Há quem diga que brasileiro compra carro a metro. Se for este o caso, a Volkswagen está fazendo a coisa certa. A marca alemã acaba de apresentar o Virtus, um sedã médio-compacto para se posicionar entre o Voyage e o Jetta.
O modelo divide com o Polo e o Golf a plataforma modular MQB, que permite alongar ou encurtar entre-eixos, bitola e balanças. No caso do Virtus, a fabricante adotou um entre-eixos bem generoso, o que se reflete diretamente nas dimensões internas do modelo.
No novo sedã da Volkswagen, que chega ao mercado em janeiro de 2018, esta medida é de 2,65 cm, ou 8,5 cm mais longo que a do compacto Polo e 2 cm maior que a do hatch médio Golf. e igual ao do sedã médio Jetta. É maior também que os entre-eixos de todos os sedãs médios-compactos do mercado, como Renault Logan, Chevrolet Cobalt, Fiesta sedã e Nissan Versa.
Outra característica evidencia a importância que este novo carro tem para a Volkswagen no País: o Brasil será o primeiro mercado a receber o modelo, fabricado em São Bernardo do Campo.
É também o primeiro modelo no mundo a ostentar o novo design de traseira, que será adotado nos sedãs da marca. A frente, por outro lado, é idêntica à do Polo.
De perfil, os vincos e entalhes horizontais dão a impressão de que o Virtus é ainda maior do que é. No total são 4,48 metros de comprimento – 42,5 cm a mais que o Polo –, o que permite muito espaço interno e ainda um generoso porta-malas de 521 litros de capacidade.
Sob o capô, a mesma política do Polo. O Virtus vai oferecer duas motorizações distintas. A mais básica é a 1.6 16V MSI.


