e se você é daqueles que não se preocupa muito com o desempenho nem com o consumo, vale conhecer as versões flex. Mas se você é daqueles que faz contas e gosta de economia, talvez valha conhecer as versões diesel, que têm preço sugerido a partir de R$ 139.690. Caro? Sim, mas é como dizem por aí: Jeep é estilo de vida.

Impressões ao dirigir

Foram 200 quilômetros rodados e pode-se dizer que foi um teste divertido, até porque teve muito trecho urbano, um pouco de trecho rodoviário e outro tanto de estrada de terra.  

O consumo nunca foi seu ponto forte, e dessa vez ficou na casa dos 7 km/l com gasolina. Em contrapartida, o conforto, o aconchego e o silêncio a bordo predominam, porque, por ter rodas 19” e o entre eixos curto, o rodar é um pouco duro. A central multimídia interage com o carro, ou seja, podemos comandar o ar-condicionado de duas zonas e outras configurações.

Já na rodovia, foram cerca de 50 km e o compacto foi bem, mas não pode ter pressa, pois, apesar dos 135 cavalos na gasolina, ou podendo alcançar os 139 cv no etanol, a resposta é contínua, mas não tão ágil. O câmbio de seis marchas é esperto, tem aletas atrás do volante, modo Sport de pilotagem, o que melhora o desempenho, e até mesmo o consumo, que ficou na casa dos 9,5 km/l.

Como disse no começo, andei até em estrada de terra. Mesmo não tendo a tração 4x4 nas versões flex, ele vai bem, mas não pode dar “sorte para o azar”, tem de estar sempre atento e cuidar as valetas, porque ele tem espírito aventureiro e, apesar da boa altura do solo, pode enroscar embaixo. Digo que o Renegade é um SUV 99% urbano e, se precisar, ele topa qualquer parada, claro, respeitando os seus limites.

Você deve estar se perguntando se vale a pena, mas como o melhor carro é aquele que cabe no seu bolso e te serve, então todo test-drive é válido. Analise os concorrentes, o que pode ser feito por categoria ou por preço.  

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Novo SUV

Nissan apresenta o Kait no Brasil

Visual moderno, produção nacional e preços a partir de R$ 117 mil

03/12/2025 14h13

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos Divulgação

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A Nissan revelou oficialmente o Kait, seu novo SUV compacto que será produzido no Complexo Industrial de Resende (RJ) como parte do investimento de R$ 2,8 bilhões da marca no país. O modelo chega para ocupar a faixa de entrada do segmento e substituir o antigo Kicks Play, mantendo a mesma plataforma e motor 1.6 aspirado com câmbio CVT, porém com um visual totalmente renovado. Faróis bipartidos, lanternas finas interligadas e linhas mais modernas aproximam o Kait da identidade global recente da marca.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Com cerca de 4,30 m de comprimento, entre-eixos de 2,62 m e porta-malas de 432 litros, o novo SUV preserva o espaço interno que sempre foi ponto forte do seu antecessor. A Nissan deve oferecer três versões — Sense, Advance e Exclusive — com equipamentos atualizados e uma cabine redesenhada. O preço de lançamento para versão de entrada, Active é de R$117.990, Sense Plus, R$139.590, Advance Plus a partir de R$149.800 e a topo, chamada de Exclusive tem o preço sugerido de R$152.990. Posicionando o Kait abaixo da nova geração do Kicks e de frente para concorrentes como Renault Kardian, Fiat Pulse e Volkswagen Tera.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

A estratégia da marca inclui também exportar o modelo para mais de 20 países da América Latina, fazendo do Brasil o centro de produção do novo SUV. Com visual mais atual, espaço competitivo e foco em custo-benefício, o Nissan Kait chega para reforçar a presença da marca no segmento de SUVs compactos e atrair consumidores que buscam um zero-quilômetro com design moderno e manutenção já conhecida.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Tecnologia nacional

Ford Ranger Híbrida Plug-in terá motor flex desenvolvido no Brasil

Picape eletrificada será lançada em 2027 na América do Sul

13/11/2025 16h34

Ranger Híbrida Plug-in com motor flex feito no Brasil.

Ranger Híbrida Plug-in com motor flex feito no Brasil. Foto: Divulgação

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A Ford anunciou que a nova Ranger Híbrida Plug-in contará com um motor flex desenvolvido no Brasil, voltado especialmente para as condições e combustíveis do mercado local. O projeto é liderado pela engenharia da Ford América do Sul, no centro de Tatuí (SP), que se consolida como um polo global de inovação da marca.

A picape, prevista para chegar à América do Sul em 2027, combina propulsão elétrica com a versatilidade do motor flex, oferecendo desempenho robusto e menor impacto ambiental. O sistema híbrido plug-in permitirá rodar em modo 100% elétrico em trajetos curtos, mantendo a força e a autonomia que caracterizam a linha Ranger.

O desenvolvimento do novo trem de força reforça o compromisso da Ford em investir em soluções sustentáveis sem abrir mão da potência e da durabilidade exigidas pelos consumidores da categoria. O modelo também simboliza a integração entre engenharia regional e estratégia global da marca.

O complexo de Tatuí abriga, além do campo de provas, um Centro de Diagnóstico Avançado e a Ford Academy, espaços que apoiam a formação técnica e o desenvolvimento de novas tecnologias. Hoje, o time brasileiro é responsável por cerca de um terço das funcionalidades aplicadas nos veículos Ford em todo o mundo.

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