Veículos

DUAS RODAS

Semelhantes diferenças entre scooter e moto

São experiências bastante distintas dirigir cada uma delas

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Apesar de ambos serem veículos de duas rodas, uma scooter é muito diferente de uma moto, seja na parte construtiva, na dinâmica de pilotagem e até na tecnologia embarcada. Atualmente, as scooters têm desempenhado um papel importante no mercado, atraindo muitos iniciantes para o mundo das duas rodas. Usando como referência a SH300i, scooter de 300cc da Honda, é possível entender um pouco mais sobre esse tipo de veículo que, gradualmente, evolui para se tornar a nova referência em termos de mobilidade humana e economia de tempo e dinheiro.

Como é possível diferenciar uma scooter de uma moto? Primeiro, é bom verificar se há alavanca de câmbio no pé esquerdo. As scooters usam transmissão automática CVT.  Por isso, não há alavanca. Outro detalhe é observar a posição do motor. Em vez de mais à frente, como nas motocicletas e motonetas, o propulsor das scooters, em conjunto com a transmissão, está mais próximo da parte traseira, junto à roda. Nas scooters também não há o tanque de combustível entre as pernas, como nas motos. Isso é algo que determina a posição de pilotagem sentado mais ereto e não reclinado sobre o tanque, como na maioria das motos. Uma scooter não tem embreagem para engatar marchas, pois a transmissão é do tipo CVT. Basta ligar e acelerar. Então, nas scooters, ambos os manetes são de freio. Freio traseiro na mão esquerda e dianteiro na direita.

Quando o assunto é praticidade, as scooters também compartilham soluções com os carros: iluminação em leds e tomada 12V. Aliás, a SH tem uma tomada sob o banco. Em outros modelos, a tomada fica no porta-luvas. No caso específico da SH 300i da Honda, é necessário comprar um adaptador para fazer o carregamento do smartphone, pois a tomada não é USB. Um ponto importante ao comprar o adaptador é observar a amperagem e ver se a especificação é a mesma da recomendada pela fabricante. Para isso, é necessário consultar o manual. Cabo e carregador custam em torno de R$ 270.

O bocal de abastecimento de uma scooter normalmente fica sob o banco. Para acessar, o piloto tem de descer da scooter, liberar a trava no seletor e levantar o assento. Mas há modelos em que o bocal é externo, como na Honda PCX 150, na Yamaha NMax 160 e na Dafra Citycom HD 300. Aliás, uma das características mais marcantes de uma scooter é o compartimento sob o assento, popularmente chamado de porta-capacete. São de diversos tamanhos e comportam um capacete e outros pequenos objetos. Nesse caso, o espaço pode acomodar um capacete aberto ou um com casco pequeno.  

Muitas scooters contam com para-brisa, seja como item de série ou como acessório. A peça tem várias finalidades: estética, funcionalidade ou proteção. Alguns modelos permitem ajustes de altura e, em outros, o para-brisa pode ser retirado. Caso for retirado, deve-se tirar também o suporte (hastes laterais) e posteriormente se colocar o acabamento plástico. Caso não se tenha as peças de acabamento, elas podem ser compradas na concessionária. O preço gira em torno de R$ 40, o par. Outra opção é colocar um para-brisa menor, que custa na faixa dos R$ 500.

A SH300i tem sistema antitravamento de freios ABS em ambas as rodas. Como o nome diz, o sistema evita que as rodas travem em uma frenagem de emergência, permitindo o controle direcional e, em muitas vezes, evitando uma queda. No caso da SH300i, o ABS é um item obrigatório por conta da legislação em vigor no Brasil, na qual todos os modelos a partir de 300cc devem ter o sistema. Modelos até 300cc devem ter CBS (sistema de freios combinados) ou ABS.  

Novo SUV

Nissan apresenta o Kait no Brasil

Visual moderno, produção nacional e preços a partir de R$ 117 mil

03/12/2025 14h13

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos Divulgação

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A Nissan revelou oficialmente o Kait, seu novo SUV compacto que será produzido no Complexo Industrial de Resende (RJ) como parte do investimento de R$ 2,8 bilhões da marca no país. O modelo chega para ocupar a faixa de entrada do segmento e substituir o antigo Kicks Play, mantendo a mesma plataforma e motor 1.6 aspirado com câmbio CVT, porém com um visual totalmente renovado. Faróis bipartidos, lanternas finas interligadas e linhas mais modernas aproximam o Kait da identidade global recente da marca.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Com cerca de 4,30 m de comprimento, entre-eixos de 2,62 m e porta-malas de 432 litros, o novo SUV preserva o espaço interno que sempre foi ponto forte do seu antecessor. A Nissan deve oferecer três versões — Sense, Advance e Exclusive — com equipamentos atualizados e uma cabine redesenhada. O preço de lançamento para versão de entrada, Active é de R$117.990, Sense Plus, R$139.590, Advance Plus a partir de R$149.800 e a topo, chamada de Exclusive tem o preço sugerido de R$152.990. Posicionando o Kait abaixo da nova geração do Kicks e de frente para concorrentes como Renault Kardian, Fiat Pulse e Volkswagen Tera.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

A estratégia da marca inclui também exportar o modelo para mais de 20 países da América Latina, fazendo do Brasil o centro de produção do novo SUV. Com visual mais atual, espaço competitivo e foco em custo-benefício, o Nissan Kait chega para reforçar a presença da marca no segmento de SUVs compactos e atrair consumidores que buscam um zero-quilômetro com design moderno e manutenção já conhecida.

Novo Nissan Kait aposta em design atualizado, espaço interno e preços competitivos para disputar o segmento de SUVs compactos

Tecnologia nacional

Ford Ranger Híbrida Plug-in terá motor flex desenvolvido no Brasil

Picape eletrificada será lançada em 2027 na América do Sul

13/11/2025 16h34

Ranger Híbrida Plug-in com motor flex feito no Brasil.

Ranger Híbrida Plug-in com motor flex feito no Brasil. Foto: Divulgação

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A Ford anunciou que a nova Ranger Híbrida Plug-in contará com um motor flex desenvolvido no Brasil, voltado especialmente para as condições e combustíveis do mercado local. O projeto é liderado pela engenharia da Ford América do Sul, no centro de Tatuí (SP), que se consolida como um polo global de inovação da marca.

A picape, prevista para chegar à América do Sul em 2027, combina propulsão elétrica com a versatilidade do motor flex, oferecendo desempenho robusto e menor impacto ambiental. O sistema híbrido plug-in permitirá rodar em modo 100% elétrico em trajetos curtos, mantendo a força e a autonomia que caracterizam a linha Ranger.

O desenvolvimento do novo trem de força reforça o compromisso da Ford em investir em soluções sustentáveis sem abrir mão da potência e da durabilidade exigidas pelos consumidores da categoria. O modelo também simboliza a integração entre engenharia regional e estratégia global da marca.

O complexo de Tatuí abriga, além do campo de provas, um Centro de Diagnóstico Avançado e a Ford Academy, espaços que apoiam a formação técnica e o desenvolvimento de novas tecnologias. Hoje, o time brasileiro é responsável por cerca de um terço das funcionalidades aplicadas nos veículos Ford em todo o mundo.

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