Cidades

Antônio João

Crianças indígenas agem como guerreiros e conflito por terras suspende aulas

As aulas foram suspensas para índios e filhos de fazendeiros

CELSO BEJARANO, DE ANTÔNIO JOÃO

31/08/2015 - 10h26
Continue lendo...

Ao menos 450 alunos, entre crianças e adolescentes índios estão sem aulas desde o início dos conflitos envolvendo indígenas e fazendeiros na região de Antônio João, cidade sul-mato-grossense, na fronteira com o Paraguai. Com a escola fechada dentro da aldeia e sem ônibus para transportá-los até a cidade, restaram aos estudantes guarani-caiuás, com idades de até cinco anos de idade, juntarem-se aos adultos e equiparem-se com flechas, feitos guerreiros.

Índios e fazendeiros travam há 11 dias um duelo pelo domínio de fazendas que teriam sido declaradas território indígena, em 2005, pelo ex-presidente Lula, mas a medida fora contestada judicialmente pelos ruralistas. No sábado à tarde, um índio foi morto baleado na cabeça.

A reportagem do Correio do Estado notou que no dia mais delicado do confronto, anteontem, crianças corriam e espalhavam-se pela mata com os adultos, assim que viram camionetes indo para as fazendas que haviam sido invadidas dias atrás. 

Um garotinho pequeno, segurava uma flecha, provavelmente feita por ele mesmo, com gravetos. Outro maior, com aparência de dez anos de idade, vestido com uniforme escolar, também agitava-se com uma flecha. 

Sábado, anteontem, os ruralistas que ocupavam ao menos 40 camionetes, entraram dentro de duas fazendas invadidas, a Barra e a Fronteira. Quando perceberam os fazendeiros, os índios recuaram. Policiais foram para o local depois que um índio já havia morrido com tiro no rosto. Para a polícia, ainda não se sabe de onde partiu o tiro que matou o guarani.

Além da morte do índio Simeão Vilhalva, outro índio de 27 anos foi levado para o hospital com ferimento na cabeça. Uma mulher e uma criança de um ano de idade foram feridas com balas de borracha.

SEM AULAS, SEM COMIDA

Somente na aldeia Campestre, 7,5 quilômetros da área urbana de Antônio João, cidade distante 400 de Campo Grande, cursam o ensino infantil, fundamental e educação indígena, ao menos 370 índios na Escola Municipal M’bo Eroy Tupã I Arandu Renoi, fechada desde o dia 21, data do início das ocupações das fazendas. Os índios guarani ocuparam sete áreas que seriam deles, mas duas delas já foram retomadas pelos fazendeiros.

A reportagem tentou entrar na aldeia Campestre, onde fica a escola, mas não foi autorizada pelos líderes da comunidade. Sem aulas, as famílias das crianças índias estariam com dificuldades de alimentar os filhos, pois eles dependem da merenda escolar. A comunidade  recebem o Bolsa Família, programa do governo federal que paga a elas parcela mensal de até R$ 175. 

Além dos cerca de 370 alunos da M’bo Eroy, outros 80 alunos que cursam o ensino médio e o Educação de Jovens e Adultos, o EJA, precisam transporte escolar até as escolas de Antônio João. Ocorre que os veículos não têm circulado durante os conflitos.

Alunos índios estudam nas escolas estaduais Pantaleão Coelho Xavier, Aral Moreira e ainda na escola municipal Maicka Sanabria Pinheiro.

A diretora da escola Aral Moreira, Selzanet Ramirez, onde ao menos dez índios estudam à noite, disse que além do risco de os alunos reprovarem por faltas, há uma perda maior a eles. “Reprovar pela falta é mais difícil, mas eles vão ficar com defasagem no aprendizado”, disse a diretora. 

 

Cidades

Tricampeão mundial de jiu-jitsu é condenado por estupro e roubo em MS

Os crimes ocorreram em agosto de 2023 em diversos municípios do Estado

17/11/2024 18h00

Tricampeão mundia de jiu-jitsu é condenado por estupro e roubo em MS

Tricampeão mundia de jiu-jitsu é condenado por estupro e roubo em MS Reprodução

Continue Lendo...

Um ano após cometer uma série de estupros e roubos em casas de massagem de Mato Grosso do Sul, o tricampeão mundial de jiu-jítsu Erberth Santos foi condenado a mais de 14 anos de prisão em regime fechado. Além dele, o lutador André Pessoa também foi condenado. Os crimes ocorreram em agosto de 2023 no município de Três Lagoas (MS).

Conforme as investigações, os réus marcaram um encontro com garotas de programa da cidade e em seguida estupraram e roubaram a vítima. Em seguida, a dupla passou a espalhar o terror, cometendo crimes também nos municípios de Corumbá; Miranda; Três Lagoas, além da própria Capital e, sabendo dos fatos, as buscas aos indivíduos tiveram início. 

"As ações eram cometidas utilizando muita violência, amarrando as vítimas, ameaçando e agredindo as vítimas. Os autores portavam faca e arma de fogo, segundo as vítimas" apontou o Batalhão de Choque à época dos crimes.

Com a dupla também foram localizados 26 celulares e facas. Vale ressaltar, que a ação dos suspeitos foi filmada por câmeras de segurança e entregues à polícia. Os presos confessaram que, de fato, cometeram os crimes pelos quais são acusados, inclusive os de estupro. 

A decisão da condenação é assinada pelo juiz Daniel Scaramella Moreira, da 2° Vara Criminal de Três Lagoas.

Entre os títulos acumulados pela dupla no esporte, os lutadores ostentam altas conquistas, como um tricampeonato mundial; um campeonato pan-americano; europeu e brasileiro de jiu-jítsu, sendo que vieram à Mato Grosso do Sul para evento em Aquidauana. 

Erbeth Santos foi condenado a 14 anos, 7 meses e 23 dias de prisão em regime fechado e pagamento de 143 dias-multa e vai responder pelos crimes de roubo e estupro que cometeu à uma jovem que na época tinha 24 anos.

André foi inocentado dos crimes sexuais e sentenciado pelo roubo a cinco mulheres. A pena será de 8 anos, um mês e 23 dias de prisão.

Assine o Correio do Estado

Previsão

Semana será marcada por calor intenso e chuvas fortes em Mato Grosso do Sul

Chegada de frente fria pode mexer com os termômetros na metade da semana

17/11/2024 17h15

Semana será marcada por instabilidade climática em Mato Grosso do Sul

Semana será marcada por instabilidade climática em Mato Grosso do Sul Marcelo Victor/Correio do Estado

Continue Lendo...

A previsão para esta semana em Mato Grosso do Sul indica dias de calor intenso, com temperaturas variando entre 29°C e 38°C, e possibilidade de chuvas fortes e tempestades, especialmente à tarde. Segundo o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul (Cenmtec-MS), de segunda-feira (18) a quinta-feira (21), o Estado enfrentará períodos de sol com nebulosidade, seguidos de chuvas de intensidade fraca a moderada, e até mesmo tempestades com raios e rajadas de vento.

O Cemtec explica que devido à atuação de áreas de baixa pressão atmosférica e à aproximação de uma frente fria o tempo fica instável. A umidade relativa do ar deve permanecer baixa, agravando a sensação de calor com índices entre 20% e 40%.

Em termos de temperatura, os valores devem permanecer elevados, acima dos 30° C. As mínimas ficam entre 22°C e 26°C, com máximas que podem variar de 29°C a 38°C, dependendo da região. As áreas mais quentes são o bolsão e o norte, onde as máximas podem chegar até 37°C.

Nas regiões pantaneira e sudoeste esperam-se mínimas entre 23-26°C e máximas entre 31-34°C. Já nas regiões do bolsão e norte são esperadas mínimas entre 22-25°C e máximas entre 32-37°C.

Em Campo Grande, mínimas entre 23-25°C e máximas entre 32-34°C. Atenção também para os ventos: com atuação predominantemente no quadrante norte, podem ocorrer rajadas de até 60 km/h em algumas áreas, principalmente no período da tarde.

MEIO DA SEMANA

Entre quarta-feira (20) e quinta-feira (21), a previsão indica um agravamento das condições ambientais próximo de uma frente fria oceânica, o que traz mais instabilidade. As temperaturas tendem a cair um pouco, com mínimas entre 20°C e 25°C, principalmente no extremo sul de MS.

Nas regiões pantaneira e sudoeste esperam-se mínimas entre 22° C e 25°C e máximas entre 30° C e 33°C. Já nas regiões do bolsão e norte são esperadas mínimas entre 23° C e 25°C enoquanto as máximas ficam entre 29° C e 36°C. Em Campo Grande, mínimas devem variar entre 22° C e 24°, enquanto as máximas ficam entre 28-° C e 30°C.

Dicas para a Semana

  • Cuidados com o calor : A baixa umidade relativa do ar pode tornar os dias desconfortáveis 
  • Atenção às chuvas e ventos fortes : Fique alerta para mudanças bruscas no tempo; leve o gurda-chuva
  • Reforço no uso de protetor solar : Mesmo com clima nublado, não esqueça o protetor

 


 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).