Esportes

Esportes

Fifa estuda cota de ingressos para índios e Bolsa Família

Fifa estuda cota de ingressos para índios e Bolsa Família

folha.com

09/11/2011 - 03h30
Continue lendo...

A Fifa não prometeu, mas admitiu que vai estudar a possibilidade de criar uma cota de ingressos para índios e pessoas beneficiadas pelo programa Bolsa Família, do governo federal.

"Recebemos um pedido para que consideremos pessoas mais pobres catalogadas no Programa Bolsa Família e para populações da região amazônica. Não podemos dizer que finalizamos um acordo nesse sentido, mas vamos colocar isso no sistema para termos condições de dar uma resposta. Isso não colocará nosso sistema em risco, nem tornará a venda [de ingressos] mais difícil do que já é", disse o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, depois de um almoço com lideranças partidárias e autoridades do governo federal, na casa do presidente Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS).

O dirigente da Fifa comentou ainda que a entidade estuda um ingresso de US$ 25 (R$ 44) para tentar acabar com a meia-entrada para estudantes.

Valcke afirmou ainda que a Fifa trabalha com a Interpol e agências de segurança dos Estados Unidos para garantir a segurança da Copa no Brasil, mas que exige que não exista uma lista com nomes que sejam proibidas de entrar no país durante o Mundial, em 2014.

"Trabalhamos também em conjunto com as forças de segurança do Brasil para garantir uma Copa segura, sem atos terroristas, nem violência", afirmou. "A Fifa fez pedidos para assegurar que, onde quer que o evento seja organizado, não haja nenhum tipo de lista negra. Todos os públicos, vindos de todas as partes do mundo, qualquer que sejam suas origens, devem ter acesso ao país. Trabalhamos para assegurar que as pessoas curtam a Copa do Mundo".

ROMÁRIO

O deputado federal e ex-jogador Romário levantou várias questões polêmicas, nesta terça-feira, na audiência da Comissão Especial da Copa do Mundo, em Brasília, envolvendo o secretário-geral da Fifa e o presidente da CBF e do Comitê Organizador Local, Ricardo Teixeira.

De acordo com o site da Câmara dos Deputados, Romário afirmou que "a Fifa não pode mandar no nosso país", e destacou que a instituição e que o presidente do Comitê Organizador da Copa são alvos de diversas denúncias.

Ainda segundo a página oficial, "o parlamentar contestou o dispositivo do projeto de lei que isenta a Fifa de responsabilidade por danos sofridos pelo consumidor em relação à sua segurança. Romário irá propor uma emenda, a fim de estabelecer a responsabilidade solidária da federação e do Poder Público".
 

Conquista

Jogadora de MS vence etapa do Circuito Mundial de Vôlei de Praia

Natural de Ivinhema, Victoria conquistou a etapa da Elite 16 ao lado de Thamela; dupla bateu estadunidenses na decisão

14/04/2025 13h30

Victoria (à direita) comemora conquista ao lado da parceira Thamela

Victoria (à direita) comemora conquista ao lado da parceira Thamela Foto: FIVB

Continue Lendo...

Natural de Ivinhema, interior do estado, a sul-mato-grossense Victoria Lopes (25) conquistou junto da parceira Thamela, a etapa feminina de Saquarema do Circuito Mundial de vôlei de praia. Com parciais de 21/19, 16/21 e 15/10, as brasileiras derrotaram as americanas Nuss e Brasher na decisão disputada neste domingo (13), no Rio de Janeiro.

A conquista em solo brasileiro teve gosto de revanche, uma vez que a dupla se vingou da derrota para as norte-americanas na etapa de abertura da temporada, disputada em Quintana Roo, em março, no México. 

Na disputa do bronze, as alemãs Svenja Müller e Cinja Tilmmann venceram as norte-americanas Kelly Cheng e Molly Shaw por 2 a 0 (21/16 e 21/16) e garantiram o pódio.

De olho nas Olimpíadas de Los Angeles, em 2028, a dupla se uniu em junho de 2024, e três semanas mais tarde, terminou em nono lugar na etapa de Viena, Áustria. Um mês e meio depois, em agosto,conquistou o bronze em Hamburgo, na Alemanha.

O primeiro título do Elite 16 conquistado pela sul-mato-grossense e a atleta capixaba foi conquistado em João Pessoa, em outubro do ano passado.

Elite 16 

Os torneios de Elite 16 do Circuito Mundial 2025 de vôlei de praia serão realizados entre os dias 26 de março e 9 de novembro. Ao todo, a Volleyball World programou 11 etapas da categoria para a temporada. O Brasil receberá quatro.

A primeira delas aconteceu em Saquarema, no Rio de Janeiro neste final de semana.  Entre o próximo dia 16 e 20, Brasília receberá os principais atletas de vôlei de praia do mundo, 3ª etapa do ano.

Em setembro, duas cidades brasileiras a serem definidas abrigarão mais duas etapas. Depois, as atletas terão um mês de preparação até a quarta etapa em Ostrava, Tchéquia, entre 28 de maio e 1º de junho.

A competição reúne 24 duplas em cada chave: 16 classificadas via ranking mundial, além de outras oito que se garantem após a disputa do qualificatório. A disputa é considerada uma espécie de Grand Slam, já que são poucas as etapas deste nível na temporada. 

Victoria (à direita) comemora conquista ao lado da parceira Thamela

Disputa 

As 24 parcerias são divididas em seis grupos de quatro. As primeiras de cada chave avançam direto à Fase de 12, enquanto as segundas e terceiras colocadas jogam uma rodada a mais para definir quem segue (Fase de 18). Os times que ficarem na última colocação na fase de grupos são eliminados.

Dessa forma, na Fase de 18, os segundos e terceiros de cada grupo duelam para definir os outros seis classificados à Fase de 12, juntando-se aos primeiros colocados de cada chave, que garantiram a vaga diretamente.

Na Fase de 12, então, os primeiros enfrentam os vencedores dos jogos entre os segundos e terceiros, definindo seis classificados às quartas de final. Juntam-se a eles os dois melhores perdedores da Fase de 12, formando os oito times. A partir disso, define-se o chaveamento até a decisão.

Assine o Correio do Estado

 

OFICIAL

Santos demite Pedro Caixinha após terceiro jogo sem vitória no Campeonato Brasileiro

O técnico português acumulou seis vitórias, três empates e sete derrotas em 16 jogos, além de ter sido eliminado na semifinal do Paulistão para o maior rival

14/04/2025 11h30

Após 16 jogos, Pedro Caixinha deixa o comando do Santos

Após 16 jogos, Pedro Caixinha deixa o comando do Santos Foto: Reprodução/X

Continue Lendo...

Em pleno aniversário, o Santos reagiu à recente entrada na zona de rebaixamento do Brasileirão. Nesta segunda-feira, a direção do time anunciou a demissão do treinador Pedro Caixinha, após a derrota para o Fluminense por 1 a 0, na noite de domingo, no Maracanã. A partida era válida pela terceira rodada do campeonato.

Apesar do bom desempenho no Campeonato Paulista - que levou a equipe santista à semifinal da competição -, o técnico português não resistiu aos seguidos reveses nos primeiros confrontos do campeonato nacional. Além da derrota para o Vasco, na rodada de estreia, o clube empatou em casa com o Bahia e, contra o tricolor carioca, sofreu o gol da derrota nos últimos minutos da partida.

"O Santos Futebol Clube informa que o técnico Pedro Caixinha não comanda mais o time profissional. Junto com ele deixam o clube os auxiliares técnicos Pedro Malta e José Pratas, o preparador físico Guilherme Gomes e o preparador de goleiros José Belman", escreveu o Santos em nota oficial. "A diretoria agradece ao profissional e deseja sucesso na continuidade de sua carreira."

Interinamente, a equipe será assumida pelo auxiliar técnico César Sampaio até a chegada de um novo comandante. O próximo confronto do clube alvinegro será nesta quarta-feira, contra o Atlético Mineiro, pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro. O time mineiro está na beira da zona de rebaixamento.

Contratado em dezembro de 2024, Pedro Caixinha veio do Red Bull Bragantino para assumir um Santos em reconstrução depois de um ano na segunda divisão. A diretoria havia acabado de demitir Fábio Carille, treinador que levou o clube ao vice-campeonato estadual e à liderança da Série B.

Desde que chegou, o técnico português esteve à frente da equipe santista em 16 oportunidades. Ao todo, conseguiu seis vitórias, três empates e sete derrotas - uma delas para o Corinthians, em partida que valia a vaga para a final do Paulistão. Na ocasião Caixinha relacionou Neymar, mas o deixou no banco a partida inteira, o que incomodou os torcedores.

O início do Campeonato Brasileiro foi outro balde de água fria nos santistas. Sem vencer até então, o time conquistou apenas um ponto nesta temporada e voltou para o local que tanto assustou a torcida em 2023: a zona da degola.

Pouco ofensivo, o Santos não conseguiu, nem mesmo com o retorno do seu camisa 10, ameaçar o Fluminense na última rodada. A decisão de Pedro Caixinha de deixar de fora do confronto os Meninos da Vila JP Chermont e Gabriel Bontempo, que vêm apresentando bons desempenhos, e a insistência em Guilherme aumentou o desagrado alvinegro.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail marketing@correiodoestado.com.br na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).