Cidades

PREFEITO ANUNCIA:

Coordenadoria de Assuntos Indígenas será criada na Capital

Coordenadoria de Assuntos Indígenas será criada na Capital

Redação

11/05/2014 - 14h00
Notícia sem imagem

 Ao participar neste domingo das comemorações dos 12 anos de fundação da Aldeia Agua Bonita (na região do Bairro Nova Lima) , o prefeito Gilmar Olarte anunciou que vai criar a Coordenadoria Municipal dos Assuntos Indígenas, vinculada ao seu gabinete, cuja principal missão será de fazer a interlocução entre a população indígena de Campo Grande e a Prefeitura.

“Queremos que esta coordenadoria nos ajude também a alavancar recursos no âmbito federal para viabilizar projetos e obras que garantam qualidade aos representantes de todas as etnias que migraram para Capital”, destacou o prefeito que passou boa parte da manhã nesta comunidade onde há hoje 128 famílias (das etnias terena, guarani-caiuá, kadiwéu, guatós) morando em condições precárias num acampamento nos fundos do Bairro Tarsila do Amaral, onde construíram barracos de lona e improvisaram ligações de água e energia elétrica.

A convite do cacique Nito Nelson, que também é presidente do Conselho Estadual dos Indígenas, o prefeito participou da solenidade comemorativa de fundação aldeia e dos eventos alusivos ao Dia da Mães.

Gilmar Olarte assumiu o compromisso de criar na estrutura da Prefeitura “um órgão que será a porta entrada de todas as demandas da comunidade e levar adiante a reivindicação mais adiante da aldeia que é a regularização fundiária dos 14 hectares onde quase 130 famílias há 12 anos acampadas pertencentes ao Governo do Estado, mas onde os poderes não pode construir casas ou estender os serviços públicos (como rede de água, energia e transporte coletivo) porque está fora do perímetro urbano, como parte da zona rural do município. Uma equipe da Agência Municipal de Habitação e da Planurb vão fazer os estudos que terão de ser submetidos ao Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano (CMDU). 

PREVIDÊNCIA

Justiça derruba liminar e libera ao Master R$ 1,4 milhão retido pelo IMPCG

Decisão do TJMS desfaz bloqueio de consignados usado pela prefeitura para tentar recuperar investimento

06/11/2026 12h15

TJMS revogou autorização para reter parcelas de consignados que o IMPCG pretendia usar na recuperação de investimento no Banco Master

TJMS revogou autorização para reter parcelas de consignados que o IMPCG pretendia usar na recuperação de investimento no Banco Master Marcelo Victor

Continue Lendo...

EMPRÉSTIMO

Prefeitura formaliza normas para empréstimo de quase meio bilhão para asfalto

Em caso de inadimplência nas obras de pavimentação e tapa-buracos, leis autorizam retenção de impostos constitucionais como FPM, ICMS e IPVA

06/11/2026 11h40

Prefeitura formaliza normas para empréstimo de quase meio bilhão para asfalto

Prefeitura formaliza normas para empréstimo de quase meio bilhão para asfalto Gerson Oliveira / Correio do Estado

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).