Correio B

CORREIO B

Um mês após incêndio em museu, buscas por artefatos ainda não começaram

Um mês após incêndio em museu, buscas por artefatos ainda não começaram

FOLHAPRESS

01/10/2018 - 19h30
Continue lendo...

Um mês depois do incêndio que devastou o prédio histórico do Museu Nacional e boa parte de seu acervo no Rio de Janeiro, a operação para estabilizar a estrutura física do edifício afetado pelas chamas está no começo. Sem essa etapa, ainda não é possível saber com certeza se ao menos alguns dos espécimes únicos do museu, o mais antigo e importante do Brasil, conseguiram escapar do fogo.

"Antes de qualquer busca, a segurança é primordial, não dá para colocar vidas em risco. É por isso que ninguém mexeu em nada dentro do prédio ainda", disse à reportagem o paleontólogo Alexander Armin Kellner, que dirige a instituição desde fevereiro deste ano.

Segundo Kellner, o processo vai incluir, além da estabilização estrutural, a colocação de uma cobertura provisória sobre o antigo palácio das famílias reais portuguesa e brasileira, onde ficavam as grandes exposições do museu e muito de seu acervo. Todo o trabalho, que começou há cerca de uma semana, deve durar até 180 dias e, conforme cada área do prédio for considerada segura, começarão os trabalhos de resgate.   

Da ajuda prometida por diferentes órgãos para a reconstrução do museu, o diretor afirma que já foram liberados R$ 8,9 milhões do Ministério da Educação, que vão ser empregados tanto no trabalho de estabilização quanto no isolamento do edifício e na instalação de contêineres para abrigar os pesquisadores que perderam seus locais de trabalho com o desastre.

"A gente está procurando voltar à normalidade administrativa", explica Kellner. "Muito mais do que os acervos e as exposições, embora eles sejam indispensáveis, a melhor aposta para o restabelecimento do museu é a nossa capacidade de continuar gerando conhecimento, e isso nós não perdemos."

Para isso, nas últimas semanas, cientistas e funcionários têm precisado improvisar. Apesar da destruição da parte interna do antigo palácio na Quinta da Boa Vista, coleções como a de vertebrados e a de botânica, bem como a biblioteca principal da instituição, foram salvos do fogo por já estarem, havia anos, em outros prédios. É nesses locais que o trabalho de pesquisa continua, com os ocupantes usuais de cada sala dividindo espaço com colegas que corriam o risco de ficar desalojados.

"Faço parte da comissão de espaço, então não sei se saio vivo dessa nos próximos meses", brinca José Perez Pombal Junior, curador das coleções de anfíbios do museu e professor da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).

Ele conta que outros pesquisadores, como as da área de antropologia, têm trabalhado na biblioteca. "As aulas de pós-graduação não pararam em nenhum momento. Já tivemos até defesa de tese de doutorado depois do incêndio." Segundo ele, não há pesquisadores sem lugar onde trabalhar, apesar do aperto.

A biblioteca de antropologia social, uma das mais importantes da América Latina e totalmente destruída pelo incêndio, tem recebido uma quantidade considerável de doações, inclusive a biblioteca pessoal do pesquisador carioca Gilberto Velho (1945-2012), que foi decano do Departamento de Antropologia do museu até sua morte.

E zoólogos do museu já têm ido a campo para coletar novos espécimes na tentativa de repovoar o acervo de invertebrados, um dos mais ricos (com 5 milhões de exemplares apenas no caso de insetos) e mais duramente atingidos pelo incêndio.

Antes que uma sede renovada esteja disponível, Kellner diz que a intenção do museu é voltar a exibir seu acervo -ainda considerável- ao público. Há uma campanha de financiamento coletivo para permitir a volta de empréstimos de espécimes da instituição a escolas e o plano de revitalizar o Horto Botânico do museu para que ele abrigue uma pequena mostra, que voltaria a receber visitantes.

"Seria ilusão, até leviano, dizer que o acervo antigo vai ser reconstituído, mas vamos continuar a cumprir nossa função", diz o diretor.

"A sensação é que a gente está voltando à tona", compara Pombal Junior. "Todo mundo ficou sem ar e se agarrou a qualquer coisa para não afundar. Só vamos saber o custo científico de tudo isso daqui a dois ou três anos, mas todo mundo continua tentando produzir ciência."

Horóscopo

Confira o horóscopo de hoje (29/11)

Veja o que os astros dizem sobre o seu signo

29/11/2024 03h00

Reprodução / IA

Continue Lendo...

A semana se aproxima do fim, e os planetas apontam para novas perspectivas no amor e na vida social. Fique de olho nas oportunidades e veja o que pode transformar seu dia.

Áries

Você está revisando emoções profundas esses dias, e esse sextil que acontece hoje te ajuda a organizar finanças e assuntos íntimos. Vênus em Capricórnio pede seriedade nas relações e com o dinheiro, enquanto a Lua minguante te ajuda a transformar. Aproveite para encerrar dívidas e alinhar compromissos com maturidade, ariano!

Touro

Parcerias estão pedindo ajustes, mas hoje há uma energia de harmonia na sua vida para te ajudar, touro. É hora de fechar ciclos emocionais que não andavam para a frente. Fale abertamente sobre compromissos, planeje viagens ou estudos a dois, e ajuste o que não está funcionando, mas com leveza.

Gêmeos

O dia é perfeito para ajustar sua rotina de trabalho. A Lua minguante pede que você finalize pendências diárias, ao mesmo tempo, sabendo que você lidará com questões financeiras ou emocionais do emprego da melhor forma. Organize melhor suas tarefas, mas sem deixar de lado o prazer no que faz.

Câncer

Seus romances e sua criatividade estão fluindo hoje, câncer! Bom dia para finalizar projetos criativos e estabilizar relações amorosas. É um bom momento para dar passos sérios no amor ou estruturar melhor suas paixões criativas. Invista no que você ama, canceriano! Escute sua intuição, você tem as respostas!

Leão

Questões familiares pedem atenção, mas de um jeito leve, leonino. Você precisa reorganizar o lar e lidar com emoções antigas, mas sem perder o foco no trabalho e na sua saúde física. Finalize pendências familiares e ajuste sua rotina para ter mais equilíbrio emocional, físico e mental!

Virgem

A comunicação estará em alta hoje, virgem. Bom momento para finalizar conversas pendentes ou projetos que envolvem escrita e aprendizado. Também é um dia de seriedade nas trocas, então aproveite para estruturar melhor suas ideias e ajustar diálogos importantes, principalmente com irmãos. Fale o que precisa, mas com maturidade.

Libra

Assuntos financeiros podem ser ajustados com mais leveza hoje, libriano. Hora de encerrar gastos desnecessários e organizar sua vida material. A Vênus em Capricórnio fazendo bom aspecto com a lua, te dará mais estabilidade nesse processo. Reavalie suas prioridades financeiras e se concentre no que realmente importa para o seu conforto. 

Escorpião

Esse é o momento de ajustar sua imagem pessoal e rever suas atitudes, escorpião. A Lua minguante em seu signo te ajuda a fechar ciclos que não estão funcionando mais, e com aspecto com a Vênus em Capricórnio, favorece uma comunicação mais madura. Pense sobre como você está se mostrando ao mundo e encerre o que não reflete quem você é agora.

Sagitário

Dia de introspecção, sagitariano. Momento de encerrar padrões emocionais antigos que te prendem e também de valorizar mais a sua paz interior e a estabilidade que você tanto busca. É um bom dia para reavaliar o que te bloqueia e soltar esses pesos. Por que ficar caminhando com essas âncoras pesadas? Acolha o silêncio e se prepare para o novo.

Capricórnio

Amizades e projetos coletivos pedem atenção, capricorniano. Momento de encerrar relações ou projetos que não fazem mais sentido, enquanto você reúne forças para assumir o controle e direcionar seus esforços. Use esse momento para ajustar suas conexões e focar em quem realmente apoia seu crescimento, capricórnio! 

Aquário

Aquário, tua carreira estará em foco hoje. Hora de finalizar ciclos profissionais, enquanto você repensa estratégias de forma mais sigilosa. Boca fechada para que energias externas não te afetem! Encerre projetos que não têm futuro e reavalie como você está conduzindo sua vida profissional. Hora de ajustar seu caminho, aquariano!

Peixes

Esse é o momento de ajustar suas crenças e filosofias de vida, pisciano. A Lua minguante em escorpião te ajuda a finalizar velhas ideias ou crenças que não te servem mais, enquanto a Vênus em Capricórnio fazendo bom aspecto com a lua te conecta a pessoas que te ajudam a expandir sua visão de mundo. Deixe ir o que limita seu crescimento pessoal, peixes! 

FAÇA AGORA SEU MAPA ASTRAL

Astral do dia

A Lua ainda está minguante em Escorpião hoje, e a energia continua intensa. É um dia excelente para você se aprofundar nas suas emoções e fazer um detox emocional. Se tem alguma situação que está te pesando, não hesite em encarar. Esse é o momento de deixar ir o que não te faz bem e focar na transformação. Escorpião é sobre renascimento, então pense no que você quer cultivar quando a Lua nova chegar. Aproveite para fazer uma reflexão mais profunda: que tal escrever sobre seus sentimentos? Apenas cuidado com a fuga da realidade e os escapismos. Não fuja para vícios. A introspecção é super importante agora.

Assine o Correio do Estado

Correio B

Ex-PSDB e atualmente presidindo o União Brasil, pelo qual disputou...Leia na coluna de hoje

Por Ester Figueiredo ([email protected])

29/11/2024 00h01

Diálogo

Diálogo Foto: Arquivo / Correio do Estado

Continue Lendo...

Mario Quintana escritor brasileiro
"A arte de viver é simplesmente a arte de conviver... 
Simplesmente, disse eu? 
Mas como é difícil!”.

FELPUDA

Ex-PSDB e atualmente presidindo o União Brasil, pelo qual disputou a Prefeitura de Campo Grande, Rose Modesto começa a mandar sinais de fumaça em direção ao ninho. Há quem afirme que ela não descarta 
fazer aliança com os tucanos para a reeleição de Eduardo Riedel, em 2026. Ambos já foram colegas de secretariado do tucano-mor Reinaldo Azambuja, quando ela era vice-governadora. Passada a refrega municipal, começa a fase de reconstruir as pontes, dinamitadas durante a campanha eleitoral de outubro. A conferir.

Diálogo

Impróprios

Sete novas marcas e lotes de café torrado foram incluídos em lista, pelo Ministério da Agricultura e Pecuária, como sendo de risco, ou seja, impróprios para o consumo. Neles foi detectada a presença de matérias estranhas e de impurezas acima do limite permitido.

Mais

Nas amostras foram encontrados grãos ou sementes de outras espécies vegetais, areia, pedras ou torrões, além de cascas e paus. A relação pode ser conferida no site do ministério: gov.br/agricultura/pt-br/.

DiálogoBenicio Huck 
Diálogo- Patricia Maiolino e Lucas Maiolino

Bom senso

O consenso no Tribunal de Contas de MS evitou que a eleição acabasse judicializada, fazendo com que a Corte, hoje vivendo seus piores momentos, com quatro dos sete conselheiros afastados por determinação  do STJ, suspeitos de corrupção, ficasse com a imagem ainda pior publicamente. Nos meios políticos, fala-se 
que, mais do que o consenso, valeu o bom senso. Ainda bem!

Calmaria

Depois de cuspir lava, tal qual vulcão ao entrar em erupção, o Tribunal de Contas do Estado 
voltou a ter a paz reinando. A eleição da chapa formada por Flávio Kayatt (presidência), pelo atual presidente Jerson Domingos (vice) e por Marcio Monteiro (corregedoria-geral) será marcada para o dia 3 de dezembro. No dia 31 de janeiro de 2025, haverá a troca de comando.

Aviso

A ação do governo de MS para acabar com bloqueio feito por indígenas em rodovia mostrou que não haverá tolerância para que sejam utilizados como massa de manobra, por interesses de quem deseja dividendos políticos. As aldeias enfrentam problemas há anos, e a questão da falta de água é um deles, apesar dos programas realizados. Disso se aproveitam interessados em disseminar manifestações, apostando mais na violência do que na solução das questões. O recado foi dado.

aniversariantes

  • Liane Fernandes Pulchério, 
  • Edson Stefano Takazono,
  • Gilza Therezinha Fernandes Carneiro, 
  • Vandeir Turra Quintilano, 
  • Jeferson Puorro, 
  • Aparecida Helena Pavesi Vasconcelos,
  • Saturnino Justino Gundim,
  • Sidnei Trelha Nunes,
  • Marcia Aparecida Lopes Bernardi,
  • João Natal Ventorim,
  • Zelito Alves Ribeiro,
  • Maria da Silva Costa,
  • Dr. Marcos André Gonzales Alvarenga,
  • Erica Barbosa Pinto,
  • Vanessa Rodrigues Moreira,
  • Dulce Marina Gomes Santana,
  • Zenor Zamban,
  • Maria Aparecida Maia, 
  • Salvador Pereira,
  • João de Oliveira Silva,
  • Paulo Luiz Menegazzo Junior, Expedito de Jesus Moitinho,
  • Zedechias Cruciol,
  • Elisangela Ferreira Teodoro,
  • Heverton Diego Batista Soares,
  • Ana Paula Barbosa da Cruz, 
  • Adelir Luiz Kaspary,
  • Ugo Furlan,
  • Silvana Moreira da Cunha Soares Galindo,
  • Moacir Clementino Gonçalves,
  • Dr. Roberto Rachid Bacha,
  • Ricardo Serra,
  • Carlos Alberto Pereira Adrino,
  • Jesuel Silva dos Santos,
  • Dra. Maria Helena Cortez,
  • Irenice Figueiredo Cristaldo,
  • José Rodrigues de Souza,
  • Raimundo Costa Moura,
  • Rosilene de Castro,
  • Célia Kamiya Abdala,
  • Kepler Euclides Filho,
  • Marcelo Quadros,
  • Dra. Sonia Maria Corradi Astolfi,
  • Dra. Tarcila Carlasse Lisbinski, 
  • Dr. Clecio Tina,
  • Wildan Matos Cabral,
  • José Carlos Lopes Bicho,
  • Arthur Ouriveis,
  • Alexandre Carvalho Gonzaga,
  • Patrícia Aparecida de Oliveira Santana,
  • Sônia Terezinha Simões Serafim,
  • Dra. Glecia Leite de Oliveira,
  • Maria José Ferreira Dutra,
  • Priscila Mariane Queiroz,
  • Dr. Jeyancarlo Xavier 
  • Bernardino da Luz,
  • Herculano Cabrita de Lima,
  • Silvana da Luz Pessoa,
  • Nilton Silva Martins Miranda,
  • Walter dos Santos Pereira,
  • Luiz Sartori Neto,
  • Célia Regina da Silva Freitas,
  • Corina Xavier,
  • Eulina Nogueira,
  • Dr. Jorge Yonamine Kozo, 
  • Dr. Claudio Henrique Dolabani Lima, 
  • Antônio Pedro da Costa Marques,
  • Dr. Gerardo Eriberto de Moraes,
  • Monica de Deus Domingues,
  • Claudinei Alves Gouveia,
  • Mário Ribeiro Marques Filho,
  • Nivaldo Titico da Silva,
  • Francisco de Assis Leite de Paula,
  • Antônio Garcia Cândido Ribas, 
  • Hércules Ferrari Vega,
  • Enilton Donizete Ferreira,
  • Dra. Ivonete Maria da Costa Marinho,
  • Onedes Dirce Alarcon Martinez Campos, 
  • Pedro Luiz Teruel, 
  • Erison Rodrigues Sanches,
  • Marcos Roberto Mendes Fernandes,
  • Antonio Alves Seabra,
  • Luis Alexandre Rodrigues, 
  • Luciana dos Santos Quintas,
  • Irany Vieira Castoldi,
  • Dr. Marcus Vinicius Reggiori Pereira Caldas, 
  • Dr. Paulo Mitsuyuki Teruya Filho, 
  • Elinelson José Limberti,
  • Geraldo Rossatti Lolli Ghetti, 
  • Dr. Antonio Oliveira Rodrigues,
  • Danilo Gordin Freire,
  • George Santos Ferreira da Conceição,
  • Rita de Cássia Araújo,
  • Glaucio de Queiroz,
  • Jaime Scipioni Filho,
  • Marcelo Ramsdorf de Almeida,
  • Ricardo Assef Carmello,
  • Soraida Gomez Maidana Chaves,
  • Adrianne Maria Atalla de Sousa,
  • Lucilene Costa Balbuena,
  • Priscila Danielly Fiirst Navarro dos Santos,
  • Leda Maria Almerine Dalenogare.

colaborou tatyane gameiro

 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).