Cidades

ARTES CÊNICAS

Festival do Teatro Brasileiro traz para Campo Grande espetáculos do DF

Festival do Teatro Brasileiro traz para Campo Grande espetáculos do DF

Thiago Andrade

22/06/2013 - 13h15
Continue lendo...

A partir de amanhã, até o dia 7 de julho, Campo Grande terá a oportunidade de conferir importantes produções teatrais da cena do Distrito Federal na 14a edição do Festival do Teatro Brasileiro – Cena DF. Foram escolhidos 11 grupos que vem se destacando e que têm produzido espetáculos independentes e inovadores. A abertura será com “Ovo”, do Circo Teatro Udigrudi, às 17h, no Teatro Aracy Balabanian. O espetáculo terá entrada gratuita, como a maior parte da programação. Para espetáculos com ingressos cobrados, os valores são R$ 20 e R$ 10 (meia-entrada).“O festival foi apresentado ao presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul no ano passado, em uma reunião que aconteceu em Brasília, durante um fórum”, explica Soraia Ferreira, gerente de Difusão Cultural da FCMS. O festival, promovido pela produtora cultural Alecrim, de Brasília, procura levar grupos que participam de cenas regionais para outros estados. 

Antecedendo o intercâmbio entre Distrito Federal e Campo Grande, o festival levou grupos da cena do Rio Grande do Sul à cidades do DF e Goiás. Em outra edição, a cena baiana chegou a Minas Gerais. “Os grupos vêm e apresentam seus trabalhos. A maior parte são peças inéditas em Mato Grosso do Sul, assim como companhias que nunca pisaram no Estado”, explica a gerente.A edição em Campo Grande também é marcada pelas atividades paralelas. Desde segunda-feira, 12 escolas da rede municipal tem recebido profissionais da arte-educação do teatro para um trabalho de formação de público.  As ações são divididas em etapas, nas quais os estudantes são levados a refletir sobre questões mínimas como o silêncio dentro do teatro às questões relacionadas à intepretação do que se viu no palco.

Programação

Com curadoria de Ana Paula Bouzas e Fábio Espírito Santo, os espetáculos selecionados apontam para a diversidade de linguagens que constrói a cena teatral do Distrito Federal. Segundo eles, oferecer o diálogo e integração artística é uma forma de torná-la mais assertiva e pertinente.  “Um lugar onde temos desde a encenação mais tradicional do palco italiano ao experimentalismo do teatro itinerante; do underground realizado por jovens artistas ao teatro de rua resistente, político, ativista”, apontam. Desse modo, o público poderá conferir trabalhos infantis, adultos, experimentais, de dança, de circo, além de uma performance que pretende colocar uma piscina em pleno centro de Campo Grande.

A programação contará com “A carne do mundo”, da Cia. B de Teatro; “Cantos de Encontro” e “O marajá sonhador e outras histórias”, da Cia. Os Buriti Teatro de Dança; “Cidade em Plano”, Anti Status Quo Companhia de Dança; “Cru”, da Cia. Plágio de Teatro; “(Des)esperar” e “Serpentes que fumam”, da Andaime Cia. de Teatro; “Heróis - O caminho do vento”, Grupo Cena; “Tudo vira música com a palhaça Matusquella!”, Circa Brasilina; e “O cano” e “Ovo” do Circo Teatro Udigrudi. Com 24 apresentações, o festival criará um verdadeiro circuito teatral na Capital. O Teatro Prosa, o Teatro Aracy Balabanian; e o Teatro Glauce Rocha receberão espetáculos. Além destes, espaços públicos também serão utilizados para as encenações. A programação completa pode ser conferida no site: www.alecrim.art.br. 

Cidades

Golpistas usam celular do professor assassinado para pedir dinheiro

Por meio de grupos do WhatsApp, familiares do professor Roberto Figueiredo alertaram que bandidos estão pedindo doações para um memorial simbólico

21/12/2024 12h09

Reprodução Redes Sociais

Continue Lendo...

Cerca de sete dias após o assassinato do professor e ex-superintendente da Cultura de Campo Grande, Roberto Figueiredo, de 63 anos, golpistas estão pedindo dinheiro com a justificativa de um “memorial simbólico”.

Por meio do WhatsApp, familiares avisaram que o celular do professor, morto a facadas na sexta-feira (13), ainda não foi recuperado e alertaram para que não façam doações, pois se trata de oportunistas tentando aplicar um golpe.

Entenda

Professor de História da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) e ex-superintendente de Cultura de Campo Grande, Roberto Figueiredo, de 68 anos, foi assassinado a facadas na última sexta-feira (13), dentro de sua própria casa, localizada na rua Bárbara de Paula Ribeiro, bairro Altos do São Francisco, em Campo Grande.

O suspeito, um adolescente de 17 anos, confessou o crime ao ser apreendido pelo Choque no mesmo dia do assassinato. O veículo do professor, um Jeep Renegade, foi recuperado, mas o celular não foi encontrado.

Cultura de MS em luto

Roberto, carinhosamente conhecido como "Beto" ou "Betinho", foi responsável pela formação de milhares de acadêmicos em Campo Grande, como bem destacou a Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), instituição onde Figueiredo atuava há 39 anos, em sua nota de pesar.

Beto coordenava o grupo de teatro "Senta que o Leão é Manso", de dança "Ararazul", e de música da UCDB, com o "Corda", "Aves Pantaneiras" e "Coral UCDB".

Ministrou aulas em diversos cursos, como História, Design, Arquitetura e Gastronomia. Também foi coordenador dos grupos de teatro, dança e música da universidade, além de membro do Conselho Universitário da UCDB (Consu).

Fora do meio universitário, atuou como presidente da Fundação de Cultura de Campo Grande, e teve passagem como superintendente de Cultura da Capital. Pelo Estado, foi gerente de Patrimônio Histórico da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS).

** Colaborou Alanis Netto

Assine o Correio do Estado

Comércio de Bairro

Feira da Coophatrabalho oferece opções de presentes personalizados para o Natal

Aproveite o sábado (21) para adquirir lembrancinhas e fomentar o comércio do bairro

21/12/2024 11h32

Continue Lendo...

Na segunda edição da Feira da Coophatrabalho, que reuniu diversos expositores, incluindo pequenos comerciantes do bairro e da região, é a oportunidade perfeita para quem está em busca de presentes para o final do ano.

O comércio no bairro, que abrange o grande Santo Amaro, atraiu também vendedores de fora. Entretanto, a produção feita por moradores nos arredores agregou diversos produtos à feira, que, em sua primeira edição, foi um verdadeiro sucesso.

“Teve bastante gente do bairro e dos bairros ao redor também. Então, como uma economia criativa, são pessoas que produzem seus próprios produtos. A primeira edição teve uma aceitação muito legal da população”, pontuou Luanna Peralta.

A primeira edição teve diversos expositores e a organizadora acredita que, desses, 70% são residentes do bairro ou arredores.

Garanta seus presentes

Amantes de feiras sabem que é o ponto certo para encontrar presentes personalizados, seja em peças de artesanato ou em outros produtos de fabricação própria, como essências, sabonetes artesanais, camisetas, crochê, sebo livraria e mais de dez opções de brechó.

Quanto à parte gastronômica, o passeio vai desde o sobá, queridinho do sul-mato-grossense, shawarma, e o que não pode faltar: pastel com garapa!

“Temos muitas variedades também. No espaço infantil, além da praça que possui parquinho, temos também a parte dos brinquedos infláveis da área kids.”

Arte e Cultura

Com foco na disseminação da cultura de forma simples, nesta edição, quem for dar um ‘rolezinho’ na praça vai se encantar com o som de Kalélo e suas brasilidades, que promete não deixar ninguém parado.

Sem deixar de lado o bar oficial da feira, que é o grande carro-chefe, de onde as organizadoras conseguem arrecadar o dinheiro para arcar com o custeio da feira, que é totalmente independente.

Revitalização

Recentemente, a Praça Camilo Boni passou por uma reforma que remodelou o campo de futebol, tornando a estrutura moderna, com o uso de iluminação LED. Na lateral, uma meia quadra de basquete foi construída para que mais moradores possam aproveitar o espaço.

Serviço

Feira da Coophatrabalho  
Local: Praça Camilo Boni  
Data: 21 de dezembro  
Horário: 17h às 22h  
Endereço: Entre a Avenida Florestal e Café Filho, na esquina com a rua Pequi.

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).