Cidades

HOMENAGEM

Motorista de ônibus, aos 75 anos Fátima é a primeira pessoa do País a receber nova CNH

Taxista também foi homenageado; novo modelo foi lançado nesta quarta-feira em Mato Grosso do Sul

Continue lendo...

Motorista de ônibus do transporte coletivo de Campo Grande, Fátima Aparecida do Nascimento, 75 anos, é a primeira pessoa do País a receber o novo modelo da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Além de dona Fátima, outras pessoas também foram homenageadas, como o taxista Mário Vilela, motorista há 26 anos em Campo Grande. Ele representou a classe dos taxistas. 

O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran/MS) foi escolhido para realizar a primeira emissão do novo modelo. 

O lançamento foi na manhã desta quarta-feira (1º), no auditório do Bioparque Pantanal.

Fátima é conhecida dos campo-grandenses, devido a ainda exercer a profissão mesmo aos 75 anos, e foi escolhida para ser homenageada.

"Muito feliz com esse reconhecimento, isso é bom demais", disse Fátima, que exerce a profissão a mais de 20 anos.

Sobre continuar na ativa, Fátima disse que não encara como um desafio, mas um trabalho "normal e tranquilo, cuidando de todos que pegam o ônibus".

"Sou muito feliz, dedicada com todos. E agora de CNH nova", ressaltou a motorista.

Novo modelo de CNH

A partir de hoje (1º), a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) passa a ser emitida em novo formato. 

De acordo com a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), o documento ficará “mais moderno” e, cumprindo determinações legais, possibilitará o uso do nome social e da filiação afetiva do condutor que assim desejar.

Foi também incorporado um código internacional utilizado nos passaportes, que permite ao condutor embarcar em terminais de autoatendimento nos aeroportos brasileiros. 

Como terá informações impressas em inglês e francês, além do português, o documento facilitará o uso em outros países.

As mudanças estavam previstas desde dezembro de 2021, quando o Conselho Nacional de Trânsito publicou a Resolução nº 886, que regulamenta especificações, produção e expedição da CNH.

A substituição da CNH não é obrigatória. 

Ela será implementada de forma gradual para novas habilitações, na medida em que os condutores venham a renovar ou emitir a segunda via do documento.

Conforme previsto na resolução - que detalha os itens de segurança que passarão a ser adotados e apresenta como será o visual do documento -, a nova versão da carteira trará uma tabela para identificar os tipos de veículos que o condutor está apto a conduzir, bem como informações sobre o exercício de atividade remunerada do motorista e possíveis restrições médicas.

A nova CNH adotará nova cor. 

Além do verde, terá também o amarelo e novos elementos gráficos para dificultar a falsificação e fraudes. O documento terá um QR Code e poderá ser expedido nos formatos físico, digital ou ambos.

* Com Agência Brasil

EUA

Oito crianças morrem após tiroteio em massa na Louisiana, dizem autoridades

O atirador morreu posteriormente após uma perseguição com policiais que dispararam contra o suspeito

19/04/2026 21h00

Tiroteio aconteceu em bairro de Louisiana

Tiroteio aconteceu em bairro de Louisiana Foto: Google Earth

Continue Lendo...

Um atirador em Louisiana, Estados Unidos, matou oito crianças em tiroteio relacionado a "questões domésticas", em diferentes casas, no início deste domingo, disse o chefe de polícia de Shreveport, Wayne Smith. No total, 10 pessoas foram baleadas, as vítimas tinham idades entre um e cerca de 14 anos, informaram as autoridades.

O atirador morreu posteriormente após uma perseguição com policiais que dispararam contra o suspeito, que roubou um carro ao deixar a cena dos tiroteios e foi seguido pela polícia, de acordo com Smith.

As autoridades disseram que ainda estavam reunindo detalhes sobre a cena do crime, que se estendia por três locais. Algumas das crianças baleadas, segundo o chefe da polícia local, eram parentes do suspeito. "Esta é uma cena extensa, diferente de qualquer coisa que a maioria de nós já viu", disse Smith.

A Polícia Estadual da Louisiana diz que seus detetives foram solicitados pela polícia de Shreveport para investigar. Em um comunicado, a polícia estadual diz que nenhum oficial foi ferido no tiroteio, que envolveu um policial, após uma perseguição policial em Bossier City na manhã de hoje.

Na madrugada deste domingo, um outro tiroteio durante uma briga em um distrito próximo ao campus da Universidade de Iowa deixou três estudantes feridos, segundo informações da polícia e de funcionários da universidade.

Estragos

Temporal rápido causa estragos e cancela show gratuito do encerramento da 86ª Expogrande

No Parque de Exposições Laucídio Coelho, tendas foram arrancadas e estruturas ficaram danificadas.

19/04/2026 18h15

Estrutura ficou totalmente danificada

Estrutura ficou totalmente danificada Reprodução Redes Sociais

Continue Lendo...

O temporal de menos de meia hora causou estragos nos quatro cantos de Campo Grande na tarde deste domingo (19). 

A chuva, acompanhada de ventos fortes, derrubou árvores na avenida Ernesto Geisel, no bairro Nhanhá, no Horto Florestal, na região do Shopping Norte Sul, além de deixar semáforos desligados e regiões sem luz. 

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), na região central de Campo Grande, choveu um acumulado de 43,6 milímetros entre as 16h e as 17h. 

Já na região sul da cidade, o acumulado no período foi de 13,2 milímetros. Na região dos bairros Universitário e Alves Pereira, na parte sudeste, choveu aproximadamente 10,8 milímetros nesta tarde. 

Enquanto isso, em bairro da região norte da Capital, não foram registradas chuvas. 

As chuvas causaram estragos grandes nas estruturas da Expogrande no Parque Laucídio Coelho. Tendas foram arrancadas, stands inteiros foram ao chão e a área de shows também ficou destruída. 

Por isso, a Acrissul afirmou, em nota, que o show dos cantores Jads e Jadson, Victor Gregório e Marco Aurélio, que aconteceriam de forma gratuita na noite de hoje, estão cancelados. 

"A decisão foi tomada em razão das condições climáticas adversas, priorizando, acima de tudo, a segurança do público, dos artistas, colaboradores e de todos os envolvidos no evento", afirmou nas redes sociais. 

A organização da Expogrande também evacuou o local e suspendeu a entrada de visitantes. Além das tendas, a estrutura do camarote foi danificada pelo vendaval e banheiros químicos tombaram, além de diversos outros estandes montados no parque, que também foram levados. Galhos de árvore também caíram, durante a tempestade.

Estrutura ficou totalmente danificadaRedes Sociais

Nesta semana

Pelo menos 56 municípios de Mato Grosso do Sul estão em alerta de perigo extremo para uma onda de calor, condição atrelada ao temporal desta tarde, devido ao aquecimento do solo durante o dia. 

 A condição deve ser acompanhada por sensação de abafamento e pancadas de chuva isoladas, típicas do período de transição entre o verão e o outono.

De acordo com o Inmet, as temperaturas máximas devem variar entre 29°C e 33°C, podendo ultrapassar esse patamar em alguns dias. As mínimas ficam entre 20°C e 22°C, principalmente no início da manhã.

A previsão também indica chuvas irregulares ao longo da semana, com maior probabilidade entre a tarde e a noite. Em alguns pontos, há chance de pancadas mais intensas, com rajadas de vento, de forma localizada e passageira.

Entre os municípios mais impactados pela onda de calor estão Campo Grande, Dourados, Corumbá, Ponta Porã e Naviraí.

A onda de calor também atinge Amambai, Anastácio, Angélica, Antônio João, Aquidauana, Aral Moreira, Batayporã, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Caarapó, Caracol, Corguinho, Coronel Sapucaia, Deodápolis, Dois Irmãos do Buriti, Douradina, Eldorado, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Guia Lopes da Laguna, Iguatemi, Itaporã, Itaquiraí, Ivinhema, Japorã, Jaraguari, Jardim, Jateí, Juti, Ladário, Laguna Carapã, Maracaju, Miranda, Mundo Novo, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Paranhos, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Negro, Rochedo, Sete Quedas, Sidrolândia, Tacuru, Taquarussu, Terenos e Vicentina.

Na Capital,  a temperatura máxima atinge 39ºC na próxima quarta-feira (22). Em Dourados, as mínimas giram em torno de 20ºC e máximas em 37ºC, condições semelhantes às de Ponta Porã, com máximas em torno dos 38ºC. No município situado na fronteira com o Paraguai, a umidade relativa do ar atinge a faixa dos 20%.

Na região norte, Costa Rica deve ter temperatura máxima que podem alcançar os 37ºC, condições vistas em Chapadão do Sul, municípios distantes cerca de 50 km, onde a máxima fica em torno dos 36ºC. 

Em Coxim, a mínima fica em torno dos 22ºC com temperatura máxima na casa dos 40ºC, temperatura prevista para Corumbá, na fronteira com a Bolívia. 

De modo geral, a tendência é de temperaturas acima da média para o período e de redução gradual das chuvas nas próximas semanas, indicando o avanço do período de seca no região Centro-Oeste.

 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).