Cidades

DA ALDEIA PARA MESA

Chef indígena vê na gastronomia
o meio de fortalecer cultura terena

Kalymaracaya transforma os pratos consumidos na aldeia em iguarias

MARESSA MENDONÇA

21/08/2016 - 10h15
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Preservar a cultura dos índios terena é missão para Letícia Mendes Nogueira e a culinária é a forma encontrada por ela para conquistar esse objetivo. Aos 35 anos, Kalymaracaya, como é chamada pelo seu povo, é a primeira chef indígena do país e com os pratos que faz, ela leva um pouco da aldeia para as mesas.

Na infância, Kalymaracaya ajudava avó e mãe a preparem os alimentos que seriam consumidos pela família e foi assim que nasceu o gosto dela pela culinária. Ela conta que teve de deixar a aldeia Bananal, localizada em Aquidauana, aos dois anos de idade, mas morava na região durante as férias escolares.

Deste período, ela lembra de ter consumido muito óleo de bocaiuva e mato, como taioba, além de muita carne. E são esses alguns dos ingredientes que ela costuma usar hoje para dar o “toque de chef” as receitas.

TESTE DE FOGO 

E o primeiro prato que Kalymaracaya levou para apreciação dos não-índios foi o Hî-hî,  bolinho de mandioca cozido envolto na folha de bananeira. À época, ela cursava faculdade de turismo em Campo Grande. 

“Eu levei o hî-hî tradicional, sem nada. Fiz ali a mandioca, coloquei na folha de bananeira e enrolei. A mãe falou pra mim que ia me ajudar, mas que eu ia voltar com todos os meus hî-hî para casa. Eu fiz mais ou menos uns 50 para fazer um teste e coloquei lá”, lembra. 

O resultado, segundo ela, surpreendeu. “A fila era enorme porque um falou pra outro: ‘tem comida de índio, vamos lá provar’. E a minha mãe ficou de boca aberta”, completa Kalymaracaya, afirmando que, mesmo depois desse episódio, continuou um tempo sem apoio. 

PORTAS FECHADAS 

Essa desaprovação pela ideia de Kalymaracaya não era infundada, mas decorrente do temor da família de que ela sofresse preconceito por ser indígena. “Eu já tinha essa ideia, [de representar os indígenas] há muitos anos, antes de eu entrar na faculdade. E minha mãe falando sempre pra mim que não ia dar certo”, lembra. 

Ainda depois de ter feito curso profissionalizante de cozinha, ela continuou ouvindo alguns nãos, tanto de chefs de cozinha quanto de estabelecimentos em que pedia para apresentar as receitas. 

A MUDANÇA 

Convicta da vocação, ela não desanimou e passou a enviar mensagens nas redes sociais para chefs renomados. Dentre os destinatários, chef Paulo Machado, considerado embaixador da gastronomia brasileira. 

A reviravolta na vida dela aconteceu quando ele respondeu ao recado, confirmando que a ideia de Kalymaracaya em representar seu povo por meio da gastronomia não deveria ser abafada. 

Com gratidão em cada palavra, ela conta que as orientações de Paulo Machado foram desde novos ingredientes até a caracterização da indígena. 

Depois das dicas, Kalymaracaya saiu em busca de cocar, brincos de pena e roupas de semente usadas na aldeia e é assim que ela se apresenta por onde passa. 

Ela já participou de vários programas de televisão e de festivais de gastronomia nacionais, como a  Feira Internacional de Gastronomia Amazônica (Figa) em Manaus (AM), Festival Gastronômico Sabores das Américas (Fegasa) em Corumbá (MS), Cata Guavira em Bonito (MS), e internacionais como Ame Tauná, Santa Cruz de la Sierra na Bolívia. 

Kalymaracaya também fez fez parte da Expedição Fartura 2016 por Campo Grande e foi parte integrante do projeto de pesquisas com pimentas crioulas de índias terena realizado pelo Instituto Paulo Machado. 

Hoje, ela presta serviços de produção em Gastronomia para o programa Comitiva de Sabores, apresentado pelo Chef Paulo Machado.​

UMA RECEITA

Ao Portal Correio do Estado, Kalymaracaya ensinou como fazer um Ho’é, receita prática e rápida, com utilização de apenas cinco ingredientes em que o peixe é protagonista.

Ela começa a fazer o prato, selecionando um filé de tilápia de 700 gramas, pimenta biquinho, alho e sal. O toque indígena fica por conta do óleo de bocaiuva e das folhas de bananeira usadas para envolver o peixe. 

Kalymaracaya detalha que o peixe deve ser temperado com alho e sal e pincelado com óleo de bocaiuva. “Como na aldeia não tem pincel, nós usamos coisas da natureza, como o trevo que a gente come também”. Em seguida, o filé é envolto nas folhas de bananeira  e amarrado com folhas de bocaiuva. “Mas pode amarrar com barbante”.

O peixe então é assado em churrasqueira durante 40 minutos e, quando retirado, é decorado com a pimenta. 

Na cozinha de Kalymaracaya também há espaço para preparar Lapapé (trio de mandioca), Ho’ecom (farofa de castanhas), bolo com calda de bocaiuva e até outra versão do  hî-hî, com doce de guavira, sempre rementendo aos ingredientes consumidos na aldeia. "Eu procuro usar ingredientes que a gente cultiva na aldeia", diz. 

NOVOS PLANOS 

Além de atuar como chef, Kalymaracaya é secretária do Conselho Comunitário Urbano Indígena de Campo Grande, onde luta por melhorias, em diferentes áreas sociais, para os indígenas. "Eu sempre representei os indígenas, nunca deixei de representar", declara. 

E quando questionam o fato dela ter saído da aldeia ainda criança, ela responde com outra pergunta: "se você sair do Brasil e ir para outro país, você deixa de ser brasileiro?". 

Kalymaracaya se diz feliz com o momento em que está vivendo, dando um toque gourmet aos pratos que aprendeu na aldeia, e mostrando a riqueza da cultura indígena por onde passa. Quando lembra de todos os nãos que teve de ouvir até ser reconhecida como chef, ela aconselha: "tem que insistir, insistir no sonho porque uma hora vai", finaliza. 

Incêndios florestais

Senadores solicitam explicações de Marina Silva sobre queimadas no Pantanal

Segundo a Comissão de Meio Ambiente do Senado, o convite foi aceito pela ministra Marina Silva e a reunião foi agendada para o dia 10 de setembro em Brasília.

28/08/2024 18h00

Ministra Marina Silba aceita convite para explicar sobre os incêndios no Pantanal e diversos biomas pelo país

Ministra Marina Silba aceita convite para explicar sobre os incêndios no Pantanal e diversos biomas pelo país Pedro França/Agência Senado

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A ministra Marina Silva recebeu um convite da comissão de Meio Ambiente da Câmara dos Deputados e do Senado Federal para prestar esclarecimentos sobre os incêndios que vêm devastando o Pantanal sul-mato-grossense e outros biomas florestais do país há meses.

O convite foi enviado pelo deputado Rafael Prudente (MDB-DF) e a senadora Leila Barros (PDT-DF). Segundo a parlamentar, os incêndios florestais que atingem todas as regiões do país, têm atingido proporções alarmantes, afetando vastas áreas de florestas e biomas como a Amazônia, o Cerrado e o Pantanal, além de áreas de agricultura e pecuária.

Além disso, a deputada destacou que esses incêndios florestais causam perda de biodiversidade, emissão de gases de efeito estufa e comprometem a segurança dos povos locais.

A Comissão de Meio Ambiente deve se reunir no dia 10 de setembro, às 14h (horário de Brasília) e a ministra Marina Silva confirmou a sua presença. 

Visita de Marina Silva no Pantanal 

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macedo, discutiram, em Campo Grande, a construção do Plano Clima Participativo, nesta quarta-feira (14), com foco no Pantanal. Marina ressaltou que, apesar da diminuição de focos devido às chuvas e ao frio, a situação de incêndios pode piorar nas próximas semanas. 

A agenda dos ministros era o Plano Clima, que tem o objetivo de engajar as pessoas a enviar propostas, tirar dúvidas sobre o processo e informar sobre as etapas da elaboração da estratégia que vai guiar a política climática do país até 2035.

Marina Silva, que já veio várias vezes ao Estado nos últimos meses para tratar de assuntos que envolvem os incêndio no Pantanal, reforçou a importância da parceria com o governo do Estado para a formulação e implementação de políticas voltadas ao clima. 

Ela destacou ainda que é importante debater o Plano Clima para dar uma resposta a altura da gravidade do problema enfrentado no Mato Grosso do Sul e no Amazonas.

Plano Clima Participativo
O ciclo de plenárias do Plano Clima Participativo foi realizado nesta quarta-feira (14) no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande, sendo o quarto de oito encontros presenciais. 

As reuniões têm o intuito de engajar a sociedade civil no envio de propostas, tirar dúvidas sobre o processo e informar sobre as etapas da elaboração da estratégia que vai guiar a política climática do país até 2035.

Na capital sul-mato-grossense, o tema foi o bioma Pantanal.

A elaboração do Plano Clima é conduzida pelo CIM (Comitê Interministerial sobre Mudança do Clima), integrado por representantes de 22 ministérios, pela Rede Clima e pelo Fórum Brasileiro de Mudança do Clima, e tem dois pilares principais: a redução das emissões de gases de efeito estufa e a adaptação de cidades e ambientes naturais às mudanças do clima. 

O lançamento do ciclo de plenárias foi em Brasília, no dia 30 de julho. Em 1° de agosto, o tema foi o Sistema Costeiro-Marinho, em Recife e, no dia 2, a plenária abordou a Caatinga, em Teresina (PI).

Depois do Pantanal, em Campo Grande, os próximos serão:

Mata Atlântica, em São Paulo (SP);
Pampa, em Porto Alegre (RS);
Amazônia, em local a definir;
e Cerrado, em Imperatriz (MA).

 

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BR-163

Trecho da BR-163 que desabou pode ser liberado antes do previsto

Rodovia foi danificada após rompimento de barragem de represa em Jaraguari; Atualmente, as obras estão em fase de aterramento para, em seguida, iniciar o processo de pavimentação

28/08/2024 17h45

Trecho da BR-163 atingido por barragem pode ser liberado antes do previsto

Trecho da BR-163 atingido por barragem pode ser liberado antes do previsto Marcelo Victor

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Com os trabalhos adiantados nas obras emergenciais de recuperação da BR-163/MS, entre os kms 500 e 501, em Jaraguari, que desabou após o rompimento da barragem de uma represa, pode ser liberarado antes do prazo inicialmente previsto de 15 dias, segundo informou a concessionária que administra a rodovia, CCR MSVia.

Atualmente, as equipes finalizam os trabalhos de aterramento para, em seguida, iniciar o processo de pavimentação do trecho. Durante o trabalho, o tráfego funciona no sistema pare e siga.

Segundo o gerente de engenharia da CCR MSVia, Marcus Vinícius Pereira, foi necessário aumentar em mais de 100 o número de colaboradores. 

"Por dia, recebemos mais de 80 carretas carregadas com pedras, que garantem a execução do aterro. Assim, conseguimos adiantar os trabalhos e poderemos iniciar brevemente os serviços de reconstrução do pavimento", pontua.

O gerente de operações da Concessionária, Arrison Szesz explicou que para adiantar as obras, foi realizado um planejamento logístico. Ao todo, são utilizados 50 equipamentos essenciais para a obra, incluindo escavadeiras, caminhões, rolos compactadores e tratores de esteira. Até o final das atividades, estima-se utilização de 16 mil toneladas de pedras, 400 toneladas de asfalto, 1.000 metros de defensas metálicas, além de instalação de novo sistema de drenagem.

"Com isso, as ações progrediram e conseguimos, ainda, diminuir o tempo de espera do cliente nas filas do 'pare e siga', priorizando a segurança e, ao mesmo tempo, garantindo a fluidez da rodovia", explicou Arrison.

Orientações

Mesmo com o adiantamento das obras, a Concessionária ainda alerta aos motoristas que, enquanto houver intervenções na pista, o trecho continuará com fluxo em sistema 'pare e siga'. Dessa forma, o local apresenta lentidão de tráfego, principalmente em horários de pico. 

Àqueles que preferirem, uma das opções é o desvio através do anel viário entre a BR-163/MS e a MS-010 (rodovia pavimentada até Rochedinho) e posterior acesso a MS-244. Outra escolha indicada é o desvio entre a BR-163/MS e a MS-080 e posterior acesso a MS-430, seguindo até a cidade de São Gabriel do Oeste.

Por fim, existe, ainda, a alternativa de desvio através do anel viário entre a BR-163/MS e a MS-080, e posterior acesso a BR-419, rumo a cidade de Rio Verde de Mato Grosso.

O aviso aos motoristas sobre a interdição parcial está sendo feito por meio dos Painéis de Mensagens Variáveis Fixos e Móveis dispostos ao longo da rodovia, Praças de Pedágio, e pelas equipes de operação na pista.

Vale lembrar que é fundamental que os motoristas programem com antecedência os trajetos, de forma a evitar imprevistos por conta de eventuais lentidões que podem ocorrer no trecho em obra.

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