Cidades

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Adolescente é ferido e mulher, assassinada

Adolescente é ferido e mulher, assassinada

EDILSON JOSÉ ALVES, PONTA PORÃ

09/02/2010 - 08h28
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Uma mulher foi morta a facadas e um adolescente baleado na madrugada de domingo, na linha internacional que divide Ponta Porã de Pedro Juan Caballero, no Paraguai. As duas vít imas estavam em um baile e teriam sido atacadas por uma mulher ainda não identificada. No início da madrugada, o Corpo de Bombeiros de Ponta Porã foi acionado para socorrer duas vítimas de tentativa de homicídio, na Avenida Internacional, área central da cidade. No loca l, Cariel i Aquino, 24 a nos, foi encont rad a já sem vida. O adolescente pa ragua io A rna ldo Cuevas, 14 anos, recebeu um tiro na perna. Ele foi encam i n h ado ao Hospit a l Regional. Cariele foi esfaqueada no lado esquerdo do peito, sendo que pelo menos um golpe atingiu o coração e provocou sua morte no próprio local. Já o adolescente foi levado ao hospital sob a proteção de uma guarnição da Polícia Militar. A mulher morta enfrentava problemas com drogas. SILVIA TADA E NADYENKA CASTRO Sete pessoas morreram em menos de 24 quatro horas, vítimas de acidentes ocorridos em Campo Grande e no interior do Estado. Somente na Capital, ontem dois pedestres morreram atropelados por motos. Um dos acidentes aconteceu no início da manhã e o outro, no meio da tarde. No interior, as outras mortes aconteceram nos municípios de Terenos, Miranda, Corumbá e Maracaju. Também ontem, ainda na Capital, por volta das 15h, um homem ficou ferido ao bater o Chevete que conduzia em um ônibus. Coophavilla Por volta das 7 horas, Wagner Alves da Silva, de aproximadamente 29 anos, morreu atropelado por uma motociclet a, na Aven ida Ma rech a l Deodoro, pró - x imo à rotatória do macroanel, na saída para Sidrolândia. A vítima tinha doença mental e caminhava no sentido bairro-centro. Segundo testemunhas, ele cambaleava e, às vezes, invadia a pista movimentada. O condutor da moto Honda 125 de placas HSZ-9231 seguia atrás de um caminhão e não percebeu a presença de Wagner, que foi atingido e morreu na hora. O motociclista Claudemar da Silva Campos e a passageira Lucilene Domingos Pereira tiveram lesões leves e foram encaminhadas para o posto de saúde pelo Corpo de Bombeiros. José Abrão Enquanto isso, no Conjunto José Abrão, bairro que fica na saída para Rochedo, Rosalino Alves Moreno, 70 anos, morreu após ter sido atropelado por uma moto. O acidente aconteceu à tarde, na Rua Teodoro Carvalho. Rosalino foi socorrido com vida, mas morreu após dar entrada na Santa Casa. A motocicleta era ocupada por duas pessoas que ficaram feridas. Albuquerque Por volta das 15 horas, no cruzamento das ruas Dr. Werneck e Júlio Werner, a colisão entre um Chevete um ônibus feriu Sidney Campos de Oliveira, 24 anos. Ele conduzia o carro de passeio que bateu na lateral direita do coletivo, que seguia pela preferencial. O Chevete teve a frente e a lateral esquerda destruídas, e foi parar na calçada do lado direito da Rua Dr. Werneck. A porta dianteira do veículo da empresa Serrana ficou danificada, assim como a escada e parte da frente. O ônibus quase atingiu o muro do lado esquerdo da via. No momento do acidente, havia 18 passageiros no coletivo, mas ninguém ficou ferido. O motorista, de 36 anos, que não quis se identificar, teve um corte no braço direito. O condutor do Chevete foi encaminhado para Santa Casa pelo Corpo de Bombeiros. No hospital, foi constatado que ele fraturou a clavícula, uma das mãos e ficou com diversas escoriações pelo corpo. Ele está consciente e no fim da tarde seria encaminhado para tomografia. O pai de Sidney, Sérgio Correa de Oliveira, disse que o filho havia pego o carro a uma quadra do local do acidente, para verificar se compensava comprá-lo, pois tinha intenção de adquiri-lo. Segundo Sérgio, o filho daria apenas uma volta no quarteirão com o Chevete. A dona de casa Carla Cabreira, 34 anos, conta que estava um pouco distante do local da colisão, mas ouviu o barulho causado pelo impacto. “Escutei o barulho e falei: foi batida. Quase toda semana tem uma aqui”, declarou. Cacos dos vidros que quebraram e pedaços dos veículos ficaram espalhados pelo asfalto. VALDENIR REZENDE

Tempo

Verão começa com previsão de chuvas abaixo da média histórica

Estação mais quente do ano começou na manhã deste sábado

21/12/2024 09h15

Verão 2024/2025 terá menos chuvas

Verão 2024/2025 terá menos chuvas Gerson Oliveira / Correio do Estado

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O verão de 2024/2025 teve início neste sábado (21), às 6h20 (horário de Brasília), marcando o começo da estação mais quente do ano no Hemisfério Sul.

A estação traz consigo mudanças rápidas nas condições climáticas, caracterizadas por chuvas intensas e ventos fortes em algumas regiões, além de dias mais longos e temperaturas elevadas em todo o país.

Previsões climáticas

De acordo com o Prognóstico Climático de Verão divulgado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as previsões para esta estação indicam uma tendência de chuvas abaixo da média na maior parte do Brasil. A meteorologista do Inmet, Maytê Coutinho, explica que "de maneira geral, as previsões climáticas indicam o predomínio de chuvas abaixo da média climatológica em grande parte do país".

A meteorologista alerta que a regularidade das chuvas nas Regiões Norte e Nordeste pode ser ainda mais comprometida se as atuais condições oceânicas permanecerem, com águas mais quentes no Atlântico Tropical Norte e mais frias no Atlântico Tropical Sul.

Distribuição Regional das Chuvas:

  • Norte: Exceção à tendência geral, com predomínio de chuvas acima da média.
  • Nordeste: Expectativa de menor volume de chuvas entre janeiro e março.
  • Centro-Oeste e Sudeste: Precipitações devem ficar entre o normal e abaixo da média.
  • Sul: Chuvas devem permanecer na faixa normal ou abaixo do normal, com volumes já naturalmente menores nesta época do ano.

La Niña

O fenômeno La Niña, que tradicionalmente causa fortes chuvas no Norte e Nordeste do Brasil e secas no Sul, terá uma duração mais curta neste verão. A probabilidade de suas condições prevalecerem é de 60% entre janeiro e março, diminuindo para 40% entre fevereiro e abril de 2025.

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INFRAESTRUTURA

Governo de MS dará prazo maior para início das obras na Rota da Celulose

Readequação do edital do leilão das rodovias deverá trazer, entre as mudanças, menos investimentos no 2º ano de concessão

21/12/2024 09h00

Trecho entre Campo Grande e Ribas do Rio Pardo deverá ser duplicado e início do investimento estava previsto para o 2º ano de contrato

Trecho entre Campo Grande e Ribas do Rio Pardo deverá ser duplicado e início do investimento estava previsto para o 2º ano de contrato Foto: Gerson Oliveira / Correio do Estado

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Após o leilão da Rota da Celulose em Mato Grosso do Sul não ter interessados, o governo do Estado trabalha em readequações no edital. Entre as mudanças, segundo o governador Eduardo Riedel (PSDB), está o maior prazo para início de algumas obras que deveriam começar já no segundo ano de concessão.

O pacote de rodovias inclui trechos das rodovias BR-262, BR-267, MS-040, MS-338 e MS-395, que estão localizadas no leste de Mato Grosso do Sul, região com grandes fábricas de celulose. Ao todo, são 870,3 quilômetros de estradas. As rodovias também são caminhos para o estado de São Paulo.

De acordo com o governador, não haverá necessidade de mudanças no valor do pedágio e também na quantidade de investimentos a serem feitos pela empresa vencedora do certame. Essa informação já havia sido antecipada pelo Correio do Estado no dia 4, dois dias depois do leilão ter ficado deserto.

Riedel afirmou ainda que apenas a readequação do cronograma deverá trazer a estabilidade necessária para a concorrência.

“Você tem de equilibrar valor de pedágio com esse fluxo de investimentos, então, nós retiramos de um momento inicial e colocamos mais para a frente, dividimos o segundo ano, que estava muito concentrado, para segundo e terceiro em termo de investimento, principalmente em relação à duplicação [do trecho] Campo Grande-Ribas, que é a maior demanda inicial, pelo maior fluxo”, declarou o governador, durante coletiva nesta sexta-feira.

Nesse cronograma a ser modificado estão, principalmente, o início da construção de seis viadutos sobre passagens de ferrovias.

“Não há de se mexer na estrutura do projeto, não foi diminuído ou aumentado um quilômetro sequer de qualquer ação que a gente venha a fazer. Tem uma discussão nossa em relação ao timing dos viadutos sobre as passagens de ferrovia, que são seis ao custo de R$ 50 milhões, e R$ 300 milhões do Capex inicial, e que, se você jogar para a frente, você ajuda a reequilibrar o projeto e não é necessário fazer no segundo ano, como estava previsto”, explicou Riedel.

Segundo o cronograma apresentado anteriormente pelo Escritório de Parcerias Estratégicas de Mato Grosso do Sul (EPE-MS), estava previsto para o segundo ano de contrato, além das obras dos viadutos, o início da duplicação de 104,94 km na BR-262, dos 129,93 km totais para a rodovia.

Também estava nesse período a construção de 69,41 km de terceiras faixas e de 433,32 km de acostamento na BR-262, BR-267, MS-040, MS-338 e MS-395.

“São ajustes muito pequenos, do ponto de vista do fluxo da operação, para que tenha mais atratividade, sem mexer em preço e pedágio e sem mexer no projeto original, mas deslocando algumas ações”, ressaltou Riedel.

O governador ainda garantiu que o edital voltará para a Bolsa de Valores de São Paulo (B3) em janeiro de 2025, para que em 90 dias, ou seja, em abril, o pacote de rodovias seja leiloado.

“Eu voltei anteontem [quarta-feira] de Brasília e, infelizmente, tive de cancelar o Natal e o Ano-Novo da equipe do EPE, porque em janeiro a gente volta ao mercado para ir a leilão no prazo de 90 dias. Nossa equipe ficará fazendo as adequações e nós publicaremos ainda em janeiro para ir a leilão em abril”, afirmou.

INVESTIMENTO

O contrato de concessão para a Rota da Celulose será de 30 anos, com estimativa de investimento de R$ 8,8 bilhões, diluído até os últimos anos de contrato, já que, pelo cronograma inicial, as requalificações na pista terminarão no 24º ano após a assinatura.

A obra que terá maior prazo para início dos investimentos será a implantação da terceira faixa na MS-040, que poderá demorar 24 anos para ser concluída, conforme já havia antecipado o Correio do Estado em setembro deste ano.

LEILÃO

O dia 2 de dezembro era a data para que interessados no projeto da Rota da Celulose enviassem suas propostas. O leilão, porém, só aconteceria no dia 6, entretanto, a concessão não atraiu o interesse de nenhum investidor.

Conforme apurado pelo Correio do Estado e corroborado pelo governador, um dos motivos para isso foi o grande número de outros lotes que foram a leilão no País neste mês e que despertaram maior interesse dos investidores. 

“O momento da economia não ajudou, e uma situação que pode ser negativa, mas ela é positiva, é que existem muitos projetos na praça, o que é bom também, mas o Brasil não tem tantos grandes players para assumir uma responsabilidade dessa”, disse Riedel.

Saiba

Apesar de as obras de requalificação do asfalto na Rota da Celulose só estarem previstas para começar a partir do 2º ano de contrato, a cobrança de pedágio nas 12 praças ao longo do percurso deverá ter início já no 13º mês após a assinatura do acordo.

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