Cidades

Fundação Pró-Livro

Crianças e adolescentes estão lendo menos, indica pesquisa

Crianças e adolescentes estão lendo menos, indica pesquisa

G1

28/03/2012 - 10h19
Continue lendo...

Conforme publicado pelo G1, crianças e adolescentes estão lendo menos livros, segundo pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, que a Fundação Pró-Livro vai publicar na tarde desta quarta-feira (28), elaborada em parceria com o Ibope Inteligência. De acordo com dados, o estudo do mercado dedicado a conhecer o perfil do leitor brasileiro apontou queda no índice de leitura em todas as faixas etárias de crianças e adolescentes.

Na primeira faixa etária, a das crianças (de 5 aos 10 anos), a média registrada foi de 5,4 livros por criança. Em 2007, a marca era de 6,9 livros por pessoa. Entre os pré-adolescentes (11 a 13 anos), o índice caiu de 8,5 livros em 2007 para 6,9 livros em 2011. Entre os adolescentes (14 a 17 anos), a média também caiu de 6,6 livros para 5,9 livros na pesquisa divulgada nesta quarta-feira (28).

Entre as crianças, os livros infantis predominam no gênero preferido com 66%, seguido pelos livros didáticos (47%) e as histórias em quadrinhos (36%). Na faixa dos 11 aos 13 anos, os livros didáticos repetem a marca de 47%, seguidos pelos infantis (34%), quadrinhos (33%) e contos (30%). Na faixa etária de 14 a 17 anos, cresce a influência dos livros didáticos (55%), e aparecem os romances com 41%, contos (30%), livros de poesia (28%) e livros juvenis (26%).

Sob cuidados

Maestro João Carlos Martins passa por cirurgia após ser internado em SP

O músico realizou um procedimento para retirada da vesícula biliar

05/01/2025 10h00

Maestro João Carlos Martins, de 84 anos

Maestro João Carlos Martins, de 84 anos Foto: Divulgação

Continue Lendo...

O maestro João Carlos Martins, de 84 anos, passou por uma cirurgia após ser internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, neste sábado, 4. A informação foi confirmada por um boletim médico divulgado pelo hospital.

O músico realizou um procedimento para retirada da vesícula biliar. Segundo o boletim médico, a cirurgia "transcorreu sem intercorrências".

João Carlos Martins é acompanhado pela equipe médica de Raul Cutait e Roberto Kalil Filho, cardiologista também responsável pelo acompanhamento do estado de saúde do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) após dois procedimentos médicos na cabeça em dezembro. Veja a última atualização sobre o estado de saúde de Lula aqui.

O maestro é um dos principais nomes da música clássica no Brasil e um dos maiores intérpretes de Johann Sebastian Bach. No ano passado, ele ganhou uma biografia pelas mãos do jornalista Jamil Chade, O indomável: João Carlos Martins entre som e silêncio (Ed Record).

A obra percorre a trajetória do maestro desde infância, debruçada sobre o piano sob o olhar atento do pai exigente, passando pela juventude, com o reconhecimento de seu brilhante talento, até a consagração, interrompida em seu auge pela gradual atrofia nas mãos. Mostra, também, como ele buscou a reinvenção longe dos palcos, em um respiro antes de retornar à música.

Durante a comemoração dos 150 anos do Estadão, o músico enviou um depoimento contando ler o jornal todas as manhãs. João Carlos Martins começou sua carreira internacional após um prêmio do Concurso Eldorado.

Assine o Correio do Estado

* Com informações de Estadão Conteúdo

Cidades

Domingo será de calor em grande parte de MS

Temperatura máxima pode atingir a faixa dos 36ºC em algumas cidades do Estado

05/01/2025 09h30

Foto: Gerson Oliveira / Correio do Estado

Continue Lendo...

O domingo (5) será de muito calor em grande parte de Mato Grosso do Sul, é o que indica o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O dia terá temperatura máxima de 33ºC em Campo Grande e 34ºC em Dourados.

Segundo as previsões, as temperaturas seguem elevadas em razão da baixa umidade em muitas cidades, e atinge os 32ºC em Coxim, e 31ºC em Sonora, município que pode contar com pancadas isoladas de chuva ao longo do dia.

Na porção norte do Estado, Costa Rica registrou temperatura mínima de 21ºC, enquanto a máxima deve chegar à casa dos 32ºC, condições vistas em Chapadão do Sul, município distante cerca de 50 km, onde a máxima fica em torno dos 33ºC.

Em Ponta Porã, próximo à fronteira com o Paraguai, a mínima fica em torno dos 20ºC com temperatura máxima de 34ºC. Já em Cassilândia, a temperatura mínima atingiu os 22ºC com máximas de 32ºC no decorrer do dia.

Em Corumbá, município que faz fronteira com a Bolívia, a temperatura máxima atinge a faixa dos 36ºC, local, onde apesar do calor, pode ocorrer chuvas isoladas já nas próximas horas.

Neste sábado (4), algumas cidades do Estado registraram as temperaturas mais elevadas de todo o país. 
Conforme o Inmet, o município de Água Clara registrou máximas de 36,2ºC, em Amambai, os termômetros marcaram 35,4ºC, temperatura similar a de Três Lagoas (35,1ºC).

Entre as cidades mais quentes do país, estiveram - Campo Grande, Aquidauana, Bataguassu, Porto Murtinho, Itaquiraí, Ivinhema e Miranda -, todas as localidades com temperatura máxima acima dos 33ºC. O recorde de “cidade mais quente” do dia foi para o município de Salgueiro, no Pernambuco, onde a máxima atingiu os 39,4ºC. 
 

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).