Cidades

Habitação

Vetado projeto que beneficia mulher vítima de violência

Vetado projeto que beneficia mulher vítima de violência

Redação

11/07/2013 - 09h34
Notícia sem imagem

O governador de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli (PMDB), vetou totalmente a proposta que tratava com prioridade às mulheres em situação de violência doméstica no acesso aos programas habitacionais do Estado. A decisão foi publicada na edição de hoje do Diário Oficial do Estado.

Ao justificar o veto, o governador explicou que o autor do projeto pretendeu obrigar o Poder Executivo Estadual a dar prioridade às mulheres vítimas de violência doméstica nos programas habitacionais empreendidos pelo Governo, observados os critérios da faixa de renda familiar, no entanto, a proposta esbarra na Constituição Estadual.

De acordo com a Constituição, é exclusividade do Poder Executivo criar programas que imponham ao governador o dever de adotar políticas públicas ou medidas administrativas, sob pena de ofender o princípio da independência e harmonia entre os poderes.

Ainda conforme André Puccinelli, cabe à Secretaria de Estado de Habitação e das Cidades a formulação da política habitacional do Estado.

Ele destacou ainda que o Governo desenvolve diversos programas, em parceria com a Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres da Presidência da República, para atender às mulheres vítimas de violência. “A questão da habitação é de extrema relevância, devendo, no entanto, seguir os trâmites legais para, posteriormente, ter efetividade em nosso Estado”, complementou. 

PREVIDÊNCIA

Justiça derruba liminar e libera ao Master R$ 1,4 milhão retido pelo IMPCG

Decisão do TJMS desfaz bloqueio de consignados usado pela prefeitura para tentar recuperar investimento

06/11/2026 12h15

TJMS revogou autorização para reter parcelas de consignados que o IMPCG pretendia usar na recuperação de investimento no Banco Master

TJMS revogou autorização para reter parcelas de consignados que o IMPCG pretendia usar na recuperação de investimento no Banco Master Marcelo Victor

Continue Lendo...

EMPRÉSTIMO

Prefeitura formaliza normas para empréstimo de quase meio bilhão para asfalto

Em caso de inadimplência nas obras de pavimentação e tapa-buracos, leis autorizam retenção de impostos constitucionais como FPM, ICMS e IPVA

06/11/2026 11h40

Prefeitura formaliza normas para empréstimo de quase meio bilhão para asfalto

Prefeitura formaliza normas para empréstimo de quase meio bilhão para asfalto Gerson Oliveira / Correio do Estado

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).