Durante a madrugada um acidente envolvendo duas motos, no bairro Universitário, região do Bandeira em Campo Grande, terminou com a morte de um dos pilotos e o encaminhamento do outro motociclista para a Santa Casa com traumatismo cranioencefálico grave.
Conforme o boletim da ocorrência, o acidente aconteceu pouco antes de 02h30 na madrugada deste domingo (18), quando as duas motos colidiram no cruzamento entre as ruas Vitor Meireles e Mena Barreto, no bairro Universitário, região sudeste da Capital.
Vitor Silva Gonçalves conduzia uma Honda Fan e não resistiu aos ferimentos, com o óbito constatados pelos agentes ainda no local do acidente, enquanto o condutor da Titan, Eduardo Santos da Conceição, precisou ser levado para a Santa Casa de Campo Grande, sendo constatado um quadro de traumatismo cranioencefálico (TCE).
O acidente
Com a ocorrência envolvendo agentes das polícias Civil e Militar, como descrito em boletim de ocorrência, a PM foi acionada para atender ao acidente, descrevendo o seguinte cenário:
Eduardo Santos da Conceição seguia no sentido leste-oeste pela rua Vitor Meireles, quando na bifurcação em "T" com a rua Mena Barreto esse primeiro veículo teria colidido sua lateral direita com o lado esquerdo da moto de Vitor Silva Gonçalves.
"Após o impacto dos veículos, as motos sofreram um desvio direcional à esquerda chocando-se contra a guia meio fio. Do sinistro resultaram danos materiais nos veículo e duas vítimas sendo".
Sobre o estado de saúde de Eduardo Santos da Conceição, o motorista da Honda Fan teve diversas escoriações além do TCE grave, sendo encaminhado para a Santa Casa pela Unidade de Suporte Avançado do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
Motociclista que perdeu a vida nesse acidente, o óbito de Vitor Silva Gonçalves foi constatado pela Dra. do SAMU, Aline Mayum, com o corpo liberado para a empresa funerária Pax Nacional.
Os agentes também averiguaram, durante coleta de dados que a moto de Eduardo apresentava irregularidades na sua documentação, com ambos removidos ao pátio do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul após o devido Auto de Recolhimento de Veículo (ARV), uma vez que a motocicleta de Vitor não havia responsável presente para liberação.
Aumento
Conforme dados de acidentes da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), neste ano em Campo Grande, foram registrados 4.016 sinistros entre janeiro e abril e 35% dos casos envolveram motociclistas (1.436).
Dos mais de 4 mil casos, 1.404 tiveram vítimas, sendo 17 mortes causadas por acidentes no trânsito. Dos 17 óbitos, 15 eram motociclistas (88%).
No ano passado, ocorreram 3.881 acidentes no mesmo período levantado (de janeiro a abril), o que representa uma redução de 135 colisões.
Em 2024, 1.391 sinistros tiveram vítimas, sendo 23 óbitos no total. Das 23 pessoas que perderam a vida em acidentes de trânsito na Capital, nesse período, 20 eram motociclistas (86%).
Em comparação ao ano passado, o número de acidentes em Campo Grande aumentou em 3%. Ao longo deste mês, segundo a prefeitura, diversas ações educativas serão realizadas em instituições da Capital, com o objetivo de promover um trânsito mais seguro e humano, valorizando a vida e o papel de cada cidadão na construção de uma convivência mais consciente.
**(Colaborou Judson Marinho)