Cidades

Indústria da moda

Acusado de assédio, fotógrafo brasileiro se diz vítima de 'caça às bruxas'

Acusado de assédio, fotógrafo brasileiro se diz vítima de 'caça às bruxas'

Continue lendo...

Denunciado em matéria publicada pela equipe de jornalismo investigativo do jornal "Boston Globe" na última sexta (16), o fotógrafo brasileiro André Passos alegou ser inocente da acusação de que teria assediado uma jovem modelo há cerca de 20 anos. 

Procurado pela Folha de S.Paulo para comentar o caso, Passos diz nunca ter assediado modelos, mas que "a discussão é válida e importante para apontar os verdadeiros culpados de tudo isso [abusos], que são os pais e os agentes que permitem meninas de 15 anos trabalhar fora do país".

Passos e cerca de 20 outros profissionais da indústria da moda, incluindo o lendário fotógrafo francês Patrick Demarchelier, foram acusados de má conduta sexual por mais de 50 modelos. Os comportamentos iam de toques impróprios a agressões.

O brasileiro foi denunciado por assediar uma adolescente durante uma sessão de fotos. Em resposta ao "Boston Globe", ele disse ter sido inocentado em um processo de abuso há cerca de 20 anos.

Assim como ao "Globe", ele não quis falar à reportagem em qual corte seu caso foi julgado e nem o nome da modelo envolvida. "O que vocês [jornalistas] estão fazendo é uma caça às bruxas. Quero ser respeitado".

Falsos Policiais

Quadrilha que fingia ser polícia para roubar é alvo em MS

Operação em Dourados cumpre cinco mandados e apreende arma, munições e centenas de produtos eletrônicos

21/05/2026 18h28

Foto: Divulgação

Continue Lendo...

A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul deflagrou, nesta quinta-feira (21), uma operação contra uma associação criminosa investigada por praticar roubos contra contrabandistas na região de Dourados.

Segundo as investigações, os integrantes do grupo se passavam por policiais para abordar motoristas que transportavam mercadorias contrabandeadas e descaminhadas.

A ação foi realizada por equipes do Setor de Investigações Gerais e Núcleo Regional de Inteligência (SIG/NRI) de Dourados, em conjunto com a Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira (Defron). Ao todo, foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça.

De acordo com a Polícia Civil, a investigação começou ainda no ano passado, após o surgimento de informações sobre um grupo criminoso que atuava na região utilizando falsos procedimentos policiais para interceptar veículos carregados com produtos ilegais.

Durante as abordagens, os suspeitos anunciavam o assalto, roubavam veículos e cargas e utilizavam armas de fogo, além de violência contra as vítimas.

As investigações apontaram que o líder da quadrilha foi preso em flagrante no mês de janeiro, logo após um roubo ocorrido em Dourados. Na ocasião, os criminosos teriam roubado uma carga de perfumes e efetuado disparos contra as vítimas durante a fuga.

Já no início de março, outros três integrantes do grupo foram presos preventivamente após avanço das apurações conduzidas pelas equipes policiais.

No decorrer da investigação, os agentes identificaram ainda uma mulher suspeita de participação na associação criminosa e dois receptadores dos produtos roubados. Os três foram alvos dos mandados cumpridos nesta quinta-feira em cinco endereços ligados aos investigados.

Durante as buscas em uma loja pertencente a um dos alvos, identificado pelas iniciais F.F.L., de 40 anos, os policiais apreenderam um revólver calibre .38 com quatro munições intactas, além de 396 fontes de carregadores de celular e 335 fones de ouvido.

O suspeito foi encaminhado para a sede do SIG de Dourados, onde acabou autuado em flagrante por posse irregular de arma de fogo de uso permitido.

Os demais investigados também foram levados para interrogatório e seguem sendo investigados por possível participação no esquema criminoso que atuava na fronteira sul do Estado.

Recomendação

MP recomenda "pente-fino" sobre contratações de professores em Corumbá e Ladário

Apuração tem como base o Plano Nacional de Educação (PNE), que determina a valorização dos profissionais do ensino público

21/05/2026 17h45

Foto: Divulgação / MPMS

Continue Lendo...

O Ministério Público de Mato Grosso do Sul recomendou um "pente-fino" sobre as contratações de professores escolares em Ladário e Corumbá, procedimentos administrativos publicados na edição do Diário Oficial desta quinta-feira (21).

A apuração tem como base o Plano Nacional de Educação (PNE), que determina a valorização dos profissionais do ensino público, além disso, está atrelada ao baixo índice de professores efetivos em ambas as cidades, bem como em todo Mato Grosso do Sul.  

De acordo com o painel sobre o plano de monitoramento do Plano Nacional da Educação, tanto Corumbá quanto Ladário possuem quadros efetivos aquém do recomendado, quadro atualmente em 55,6%  e 39,8%, respectivamente. Em todo o estado, a cada 10 professores, 6 são contratados. 

A recomendação também foi justificada para apurar se ambas as cidades se adequam à recente determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), que decidiu, por unanimidade, que o piso salarial nacional do magistério se aplica a todos os professores da rede pública. 

Nesse escopo, o indicador, que expressa a participação de docentes concursados em relação ao total de vínculos, segue distante da meta de 70% prevista no novo Plano Nacional de Educação (PNE) – Projeto de Lei n.º 2.614/2024, aprovado pela Câmara dos Deputados e atualmente em tramitação no Senado.

No cenário ideal, a cada 10 professores, ao menos 7 deveriam ser concursados, o que não se aplica atualmente.  

Assine o Correio do Estado
 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).