Cidades

costa do marfim

Mais 2 mil militares devem ser enviados para força de paz

Mais 2 mil militares devem ser enviados para força de paz

AGÊNCIA BRASIL

07/01/2011 - 07h57
Continue lendo...

A Organização das Nações Unidas (ONU) estuda a possibilidade de enviar mais 2 mil soldados para missão de paz na Costa do Marfim. Atualmente, 9 mil militares estrangeiros atuam no país em forças de paz.

A Costa do Marfim vive clima de violência provocado pelo impasse político gerado pela decisão do atual presidente, Laurent Gbagbo, de se manter no poder embora as eleições tenham dado vitória ao oposicionista Alassane Ouattara.

As informações são da agência de notícias das Nações Unidas. O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, disse que vai enviar na próxima semana solicitação ao Conselho de Segurança para que mais soldados sejam enviados à Costa do Marfim.

Desde 2002, forças de paz da ONU estão no país africano para ajudar nas ações de reunificação – uma vez que a Costa do Marfim está dividida pela guerra civil, tendo o Sul controlado pelo governo e o Norte em poder dos rebeldes.

Pelos dados da ONU, 31 pessoas morreram em circunstâncias suspeitas apenas na última semana e há 17 casos de desaparecimentos. O atual presidente da Costa do Marfim pressiona para que os homens da força de paz deixem o país.

O subsecretário-geral para Operações de Paz na Costa do Marfim, Alain Le Roy, disse que o clima de tensão e violência permanece. "As restrições à liberdade de circulação [das forças de paz] na capital e principalmente no Oeste continuam a ser uma preocupação em casos de bloqueios e agressões por parte das forças regulares e irregulares leais a Gbagbo”, disse ele.

O diretor da Divisão de Direitos Humanos da Missão de Paz na Costa do Marfim, Munzu Simon, relatou vários confrontos intercomunitários. Segundo ele, há abusos constantes que surgem a partir de situações corriqueiras, como a violência que eclodiu depois do assassinato de uma mulher em um assalto e que acabou gerando 14 mortes.

Líderes políticos de entidades como a União Africana e a Comunidade Econômica dos Estados do Oeste Africano reconheceram a vitória de Ouattara. Os líderes africanos evitam a necessidade de intervenção militar na Costa do Marfim, mas a medida não é descartada.
 

PORTO GERAL (CORUMBÁ)

Homem de 23 anos é ferroado por arraia no Pantanal

Ele teve ferimentos no pé esquerdo e alegou dores intensas, vermelhidão e inchaço

28/04/2025 12h02

Arraia do Bioparque Pantanal - IMAGEM ILUSTRATIVA

Arraia do Bioparque Pantanal - IMAGEM ILUSTRATIVA

Continue Lendo...

Homem, de 23 anos, foi ferroado por uma arraia no Rio Paraguai, na prainha do Porto Geral, em Corumbá, município localizado a 416 quilômetros de Campo Grande.

Conforme apurado pela reportagem, o rapaz nadava no rio, quando pisou no animal e foi ferroado. Ele teve ferimentos no pé esquerdo e alegou dores intensas, vermelhidão e inchaço.

O Corpo de Bombeiros Militar (CBMMS) foi acionado e encaminhou a vítima até o pronto socorro de Corumbá.

As arraias, também conhecidas como raias ou peixes batóides, são peixes cartilaginosos marinhos "parentes" dos tubarões. Mas, também existem arraias de rios de água doce, mais especificamente da família Potamotrygonidae.

As arraias são conhecidas por seus corpos achatados e barbatanas peitorais que se assemelham a asas. Se defendem pela cauda, que é cheia de espinhos. Ferroada de arraia é uma lesão causada pelo ferrão venenoso de sua cauda.

A dor é intensa e pode causar sintomas como inchaço, vermelhidão, náuseas, vômitos, sangramentos, desmaio, dificuldade respiratória e cãibra.

O tratamento envolve limpeza da ferida com soro fisiológico, aplicação de água quente, antibióticos e vacinas antitetânica para prevenir infecções

Além disso, é necessário retirar os espinhos e conter o sangramento. "Poderá ser necessária uma intervenção cirúrgica para fechar a ferida, a depender da gravidade, mas geralmente são necessários alguns meses até a lesão se fechar por completo", acrescentou o CBMMS.

Para evitar picadas de arraias, não pise nelas. Uma forma eficaz é entrar na água arrastando os pés, o que sinaliza sua presença e permite que a arraia se afaste. Esta técnica, chamada de "arrasto de arraia", permite que a arraia se desloque sem ser pisada. 

 

 

TURISMO

Balneário de Bonito é interditado devido ao grande volume de chuvas

Nível do Rio Formoso subiu significativamente e local está fechado ao público desde a última sexta-feira (25)

28/04/2025 11h30

Balneário Municipal de Bonito foi interditado após chuvas elevarem nível do Rio Formoso

Balneário Municipal de Bonito foi interditado após chuvas elevarem nível do Rio Formoso Foto: Viagens e Destinos

Continue Lendo...

O Balneário Municipal de Bonito está interditado há quatro dias, sem previsão de reabertura, devido ao grande volume de chuvas que caiu na cidade e que elevou o nível do Rio Formoso significativamente.

A medida foi tomada pela prefeitura do município, por meio da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico, para garantir a segurança de turistas e banhistas em geral.

O primeiro comunicado nas redes sociais do Executivo Municipal, informando sobre a interdição, foi publicado na sexta-feira (5). Deste então, diariamente o alerta foi renovado com o mesmo aviso, sendo o último divulgado na manhã desta segunda-feira (28).

Conforme dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em abril, choveu 182 mm na cidade.

Nos últimos dias, o acumulado foi de:

  • 17,2 mm na quinta-feira
  • 42 mm na sexta-feira
  • 0 mm no sábado
  • 4 mm no domingo

Nesta segunda-feira, até às 11h já choveu 18,2 mm em Bonito e a previsão é de as chuvas continuem pelo menos até a quarta-feira (30).

As chuvas intensas que atingiram a região de Bonito, Jardim e Guia Lopes da Laguna também provocaram estragos, transbordamento de rios e alagamento de casas nos últimos dias.

Além dos prejuízos e estragos, também foi observado o fenômeno curioso no Recanto Ecológico Rio da Prata, localizado em Jardim.

Conforme reportagem do Correio do Estado, o Rio da Prata transbordou, nível da água subiu cerca de três metros e cobriu uma passarela de madeira, que ficou totalmente submersa pela água cristalina.

A situação aconteceu no fim de semana passado e o nível do rio baixou e os passeios de flutuação e mergulho já voltaram ao normal. 

Balneário Municipal

O Balneário Municipal de Bonito está localizado às margens do Rio Formoso, de águas cristalinas em tons de azul esverdeado.

Administrado pela Prefeitura Municipal de Bonito, é o mais antigo balneário e a entrada é gratuita para os moradores locais, com comprovação de residência.

Embora seja administrado pela Prefeitura, a entrada só é permitida mediante um voucher único emitido pelas agências de turismo locais. 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail marketing@correiodoestado.com.br na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).