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Caminhos da vida

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Muitos são os caminhos que se oferecem com o objetivo de alcançar logo o que propõem. Mesmo que não sejam aparentemente de grande valor, alguém assim os considera. Não importam as exigências. O que importa é o significado.

Para alguém poderá ser um simples objeto de uso pessoal. Para outro, poderá ser algo valendo altas somas, grandes propriedades e ricas jazidas de ouro. Para outros ainda, poderá não passar de um simples cartão, contendo, porém, a descrição de um diploma de grande valor. Seja qual for, sempre haverá alguém atribuindo um valor precioso.

Aos olhares comuns poderá continuar um simples papel ou uma pedra qualquer, mas, para quem souber do seu significado, terá sempre em mãos algo extraordinário. Saberá zelar pela sua validade, pelo seu poder e seu valor.

Esse relato nos leva agora a refletir, não sobre uma pedra nem sobre um papel, mas nos leva a olhar tantos seres humanos portadores de uma esperança tantas vezes ferida pela dor, pelo sofrimento e pelo abandono. Esperança esmagada, triturada pela fome, pela doença e pela exploração.

Se para o mundo é considerada feliz a pessoa bem-sucedida, materialmente rica, plena de saúde, ocupando altos cargos, viajando o mundo, homenageada em todos os lugares por onde passar, diante de Deus poderá ser muito diferente. Diante Dele, as honras serão reservadas aos corações pobres de espírito, desapegados de si e tudo fazendo pelo bem dos necessitados.

Se para o mundo são considerados felizes os que governam as nações, enriquecendo à custa da exploração dos mais empobrecidos, para Deus serão felizes os que souberem governar e administrar os bens terrenos com honestidade e retidão de consciência. 

Se para o mundo são admiradas as pessoas possuidoras de muitas riquezas e de muitas regalias, para Deus serão abençoadas por saberem fazer de suas riquezas a maneira nobre de auxiliar os necessitados, abrigar os peregrinos, consolar os doentes, dar abrigo aos desabrigados e transmitir esperança aos desanimados.

Se para o mundo a felicidade consistiria em se aproveitar dos mais fracos para subir na vida, tanto na vida social quanto na vida financeira ou na vida política, para Deus será feliz todo aquele e toda aquela que colocar seus dons a serviço do bem comum. Não querer para si, mas servir ao irmão.

Assim eram os primeiros cristãos. No livro dos Atos dos Apóstolos (4, 4-16), vemos o quanto se amavam, o tanto que queriam bem. Ninguém considerava seu o que ganhasse. Tudo colocavam aos pés dos Apóstolos. E esses distribuíam entre os mais pobres. E entre eles não haviam necessitados.

Se esses exemplos passassem em nossas casas e fizessem acontecer essa partilha de bens, a vida seria uma constante festa. Nela, cada qual procuraria ser mais justo, mais solidário e mais fraterno. Seguramente as necessidades se converteriam em solidariedade.

Se a humanidade fosse realmente humana, não haveria necessidade de campanhas contra a fome, campanha de vacinação, campanha para recuperar habitações e hospitais. O povo se sentiria solidário.

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Construindo pontes invisíveis

04/10/2024 07h30

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Imagine que a administração de uma cidade é como um trem de alta velocidade em que a Educação é a locomotiva que puxa os vagões do desenvolvimento social e econômico. Em um cenário de transição política, como a troca de prefeitos, é preciso garantir que esse trem continue sua jornada sem descarrilar. Para isso, o regime de colaboração entre municípios funciona como os trilhos invisíveis que mantêm o trem em movimento, permitindo que a mudança de maquinistas não interrompa o curso do progresso educacional.

A transição política é um momento delicado, semelhante a uma estação de troca, em que a preparação é essencial para evitar paradas bruscas ou desvios indesejados. No setor educacional, essa preparação é ainda mais crucial, pois a falta de continuidade pode resultar em perdas irreparáveis para os alunos e a comunidade. 

Essa colaboração entre municípios pode ser vista como uma rede de túneis e pontes que conectam diferentes partes de um vasto território, permitindo a troca de informações, estratégias e recursos. Isso porque a Educação é uma área complexa que demanda uma gestão eficiente de pessoas, insumos e recursos.

Quando os profissionais de municípios próximos trabalham juntos, apoiam-se mutuamente e criam uma sinfonia harmoniosa de soluções que beneficiam todos os envolvidos, essa cooperação é como a orquestração de um grande concerto, em que cada município contribui com sua parte para criar uma melodia coletiva de sucesso educacional.

No entanto, para que essa sinfonia de colaboração seja eficaz, é crucial que todos os participantes vejam a transição política como uma responsabilidade compartilhada, em vez de um campo de disputa. A elaboração de um memorial de transição, documentando as ações e os resultados da gestão anterior, é como um mapa que guia a nova equipe, garantindo que ela possa navegar com segurança pelas complexidades do sistema educacional.

Assim, o regime de colaboração entre municípios se torna a estrutura invisível que sustenta a continuidade e a qualidade da educação pública durante as transições políticas.

Ao construir essas pontes invisíveis, é permitido que o trem da educação continue sua jornada, sempre em frente, sem retrocessos, independentemente de quem esteja no controle da locomotiva. Os gestores públicos que estiverem imbuídos dos compromissos com a cooperação e a continuidade serão aqueles que vão assegurar que as gerações futuras recebam a educação que merecem, contribuindo para um Brasil mais justo e desenvolvido.

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Omissão diante das pirâmides financeiras

03/10/2024 07h45

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Um relatório da atividade sancionadora da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) divulgado recentemente revelou que as pirâmides financeiras seguem como o crime mais reportado à entidade autárquica. Entre abril e junho, dos 15 comunicados emitidos ao Ministério Público, quatro foram relacionados a esse tipo de crime. Os números mostram uma tendência alarmante no mercado de capitais brasileiro.

A gravidade do problema que essas pirâmides representam para o País é reforçada também por um estudo do Instituto de Proteção e Gestão do Empreendedorismo e das Relações de Consumo (IPGE) que mapeou mais de 1.600 casos de crimes financeiros na última década. Apesar da crescente demanda por fiscalização e combate a fraudes, a atuação da CVM segue marcada por inconsistências, falta de transparência e, em muitos casos, uma fuga de responsabilidade.

O mapeamento do IPGE revelou um cenário preocupante, em razão do exponencial prejuízo causado por esses esquemas fraudulentos identificados aos milhares de investidores no Brasil. Os números refletem uma tendência de crescimento alimentada por uma regulação frouxa e por lacunas que permitem aos fraudadores operarem com relativa liberdade. O fato de que a CVM é o principal órgão a quem essas fraudes são reportadas levanta questões sobre sua eficácia e postura diante desse desafio.

Apesar de ser o órgão encarregado de zelar pelo mercado de capitais, a CVM frequentemente adota uma postura passiva e burocrática, se eximindo da  responsabilidade. Em muitos casos, o órgão alega que certos esquemas não se enquadram nas suas atribuições legais, transferindo o ônus para outras entidades ou deixando a questão sem resposta. Essa falta de ação imediata cria um vácuo regulatório que facilita a proliferação de crimes como as pirâmides financeiras. 

O estudo do IPGE mostrou que muitos desses esquemas só são investigados pela CVM após anos de operação, quando os danos aos investidores já são irreversíveis.
Como obstáculo adicional, ainda pode-se colocar o fato de que a atuação da CVM  é marcada por critérios inconsistentes e pela falta de clareza em suas decisões. Casos semelhantes recebem tratamentos diferentes, sem que haja justificativa plausível para essa variação.

Esse comportamento gera uma sensação de incerteza e arbitrariedade que abala a confiança dos investidores no mercado e no próprio órgão regulador. A ausência de comunicação clara sobre as investigações e a falta de uma abordagem padronizada fragilizam o mercado financeiro, deixando os investidores desprotegidos.

Diante de todo esse quadro, não é exagero afirmar que é evidente e urgente a necessidade de uma reforma na CVM. O órgão precisa passar por uma reestruturação que o torne mais ágil, proativo e transparente. Deve, ainda, buscar maior integração com outros órgãos investigativos, como o Ministério Público e a Polícia Federal, sem o qual tem sua capacidade enfraquecida para lidar com crimes complexos, como são as pirâmides financeiras. A maior cooperação entre as entidades responsáveis é essencial para que o combate a esses esquemas seja realmente eficaz.

A CVM tem um papel fundamental na proteção do mercado de capitais brasileiro, mas sua atuação precisa ser revista. Casso continuar com a atual postura reativa, 
o País continuará sendo terreno fértil para esquemas fraudulentos. O próprio relatório da entidade e o mapeamento de mais de 1.600 fraudes feito pelo IPGE é um alerta claro de que o mercado está em risco e a ineficácia da CVM deixa os investidores à mercê de fraudadores. O futuro do mercado depende de uma autarquia mais forte, transparente  e responsável, capaz de atuar preventivamente e com critérios claros. Caso contrário, o ciclo de fraudes continuará a crescer, gerando mais prejuízos e vítimas.

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