Cidades

EVENTOS

2026: ano de Copa do Mundo e eleições

De entretenimento esportivo e cultural à eleições, relembre o que está previsto para novo ano

Continue lendo...

O ano que chegou é de grandes acontecimentos para o Brasil – e também para o mundo todo – em diversas áreas. Do entretenimento ao período eleitoral, 2026 será marcado por disputas.

Com coincidência também de ocorrer de 4 em 4 anos, a política e o esporte manterão os holofotes sobre duas das pautas mais importantes de cada área: Copa do Mundo e as eleições.

A primeira retorna com sede em três países: Canadá, Estados Unidos e México, com 104 jogos distribuídos em 16 cidades: 

  • 11 dos EUA: Atlanta, Boston, Dallas, Filadélfia, Houston, Kansas City, Los Angeles, Miami, Nova York, San Francisco e Seattle;
  • 3 do México: Cidade do México, Guadalajara e Monterrey;
  • E 2 do Canadá: Toronto e Vancouver.

Apesar da seleção brasileira não ser a favorita, o clima do evento esportivo traz à tona o sentimento antigo de desejo e busca pelo hexacampeonato.

Com o técnico italiano Carlos Ancelotti no comando do time há pouco mais de sete meses, a seleção estreia em 13 de junho, contra o Marrocos. Antes disso, terão dois desafios pela frente com amistosos em março, contra a França, no dia 26, e Croácia, cinco dias depois, no dia 31.

Em 2025, o Brasil já enfrentou quatro Datas Fifa, e ao todo, Ancelotti convocou 43 jogadores, além dos goleiros Alisson, Bento, Ederson, John e Hugo Souza. Confira a lista:

  • Laterais-direitos: Danilo (atuante como zagueiro também), Paulo Henrique, Vanderson, Vitinho e Wesley;
     
  • Laterais-esquerdos: Alex Sandro, Caio Henrique, Carlos Augusto, Douglas Santos e Luciano Juba;
     
  • Zagueiros: Alexsandro, Beraldo, Éder Militão, Fabrício Bruno, Gabriel Magalhães, Léo Ortiz e Marquinhos.
     
  • Volantes: André, Andrey Santos, Bruno Guimarães, Casemiro, Éderson, Fabinho, João Gomes e Joelinton;
     
  • Meias: Andreas Pereira, Gerson, Jean Lucas e Lucas Paquetá;
     
  • Atacantes: Antony, Estêvão, Gabriel Martinelli, Igor Jesus, João Pedro, Kaio Jorge, Luiz Henrique, Matheus Cunha, Raphinha, Richarlison, Rodrygo, Samuel Lino, Vini Jr. e Vitor Roque.

Seleções e grupos

Neste ano, pela primeira vez serão 48 seleções participantes, que foram distribuídas em 12 grupos, do A ao L. Sorteados no dia 5 de dezembro, as seleções ficaram divididas da seguinte forma:

  • Grupo A: México, África do Sul, Coreia do Sul e Repescagem Europa D (disputada entre República Tcheca, Irlanda, Dinamarca ou Macedônia do Norte);
     
  • Grupo B: Canadá, Repescagem Europa A (disputada entre Itália, Irlanda do Norte, País de Gales ou Bósnia) Catar e Suíça;
     
  • Grupo C: Brasil, Marrocos, Haiti e Escócia;
     
  • Grupo D: Estados Unidos, Paraguai, Austrália e Repescagem Europa C (disputada entre Turquia, Romênia, Eslováquia ou Kosovo);
     
  • Grupo E: Alemanha, Curaçao, Costa do Marfim e Equador;
     
  • Grupo F: Holanda, Japão, Europa B (disputada entre Ucrânia, Suécia, Polônia ou Albânia) e Tunísia;
     
  • Grupo G: Bélgica, Egito, Irã e Nova Zelândia;
     
  • Grupo H: Espanha, Cabo Verde, Arábia Saudita e Uruguai;
     
  • Grupo I: França, Senegal, Repescagem Intercontinental 2 (disputada entre Bolívia, Suriname ou Iraque) e Noruega;
     
  • Grupo J: Argentina, Argélia, Áustria e Jordânia;
     
  • Grupo K: Portugal, Repescagem Intercontinental 1 (disputada entre RD Congo, Jamaica ou Nova Caledônia) Uzbequistão e Colômbia;
     
  • Grupo L: Inglaterra, Croácia, Gana e Panamá.

Os jogos iniciam a partir do dia 11 de junho com a fase de grupos, e segue com partidas em dias seguidos até as oitavas, no dia 7 de julho. Então as quartas de final se iniciam do dia 9 até 11 de julho. A semifinal ocorrerá no dia 14 e 15 de julho, e antes da final em Nova York, no dia 19 de julho, haverá a disputa pelo 3º lugar, no dia 18.

Eleições

Outra disputa que acontecerá em 2026, são as políticas. No Brasil, a população deverá ir às urnas eleger candidatos para os cargos de:

  • Presidente da República;
  • Governante Estadual;
  • Deputados Federais e Estaduais;
  • e Senadores.

Com data marcada, as eleições acontecerão no dia 4 de outubro, o primeiro domingo do mês. Caso haja segundo turno para os cargos de Presidente e Governador, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) marcou para o terceiro domingo do mês, em 26 de outubro.

No cenário da política sul-mato-grossense, em pesquisas realizadas e já noticiadas pelo Correio do Estado, nomes como Reinaldo Azambuja (PSDB) aparece com aprovação de 15 das 20 maiores cidades do Estado para o cargo no Senado, além de Eduardo Riedel apontado como reeleito para o Governo no primeiro turno, na época em que a pesquisa foi feita.

Entretenimento

Em Campo Grande, o ano já conta com show internacional e artistas nacionais em eventos na cidade. Confira quem já está confirmado para visitar a Capital Morena:

  • Guns N’ Rose, 09 de abril
    no Autódromo Orlando Moura;
     
  • Luan Santana, 18 de abril
    na 86ª edição da Expogrande;
     
  • Anavitória, 14 de março
    no Ginásio Dom Bosco;
     
  • Hugo e Guilherme, 26 de setembro
    no Shopping Bosque dos Ipês.

Além dos citados, a Expogrande terá outras atrações, e acontece de 9 a 19 de abril.

Cidades

Instabilidade atinge Itaú e Pix, gerando ondas de reclamações

Em resposta às queixas, o Banco Itaú confirmou uma "instabilidade pontual" na manhã desta quinta-feira

19/02/2026 10h03

Continue Lendo...

Clientes do Banco Itaú e usuários do sistema de pagamentos instantâneos Pix enfrentaram uma manhã de transtornos nesta quinta-feira, 19 de fevereiro de 2026. Relatos de instabilidade nos serviços bancários e nas transações via Pix inundaram plataformas de monitoramento e redes sociais, indicando uma falha generalizada que afetou milhares de consumidores.

De acordo com dados do Downdetector, plataforma que monitora o funcionamento de serviços online, o Itaú registrou um pico significativo de reclamações, com aproximadamente 500 relatórios de problemas.

A instabilidade começou por volta das 09:00, com um aumento acentuado nas queixas após as 12:00. Os principais problemas reportados pelos usuários do Itaú foram relacionados ao PIX (91%), seguido por dificuldades de login no internet banking (6%) e transferências (3%).

Downdetector

Simultaneamente, o Pix, sistema de pagamentos do Banco Central, também apresentou um aumento nas notificações de falhas, com cerca de 300 relatórios no Downdetector.

As principais queixas para o Pix foram sobre pagamentos (50%) e transferências (48%). Embora a instabilidade do Pix tenha sido mais abrangente, afetando diversos bancos como Santander e Nubank, o Itaú se destacou pelo volume de reclamações específicas.

Em resposta às queixas, o Banco Itaú confirmou uma "instabilidade pontual" na manhã desta quinta-feira, que impactou uma parcela de seus clientes.

A instituição informou que estava trabalhando para normalizar a situação o mais rápido possível. A recomendação para os usuários era evitar refazer operações que não foram concluídas, aguardando a normalização do sistema.

A interrupção dos serviços bancários e do Pix causou transtornos para consumidores e empresas, que dependem cada vez mais dessas ferramentas para suas operações diárias. A situação reforça a importância da resiliência dos sistemas financeiros digitais e a necessidade de comunicação transparente por parte das instituições em momentos de falha.

Interior

Temporal com ventania deixa rastro de estragos em MS

Forte ventania, seguida de chuva, derruba árvores, destelha prédio público, alaga residências e provoca queda de energia e nuvem de poeira em municípios do interior

19/02/2026 09h40

Ventania deixa estragos na Secretaria de Educação de Ponta Porã

Ventania deixa estragos na Secretaria de Educação de Ponta Porã Crédito: José Alves

Continue Lendo...

O temporal que atingiu o interior de Mato Grosso do Sul surpreendeu moradores na tarde desta quarta-feira (18), com a cobertura de um prédio público sendo arrancada, uma nuvem de poeira que encobriu o município e quedas de árvores.

Em Ponta Porã, município localizado a 313 quilômetros de Campo Grande, a tempestade, acompanhada de ventos fortes, derrubou árvores e arrancou as telhas de zinco da Secretaria Municipal de Educação.

Com a ventania, o metal atingiu a fiação da rede elétrica, interrompendo o fornecimento de energia, e caiu sobre carros estacionados. Não houve informações feridos.

“Ontem, nós tivemos esse evento aqui em Ponta Porã. A chuva não foi tão intensa, mas o vento foi muito forte. Tivemos algumas ocorrências: muitas árvores caíram, interditando vias, e o fornecimento de energia elétrica ficou prejudicado em vários pontos da cidade. Algumas casas, principalmente as mais humildes, foram destelhadas”, relatou o prefeito Eduardo Campos ao Correio do Estado e completou:

“Nós colocamos as secretarias em uma força-tarefa e já conseguimos atender grande parte dessas ocorrências. O prédio da Secretaria de Educação também teve um problema sério: perdeu o telhado, com madeiramento e tudo. Um vento entrou por baixo, levantou a estrutura, jogou no meio da rua e caiu em cima de um carro. Mas, graças a Deus, ninguém ficou machucado ou ferido; foram apenas prejuízos financeiros.”
 

Ainda conforme a Defesa Civil, até o fim da tarde foram registradas ao menos 12 quedas de árvores. Pela manhã, a prefeitura informou que as equipes seguem mobilizadas na poda de galhos para desobstruir as vias.

Em vídeo compartilhado no Instagram pelo perfil Ponta Porã Mil Grau, é possível ver a Rua 7 de Setembro e os estragos na cobertura da Secretaria de Educação.

 

 

Outros municípios

Em Chapadão do Sul, os ventos chegaram a 67,7 km/h, com 16 milímetros de chuva e registro de 610 raios. Segundo o meteorologista Natálio Abrão Filho, a temperatura de 32,1 °C caiu bruscamente para 16,1 °C.

Houve ainda registro de chuva de granizo que, conforme o site Chapadense News, teve duração de 30 minutos. Algumas casas chegaram a ser invadidas pela água, e galhos caíram em ruas e avenidas, que ficaram alagadas.

 

 

 

Em Naviraí, a poeira que encobriu o município assustou moradores, que chegaram a comparar a situação com tempestades de areia no deserto do Saara.

Ventania deixa estragos na Secretaria de Educação de Ponta Porã Nuvem de poeira em Chapadão do Sul / Reprodução Redes Sociais

Assine o Correio do Estado

 

 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).