Cidades

TRANSPORTE COLETIVO

Veto a dinheiro é ilegal e beneficia só as empresas

Veto a dinheiro é ilegal e beneficia só as empresas

ANAHI ZURUTUZA

18/06/2011 - 00h06
Continue lendo...

A partir do dia 26 de agosto, não será mais permitido pagar em dinheiro a passagem de ônibus em Campo Grande. A medida, que será implantada pela empresas do transporte coletivo urbano com aval da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) e do Ministério Público Estadual (MPE), visa acabar com os assaltos aos veículos. No entanto, para o advogado doutorando em Direito Constitucional, Omar Kadri, condicionar o pagamento pelo serviço ao cartão magnético fere o princípio constitucional da liberdade e o direito de ir e vir do cidadão.

Na opinião de usuários e também do advogado, "tirar o dinheiro dos ônibus" não evita que os veículos sejam alvo de assaltantes. A "providência" beneficiará apenas as empresas que deixariam de perder o valor arrecadado com a venda de passagens em assaltos. Este ano, segundo a Agetran, foram registrados 418 roubos à ônibus em Campo Grande. Em geral, os criminosos conseguem levar de R$ 30 a R$ 50 em cada assalto.

Leia mais no jornal Correio do Estado

CAMPO GRANDE

Avenida da Capital é palco de atropelamento em saída de academia

Vítima de cerca de 54 anos foi atingida por veículo de estudante que se dirigia rumo à Universidade

30/09/2024 12h12

Acidente aconteceu exatamente às 08h desta segunda-feira (30)

Acidente aconteceu exatamente às 08h desta segunda-feira (30) Marcelo Victor/Correio do Estado

Continue Lendo...

No trecho entre a Avenida Mato Grosso e o tradicional pontilhão próximo ao Shopping Campo Grande, ainda na manhã desta segunda-feira (30) a avenida Ceará foi palco de um atropelamento, região que, devido à academia de alto padrão ali instalada, apresenta grande fluxo de pessoas e veículos. 

Segundo informações repassadas pelo Batalhão de Trânsito da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso do Sul (BPMTran), a primeira ligação referente a essa ocorrência foi registrada próximo de 08h25 da manhã de hoje (30). 

Pelas imagens do circuito de monitoramento de estabelecimento local, é possível observar que a vítima foi atropelada na avenida Ceará exatamente às oito horas da manhã, atingida por um veículo Citroën C3 preto.

Também é possível notar que a vítima já estava no meio da avenida ceará, quando foi atingida e seu corpo projetado para cima do capô do veículo, com a mulher depois sendo lançada ao chão, momento em que é possível notar a forma com que ela bate a cabeça no solo. 

Sobre esse caso, a delegada Joilce Silveira Ramos esteve no local junto de equipe de perícia, dizendo que a jovem que dirigia o carro, rumo à Universidade para o Desenvolvimento do Estado e Região do Pantanal (Uniderp), ficou em estado de choque após o ocorrido. 

"A gente vai encaminhar a autora para a delegacia, para ouvi-la, mas pelas imagens a gente viu que a vítima estava errada, já que onde estava atravessando não têm faixa de pedestre. Teria que sinalizar o trânsito, com uma passagem para as pessoas entrarem aqui, já que tem uma academia desse tamanho", afirma a delegada. 

Nos quase sete minutos de vídeo é possível observar que, ainda que alguns transeuntes ignorem a situação, após atingir a vítima, a mulher que entrava na avenida Ceará, vinda pela rua Paraná, desceu do carro em seguida para prestar socorro.  

Segundo a delegada, a motorista, uma mulher "novinha", é habilitada e o resultado do teste de alcoolemia feito deu negativo. 

"Está em estado de choque. Chorando muito. Ela é novinha. Estava indo para a faculdade e está bastante abalada, chorando muito", completa a delegada.

Cabe apontar que, retirada do local já inconsciente, a vítima de cerca de 54 anos foi levada para a Santa Casa entubada e em estado grave. 

Acidentes recorrentes

Funcionário há tempos da funilaria e martelinho de ouro, localizada em frente à academia BlueFit, Cleder Martins esclarece que os acidentes na região são mais frequentes do que gostaria. 

Ele conta que, há cerca de três dias (em 27 de setembro) um veículo causou a queda de um motociclista, já que o carro subia a Ceará e parou na contramão junto à entrada da academia, forçando um desvio brusco do piloto da moto. 

"Ainda hoje cedo eu pensei em ir [na Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran)] registrar um ofício, para os caras virem aqui, sinalizarem melhor o trecho porque tá sendo comum os acidentes". 

Para realização do trabalho da perícia, o trecho chegou a ser interditado por volta de 10h40, momento em que as equipes policiais precisaram sinalizar com cones e desviar os demais veículos que desciam a Ceará para a rua Paraná; e aqueles que subiam a avenida para a alça de acesso à Afonso Pena. 

Assine o Correio do Estado

PREVISÃO DO TEMPO

Calorão e chuva marcam a semana em MS, alerta meteorologia

Após dias de calor intenso, chuvas são esperadas apenas no meio da semana em algumas áreas

30/09/2024 11h30

Algumas regiões de Mato Grosso do Sul têm previsão de chuva.

Algumas regiões de Mato Grosso do Sul têm previsão de chuva. Álvaro Rezende/ Correio do Estado

Continue Lendo...

Em mais uma série de instabilidades no clima, os próximos dias em Mato Grosso do Sul devem ser de intenso calor e pancadas de chuva ao longo da semana, segundo  previsão do Climatempo.

O que esperar?

Conforme a previsão meteorológica, as temperaturas devem seguir intensas até quinta-feira, quando leves pancadas de chuva devem atingir boa parte do estado. 

Além disso, de acordo com  o alerta publicado nesta segunda-feira (30) pelo INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), uma onda de calor fará com que a temperatura suba em até 5ºC acima da média por um período de dois a três dias, até a chegada das chuvas

Capital 

Na capital, em Campo Grande, a previsão é de sol com muitas nuvens pela manhã de quarta-feira, e céu nublado à noite com possibilidade de chuva. No entanto, mesmo com a chuva, as temperaturas devem seguir altas, com mínima de 24ºC e máxima de 36ºC.

Dourados

Na região sul, em Dourados, já na tarde de quarta-feira, a chuva deve chegar de maneira mais intensa, com garoa durante à tarde e pancadas de chuva à noite. O céu amanhece nublado na quinta-ra, com possibilidade de garoa durante à tarde. As temperaturas ficarão fixadas entre 23ºC e 35°C 

Coxim

Ao norte, em Coxim, a onda de calor deve chegar forte e elevar as temperaturas. De acordo com a previsão do tempo, durante a quarta, as máximas na cidade ficarão fixadas em 39°C até a chegada da chuva, na quinta-feira, que trará um alívio temporário para o calorão.

Pantanal

No Pantanal, em Corumbá, as máximas devem chegar até 41ºC na quarta-feira. Durante a madrugada de quinta-feira, chove de maneira leve e a previsão indica mínima de 26°C e máxima de 25°C. 

Previsão para Outubro

Com a chegada da primavera, o mês de Outubro em  Mato Grosso do Sul terá chuvas mais regulares. Segundo a previsão, a estabilidade nas precipitações deve seguir até o final do ano.  De acordo com os dados do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul (Cemtec-MS), neste trimestre, as chuvas devem variar entre 400 e 500 milímetros em grande parte do Estado. 

No entanto,  apesar de o cenário ser positivo para precipitação, o calor deve ficar acima da média, batendo altos índices no mês de outubro. 

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).