Cidades

ÁREA CENTRAL

Dourados limitará trafego de caminhões

Dourados limitará trafego de caminhões

DA REDAÇÃO

15/09/2011 - 07h54
Continue lendo...

Caminhões com cargas pesadas estarão proibidos, a partir do mês que vem, de circularem na área central da cidade de Dourados, incluindo a região do shopping.

Apesar de ser lei desde 1996, com o Decreto 126 – que especifica os horários nos quais os caminhões podem trafegar na região, os motoristas ignoram a regra e circulam livremente.

Agora, com a entrega de parte do Anel Rodoviário prevista para este mês, a fiscalização será mais rigorosa.

O motorista que não obedecer será multado e pontuado na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Fiscalização e alerta
Para informar os condutores desse tipo de veículo, começará dia 26 deste mês uma campanha de conscientização junto aos motoristas. Eles serão informados sobre as regras que já existem, mas que não são cumpridas.

A campanha envolverá a Guarda Municipal, Polícia Militar e Exército. Serão colocadas equipes alertando os motoristas de caminhões nas cinco entradas de Dourados e no centro da cidade.

Durante as abordagens, serão distribuídos questionários para os caminhoneiros a fim de traçar um perfil de cada um deles. Também serão distribuídos mapas da cidade especificando as ruas por onde podem trafegar e horários. A partir da próxima semana a prefeitura já começa a implantar placas de sinalização orientando os condutores de carga pesadas.

De acordo com o chefe interino da Guarda Municipal, Jonecir Ferreira, serão 15 dias de campanha a partir do dia 26. Após esse período, os condutores flagrados trafegando pelo centro da cidade, fora do horário permitido, serão multados.

Conforme o decreto, veículos de quatro toneladas de carga ou oito toneladas brutas – veículos médios – são autorizados a circular das 19h às 10h do outro dia. Um exemplo são as caminhonetes F 4.000 e similares. Os veículos de seis toneladas de carga ou 11 tonelada brutas – veículos pesados - das 19h às 7h. São, por exemplo os caminhões toco 608 e similares.

Acima de 11 toneladas brutas – veículos pesados - das 20h às 6h. Caminhões trucados, carretas, caçamba, entre outros.

Os veículos abaixo de quatro toneladas – veículo leve – terá horário livre para tráfego e estacionamento em qualquer ponto da área central.

Será permitido o tráfego e a descarga dos veículos pesados, acima de 11 toneladas, que estejam transportando pedra, areia, tijolos ou concreto usinado, destinados a obras localizadas na área central desde que portando “autorização especial”, expedida pelo Departamento de Trânsito, através de requerimento da empresa interessada, num prazo de três dias úteis.

No site da Guarda Municipal www.guarda.dourados.ms.gov.br as pessoas podem obter informações mais detalhadas sobre o Decreto 126/96.

(Com informações de Dourados Agora)
 

PREVISÃO DO TEMPO

Meteorologia prevê volta da chuva a Campo Grande nesta sexta-feira

Capital ficou cerca de uma semana sem receber chuvas intensas

28/11/2024 12h10

Embora fraca, chuva deve aliviar o tempo na capital

Embora fraca, chuva deve aliviar o tempo na capital Marcelo Victor

Continue Lendo...

Depois de aproximadamente uma semana sem chuvas intensas, um novo temporal se aproxima da capital. A partir desta sexta-feira (29), Campo Grande deve registrar mais chuva do que nos últimos dias.

Conforme a previsão meteorológica Climatempo, o sol deve se esconder a partir desta sexta-feira em Campo Grande, com céu nublado, chuva pela manhã e garoa no começo da tarde. Ainda de acordo com o portal, a cidade tem 69% de chance de chuva, com 24mm de precipitação previstos.  A temperatura deve variar entre 25ºC e 33ºC

Durante o restante do fim de semana, no sábado, a previsão é de muitas nuvens e pancadas de chuva à tarde que se estenderão até à noite, acumulando 14 mm de precipitação. A umidade deve variar entre 94% e 75% e a temperatura não passará dos 29ºC.

No domingo, o clima será de chuva o dia todo, mas com um volume de apenas 1.7 mm de precipitação. As temperaturas mínimas e máximas devem ficar entre 23ºC e 30ºC.

Confira:
 

Alerta de tempestade

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de "perigo" para Mato Grosso do Sul, indicando a possibilidade de tempestades e chuvas intensas a partir de hoje (27). O aviso faz parte de uma série de alertas que abrangem diversas regiões do país, com Mato Grosso do Sul sendo um dos estados mais afetados.

O alerta de "perigo" para o estado prevê chuvas com precipitações entre 30 e 60 mm por hora e ventos intensos que podem chegar a 100 km/h.

Essas condições meteorológicas gerar uma série de riscos potenciais, incluindo: cortes no fornecimento de energia elétrica, queda de galhos e árvores, alagamentos e descargas elétricas.

*Colaborou Marianna Piel 

Assine o Correio do Estado

ACIDENTE

Vídeo: van com 14 passageiros capota e 8 pessoas ficam feridas na BR-163

Van pertence a Secretaria de Saúde de Naviraí e transportava pacientes até Dourados

28/11/2024 12h00

Parte frontal e lateral da van e do Vectra foi completamente destruída

Parte frontal e lateral da van e do Vectra foi completamente destruída DIVULGAÇÃO

Continue Lendo...

Oito pessoas ficaram feridas em colisão entre três veículos – Van, Vectra e Corsa –, na noite desta quarta-feira (27), no KM-251 da BR-163, em Dourados, município localizado a 229 quilômetros de Campo Grande.

Conforme apurado pela reportagem, a van pertence a Secretaria de Saúde de Naviraí e transportava 14 pacientes até Dourados, em um percurso de 137 quilômetros.

A van seguia na BR-163, quando o Vectra, que trafegava em uma estrada de terra, acessou a rodovia e ambos colidiram. A van bateu na lateral do Vectra, capotou e ainda atingiu um terceiro veículo, o Corsa.

Apesar o impacto, os passageiros ficaram levemente feridos e ninguém morreu. 

Os pacientes foram encaminhados por duas ambulâncias, uma da CCR MSVia e outra do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), até o Hospital da Vida, em Dourados.

Uma ocupante do Vectra também precisou ser socorrida. Ninguém do Corsa se feriu.

A parte frontal e lateral da van e do Vectra foi completamente destruída. Já o Corsa sofreu escoriações leves. Veja o vídeo:

As causas do acidente serão apuradas pelas autoridades competentes.

* Crédito do vídeo: Sidnei Bronka Lemos

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).