O Ministério da Saúde lançará, no sábado, uma campanha de prevenção à osteoporose em que o foco, pela primeira vez, serão as crianças.
O enfoque pode causar estranhamento --já que se trata de uma doença relacionada ao envelhecimento--, mas se explica pela tentativa de prevenção da osteoporose, segundo Luiza Fernandes Machado, coordenadora da saúde do idoso do ministério.
"Um dos grandes problemas de saúde pública que enfrentamos são quedas e fraturas nas pessoas idosas. Se você quer ter ossos fortes na velhice, a prevenção deve começar a infância", diz ela.
A proposta é que informações sobre a doença e sobre alimentação e hábitos de vida saudáveis e que previnem a doença sejam divulgadas neste sábado em todos os Estados. A ação se dá em função do dia nacional de prevenção à osteoporose, comemorado nesta quinta (20).
Em Brasília, a mobilização organizada pelo Executivo será no Parque da Cidade, envolvendo escolas. A orientação é para que as coordenadorias da área nos 26 Estados promovam a campanha também entre estudantes.
A meta do ministério é reduzir a taxa de internação de idosos por fratura de fêmur em 2% ao ano.