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Volkswagen ID.4 ainda é raridade nas ruas brasileiras

O elétrico está disponível há um ano somente pelo sistema de assinatura Sign&Drive;

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O ID.4 chegou ao Brasil há um ano, em julho de 2023, mas não foi colocado à venda. O primeiro modelo 100% elétrico da Volkswagen no mercado nacional foi disponibilizado apenas pelo sistema de assinatura Sign&Drive. Como outros programas de assinatura de veículos, o da marca alemã oferece benefícios como assistência vinte e quatro horas, documentações, garantias, gestão de multas e manutenção preventiva inclusa. No lançamento do ID.4 no Brasil, o cliente precisava desembolsar R$ 9.990 por mês para levar o SUV em um contrato de 24 meses e franquia de mil e quinhentos quilômetros. Ao fim do contrato, não há a opção de comprar o carro. Como a demanda ficou abaixo do esperado, a Volkswagen resolveu melhorar a oferta. Desde fevereiro deste ano, nos contratos de 24 meses, assinar o ID.4 passou a custar R$ 6.990 mensais (para rodar até 1.500 quilômetros por mês). Há ainda opções de assinar para dois mil quilômetros por mês, pagando R$ 8.490 mensais, ou para 2.500 quilômetros por mês por R$ 8.890 mensais, sempre para períodos de 24 meses. 

Para quem já havia adquirido a assinatura do ID.4, os contratos foram atualizados com o valor da mensalidade reduzido – a diferença paga a mais nas faturas anteriores foi abatida a partir de abril. O fato é que, apesar da redução no valor, assinar o SUV elétrico da Volkswagen continua a ser uma opção ao alcance de poucos – é um automóvel bem difícil de se encontrar nas ruas brasileiras. A hipótese de que, futuramente, o ID.4 venha a ser vendido no Brasil não é confirmada nem descartada pela marca alemã. 

Construído sobre a plataforma MEB, o ID.4 é disponibilizado pelo Sign&Drive somente na versão Pro Performance, uma configuração intermediária, equipada com motor no eixo traseiro e tração traseira – a versão “top” GTX 4Motion, disponível na Europa e nos Estados Unidos, traz dois motores, um em cada eixo, portanto, com tração integral. O estilo da carroceria é robusto, com linha de cintura elevada e facilmente identificável como um Volkswagen, privilegiando formas mais suaves. De perfil, chamam a atenção as impressionantes rodas de 21 polegadas – com pneus 225/45 na dianteira e 255/40 na traseira –, posicionadas nos limites da carroceria. A opção pelos balanços curtos ajuda a ampliar o espaço entre-eixos – que tem 2,76 metros e é maior em comparação aos SUVs médios concorrentes. Já as demais dimensões estão dentro do segmento: 4,58 metros de comprimento, 1,85 metro de largura e 1,61 metro de altura. Um acabamento prateado, da coluna dianteira até a traseira, passando sobre as portas, aumenta a percepção de leveza. Na frente e atrás, além dos emblemas redondos da marca alemã, o destaque visual fica por conta dos faróis e das lanternas com tecnologia IQ.Light Matrix com Light Bar, com elementos internos bem distintos. O ID.4 vem em duas opções de cores: Azul Dusk (a do modelo testado) e Cinza Moonstone, ambas com teto na cor Preto Piano.

Qualquer Volkswagen com motor atrás e tração traseira sempre evocará uma “referência ancestral” ao Fusca – um compacto que, às vésperas da Segunda Guerra Mundial, tornou-se o primeiro modelo da marca alemã. A mesma configuração foi repetida no segundo Volkswagen mais famoso: a Kombi. Mas as referências ao passado se restringem a isso, já que o ID.4 é um veículo moderno – com soluções originais e tecnologias futuristas. A seleção das marchas é feita em um seletor posicionado em uma haste atrás do volante. O painel de instrumentos digital de 5,3 polegadas de estilo flutuante disponibiliza somente as informações mais relevantes, como velocidade, modos de condução e autonomia. Boa parte dos ajustes são acessíveis apenas pela tela sensível ao toque do multimídia. Entre eles, o Memory Park Assist Plus, que permite gravar trajetos curtos para que o carro possa repeti-los autonomamente até estacionar sozinho.

Com potência de 204 cavalos e torque de 31,6 kgfm, o motor elétrico do ID.4 é instalado sobre o eixo traseiro, enquanto a bateria de 77 kW fica no assoalho. Ela oferece sistema de recarga rápida e é capaz de completar até 80% da carga em 40 minutos, em um carregador DC (150 kW). A autonomia é de 370 quilômetros no ciclo PBEV (do Inmetro). Caso o assinante do ID.4 decidir ter um carregador elétrico em casa, um modelo da Greenv é oferecido aos usuários do Sign&Drive para locação por 24 meses, por R$ 599 mensais. Também é disponibilizado para compra, por R$ 7.649. 

Em termos de segurança, o ID.4 traz sete airbags, câmera 360 graus com vista pela central multimídia, ACC (controle de cruzeiro adaptativo) mais frenagem autônoma de emergência e função stop&go, Turn Assist (assistente de conversão transversal) e Side Assist, que mantém o veículo na faixa de forma ativa. “Mordomias” como abertura e fechamento elétricos da tampa do porta-malas, iluminação interna em leds com 30 opções de cores e teto panorâmico de vidro reforçam a habitabilidade. 

Experiência a bordo

Singularidades tecnológicas

No ID.4, os bancos frontais ergoActive, com acabamento em alcântara, são bastante confortáveis, contam com ajustes elétricos, funções memória, aquecimento e massagem. Na traseira, embora o espaço seja amplo, o passageiro do meio convive com um encosto ressaltado – atrás dele, fica uma portinhola que dá acesso ao compartimento de bagagens. A fita de leds que percorre todo o painel usa diferentes pulsos para “interagir” com o motorista – sinaliza se o carro está pronto para ser dirigido ou se a bateria está sendo carregada. A central multimídia tem tela de 10 polegadas e conexão sem fio para Apple CarPlay e Android Auto. Há carregador de celular por indução, ar-condicionado AirCare Climatronic Touch de três zonas e quatro portas USB-C. O acabamento interno é de qualidade e há harmonia de cores e texturas. O teto panorâmico de vidro é fixo, com cortina. E o porta-malas leva bons 543 litros.

O console central ajustável é prático, mas a proposta de eliminar o máximo de botões complica funções que deveriam ser simples. Há concentração de informações no multimídia, e acionar os comandos “touch” no multimídia e no volante pode ser complicado com o carro em movimento. No lado do motorista, os comandos de abertura das portas e dos vidros contam com duas teclas apenas – é necessário acionar previamente um seletor “Rear” para indicar se pretende comandar as janelas das portas da frente ou das de trás. Regular a temperatura do ar-condicionado também é mais complicado que o necessário, pela “economia” de botões. O sistema de estacionamento autônomo Park-assist é eficiente, no entanto, requer algum tempo de aprendizado. 

Impressões ao dirigir

Harmonia futurista

Até existe um botão de partida no ID.4, mas ele é supérfluo. Com a chave a bordo, basta pisar no pedal do freio para que o SUV elétrico esteja pronto para rodar – e o carro desliga sozinho quando o motorista aperta o “P” nos comandos do painel de funções, que fica em uma haste atrás do volante. Uma vez em movimento, o torque (instantâneo, como em qualquer elétrico) é farto. Basta pisar no acelerador para ter os 31,6 kgfm disponíveis. O comportamento dinâmico do ID.4 não chega a ser tão exuberante quanto o de outros elétricos mais “forçudos” – o ID.4 acelera de zero a 100 km/h em 8,5 segundos e chega à velocidade máxima de 160 km/h (limitada eletronicamente). Variando entre os modos “Eco”, “Confort” e “Sport”, é possível de se perceber que o carro evolui na capacidade de acelerar mais rapidamente. Na estrada, os 204 cavalos dão conta de mover as mais de duas toneladas do SUV se dificuldades. Ultrapassar parece ser sempre fácil – e o baixo nível de ruído a bordo reforça tal impressão.

A força do motor elétrico aplicada às rodas traseiras torna a dinâmica do ID.4 mais agradável e mais divertida do que nos elétricos com tração frontal. Como recebem mais torque devido à tração do motor, os pneus traseiros são mais largos. A suspensão bem calibrada e o centro de gravidade baixo gerados pelas baterias no assoalho reforçam a estabilidade em trechos sinuosos e reduzem as oscilações em pisos irregulares – amenizando dois problemas corriqueiros nos SUVs, com suas carrocerias altas e suspensões normalmente mais “molengas”. As tecnologias disponibilizadas no ID.4 ajudam a tornar a convivência agradável. O sistema de recuperação máxima de energia atua como um suave freio-motor – basta parar de acelerar que o carro perde velocidade de forma gradual e confortável. O assistente de condução ativo permite manter uma distância pré-programada do veículo à frente, inclusive parando e retomando a marcha quando possível. O assistente de manutenção de faixa é eficaz e o controle adaptativo de suspensão (DCC) adapta o sistema suspensivo de acordo com modo de condução e terreno. A autonomia pode superar os 370 quilômetros previstos pelo Inmetro. Dirigindo de forma econômica, dá para passar dos 400 quilômetros sem preocupações com recargas. 

Ficha técnica

Volkswagen ID.4

Motor: elétrico síncrono posicionado na traseira
Potência:

204 cavalos 

Torque: 31,6 kgfm
Baterias:

íons de lítio, 77 kWh

Autonomia: 370 km (Inmetro)
Tração: traseira

Direção:

elétrica
Carroceria:

SUV médio de quatro portas para 5 pessoas

Dimensões:

4,58 metros de comprimento, 1,85 metro de largura, 1,61 metro de altura e 2,76 metros de entre-eixos 

Peso:

2.142 quilos

Porta-malas: 543 litros
Suspensão:

MacPherson na dianteira e independente multibraços na traseira, ambas com molas helicoidais

Freios:

disco ventilado na dianteira e tambor na traseira                      

Pneus: 225/45 R21 na dianteira e 255/40 na traseira
Preços:

Disponível somente para assinatura, por R$ 6.990 mensais (para rodar até 1.500 quilômetros/mês), R$ 8.490 mensais, (para até 2 mil quilômetros/mês) ou R$ 8.890 mensais (para 2.500 quilômetros/mês), para contratos de 24 meses.


 
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Carro de luxo

Porsche terá primeira concessionária em Mato Grosso do Sul

Nesta sexta-feira (9), a marca alemã fez o anúncio da empresa que representará o veículo esportivo no Estado

09/08/2024 17h50

Marca alemã que conquistou o mundo chega no Estado confiante no mercado

Marca alemã que conquistou o mundo chega no Estado confiante no mercado Divulgação Porsche

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A marca de carros esportivos conhecida mundialmente anunciou nesta sexta-feira (9), a concessionária que representará o veículo em Campo Grande.

O grupo Bamaq foi escolhido para ser a concessionária oficial para vender o Porsche em Mato Grosso do Sul. Com cinco décadas de atuação a empresa trabalha com os seguintes equipamentos:

  • Construção;
  • Caminhões;
  • Automotivo e financeiro.


Com expertise no mercado, o grupo empresarial atua em Minas Gerais e nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. E agora o destaque está por conta de trazer a marca alemã em solo sul-mato-grossense. 
O CEO do Grupo Bamaq, Clemente Faria Jr., destacou que Mato Grosso do Sul é o terceiro estado a receber o carro de luxo, dentro dos planos de expansão de negócios da Porsche.


“Essa confiança em nosso trabalho, depositada pela marca de luxo mais valiosa do mundo, nos deixa extremamente orgulhosos”, frisou Clemente Faria Jr e completou:


“Somente para o negócio Porsche, temos uma projeção inicial de investimento de mais de R$ 35 milhões. Nesse novo ponto, vamos oferecer aos clientes locais uma grande variedade de experiências, com a alta qualidade, que é padrão da Porsche e do Grupo Bamaq. Acreditamos muito no estado do Mato Grosso do Sul e estamos felizes com essa conquista".

Serviço especializado


Quem adquirir o veículo ainda contará com toda estrutura oferecida pelo grupo, que irá oferecer inclusive o serviço de assistência técnica. Conforme levantamento feito pelo Correio do Estado, por enquanto ainda não há um endereço oficial, mas o local contará com tudo o que a marca exige em termos de excelência e experiência ao usuário.


Concessionária


Marcelo Rohlfs da Divisão Automotiva do Grupo Bamaq, explicou que está previsto para o segundo semestre de 2024, a inauguração de uma loja que transmita o conceito da marca alemã.


Nesta, unidade o público terá uma experiência com a marca e poderá adquirir produtos. 


“Estamos realizando a contratação e o processo de onboarding do time que atenderá a região e, antes mesmo da abertura oficial da concessionária, vamos iniciar os trabalhos de revisão e manutenção, utilizando uma estrutura de Centro de Serviços em Campo Grande. Além disso, ainda temos uma estrutura móvel, que pode atender os clientes que residem no interior. Projetamos inaugurar nossa loja completa já em 2025, com uma estrutura moderna de vendas e pós-vendas, seguindo os padrões mundiais da marca”, explicou Rohlfs.

Empresa


Completando 50 anos de operação em 2024, o Grupo Bamaq se destaca em 18 estados com sua atuação em automóveis de luxo, serviços financeiros e máquinas pesadas. Desde 2018, a divisão automotiva da empresa, um importante nome no setor de concessionárias no Brasil, tem apresentado um crescimento constante.

Isso se deve, em grande parte, à sua representação da marca Porsche em Minas Gerais, o que impulsionou a expansão da divisão no segmento premium.


Além de representar a Porsche nos estados de Minas Gerais, Bahia e Mato Grosso do Sul, e a Mercedes-Benz em Minas Gerais, a divisão automotiva da Bamaq se diferencia pelo seu foco no segmento premium e pela experiência de atendimento ao cliente.


Desde o início de 2023, a divisão também passou a representar a montadora global GWM, especializada em carros híbridos e elétricos. A marca possui lojas nas seguintes capitais:

  • Belo Horizonte (MG);
  • Campo Grande (MS);
  • Em breve, também em Dourados (MS).

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LANÇAMENTO

Novo Peugeot 2008 traz nova identidade da marca no país

Moderno e cheio de estilo o novo SUV tem um dos motores mais premiados do grupo Stellantis

08/08/2024 23h07

Novo Peugeot 2008 é lançado com mesmo design do europeu

Novo Peugeot 2008 é lançado com mesmo design do europeu Foto: Divulgação

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Um carro novo, com design impactante. Idealizado para quem esbanja atitude, tem um perfil tecnológico e ousado. Assim é o Novo Peugeot 2008, principal lançamento da marca na América do Sul. 
Novo Peugeot 2008 é lançado com mesmo design do europeu
As novidades começam pela nova assinatura luminosa, caracterizada por três garras verticais que acomodam as luzes DRL em LED, integradas nas inserções do para-choque. Ao centro, destaca-se a grade frontal que apresenta o novo logotipo, que pode receber tratamento em preto brilhante ou na cor do carro, dependendo da versão. 

Novo Peugeot 2008 é lançado com mesmo design do europeuA assinatura luminosa também ganhou novas definições na traseira, com a introdução de lanternas em LED que são interligadas por uma faixa em preto brilhante. Para completar o conjunto, as luzes de ré e os piscas também são em LED.

Novo Peugeot 2008 é lançado com mesmo design do europeu Na lateral do novo 2008, o destaque fica por conta das rodas de liga, diamantadas, de 17”, dotadas de um ousado e chamativo desenho que recebe o novo emblema Peugeot ao centro.

Apesar do visual mais robusto, o novo SUV tem dimensões ideais para circular com facilidade nos grandes centros urbanos. O porta-malas dispõe de 419 litros de volume para acomodar bagagens, além de porta-objetos nas laterais que permitem melhor organização dos objetos, no caso do E-2008, o espaço é ampliado para 434 litros. Por falar em "E" antes do nome do carro, indica que ele é 100% elétrico. O modelo foi apresentado em três versões com motor turbo flex e muito em breve, terá a 100% elétrica para somar na gama. 
Novo Peugeot 2008 é lançado com mesmo design do europeu

Todas as versões do Peugeot 2008 são equipadas com o motor turbo 200, que rende até 130 cv de potência máxima a 5.750 rpm abastecido com etanol e até 125 cv com gasolina, e torque máximo de 20,4 kgfm a 1.750 rpm tanto com etanol quanto com gasolina.

Este propulsor 1.0 faz parte da premiada família de motores turbo flex desenvolvida pela Stellantis, e é conhecido por entregar desempenho e eficiência pelo uso de três cilindros, seguindo a tendência mundial de downsizing e entregando um conjunto mais leve.

Novo Peugeot 2008 é lançado com mesmo design do europeuEle traz turbocompressor com wastegate eletrônica, que se ajusta rapidamente às demandas do acelerador de forma ativa, além de injeção direta de combustível, bloco 100% em alumínio, que garante uma estrutura robusta e leve, e o exclusivo sistema MultiAir III, que possibilita um controle mais flexível e eficiente das válvulas de admissão.

O desempenho do novo 2008 fica completa com o câmbio CVT de sete velocidades, que dispõe de três modos de funcionamento:

  • Modo Automático – o conjunto se ajusta conforme o modo de condução do motorista, e alia desempenho sem comprometer a eficiência e o conforto;
  • Modo Manual – voltado para quem gosta de estar sempre no controle, permite as trocas sequenciais por meio da alavanca de câmbio ou pelas borboletas atrás do volante (paddle shifts);
  • Modo Sport – garante uma tocada mais esportiva e dinâmica, atuando na direção, no controle de estabilidade, no mapeamento do acelerador e alterando o tempo de resposta e de troca de marchas, a fim de garantir melhor aproveitamento da potência máxima do motor turbo 200.

Por fim, a gama completa do novo Peugeot 2008 ficou assim:

Novo Peugeot 2008 é lançado com mesmo design do europeu

Active - Preço sugerido:  R$ 119.990,00 

Faróis e DRL em LED, rodas de liga leve 17” diamantadas, nova central Peugeot i-Connect 10,3”, i-Cockpit® 2D digital

Novo Peugeot 2008 é lançado com mesmo design do europeu
Allure
- Preço sugerido: R$ 129.990,00

Todos os itens da versão Active, mais:

Carregador de smartphone por indução, bancos em couro, retrovisores externos com rebatimento eletrônico, chave presencial (abertura e fechamento de portas), sensor de estacionamento dianteiro, câmera 360° (Visiopark 360°) e  alerta de Ponto Cego.

Novo Peugeot 2008 é lançado com mesmo design do europeu

GT - Preço sugerido:  R$ 149.990,00

Todos os itens da versão Allure, mais:

Conjunto ópticotodo em LED, teto biton, teto solar panorâmico, i-Cockpit® 3D, identidade GT com badge, adesivo e tapetes exclusivos, grade na cor do carro, pedais esportivos em alumínio, paddle shift para troca de marchas no volante, bancos exclusivos em couro com costura verde GT, Peugeot Driver Assist, 6 airbags.

Todos os preços são ofertas especiais de lançamento, podendo sofrer alteração a qualquer momento. 

 

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